Posted by : Francisco Souza sexta-feira, 30 de agosto de 2013


A BÍBLIA: LUZ E VIDA PARA OS FILHOS DE DEUS

 Neste estudo sobre a Bíblia veremos como Deus fala conosco através da Sua Palavra que também é conhecida por Escrituras Sagradas. Ela apresenta tudo o que Deus precisa para revelar o que Ele é, e o que Ele faz e pensa, e tudo o que Ele espera de cada um de nós. 

A Bíblia é um livro diferente de todos os outros livros existentes. O seu ponto de vista é divino e por isso podemos conhecer fatos e realidades que nenhum cientista pode descobrir através da pesquisa e nenhum sábio pode concluir pelo raciocínio.
A Bíblia, na realidade, é uma biblioteca, cujos livros foram escritos ao longo de
muitos e muitos anos, pela inspiração do próprio Deus; através do Espírito Santo, usando homens que mantiveram intimidade com Ele. 

Leia cuidadosamente as passagens citadas. Para encontrá-las consulte o índice no começo da Bíblia. Você vai entrar agora na mais santa e sublime aventura: conhecer a Palavra de Deus e a Sua vontade! Faça isso com humildade de coração pedindo ao Espírito Santo que o guie a toda a verdade. Responda as perguntas que se seguem, com suas próprias palavras, de acordo com os textos bíblicos citados:

I - A importância da Bíblia

1. O que a Bíblia diz de si mesma?
"Pois toda a Escritura Sagrada é inspirada por Deus e é útil para ensinar a verdade, condenar o erro, corrigir as faltas e ensinar a maneira certa de viver"(2 Timóteo 3.16).
"Pois nenhuma mensagem profética veio da vontade humana, mas as pessoas eram guiadas pelo Espírito Santo quando anunciavam a mensagem que vinha de Deus"(2 Pedro 1.21). "O Espírito de Deus é quem dá a vida, mas o ser humano não pode fazer isso. As palavras que eu lhes disse são espírito e vida"(João 6.63).

2. Enumere algumas coisas que Deus diz que recebemos da Sua Palavra:"Pois toda a Escritura Sagrada é inspirada por Deus e é útil para ensinar a verdade, condenar o erro, corrigir as faltas e ensinar a maneira certa de viver"(2 Timóteo
3.16). "A tua palavra é luz para guiar os meus passos, uma luz nos caminhos da minha vida"(Salmo 119.105). "Vocês já estão limpos por meio dos ensinamentos que eu lhes tenho dado"(João 15.3). "Que eles sejam teus por meio da verdade; a tua mensagem é a verdade"(João 17.17)."Jesus respondeu: As Escrituras Sagradas afirmam: "O ser humano não vive só de pão, mas vive de tudo o que Deus diz"(Mateus 4.4).

3. A que tipo de instrumento a Bíblia é comparada para operar em nossa vida?
Manual do Discípulo de Cristo - Igreja Betel Brasileiro - Pág. 12 "Pois a palavra de Deus é viva e poderosa e corta mais do que qualquer espada afiada dos dois lados. Ela vai até o lugar mais fundo da alma e do espírito, vai até o íntimo das pessoas e julga os desejos e pensamentos do coração delas"(Hebreus 4.12).

4. Por quanto tempo permanecerá a Palavra de Deus? "Ó Deus Eterno, a tua palavra dura para sempre; ela é firme como o céu"(Salmo 119.89). "mas a palavra do Senhor dura para sempre." Esta é a palavra que o evangelho trouxe para vocês"(1 Pedro 1.25).
II - Nós e a Bíblia

1. A que grupo de pessoas pertence aquele que ouve(pratica) a palavra de

Deus, e aquele que não ouve(rejeita) a palavra de Deus? "A pessoa que é de Deus escuta as palavras de Deus. Vocês não escutam as palavras de Deus porque vocês não são dele"(João 8.47).
"Quem ouve esses meus ensinamentos e vive de acordo com eles é como um homem sábio que construiu a sua casa na rocha. Caiu a chuva, vieram as enchentes, e o vento soprou com força contra aquela casa. Porém ela não caiu porque havia sido construída na rocha. Quem ouve esses meus ensinamentos e não
vive de acordo com eles é como um homem sem juízo que construiu a sua casa na areia. Caiu a chuva, vieram as enchentes, e o vento soprou com força contra aquela casa. Ela caiu e ficou totalmente destruída"(Mateus 7.24-27).

2. O que é necessário para o crescimento espiritual do novo cristão? "Sejam como criancinhas recém-nascidas, desejando sempre o puro leite espiritual, para que, bebendo dele, vocês possam crescer e ser salvos"(1 Pedro 2.2).

