Archive for agosto 2013

A Bíblia Luz E vida Para Os Filhos de Deus

sexta-feira, 30 de agosto de 2013
Posted by Francisco Souza

A BÍBLIA: LUZ E VIDA PARA OS FILHOS DE DEUS

 Neste estudo sobre a Bíblia veremos como Deus fala conosco através da Sua Palavra que também é conhecida por Escrituras Sagradas. Ela apresenta tudo o que Deus precisa para revelar o que Ele é, e o que Ele faz e pensa, e tudo o que Ele espera de cada um de nós. 

A Bíblia é um livro diferente de todos os outros livros existentes. O seu ponto de vista é divino e por isso podemos conhecer fatos e realidades que nenhum cientista pode descobrir através da pesquisa e nenhum sábio pode concluir pelo raciocínio.
A Bíblia, na realidade, é uma biblioteca, cujos livros foram escritos ao longo de
muitos e muitos anos, pela inspiração do próprio Deus; através do Espírito Santo, usando homens que mantiveram intimidade com Ele. 

Leia cuidadosamente as passagens citadas. Para encontrá-las consulte o índice no começo da Bíblia. Você vai entrar agora na mais santa e sublime aventura: conhecer a Palavra de Deus e a Sua vontade! Faça isso com humildade de coração pedindo ao Espírito Santo que o guie a toda a verdade. Responda as perguntas que se seguem, com suas próprias palavras, de acordo com os textos bíblicos citados:

I - A importância da Bíblia

1. O que a Bíblia diz de si mesma?
"Pois toda a Escritura Sagrada é inspirada por Deus e é útil para ensinar a verdade, condenar o erro, corrigir as faltas e ensinar a maneira certa de viver"(2 Timóteo 3.16).
"Pois nenhuma mensagem profética veio da vontade humana, mas as pessoas eram guiadas pelo Espírito Santo quando anunciavam a mensagem que vinha de Deus"(2 Pedro 1.21). "O Espírito de Deus é quem dá a vida, mas o ser humano não pode fazer isso. As palavras que eu lhes disse são espírito e vida"(João 6.63).

2. Enumere algumas coisas que Deus diz que recebemos da Sua Palavra:"Pois toda a Escritura Sagrada é inspirada por Deus e é útil para ensinar a verdade, condenar o erro, corrigir as faltas e ensinar a maneira certa de viver"(2 Timóteo
3.16). "A tua palavra é luz para guiar os meus passos, uma luz nos caminhos da minha vida"(Salmo 119.105). "Vocês já estão limpos por meio dos ensinamentos que eu lhes tenho dado"(João 15.3). "Que eles sejam teus por meio da verdade; a tua mensagem é a verdade"(João 17.17)."Jesus respondeu: As Escrituras Sagradas afirmam: "O ser humano não vive só de pão, mas vive de tudo o que Deus diz"(Mateus 4.4).

3. A que tipo de instrumento a Bíblia é comparada para operar em nossa vida?
Manual do Discípulo de Cristo - Igreja Betel Brasileiro - Pág. 12 "Pois a palavra de Deus é viva e poderosa e corta mais do que qualquer espada afiada dos dois lados. Ela vai até o lugar mais fundo da alma e do espírito, vai até o íntimo das pessoas e julga os desejos e pensamentos do coração delas"(Hebreus 4.12).

4. Por quanto tempo permanecerá a Palavra de Deus? "Ó Deus Eterno, a tua palavra dura para sempre; ela é firme como o céu"(Salmo 119.89). "mas a palavra do Senhor dura para sempre." Esta é a palavra que o evangelho trouxe para vocês"(1 Pedro 1.25).
II - Nós e a Bíblia

1. A que grupo de pessoas pertence aquele que ouve(pratica) a palavra de

Deus, e aquele que não ouve(rejeita) a palavra de Deus? "A pessoa que é de Deus escuta as palavras de Deus. Vocês não escutam as palavras de Deus porque vocês não são dele"(João 8.47).
"Quem ouve esses meus ensinamentos e vive de acordo com eles é como um homem sábio que construiu a sua casa na rocha. Caiu a chuva, vieram as enchentes, e o vento soprou com força contra aquela casa. Porém ela não caiu porque havia sido construída na rocha. Quem ouve esses meus ensinamentos e não
vive de acordo com eles é como um homem sem juízo que construiu a sua casa na areia. Caiu a chuva, vieram as enchentes, e o vento soprou com força contra aquela casa. Ela caiu e ficou totalmente destruída"(Mateus 7.24-27).

2. O que é necessário para o crescimento espiritual do novo cristão? "Sejam como criancinhas recém-nascidas, desejando sempre o puro leite espiritual, para que, bebendo dele, vocês possam crescer e ser salvos"(1 Pedro 2.2).

