Posted by : Francisco Souza sábado, 14 de dezembro de 2013

Batismo; nas águas ou do Espírito Santo


Estudo teológico da Graça de Deus

Texto: Epístola de Paulo aos Efésios, cap.5, v. 4 que diz;?Há um só Senhor, uma só fé, um só batismo;?

Introdução: A falta de entendimento nos rous das igrejas, tem feito milhares de cristãos se enredar por todo o vento de doutrinas. E uma dessas doutrinas suposta pelos homens é a respeito do Batismo. Qual é o verdadeiro Batismo? Quanto Batismo o cristão tem que sofrer para efetuar um cargo na igreja? Será por água de rio? Riacho? Será por imersão? Por aspersão? Afinal , Qual o Batismo que regenera ?! Esse assunto vai de encontro a muitos conceitos, por tanto vamos deixar o Espírito Santo nos ensinar a verdade . Vamos entender tudo isso a luz da Bíblia.

Antes medite nas palavras do Ap. Paulo, (I Coríntios 2 : 14), Que diz; ?Ora o homem natural não aceita as
cousas do Espírito de Deus porque lhe são loucura,e não pode entende-las porque elas se discernem espiritualmente?. Lógicas humanas, tradicionalismos, ?achismos?, não pode interpretar a Bíblia, pois as palavras nelas contidas se ?...Discernem espiritualmente?.

Então, quando Paulo escreveu dizendo a os irmãos de Éfeso que só há um batismo, é preciso buscar entender, o porque dessa afirmação.

Quero recorrer contigo a o livro de (Mateus 3:11), que diz; ?Eu vos batizo com água, para arrependimento; mas aquele que vem depois de mim é mais poderoso do que eu, cujas sandálias não sou digno de levar. Ele vos batizará com o Espírito santo e com
fogo?. Eu confesso que passei muitos anos sem entender isso aqui! Achava que o incrédulo teria que passar pelos dois batismos! Mais quando Deus me fez discernir a sua palavra, eu entendi que João quis dizer. Olha a sua afirmação; ?...Mas aquele que vem depois de mim é mais poderoso do que eu, ...Ele vos batizará com o Espírito Santo e com fogo?.

É preciso entender que o batismo de João era sombras do real batismo que se define em Jesus Cristo! ).
João Batizou com água, mas o próprio João diz que viria um superior a ele que batizaria com o Espírito Santo e com fogo! Quem foi esse? O SENHOR JESUS.
Agora, porque Jesus foi Batizado? Ele tinha pecado? Não absolutamente não! O Senhor Jesus é o Cordeiro perfeito; mas porque?? Muitos se perguntam. Mas no mesmo livro encontramos a resposta.

Mateus (3 : 13-15); ?Por esse tempo, dirigiu-se Jesus da Galiléia para o Jordão, a fim de que João o batizasse. Ele porém o dissuadia, dizendo: Eu é que preciso ser batizado por ti, e tu vens a mim? Mas Jesus lhe respondeu: Deixa por enquanto, porque assim nos convém cumprir toda a justiça. Então Ele o admitiu?. Esse diálogo do Senhor com João é impressionante! Observas como João se humilha diante do Mais poderoso que ele! João disse: ?...Eu é que preciso ser batizado por ti, e tu vens a mim?.? Venhamos e convenhamos, o cristão honesto e que se submete ao Espírito santo de Deus vai ver aqui que João deixou a insignificância do seu batismo perante o Senhor! Ou seja o batismo de Jesus é sem sombra de dúvidas superior ao de João!

 

Você deve ainda se perguntar; pastor, ainda não entendi, porque ele permitiu ser batizado por João sendo Ele mais poderoso que o mesmo. Medite nas palavras do Senhor mais uma vez; ?...Deixa por enquanto, porque assim nos convém cumprir toda a justiça. Então Ele permitiu?.

Ele sendo judeu, tinha que cumprir tudo o que a justiça determinava. Se você prestar atenção, você verá o Senhor celebrando a páscoa uma festa dos judeus, ele foi circuncidado no (8o.) oitavo dia de nascido como convinha toda a justiça; Mas ele mesmo não batizou ninguém (João 4 :1 ? 2) ?Quando, pois, o Senhor veio a saber que os fariseus tinham ouvido dizer que ele, Jesus, fazia e batizava mais discípulos que João (Se bem que Jesus mesmo não batizava, e sim, os seus discípulos),?. Seria uma contradição em tanto; o mais poderoso que João, batizando nas águas! Não ; O mais poderoso veio para batizar com o Espírito Santo. Batismo esse que seria estabelecido após a sua ascensão. Veja isso nas próprias palavras do Justo: (João7:37-39) ?No último dia, o grande dia da festa, levantou-se Jesus e exclamou: Se alguém tem sede, venha a mim e beba. Quem crer em mim, como diz a Escritura, do seu interior fluirão rios de água viva. Isto ele disse com respeito ao Espírito que haviam de receber os que cressem; pois o Espírito até esse momento não fora dado, por que Jesus não havia sido ainda glorificado.? Por tanto, fica bem esclarecido que o batismo que proporcionara João durou até a morte e ressurreição de Jesus

O Ap. Paulo após ter recebido a revelação da Graça de Deus, ele diz aos irmãos da igreja em Corinto (I Coríntios 1 : 14- 17) ?Dou graça [a Deus] porque a nenhum de vós batizei, exceto Crispo e Gaio, para que ninguém diga que fostes batizados em meu nome. Batizei também a casa de Estéfanas; além destes não me lembro se batizei algum outro. Porque não me enviou Cristo para batizar, mas para pregar o evangelho, não com sabedoria de palavra, para que se não anule a cruz de Cristo?.

