Posted by : Francisco Souza quinta-feira, 23 de maio de 2013

A cura do cego de Jericó

Jesus e todos seus discípulos foram para Jericó.Primeira cidade conquistada pelos israelitas sob o comando de Josué, e destruída por ordem de Deus. Foi reconstruída no reinado de Acabe e saqueada pelos romanos, Reconstruída por Herodes.

Quando ele saía da cidade, juntamente com os discípulos e numerosa multidão, Bartimeu, cego mendigo, filho de Timeu, estava assentado pedindo esmolas. Esse conhecido texto de Marcos 10.46-52 nos apresenta uma  mensagem do evangelho de Jesus. Algumas expressões dessa passagem bíblica têm muito a nos dizer quanto àquilo que somos e o que podemos receber de Deus em todas a áreas de nossas vidas se tão somente acreditarmos na bondade de Jesus busca com fé.


O mendigo Bartimeu estava à beira do caminho enquanto Jesus passava com seus discípulos e a multidão. Acredito que eles os doente estava ali todos os dias tentando sobreviver com o que recebia dos transeuntes de todos que se propuseram a da um donativo para eles.
Quando ele saía da cidade, juntamente com os discípulos e numerosa multidão, Bartimeu, cego mendigo, filho de Timeu, estava assentado pedindo esmolas. Esse conhecido texto de Marcos 10.46-52 nos apresenta uma  mensagem do evangelho de Jesus. Algumas expressões dessa passagem bíblica têm muito a nos dizer quanto àquilo que somos e o que podemos receber de Deus em todas a áreas de nossas vidas se tão somente acreditarmos na bondade de Jesus busca com fé. O mendigo Bartimeu estava à beira do caminho enquanto Jesus passava com seus discípulos e a multidão. Acredito que eles os doente estava ali todos os dias tentando sobreviver com o que recebia dos transeuntes de todos que se propuseram a da um donativo para eles.


CEGUEIRA – Doença muito comum no Oriente, cujas causas principais são: a bexiga, e em particular as oftalmias, agravadas por influências peculiares, tais como, o deslumbramento constante dos raios solares que chegava aos 40 graus , e a grande quantidade de pó fino suspenso na atmosfera. Muitas crianças já nascem cegas, Jo 9.1. Esta doença faz alimentar o número dos mendigos, Mt 9.27; 12.22; 20.30; 21.14.  A cegueira, quer muita das vezes era parcial, quer total, pode ser devida à idade muito avançada , Gn 27.1; 1Sm 4.15; 1Rs 14.4. O grito de Bartimeu era convicto, fervoroso, ele tinha conhecimento do Messias e acreditava ser aquela, uma grande oportunidade de mudança. A única, a maior oportunidade da vida! De
modo, que não vacilou na investida por sensibilizar Jesus: “Jesus, filho de Davi, tem compaixão de mim!”. A resposta do mundo a seu apelo é o impedimento: “E muitos o repreendiam, para que se calasse, mas ele cada vez gritava mais” Mc 10:48. A resposta de Jesus, é voltar-se para o cego e perguntar: “Que queres que eu te faça?”

Os cativos na guerra eram privados da vista por meios muito bárbaros, empregados pelos vencedores, como os amonitas, os filisteus, os assírios e os babilônios, Jz 16.21; 1Sm 11;2; 2Rs 25.7. Em alguns casos a cegueira era transitória, operando-se a cura milagrosa, Gn 19.11; 2Rs 6.18-22; At 9.9; 13.11. A legislação mosaica continha artigos muito humanitários a favor dos pobres, Lv 1.14; Dt 27.18. O fato de Bartimeu ter chamado Jesus de “Filho de Davi” demonstra que reconheceu a Jesus como o Messias que havia de vir, cuja missão dentre outras era dar vista aos cegos cura todos que precisa da salvação  (Lc 4.18,19); Ele não ia perder esta oportunidade tudo foi através da fé ( Jr.33.3). A fé faz com que nos atrai  as coisas natural de Deus não do homem



 Bartimeu era tão pobre que seu bem mais valioso era sua capa. Com ela, ele se protegia do sol, de 40 grau da chuva, escondia o rosto por vergonha , medo e desprezo. Uma capa velha e suja que também estendia ao chão para atirarem sobre ela as ofertas.
Pouco antes de encontrar Bartimeu, Jesus e os discípulos haviam conversado com um jovem muito rico, “dono de muitas propriedades tinha do bom do melhor ” Mc 10:22 e  que dizia cumprir  passo a passo fielmente os 10 mandamentos. Convidado a renunciar a riqueza material e seguir Jesus, “retira-se de Sua presença: Triste e contrariado. Muito perturbado pois tinha muitas riquezas e  conforto ”
enunciar a riqueza material e seguir Jesus, “retira-se de Sua presença: Triste e contrariado. Muito perturbado pois tinha muitas riquezas e  conforto

A capa de Bartimeu, ao mesmo tempo em que era representação de pobreza, também era sua riqueza.Parou Jesus e disse: Chamai-o. Chamaram então, o cego, dizendo-lhe: Tem bom ânimo; levanta-te, Ele te chama. Lançando de si a capa, levantou-se de um salto e foi ter com Jesus” Mc 9:49,50 .A história do cego de Jericó nos ensina que existe sim possibilidade de mudança para toda e qualquer pessoa, nada é impossível para Deus. Ensina o valor de um clamor, a necessidade da oração. Também, a simplicidade da fé. A oração feita por ele foi curta, mas tão intensa que alcançou o coração de Jesus. O encontro de Jesus com Bartimeu ensina, entre tantas coisas, que milagres acontecem todos os dias, em lugares comuns. Aquele parecia ser um dia como outro qualquer, até que: Jesus aparece! Quanta diferença entre: um dia  sem Jesus e um dia com Jesus  saiba que não importa a sua doença ou a dificuldade entre sua família que Deus não possa cura trazer a Solução. Deus tem um prazêr em te abençoar lhe ajuda  amem fique com Deus 



DEIXE SEU COMENTÁRIO !!!

Atenção:

Faça seu comentário dentro do assunto tratado acima;
Não divulgue endereço(s) de Sites ou Blogs;
Comentário que conterem divulgação serão moderados, somente serão aceitos links caso necessite de informar alguma fonte;
Proibido Spans;
Não faça Comentários Ofensivos, Ameaças, ou Termos preconceituosos.

OPINE, DÊ SUA SUGESTÃO, CONTATO, DÚVIDAS ETC. OBRIGADO DESDE JÁ !!!

Inscrever-se para Posts | Subscrever Comentários

Welcome to My Blog

As 366 mensagens bíblicas e principalmente didáticas contribuirão para melhor preparação dos seus sermões.

Cookies

adsbygoogle

LEIA A BIBLIA

►LEIA A BÍBLIA◄

ABOUT & SOCIAL


Tenha 3.mil Esboços Poderosos para Pregações: Domine o Púlpito com Mensagens Inspiradoras!" Impactan

Veja Anúncios

►LEIA A BÍBLIA◄

Postagem em destaque

Um Rei que não conhecia a Deus

Um Rei que não conhecia a Deus Um Rei que não conhecia a Deus "Depois, levantou-se um novo rei sobre o Egito, que não con...

Leia + Nossa Postagem

Postagens mais visitadas

- s; Estudo Postagem Profética -Missionario Francisco-Missionaria Fatima Blogger - Designed Fra e Fati Somos Uma Familia Missionaria -