Posted by : Francisco Souza segunda-feira, 2 de setembro de 2013

quem é Jefté

Jefté tinha tudo pra dar errado, 


1 - Jefté tinha tudo pra dar errado por causa de sua origem (Jz 11.1). A bíblia nos informa que apesar

de valente, Jefté tinha um porém, e o seu porém é que ele era filho de uma prostituta. Jefté era valente, porém era filho ilegítimo (bastardo) de Gileade. Sabe o que isso significa? Significa que Jefté ficou estigmatizado, ficou marcado por isso para sempre, e carregava isso para o resto de sua vida.



Olhe para o menino Jefté, para o adolescente, e para o Jovem Jefté, e veja: carregava consigo uma marca que não queria cicatrizar, uma vida marcada pelo desprezo, pelo preconceito, pela vergonha, pela culpa, pela gozação de ser filho de uma prostituta. A bíblia diz que o máximo que se paga por uma prostituta é um pedaço de pão. Tente imaginar que seu Pai não lhe dava atenção, porque tinha outros filhos que eram legítimos, tente imaginar que ele era sempre deixado de lado em todas as coisas (refeições, viagens, etc.).

Quem sabe você tem sido marcado e estigmatizado pela sua origem, pelos seus poréns, pela culpa que carrega e isto lhe faz pensar que você tem tudo pra dar errado assim como Jefté.

A realidade é que Jefté tinha tudo pra dar errado, e você?




Infelizmente nós temos um mau costume de julgarmos as pessoas pelas circunstâncias e as adversidades que as cercam, sem levar em conta o potencial, as virtudes e os valores internos que ela possa ter. Costumamos a observar as probabilidades de uma pessoa dar certo na vida: pelas atitudes e decisões que ela toma, pelos feitos memoráveis, pelo progresso diário e contínuo de suas metas e objetivos atingidos. No entanto, o nosso maior erro é não tentar enxergar o que essa pessoa possui

por dentro, o que ela tem a oferecer a sociedade, a Deus e ao mundo. Se enxergássemos as pessoas
 

como Deus enxerga, com certeza investiríamos em pessoas como: Moisés, José, Zaqueu, a mulher adúltera de João 8, o cego bartimeu, o homem coxo a porta do templo de atos 3. Porque todos esses personagens bíblicos tinham amplas probabilidades de darem errado na vida pelas circunstâncias e as adversidades que as cercavam, por suas limitações, pela falta de oportunidade, pelos julgamentos precipitados. Mas, creio que no fim eles deram certo.
Pergunta: Você conhece Jefté (o 9º juiz de Israel)= hb. Deus abre? Será que nós acreditaríamos que ele iria Dar certo na vida? Será que eu e você daríamos a ele um voto de confiança para que ele tivesse um futuro brilhante e fosse citado na galeria da fé?

Jefté tinha tudo pra dar errado, 


(Jz 11.1-11;29,32-33; Jz 12.1-7) - Quantas pessoas você conhece que tentaram dar certo na vida e não conseguiram? Quantas histórias de pessoas que tinham tudo para dar certo na vida e deram errado você conhece? Quantas vezes você analisou as probabilidades de uma pessoa dar certo, e no fim se enganou vendo que ela deu errado? 



2 - Jefté tinha tudo pra dar errado por causa de sua família preconceituosa (Jz 11.2) – Jefté foi



rejeitado por seus irmãos quando estes se tornaram adultos. Ele foi expulso de casa, deserdado, porque não era bem aceito. Lembra de José do Egito? Jefté foi renegado, e por isso sua vida somente caminhava pra dar errado. Quem sabe saiu de casa ouvindo: “você nunca vai dar certo na vida”, “você não possui futuro”, “você não possui nada para que faça de você alguma coisa na vida”.

Você não é aceito por sua família? Sofre de rejeição? Tem sido renegado? Sofre de um desprezo sem causa? Jefté tinha tudo pra dar errado, e você?



3 - Jefté tinha tudo pra dar errado pela decisão forçada que tomou (Jz 11.3a) – Ele foi expulso de casa e ficou sem ter para onde ir. Uma cena traumática, dolorosa, sofrível. Jefté ficou sozinho, ficou sem norte, ficou sem rumo. Agora Jefté precisa tomar uma decisão, sabe o que ele fez? Fugiu! O que ele iria fazer? Me diga? Fruto do pecado, da rejeição, da indiferença, da culpa que carregava, o que mais ele iria fazer? Ele fez o que nós fazemos quando em nossa alma estamos sofrendo, nós fugimos, preferimos o silêncio, preferimos nos calar, preferimos o estar só. Jefté tinha tudo pra dar errado porque foi forçado a fazer o que possivelmente não faria, mas o fez. Saiu, fugiu, foi viver a vida sem nada. Sem carinho, sem amor, sem compreensão, sem apoio, sem nada.

Você tem tomado decisões forçado pelas circunstâncias em sua vida? Se sente sozinho para pensar em algo melhor pra você? Não tem ajuda, nem apoio de ninguém para pelo menos lhe dar uma força? Jefté tinha tudo pra dar errado, e você?