Isso quer dizer; que essa afirmação, deixa claro que o Batismo das águas não é necessário para a Salvação nesse novo pacto, ou seja após a morte e ressurreição de Cristo Jesus, o que vigora é o Batismo com o ESPÍRITO SANTO! Muitos irmãos por não entenderem essa verdade, se expõe ao ridículo dizendo; ?Eu sou batizado na igreja A, eu na igreja B, os da seita Adventista, dizem que; quem não for batizado por eles, não podem ser salvos. Observe o certificado de batismo adventista; das perguntas a última é formulada da seguinte maneira; ?Crê que a igreja adventista do 7º dia constitui a igreja remanescente, e deseja ser aceito por ela para fazer parte de seus membros? Repare a astúcia nos dizeres do início do certificado que diz: ?As seguintes perguntas devem ser respondidas, afirmativamente, diante da igreja, pelos candidatos ao batismo ?.


O certificado de batismo adventista vem com onze (outras ainda com treze) perguntas na parte de trás, para que o candidato possa responder antes de adentrar as águas. Agora me responda; Jesus Cristo ensinou isso?!?! Não o Senhor ensinou e esta escrito que; João batizou com água, mas veio um que é mais poderoso que ele, e agora nessa nova aliança batiza com Espírito Santo. vejamos isso em; (Efésios 1 : 13) ?Em quem também vós, depois que ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação, tendo nele também crido, fostes selados com o Santo Espírito da promessa,?. Por favor recobre essa promessa em João 7:37-39 que disse; ?...Quem crer em mim, como diz a Escritura, do seu interior fluirão rios de água viva. Isto ele disse com respeito ao Espírito que haviam de receber os que cressem?; Então fica claro que o processo de restauração não provém da água e sim do Espírito, e não precisa de um certificado por escrito; pois, a Bíblia deixa bem claro em: (Romanos 8:16) ?O próprio Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus?.


O Ap. Pedro, assim como os da circuncisão não entenderam esse processo; o mesmo ocorre em várias denominações hoje.Veja esse relato (Atos 10 : 44- 47).?Ainda Pedro falava estas cousas quando caiu o Espírito Santo sobre todos os que ouviam a palavra. E os fiéis que eram da circuncisão, que vieram com Pedro, admiraram-se, porque também sobre os gentios foi derramado o dom do Espírito Santo; pois os ouviam falando em línguas e agradecendo a Deus. Então perguntou Pedro: Por ventura pode alguém recusar a água, para que não sejam batizados estes que, assim como nós, receberam o Espírito Santo??.

Em outras palavras Pedro indaga: ?Como pode esses gentios que não desceram as águas serem todos Batizados com o ESPÍRITO SANTO??! Meu Deus; quantos e quantos não têm tomado essa postura!!

É membro mal instruído, e pastores, e teólogos conceituados que escrevem até livros! Defendendo o batismo de João que é inferior o de Cristo Jesus. A verdade é que as cousas do Espírito, se discernem espiritualmente. Vamos continuar a deixar o Espírito ensinar; fora os ?achismos?! que venha mais verdade de Jesus Cristo.


Então, logo em seguida; quando Pedro vai a Jerusalém, ele falando com os outros discípulos, logo ele medita nas palavras do AP. João. (Atos 11 : 15-16). ?Quando, porém comecei a falar, caiu o Espírito Santo sobre eles, como também sobre nós no princípio. Então me lembrei da palavra do Senhor, como disse: João, na verdade, batizou com água, mas vós sereis batizados com o Espírito Santo?. Aba pai! Veja você que texto magnífico! Isso prova que o que esta sendo explanado aqui, provém de Deus! Veja você a conjugação do verbo Batizar; a Bíblia diz, que João batizou (verbo passado).

Pedro começou a entender a verdade em Cristo, então ele diz agora em (Atos 11:17-18) ?Pois, se Deus lhes concedeu o mesmo dom que a nós nos ortogou quando cremos no Senhor Jesus, quem era eu para que pudesse resistir a Deus? E, ouvindo eles estas cousas, apaziguaram-se e glorificaram a Deus, dizendo: Logo, também aos gentios foi por Deus concedido o arrependimento para vida?. Agora vem a minha pergunta: O arrependimento para vida aos gentios foi concedido por qual batismo?

Obviamente, pelo o Espírito Santo. O Ap. Paulo disse: (Efésios 1:13) ?Em que também vós, depois que ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação, tendo nele também crido, fostes selados com o Santo Espírito da Promessa?.