3. Qual é a vontade de Deus em relação ao crescimento do cristão?

"Porque aqueles que já tinham sido escolhidos por Deus ele também separou a fim de se tornarem parecidos com o seu Filho. Ele fez isso para que o Filho fosse o primeiro entre muitos irmãos"(Romanos 8.29).

"Desse modo todos nós chegaremos a ser um na nossa fé e no nosso conhecimento do Filho de Deus. E assim seremos pessoas maduras e alcançaremos a altura espiritual de Cristo"(Efésios 4.13).

4. Por que muitos cristãos não assimilam o alimento sólido da Palavra deDeus?

"Na verdade, irmãos e irmãs, eu não pude falar com vocês como costumo fazer com as pessoas que têm o Espírito de Deus. Tive de falar com vocês como se vocês fossem pessoas do mundo, como se fossem crianças na fé cristã. Tive de alimentálos com leite e não com comida forte, pois vocês não estavam prontos para isso. E,ainda não estão prontos"(1 Coríntios 3.1,2).
"Depois de tanto tempo, vocês já deviam ser mestres, mas ainda precisam de alguém que lhes ensine as primeiras lições dos ensinamentos de Deus. Em vez de alimento sólido, vocês ainda precisam de leite. E quem precisa de leite ainda é criança e não tem nenhuma experiência para saber o que está certo ou errado. Manual do Discípulo de Cristo - Igreja Betel Brasileiro - Pág. 13 Porém a comida dos adultos é sólida, pois eles pela prática sabem a diferença entre o que é bom e o que é mau"(Hebreus 5.12-14).

5. O que salmista diz que fez com a Palavra de Deus?

"Guardo a tua palavra no meu coração para não pecar contra ti"(Salmo 119.11).
6. Quais as quatro principiais maneiras pelas quais assimilamos a Palavra de
Deus? "Fale sempre do que está escrito no Livro da Lei. Estude esse livro dia e noite e se esforce para viver de acordo com tudo o que está escrito nele. Se fizer isso, tudo lhe correrá bem, e você terá sucesso" (Josué 1.8). "Portanto, a fé vem por ouvir a mensagem, e a mensagem vem por meio da pregação a respeito de Cristo"(Romanos 10.17). "Enquanto você espera a minha chegada, dedique-se à leitura em público das Escrituras Sagradas, à pregação do evangelho e ao ensino cristão"(1 Timóteo 4.13). "Faça todo o possível para conseguir a completa aprovação de Deus, como um trabalhador que não se envergonha do seu trabalho, mas ensina corretamente a verdade do evangelho"(2 Timóteo 2.15).
Conclusão:
Leia 1 Timóteo 4.9 e complete a frase: Devemos acatar a Palavra de Deus porque
Oração
"Querido Pai, eu Te agradeço pela Tua Palavra através da qual eu conheço a Ti e os Teus caminhos. Ajuda-me a amá-la e a praticá-la cada dia, em minha vida. Amém." Versículo para decorar "As palavras que vos tenho dito, são espírito e são vida"(João 6.63b).

Você Pode Ter a Certeza da Vida Eterna

quarta-feira, 28 de agosto de 2013
Posted by Francisco Souza

VOCÊ PODE TER A CERTEZA DA VIDA ETERNA. 


Hoje, você vai recordar e firmar a sua fé no ensino das Escrituras a respeito de como você pode ter a certeza da vida eterna. As perguntas abaixo lhe são familiares. Você já as ouviu antes. Qual a resposta que você daria a elas hoje? Leia e responda: "Se você morresse hoje, você tem a certeza de que iria para o céu?" Se Deus lhe perguntasse: "Porque você acha que Eu devo deixar você entrar no meu céu?" O que você responderia para Deus? As suas respostas lhe dão 
a segurança de que você já possui a vida eterna e de que Deus o receberá no céu? O propósito desta lição é dar-lhe a certeza absoluta de que você já possui o céu por herança, porque você recebeu o presente da vida eterna, quando confiou somente em Jesus para a sua salvação. Veja agora, as maravilhosas verdades da Palavra de Deus, firme-se nelas e alegre-se pôr sua herança em Cristo.
1- Como podemos saber que temos a vida eterna? Leia 1 João 5.10-13, Este texto declara que:
a) Aquele que crê no Filho de Deus, que é Jesus, tem, em si mesmo, o testemunho de que Deus lhe deu a vida eterna.
b) A vida eterna está em Seu Filho, o Senhor Jesus. Quem tem o Filho de Deus, tem a vida eterna. Ao recebermos a pessoa de Jesus Cristo em nosso coração, recebemos nele a vida eterna.
c) A Bíblia foi escrita para que todos os que crêem em o nome de Jesus saibam que já possuem a vida eterna
2- A vida eterna(céu) é um presente que Deus nós 
dá em Jesus. Leia João 3.14-16,36; Romanos 3.23; 2 Coríntios 10.4,5; João 14:6. Estes textos revelam que:
a) Todos nós somos pecadores e perdemos a glória de Deus. Por isso estamos na
condição de réus ao juízo eterno. Nessa condição não merecemos, nem podemos adquirir a vida eterna, por nosso próprio esforço ou trabalho. Muitas pessoas têm-se apoiado em bases falsas do seu próprio pensamento: religiosidade, crença em falsos deuses, idolatria, merecimento por obras, reencarnação, ideologias, etc., que a Bíblia declara serem verdadeiras fortalezas que precisam ser destruídas, sofismas e altivez que se levantam contra o conhecimento de Deus. Todo pensamento humano deve ser cativado à obediência de Cristo, isto é, a confiar somente em Jesus e a confessá-lo como seu único Salvador e Senhor.
b) Jesus Cristo, o Filho de Deus, é a solução que o próprio Deus providenciou para a salvação de todos os homens. Por que e para que Jesus veio ao mundo? "Mas Deus nos mostrou o quanto nos ama: Cristo morreu por nós quando ainda vivíamos no pecado"(Romanos 5.8). "Pois vocês sabem o preço que foi pago para livrá-los da vida inútil que herdaram dos seus antepassados. Esse preço não foi uma coisa que perde o seu valor como o Manual do Discípulo de Cristo - Igreja Betel Brasileiro - Pág. 2 ouro ou a prata. Vocês foram libertados pelo precioso sangue de Cristo, que era como um cordeiro sem defeito nem mancha"(1 Pedro 1.18-19).
c) A vida eterna é dada gratuitamente a todos aquele que crê em Jesus como o Filho de Deus e O recebe como o seu Salvador e Senhor. Quem tem Jesus, O Filho de Deus, tem a própria vida eterna. E Jesus é o único caminho que nos conduz ao Pai(céu).