4 - Jefté tinha tudo pra dar errado porque resolveu investir naquilo que não era vontade de Deus pra



sua vida? (Jz 11.3) – Jefté era “valente”, corajoso, destemido. Sabe o que ele fez depois de fugir de casa, ele vai habitar na terra de Tobe (frutífera, boa), mas se une a um bando de ladrões. Com isso Jefté se torna um guerreiro, um líder de um violento bando de assaltantes de caravanas. Apesar de ser um líder em potencial, ele não usa seus predicados da forma que Deus queria. Jefté tinha tudo pra dar errado, estava no caminho errado, mesmo tendo sido educado em um lar que temia ao Senhor.

Você tem andado por caminhos que não é a vontade de Deus? Você diz temer a Deus, mas não quer fazer a sua vontade? Você tem usado seu potencial, mas naquilo que não agrada a Deus? Jefté tinha tudo pra dar errado, e você?

Sabe queridos, ter todas as condições para que tudo dê errado na vida, não é efetivamente um fator determinante em nossas vidas. Jefté tinha tudo pra dar errado, mas não deu! E não deu errado por quê? Porque resolveu concertar, resolveu se posicionar, resolveu dar a volta por cima, Jefté resolveu não dar errado. Mas, ele não resolveu tudo isso sozinho, ele resolveu tudo isso observando as oportunidades que Deus lhe dava, valorizando suas próprias virtudes e valores, e contando com a ajuda e a benção de Deus em suas novas realizações. Porque Jefté não deu errado?


  


Israel estava por 18 anos sendo oprimido por Amom por causa de sua idolatria, eles clamam a Deus, Deus diz que não vai atender e diz que eles clamem aos deuses que eles adotaram. Israel se arrepende, retira os falsos deuses, se volta para o Senhor. Então, diante disso, os príncipes de Gileade resolvem que, quem liderar a peleja contra amom, esse será o líder deles. E aí sabem quem eles chamam? Eles chamam Jefté. Era a hora de Jefté ser levantado como juiz e instrumento de Deus para a libertação do povo (Jz 11.4-11).



Apertados pela peleja, eles resolvem chamar aquele que um dia eles dispensaram e rejeitaram. No início Jefté fica meio desconfiado e até mesmo coloca pra fora suas feridas interiores. Mas, resolve aceitar o desafio, agarrar esta oportunidade que Deus estava lhe dando, e ainda reivindicar a sua própria liderança, já que antes eles não o reconheciam como nada.

Você tem agarrado as oportunidades que Deus tem lhe dado? Deus tem lhe mostrado o que deve fazer, mas você teme em fazer e por isso corre o risco de tudo continuar dando errado? Sua posição esta errada, você deve agarrar as oportunidades que Deus lhe dá, pois assim você dará certo.



2- Jefté valorizava suas virtudes e seus valores diante de Deus (Jz 11.9-10)




Jefté não se privou de requerer para si aquilo que lhe era devido. Jefté não temeu olhar para si e encontrar aquilo que o fazia valoroso, mesmo que as pessoas não enxergassem. Jefté valorizou no momento certo aquilo que Deus valorizava nele (sua valentia, coragem e liderança). Jefté demonstrou valorizar a Deus muito mais do que eles, porque era homem de Palavra, por isso escolheu Mispa para ser o lugar em que Deus seria testemunha do pacto deles (Jz 11.11).  ü  Como você tem olhado para si? O que Deus valoriza em você que as pessoas não valorizam? Porque você não usa seu

potencial naquilo que é proveitoso? Valorize suas virtudes e valores diante de Deus. Você tem valor!





3 – Jefté possuía o Espírito de Deus (Jz 11.29; Rm 8.14)




Em (Jz 11.12-28) é relatado que Jefté tenta resolver diplomaticamente a questão da guerra com os amonitas. Jefté envia mensageiros ao rei de Amom lhe perguntando sobre a razão deles em querer pelejar contra Israel por uma terra que não era deles. Isso porque Deus entregou a terra dos amorreus para Israel e não para eles. Jefté chega a dizer: “fiquem com a terra que o deus de vocês (quemos) der a vocês” e nós ficaremos com aquilo que o nosso Deus nos deu. Infelizmente o rei de Amom não deu ouvidos a Jefté (Jz 11.28). Jefté poderia querer logo partir pra briga, mais ele não fez isso, ele possuía o Espírito de Deus. A bíblia diz: “nem



por força nem violência, mas pelo meu Espírito diz o Senhor”. Já reparou quantas coisas nós queremos resolver no braço, sem antes consultar o Senhor. Quantas coisas decidimos sem a direção do Espírito de Deus, sem sabedoria, sem a mente do Espírito, sem compreensão das coisas espirituais que nos cercam. É verdade que posteriormente Jefté peleja contra os filhos de Amom com toda a sua valentia e coragem e os vence, mais ele só fez isso no momento certo, no tempo de Deus, debaixo de sua direção e providência. Tanto que foi o Senhor que entregou o inimigo em suas mãos (Jz 11.32-33).