Os apóstolos de João dos dias atuais dizem:?Se não descer as águas não pode fazer parte da banda da igreja, não pode ceia, não pode evangelizar...?. Engraçado, não pode nada disso; mais pode DIZIMAR, pode OFERTAR! Que contradição em?

Olha meu amado, que tu fiques ciente; só o Espírito regenera. O Ap. Paulo relata isso na sua epístola a Tito, veja só: (Tito 3:5-7) ?Não por obras de justiça praticadas por nós, mas segundo sua misericórdia, ele nos salvou mediante o lavar regenerador e renovador do Espírito Santo, que ele mesmo derramou sobre nós ricamente, por meio de Jesus Cristo, nosso Salvador, a fim que, justificado por graça, nos tornemos seus herdeiros, segundo a esperança da vida eterna?.

O Ap.João fora designado por Deus, para endireitar os caminhos tortuosos de Israel, era necessário de uma justificação; João usou as águas do rio Jordão, essa ação não fora estabelecida por Deus literariamente, mas como ele era judeu, e era costume da época entre os religiosos lavar pés, jarros, mãos como símbolo de pureza, então para o Ap. João, nada mais que justo se banhar no rio Jordão como meio de justificação. O batismo de João era à sombra do real batismo que veio por Jesus Cristo! Veja como isso tem sentido. (Hebreus 6:1-3) ?Por isso, pondo de patê os princípios elementares da doutrina de Cristo, deixemo-nos levar para o que é perfeito, não lançando de novo a base do arrependimento de obras mortas, e da fé em Deus, e o ensino de batismos e da imposição de mãos, da ressurreição dos mortos e do juízo eterno. Isso faremos, se Deus permitir?. Olha! Está Escrito; os batismos (entre o povo judeu existiu vários), o batismo de Prosélito, o batismo de João, as abluções são base de arrependimento de obras mortas! O senhor é o fiador de uma perfeita aliança, estamos na graça.

Deus seja glorificado, por Ele ter me feito compreender isso; eu creio que essa verdade já abriu o teu coração também. Só o Espírito santo nos convence do pecado e da morte. A água lava o exterior! O pecador desce as águas sujo, e sobe um pecador molhado, ainda sujo! O Espírito Santo lava o interior, uma vez que um pecador é selado pelo Espírito, ai há mudança de vida. Quando o Ap. Paulo escreve a sua epístola aos irmãos das igrejas da galácia ele diz: (Gálatas 5:22-23) ?Mas o fruto do Espírito é: amos, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio. Contra estas cousas não há lei?. Esses sinais não provêm da água, e sim do Espírito.




João disse: ?Mas aquele que vem depois de mim é mais poderoso do que eu, ....Ele vós batizará com o Espírito Santo?. Não existe mais de um batismo! Considere um só batismo. Leia (Romanos 6:4) ?Fomos sepultados com ele na morte pelo batismo, para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos pele glória do Pai, assim também andemos nós em novidade de vida?. Nesse grifo que deixei no versículo, é plural ou singular?

Quero com toda consideração e respeito, te fazer uma pergunta: Você fica com a água e o batismo de João ou estás convencido do batismo com o espírito santo que provêm do mais poderoso de nome Jesus?

Finalizo esse estudo com os dizeres da epístola do Ap. Paulo aos irmãos de Corinto que diz algo mui interessante a esse respeito, vejamos: (I Coríntios 12:13) ?Pois em um só Espírito, todos nós fomos batizados em um só corpo, quer judeus, quer gregos, quer escravos, quer livres. E a todos nós foi dado beber de um só Espírito?. Amém.



Que esse estudo tenha edificado a tua vida para a glória de Jesus Cristo, nosso único Deus.

{ 1 comentários... read them below or add one }

  1. Nada neste mundo em pregação do evangelho, pode cer tão e mais perfeito do que este.

    ResponderExcluir

Atenção:

Faça seu comentário dentro do assunto tratado acima;
Não divulgue endereço(s) de Sites ou Blogs;
Comentário que conterem divulgação serão moderados, somente serão aceitos links caso necessite de informar alguma fonte;
Proibido Spans;
Não faça Comentários Ofensivos, Ameaças, ou Termos preconceituosos.

OPINE, DÊ SUA SUGESTÃO, CONTATO, DÚVIDAS ETC. OBRIGADO DESDE JÁ !!!

Welcome to My Blog

As 366 mensagens bíblicas e principalmente didáticas contribuirão para melhor preparação dos seus sermões.

Cookies

adsbygoogle

LEIA A BIBLIA

►LEIA A BÍBLIA◄

ABOUT & SOCIAL


Tenha 3.mil Esboços Poderosos para Pregações: Domine o Púlpito com Mensagens Inspiradoras!" Impactan

Veja Anúncios

►LEIA A BÍBLIA◄

Postagem em destaque

Um Rei que não conhecia a Deus

Um Rei que não conhecia a Deus Um Rei que não conhecia a Deus "Depois, levantou-se um novo rei sobre o Egito, que não con...

Leia + Nossa Postagem

Postagens mais visitadas

- s; Estudo Postagem Profética -Missionario Francisco-Missionaria Fatima Blogger - Designed Fra e Fati Somos Uma Familia Missionaria -