3- O próprio Senhor Jesus confirma que aquele que nEle crê tem a vida eterna.

Leia João 6. 40,47. Nestes versículos Jesus declara que a vontade do Pai(Deus) "é que todo homem que vir o Filho e nEle crer, tenha a vida eterna" e que você, que crê nEle, tem a vida eterna. E, a palavra de Jesus merece confiança.
Conclusão:

a) Você pode dizer com toda segurança: "Eu tenho a vida eterna porque eu a recebi como um presente de Deus. Isto aconteceu quando eu deixei de confiar em mim mesmo e nos meus esforços e passei a confiar somente em Jesus Cristo para a vida eterna
b) Recorde e estude a oração de posse da vida eterna: "Senhor Jesus, eu venho a
Ti agora. Reconheço que eu sou um (a) pecador (a) e que não posso me salvar. Estou arrependido(a) dos meus pecados e confesso a Ti somente como o Meu Salvador e Senhor. Creio que Tu és o Filho de Deus, que morreste por mim, que ressuscitaste e subiste ao Céu e foi preparar um lugar para mim. Pela fé eu recebo agora o presente da vida eterna. E em gratidão, quero viver de hoje em diante, para Te servir e Te agradar aqui e na eternidade. Amém!"
c) Se eu morrer hoje, eu tenho certeza de que Deus me receberá no céu, porque eu
confiei no que Cristo fez por mim.

d) Ore a Deus, todos os dias, agradecendo por Ele ter enviado o Seu filho Jesus Cristo para ser o seu Salvador e pôr lhe ter dado o presente da vida eterna. Nmn bv Versículo para decorar"Na verdade, na verdade vos digo que aquele que crê em mim, tem a vida eterna"(João 6.47)..Obrigado pela sua atenção leitura 

Dez dicas para vencer a tentação

domingo, 25 de agosto de 2013
Posted by Francisco Souza

Dez dicas para vencer a tentação



1.Reconheça a fonte de tentação. 

"Ninguém, ao ser tentado, diga: Sou tentado por Deus; porque Deus não pode ser tentado pelo mal, e ele mesmo a ninguém tenta. Ao contrário, cada um é tentado pela sua própria cobiça, quando esta o atrai e seduz. Então a cobiça, depois de haver concebido, dá à luz o pecado; e o pecado, uma vez consumado, gera a morte." (Tiago 1.13-15). Deus não quer que você peque.

2.Entenda por que Deus o deixa ser tentado.

O Senhor quer fazê-lo forte e sabe
que você precisa enfrentar oposição. "Meus irmãos, tende por motivo de toda alegria o passardes por várias provações, sabendo que a provação da vossa fé, uma vez confirmada, produz perseverança. Ora, a perseverança deve ter ação completa, para que sejais perfeitos e íntegros, em nada deficientes" (Tiago 1:2- 4)Deus quer fortalecer você!

3.Saiba que Deus limita o nível da tentação que você enfrenta. 

Outras pessoas enfrentam as mesmas tentações que você enfrenta. Ele não permitirá que a tentação seja forte demais. "Não vos sobreveio tentação que não fosse humana; mas Deus é fiel e não permitirá que sejais tentados além das vossas forças; pelo contrário, juntamente com a tentação, vos proverá livramento, de sorte que a possais suportar." (I Coríntios 10:13) Deus o ajudará a vencer! Igreja do Betel Geisel 11

4.Afaste-se dos lugares, práticas, leituras e pessoas que antes o conduziam ao erro. 