ü  Será que você não tem dado errado por desprezar o Espírito de Deus, sua voz, sua direção, seu momento, sua vontade, sua maneira de agir. Nós queremos fazer as coisas sem consultar a bíblia, ter atitudes que não agradam a Deus, e depois queremos dar certo. Se encha do Espírito. Viva e ande no Espírito!



4 – Jefté não abria mão daquilo que Deus queria lhe dar (Jz 12.1-7).




Quando Jefté saiu a peleja contra Amom, ele ainda tentou obter a força dos efraimitas, mas eles não quiseram e ainda debocharam dos de gileade dizendo: “fugitivos sois de Efraim”. Mais eles não eram fugitivos de Efraim, eles eram de Gileade e lutaram bravamente para conseguirem derrotar Amom. Os efraimitas queriam os louros da vitória deles, queriam tomar posse de algo que Jefté conquistou. Queriam aquilo que não lhes pertencia. Os efraimitas foram invejosos e arrogantes pelo fato de até mesmo ameaçar a vida de Jefté simplesmente por quererem usurpar o trono que não era deles. Jefté agora precisa passar por mais uma guerra, a guerra civil.



Quem sabe você não tem dado certo porque abre mão daquilo que é seu para deixar com que outros possam usufruir e ainda levar vantagem sobre você.
 

 Quem sabe você não consegue dar certo em seus projetos e planos, porque permite a interferência indevida de quem não tem a mesma garra, coragem e visão que você tem. Quem sabe você anda com medo das ameaças dos insucessos por parte dos invejosos e arrogantes, e por isso nada dá certo. Quem sabe são as pessoas próximas que estão lhe afastando dos sonhos de Deus para sua vida. Não abra mão do que Deus lhe dá!

Jefté era fruto da sua origem, era fruto do pecado, mais ele era inocente, ele não tinha culpa pelo que seu pai fez, porém ele a carregava. Jefté foi renegado na família, feridas em sua alma foram abertas, circunstâncias o fizeram fugir e se associar com quem não deveria. Ele tinha tudo pra dar errado, mais deu certo.  Jefté possuía potencial, possuía virtudes e valores que não eram valorizados. Porque? Porque todos somente olhavam o seu, porém! E, “porém” é uma palavra que destrói e tem a capacidade de desfazer qualquer qualidade atribuída a uma pessoa.

“Eu quero lhe dizer que o destino de sua origem ou de seu meio não precisa ser terminal na sua existência”. O nosso sucesso ou fracasso não está na sentença que alguém proclamou para nós, mas nas decisões que tomamos em nossa caminhada. Foi isso que aconteceu com Jefté.



Não permita que as circunstâncias sejam determinantes para o seu futuro. A vida não pode lhe derrotar se você chamar Deus para sua frente e lutar com ânimo.

“Não se pode negar que elementos externos influenciam nossas vidas. São favores, oportunidades, mortes, ocasiões apropriadas; mas o molde básico do destino de cada um está em suas próprias mãos”.

Jefté nasceu no prostíbulo e terminou na corte, viveu com bandoleiros e os transformou em guerreiros do Senhor, transformou suas feridas interiores em fortes desejos de realização e conquista. Você também pode dar certo, acredite!

E que mais direi? Certamente, me faltará o tempo necessário para referir o que há a respeito de... Jefté. (Hb 11.32)



Direito da postagem  

{ 3 comentários... read them below or Comment }

  1. Muito bom, muito esclarecedor,nos coloca dentro da história, na pele jefter.que Deus abençoe ainda mas, sabedoria sem limites.amem

    ResponderExcluir
  2. Muitíssimo edificante vou usar parte desse esboço pra ministrar

    ResponderExcluir

Atenção:

Faça seu comentário dentro do assunto tratado acima;
Não divulgue endereço(s) de Sites ou Blogs;
Comentário que conterem divulgação serão moderados, somente serão aceitos links caso necessite de informar alguma fonte;
Proibido Spans;
Não faça Comentários Ofensivos, Ameaças, ou Termos preconceituosos.

OPINE, DÊ SUA SUGESTÃO, CONTATO, DÚVIDAS ETC. OBRIGADO DESDE JÁ !!!

Welcome to My Blog

As 366 mensagens bíblicas e principalmente didáticas contribuirão para melhor preparação dos seus sermões.

Cookies

adsbygoogle

LEIA A BIBLIA

►LEIA A BÍBLIA◄

ABOUT & SOCIAL


Tenha 3.mil Esboços Poderosos para Pregações: Domine o Púlpito com Mensagens Inspiradoras!" Impactan

Veja Anúncios

►LEIA A BÍBLIA◄

Postagem em destaque

Um Rei que não conhecia a Deus

Um Rei que não conhecia a Deus Um Rei que não conhecia a Deus "Depois, levantou-se um novo rei sobre o Egito, que não con...

Leia + Nossa Postagem

Postagens mais visitadas

- s; Estudo Postagem Profética -Missionario Francisco-Missionaria Fatima Blogger - Designed Fra e Fati Somos Uma Familia Missionaria -