3. Qual é a vontade de Deus em relação ao crescimento do cristão?

"Porque aqueles que já tinham sido escolhidos por Deus ele também separou a fim de se tornarem parecidos com o seu Filho. Ele fez isso para que o Filho fosse o primeiro entre muitos irmãos"(Romanos 8.29).

"Desse modo todos nós chegaremos a ser um na nossa fé e no nosso conhecimento do Filho de Deus. E assim seremos pessoas maduras e alcançaremos a altura espiritual de Cristo"(Efésios 4.13).

4. Por que muitos cristãos não assimilam o alimento sólido da Palavra deDeus?

"Na verdade, irmãos e irmãs, eu não pude falar com vocês como costumo fazer com as pessoas que têm o Espírito de Deus. Tive de falar com vocês como se vocês fossem pessoas do mundo, como se fossem crianças na fé cristã. Tive de alimentálos com leite e não com comida forte, pois vocês não estavam prontos para isso. E,ainda não estão prontos"(1 Coríntios 3.1,2).
"Depois de tanto tempo, vocês já deviam ser mestres, mas ainda precisam de alguém que lhes ensine as primeiras lições dos ensinamentos de Deus. Em vez de alimento sólido, vocês ainda precisam de leite. E quem precisa de leite ainda é criança e não tem nenhuma experiência para saber o que está certo ou errado. Manual do Discípulo de Cristo - Igreja Betel Brasileiro - Pág. 13 Porém a comida dos adultos é sólida, pois eles pela prática sabem a diferença entre o que é bom e o que é mau"(Hebreus 5.12-14).

5. O que salmista diz que fez com a Palavra de Deus?

"Guardo a tua palavra no meu coração para não pecar contra ti"(Salmo 119.11).
6. Quais as quatro principiais maneiras pelas quais assimilamos a Palavra de
Deus? "Fale sempre do que está escrito no Livro da Lei. Estude esse livro dia e noite e se esforce para viver de acordo com tudo o que está escrito nele. Se fizer isso, tudo lhe correrá bem, e você terá sucesso" (Josué 1.8). "Portanto, a fé vem por ouvir a mensagem, e a mensagem vem por meio da pregação a respeito de Cristo"(Romanos 10.17). "Enquanto você espera a minha chegada, dedique-se à leitura em público das Escrituras Sagradas, à pregação do evangelho e ao ensino cristão"(1 Timóteo 4.13). "Faça todo o possível para conseguir a completa aprovação de Deus, como um trabalhador que não se envergonha do seu trabalho, mas ensina corretamente a verdade do evangelho"(2 Timóteo 2.15).
Conclusão:
Leia 1 Timóteo 4.9 e complete a frase: Devemos acatar a Palavra de Deus porque
Oração
"Querido Pai, eu Te agradeço pela Tua Palavra através da qual eu conheço a Ti e os Teus caminhos. Ajuda-me a amá-la e a praticá-la cada dia, em minha vida. Amém." Versículo para decorar "As palavras que vos tenho dito, são espírito e são vida"(João 6.63b).

DEIXE SEU COMENTÁRIO !!!

Atenção:

Faça seu comentário dentro do assunto tratado acima;
Não divulgue endereço(s) de Sites ou Blogs;
Comentário que conterem divulgação serão moderados, somente serão aceitos links caso necessite de informar alguma fonte;
Proibido Spans;
Não faça Comentários Ofensivos, Ameaças, ou Termos preconceituosos.

OPINE, DÊ SUA SUGESTÃO, CONTATO, DÚVIDAS ETC. OBRIGADO DESDE JÁ !!!

Inscrever-se para Posts | Subscrever Comentários

Welcome to My Blog

As 366 mensagens bíblicas e principalmente didáticas contribuirão para melhor preparação dos seus sermões.

Cookies

adsbygoogle

LEIA A BIBLIA

►LEIA A BÍBLIA◄

ABOUT & SOCIAL


Tenha 3.mil Esboços Poderosos para Pregações: Domine o Púlpito com Mensagens Inspiradoras!" Impactan

Veja Anúncios

►LEIA A BÍBLIA◄

Postagem em destaque

Um Rei que não conhecia a Deus

Um Rei que não conhecia a Deus Um Rei que não conhecia a Deus "Depois, levantou-se um novo rei sobre o Egito, que não con...

Leia + Nossa Postagem

Postagens mais visitadas

- s; Estudo Postagem Profética -Missionario Francisco-Missionaria Fatima Blogger - Designed Fra e Fati Somos Uma Familia Missionaria -