Certos ambientes devem ser evitados a qualquer custo. "Foge, outrossim, das paixões da mocidade." (2 Timóteo 2.22a.) Cuidado com o tipo de  entretenimento que escolhe, e o programa de TV que assiste. "Portas a dentro, em minha casa, terei coração sincero. Não porei cousa injusta diante dos meus olhos." (Salmo l0l.2b-3a.) Deus quer que você esteja livre de todos os empecilhos à uma vida vitoriosa!

5.Faça uma consagração completa ao Senhor.

"Rogo-vos, pois irna2os, pelas misericórdias de Deus que apresenteis os vossos corpos por sacrifício vivo, santo e agradável a Deus." (Romanos 12.1.) Deus quer toda a sua vida.

6.Lembre-se de que pertence a Deus e possuí o seu poder. 

"Considerai-vos mortos para o pecado, mas vivos para Deus... Porque o pecado não terá domínio sobre vós..." ( Romanos 6.11,14.) Deus lhe dará domínio sobre o pecado!

7.Cuide de sua forma espiritual. 

Meditação bíblica e oração diária lhe darão forças
para resistir à tentação. Alimente-se bem, faça exercícios, descanse o suficiente, cuide de seu corpo! "Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; o espírito, na verdade, está pronto, mas a carne é fraca." (Mateus 26.41.) Deus quer que você esteja forte.

8.Aprenda a resistir a Satanás. 
Quando você se sentir atraído por algo que está
fora dos limites estabelecidos por Deus poderá dizer: "Não! Sou filho de Deus. Em nome de Jesus me recuso a pensar nessas coisas" "Sujeitai-vos, portanto, a Deus; mas resisti ao Diabo, e ele fugirá de vós." (Tiago 4:7) Deus abençoará a sua decisão!

9.Fale de sua tentação com um cristão maduro em quem confia. 

Escolha um amigo para andar junto com você. Tornem-se reciprocamente responsáveis. Peça oração quando se sentir fraco. Cobrem fidelidade um do outro. Abram o coração sobre as tentações que enfrentam. "Porque onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, ali estou no meio deles." (Mateus 18.20.) Deus quer lhe dar um companheiro de comunhão e oração.

lO. Se cair.. .levante-se de novo. 

Confesse o pecado a Deus e receba seu perdão.

"Filhinhos meus, estas cousas vos escrevo para que não pequeis. Se, todavia, alguém pecar, temos Advogado junto ao Pai, Jesus Cristo, o justo; e ele é a propiciação pelos nossos pecados..." (1 João 2.1,2.) "Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça." (1 João 1.9.) Deus purificará o seu coração.


O que acontece quando recebemos o Senhor Jesus Cristo


Quando nos arrependemos dos nossos pecados e de depositamos nossa fé em
Jesus, entregando-lhe o controle de nossa vida, uma série de coisas fantásticas
acontece instantaneamente:
1.Deus perdoa todos os nossos pecados. "Homem, estão perdoados os teus
pecados." (Lucas 5.20.)
2.Deus nos dá a vida eterna. "...para que todo o que nele crê não pereça, mas
tenha a vida eterna." (João 3:16)
3.Deus nos dá a condição de justos diante dele.
"Se manifestou a justiça de Deus... mediante a fé em Jesus Cristo para todos os
que crêem..." (Romanos 3.2l,22).
4.Deus nos transforma em filhos dele. "Mas, e todos quantos o receberam, deulhes
o poder de serem feitos filhos de Deus." (João 1.12.)
5. Cristo entra em nossa vida para viver em nós.
"Eis que estou à porta, e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei
em sua casa, e cearei com ele e ele comigo." (Apocalipse 3.20.) A porta é a do seu
coração. Quando convidamos Cristo a entrar, ele entra e faz em nós sua morada.
6. Jesus se torna nosso companheiro constante.
"Estou convosco todos os dias..." (Mateus 28.20.)
Como filho de Deus, já perdoado, e com Cristo no coração assistindo-o sempre,
você pode viver uma vida transformada. Conserve uma atitude de arrependimento e
Igreja do Betel Geisel 6
fé, e procure obedecer ao que a Bíblia ensina. Se confiar humildemente em Cristo,
você vencerá com ele!
5. Como podemos ter certeza da nossa salvação?
É maravilhoso ser salvo através da fé em Jesus Cristo. Melhor ainda é ter certeza
absoluta da salvação. Esta certeza nos é transmitida por Deus de três maneiras:
1.Pela Palavra de Deus. Todas as promessas de Deus são verdadeiras. Quando
fazemos a nossa parte ele faz a parte dele. Quando nos arrependemos, ele perdoa.
Quando convidamos Jesus para entrar no coração, ele entra mesmo.
"E o testemunho é este, que Deus nos deu a vida eterna; e esta vida está no seu
Filho. Aquele que tem o Filho (no coração) tem a vida; aquele que não tem o Filho
de Deus não tem a vida. Estas cousas vos escrevi a fim de saberdes que tendes a
vida eterna, a vós outros que credes em o nome do Filho de Deus': (1 João 5.11-
13.)
2.Pela confiança íntima que o Espírito Santo nos dá. "O próprio Espírito testifica
com o nosso espírito que somos filhos de Deus." (Romanos 8.16.) Recebemos de
Deus uma confirmação de que não pertencemos mais a Satanás e nem a nós
mesmos; pertencemos a Deus. Somos seus filhos. "Aquele que crê no Filho de
Deus tem em si o testemunho." (I João 5.10)
3.Pela vida transformada. "Se alguém está em Cristo, é nova criatura: as cousas
antigas já passaram; eis que se fizeram novas." (2 Coríntios 5.17)
Cristo efetua mudanças em nossos pensamentos, e tenções, atitudes, palavras e
ações. Sua vida mudou? E evidência da atuação do Senhor.
A certeza da salvação não vem através dos sentimentos, pois estes são instáveis. A
certeza vem através de uma convicção interior. Confie em Deus e em sua Palavra.
Agora que você creu em Jesus para a salvação, há algumas coisas que precisa
fazer.

6. Você precisa orar
Como filho de Deus, você precisa conversar com seu Pai celestial. Mesmo achando
que não sabe falar com ele, experimente! Ele terá prazer em ouvir e responder às
suas orações.
1.Ore sozinho, diretamente ao Pai. Jesus disse: "Tu, porém, quando orares, entra
no teu quarto, e fechada a porta, orarás a teu Pai': (Mateus 6.6.)
2.Ore com humildade. "Deus resiste aos soberbos, contudo aos humildes concede
a sua graça." (1 Pedro 5.5.)
3.Ore em nome de Jesus. Jesus disse: "Ninguém
vem ao Pai senão por mim." (João 14.6.) "E tudo quanto pedirdes em meu nome,
isso farei, a fim de que o Pai seja glorificado no Filho. Se me pedirdes alguma coisa
em meu nome, eu o farei." (João 14.13,14.) Nada de outros intermediários, não adianta.
Igreja do Betel Geisel 7
4.Ore com a consciência pura. Se tiver cometido
pecados, confesse-os. "Se eu atender à iniquidade em meu coração, o Senhor não
me ouvirá." (Salmo 66.18 — Revista Corrigida.) Por outro lado, "Se o coração não
nos
acusar, temos confiança diante de Deus; e aquilo que pedimos dele recebemos." (1
João 3.21,22.) Se tiver ofendido ou prejudicado a alguém, procure essa pessoa, peça-lhe perdão e faça o acerto que for necessário.
5.Ore com ações de graça. Não esqueça de dizer:
"Obrigado, Pai." "Em tudo dai graças, porque esta é a
vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco." (1 Tessalonicences 5.18)
6.Ore diariamente.Tenha uma hora e lugar para
orar diariamente, de preferência sempre à mesma hora.
Cedinho, pela manhã, é excelente ocasião para buscar
a presença do Pai. "Pela manhã ouvirás a minha voz
ó Senhor; pela manhã me apresentarei a ti, e ficarei
esperando." (Salmo 5.3)
7.Ore esperando receber a resposta. "Tudo quanto em oração pedirdes, crede
que recebestes, e será assim convosco." (Marcos 11.24.)
8.Ore com naturalidade, usando suas próprias palavras. Não procure imitar as
orações dos outros e nem fique repetindo palavras vazias ensinadas por outros. "E,
orando, não useis de vãs repetições, como os gentios; por que presumem que pelo
seu muito falar serão ouvidos." (Mateus 6.7.) Cada um tem sua própria maneira de
se expressar.
9. Ore segundo a vontade de Deus. "E esta é a confiança que temos para com
ele, que, se pedirmos alguma cousa segundo a sua vontade, ele nos ouve. E, se
sabemos que ele nos ouve quanto ao que lhe pedimos, estamos certos de que
obtemos os pedidos que lhe temas feito." (1 João 5.14,15.)
10. Ore com persistência. Se a resposta não vier imediatamente, continue orando
e diga a Deus que crê que a resposta virá. "Pedi e dar-se-vos-á; buscai, e achareis;
batei, e abrir-se-vos á" (Lucas 11.9.)
II. Ore com um companheiro. Cada pessoa deve orar sozinho, mas existem
também momentos em que precisamos de um parceiro. "Porque onde estiverem também momentos em que precisamos de um parceiro. "Porque onde estiverem

dois ou três reunidos em meu nome, ali estou no meio deles." (Mateus 1820)

Jesus Ressuscita Lazaro

sexta-feira, 23 de agosto de 2013
Posted by Francisco Souza

Jesus Ressuscita Lazaro


Na cidade de Betânia um acontecimento reúne dezenas de pessoas. Lázaro, irmão de Marta e Maria, após dias de sofrimento, morre. Um mal repentino acometeu o amigo amado de Jesus em um momento em que Este estava a três quilômetros de distância, em Jerusalém..
Meditemos então em alguns versículos, mas é muito importante que você medite em João 11:1-57 e analise se estou falando alguma bobagem.

João 11
38 Jesus, outra vez profundamente comovido, foi até o sepulcro. Era uma gruta com uma pedra colocada à entrada.
39 "Tirem a pedra", disse ele. Disse Marta, irmã do morto: "Senhor, ele já cheira mal, pois já faz quatro dias".
40 Disse-lhe Jesus: "Não falei que, se você cresse, veria a glória de Deus?"
41 Então tiraram a pedra. Jesus olhou para cima e disse: "Pai, eu te agradeço porque me ouviste.
42 Eu sei que sempre me ouves, mas disse isso por causa do povo que está aqui, para que creia que tu me enviaste".
43 Depois de dizer isso, Jesus bradou em alta voz: "Lázaro, venha para fora!"
44 O morto saiu, com as mãos e os pés envolvidos em faixas de linho e o rosto envolto num pano. Disse-lhes Jesus: "Tirem as faixas dele e deixem-no ir".
45 Muitos dos judeus que tinham vindo visitar Maria, vendo o que Jesus fizera, creram nele.

Então Jesus disse-lhes claramente: Lázaro está morto; (João 11:14)

Mandaram-lhe, pois, suas irmãs dizer: Senhor, eis que está enfermo aquele que tu amas. (João 11:3)
Primeiro passo que Marta e Maria, as irmãs de Lazaro deram foi o de chamar ao Senhor Jesus. Muitas vezes ao vermos quem amamos sofrendo, nossa atitude é de combater com nossas forças, buscamos amuletos (lenços, óleos de Israel e etc.), levamos as fotos para o Pastor orar, mas chamar a Jesus mesmo que é bom, nada! Outro ponto muito interessante é que elas mandam avisar que aquele a quem Jesus ama está doente. Elas sabiam reconhecer que Cristo os amava, sabiam que Cristo era poderoso para vir e curar seu irmão por um simples motivo: o AMOR!
E Jesus, ouvindo isto, disse: Esta enfermidade não é para morte, mas para glória de Deus, para que o Filho de Deus seja glorificado por ela. (João 11:4)


Jesus sabia o que aconteceria nos próximos dias e por isso afirmou categoricamente que Lazaro não morreria e que ELE, Jesus, seria glorificado através deste “incidente”. Quantas vezes questionamos a Deus o por que de um revés em nossas vidas, em vez de perguntar como Ele será glorificado através de nossas vidas. Nem toda doença vem do diabo, nem todos os problemas que enfrentamos é o diabo tentando acabar conosco. Muitos desses problemas tem a mão de Deus, para Ele nos mostrar  e nós mostrarmos ao mundo que o Deus a quem servimos é Todo Poderoso!
Ninguém disse a Jesus sobre a morte de Lazaro, mas ele com a sua onisciência já tinha tudo planejado de como faria para que o nome do Pai fosse glorificado. Devemos ter essa confiança, de que antes de abrirmos nossa boca, Jesus já sabe o que precisamos e como e quando agirá.
Chegando, pois, Jesus, achou que já havia quatro dias que estava na sepultura. (João 11:17)
Quando Jesus voltou a Judéia, Lazaro já havia morrido há quatro dias, o corpo já estava se decompondo e cheirando mal, mas Jesus não quis saber do que estava acontecendo, pois ele não olha para as circunstâncias. O que para nós é impossível, para o Senhor é questão de uma palavra. Ele sabe a hora certa de agir para que ELE seja glorificado. Disse, pois, Marta a Jesus: Senhor, se tu
estivesses aqui, meu irmão não teria morrido.  (João 11:21)


Marta parece deixar a sua incredulidade prevalecer, não acreditando que Jesus pudesse ressuscitar seu irmão, mas ele só poderia tê-lo curado em vida. Mal sabia ela que o Senhor tem poder tanto para curar, ressuscitar dos mortos  ou simplesmente deixar morto, se assim for a vontade dele!

Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim, ainda que esteja morto, viverá (João 11:25) Aqui Jesus revela sua divindade a Marta. Quando diz que ele era a ressurreição, declarava aos Judeus que era Deus, pois a eles o poder de ressuscitar um morto era do Todo Poderoso. Neste versiculo há alguns pontos que podem ser ressaltados, quem sabe vire um post a diante, mas nesse quero ressaltar que Jesus prova aos judeus que ele é sim o Cristo, enviado e igual ao Pai.

Jesus chorou (João 11:35)
MAS JESUS FOI CLARO E DISSE:''MARTA EU SOU A RESSURREIÇÃO E A VIDA AQUELE QUE CRER EM MIM AINDA QUE ESTEJA MORTO VIVERÁ''.FOI JESUS AO TUMULO E CHOROU PORQUE O NOME DO PAI SERIA GLORIFICADO NO FILHO,MAS LAZARO ESTAVA EM DECOMPOSIÇÃO JA ESTAVA MORTO A 4 DIAS,JESUS DEMOROU TANTO A CHEGAR MAS O SENHOR SEMPRE TEM UMA FINALIDADE QUANDO
ESTAMOS ESPERANDO ALGO E NÃO TEMOS RESPOSTAS.SABE  PORQUE   ISSO ACONTECE? PARA NOS PROVAR,PARA NOS AMADURECER E QUANDO CHEGA O TEMPO DETERMINADO POR DEUS AÍ SIM, RECEBEMOS O RETROATIVO DE TODOS OS CHOROS,OS CLAMORES,OS JEJUNS.AQUELE PEDIDO É ATENDIDO AQUELA CAUSA DIFICÍLIMA SE TORNA FÁCIL TUDO É RESOLVIDO
Neste versículo, Jesus mostra sua humanidade. Jesus enquanto caminhou nessa terra, foi um homem que se importou com os problemas e as mazelas do povo de tal forma que várias das curas operadas por ele foram por compaixão. Jesus foi um homem que se revelou amoroso em todo o tempo que esteve aqui na terra. Jesus considerava Lazaro como um amigo. Que privilégio!


Disse Jesus: Tirai a pedra (João 11:39)

MAS JESUS FOI CLARO E DISSE:''MARTA EU SOU A RESSUREIÇÃO E A VIDA AQUELE QUE CRER EM MIM AINDA QUE ESTEJA MORTO VIVERÁ''.FOI JESUS AO TUMULO E CHOROU PORQUE O NOME DO PAI SERIA GLORIFICADO NO FILHO,MAS LAZARO ESTAVA EM DECOMPOSIÇÃO JA ESTAVA MORTO A 4 DIAS,JESUS DEMOROU TANTO A CHEGAR MAS O SENHOR SEMPRE TEM UMA FINALIDADE QUANDO ESTAMOS ESPERANDO ALGO E NÃO TEMOS RESPOSTAS.SABE  PORQUE   ISSO ACONTECE? PARA NOS PROVAR,PARA NOS AMADURECER E QUANDO CHEGA O TEMPO DETERMINADO POR DEUS AÍ SIM, RECEBEMOS O RETROATIVO DE TODOS OS CHOROS,OS CLAMORES,OS JEJUNS.AQUELE PEDIDO É ATENDIDO AQUELA CAUSA DIFICÍLIMA SE TORNA FÁCIL TUDO É RESOLVIDO.
Quando Jesus manda tirar a pedra, podemos destacar dois pontos que acredito ser a chave, vejamos: Deus não faz aquilo que é nossa parte. Todo milagre necessita de um esforço de nossa parte, pois se não tomarmos uma atitude e ir em direção a Deus, Ele nada fará por nós. Muitos de nós tem “pedras” que tem nos trancado mortos dentro de um sepulcro, essas pedras podem ser: incredulidade, idolatria, mágoas, falta de perdão, passado mal resolvido, pecados e outras coisas que jogam no sepulcro muitos ministérios, dons, talentos, projetos e outras coisas que o Senhor nos deu para usarmos em favor do Reino.

Clamou com grande voz: Lázaro, sai para fora. (João 11:43)

QUANDO JESUS GLORIFICOU AO PAI GRITOU :LAZARO! SAI PARA FORA !ALGO  MARAVILHOSO ACONTECEU; O MORTO RESSUCITOU DIANTE DOS OLHOS DE TODOS !QUE ACONTECIMENTO TREMENDO! O NOME DO SENHOR FOI GLORIFICADO. QUE HOMEM É ESSE ,QUE A MORTE NÃO TEM PODER SOBRE ELE? MESMO ASSIM SERÁ NA TUA VIDA AMADOS,SE ESTÁ DEMORANDO ESPERA O SENHOR JAMAIS VAI TE ABANDONAR.

Quando tiramos as pedras de nossas vidas, podemos ouvir a voz de Cristo nos chamando para uma vida nova, fora daquele lugar de morte, onde sonhos são enterrados. Jesus mostra que mesmo quando pensamos que é o fim, ele vem e muda a história, mesmo que nosso ministério esteja morto há tempos ele pode vir e mudar todo o rumo e nos trazer para provar coisas novas ao seu lado.
Minha oração é que nós arranquemos as pedras que impedem nosso crescimento espiritual, deixando que Cristo nos leve mais longe, que nessa nova vida possamos ter muito mais dele em nós que o nosso eu. Como João Batista disse: Que Ele cresça e eu diminua!

Elias sentar embaixo de um pé de zimbro e pede a morte

segunda-feira, 19 de agosto de 2013
Posted by Francisco Souza

Elias, foi sentar-se embaixo de um pé de zimbro e pediu a morte"     I Rs 19:4

Ele preferia ser morto por Deus, a ser entregue a uma ímpia . Elias, havia presenciado a morte, de muitos profetas, não esperava, contudo, que sua vez chegaria. Afinal, ele era amigo de Deus, com muitas promessas a serem realizadas. Isto já aconteceu com você? Acreditou firmemente nas promessas Divinas e de repente viu tudo conspirar contra? Deus, havia esquecido de Elias? Haveria Deus, esquecido de mim e de você? Dos que O buscam e confiam em Sua providência?
É dificil entender como alguém de relacionamento tão íntimo com Deus, cheio do Espírito Santo, chegue a tal situação. Elias, não foi o primeiro, e não será o único.



Por todos os dias, desfrutamos de misericórdia e fidelidade Is 43:5, Divina, porém, quando as tribulações nos chegam, a falibilidade humana, tende a esquecer a infalibilidade de Deus. Elias, estava desanimado, angustiado e cheio de dúvidas:Ameaçado de morte, foge da terrível Jezabel e refugia-se no deserto, embaixo de um pé de zimbro, pedindo a morte.

Eu já estive como Elias.: "No começo era o fim" ou "Não temas, bichinho de Jacó". Estive, em um momento de grande angústia, vi, uma porção preciosa de minha vida se acabado o fim pessoas me julgando tinha desejo de Fazer a Obra de Deus Na igreja Mais não tinha oportunidade.  Cheguei a pedir a morte, mas, era como se houvesse morrido. Me refugiei no "zimbro", da Oração, Ler Mais Palavra me aperfeiçoar, hoje estou em uma nova igreja fui separado a Pastorado , veja so que benção hoje faço a obra de Deus. A Obra de Deus Cumpre. As mensagens, que ministro, passa primeiramente por mim. Deus me fala, me anima me conforta, e me sinto na obrigação de fazer o mesmo. Porque sei, que outras vidas serão edificadas. Embaixo do "zimbro", recebo Água e Pão. Me fortaleço para prosseguir, confiante de que Deus está comigo.




lembre-se, refugie-se no zimbro: "E deitou-se e dormiu debaixo do zimbro; eis então que o anjo o tocou, e lhe disse: levanta-te come" I Rs 19:5. Elias, estava tão desanimado que comeu bebeu, mas dormiu novamente. Isto, pode acontecer conosco. Elias, recebeu o Rhema de Deus. Deus, falando especificamente para Ele. 


Uma palavra viva, tão viva, que moveu o céu. Um anjo, visível, lhe animando. Elias, tornou a dormir. E pela segunda vez ouviu: I Rs 19:14. "Levanta e come, te será muito longo o caminho"I Rs 19:7. O caminho foi realmente longo, o profeta, caminhou por quarenta dias no deserto, fortalecido por Deus.

Quando Deus fala, tudo se transforma. Quando Ele diz: "Não temas, pois, porque estou contigo" Is 43:5, impossível não se levantar. O profeta, seguiu, porém, após os quarenta dias, tornou a se sentir fraco. Se refugiou em uma caverna, e Deus, novamente, o falou, através de uma brisa "mansa e delicada". Elias estava obstinado. 

Deus, porém, não desistiu de Elias. Ele nunca desiste de nós. Por isso, Tg 5:17, "saia da caverna". Não se intimide pelas ameaças do inimigo. Coma e beba no "zimbro" e não desista Não somos os únicos a passar por tribulações, existem milhares de vidas em situação igual ou pior que a nossa.


Elias, teve um final feliz. Ele venceu em vida, até ser arrebatado aos céus. Seus inimigos, tiveram um fim trágico. Elias, com todas as suas falhas, foi agradável a Deus. Conosco, não é diferente. 


Deus nos ama. Mais do que nossa finita mente possa alcançar. Ele, não quer que desistamos, mas que nos refugiemos Nele. No "zimbro", onde Àgua e Comida, nos fortalecerá rumo a vitória. Que as lições de Elias "homem sujeito ás mesmas paixões que nós"Tg 5:17, fale, profundamente aos nossos corações, amém.

Uma Nova Criatura

sábado, 17 de agosto de 2013
Posted by Francisco Souza

Uma Nova Criatura


Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é: as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo. (II Corintios. 5.17). 

O substantivo: REGENERAÇÃO (Paliggensia) Em Tito 3.5-,refere-se à restauração, ou melhor, à transformação do homem salvo que de agora em diante entrou numa nova vida.

Essa significação refere-se à alteração que o Espírito Santo efetua.(o efeito).
Por exemplo, o vocábulo (gennão)- juntamente com (anõthen) (João 3.33,5) significa gerar ou nascer, sendo usado em João 1.13; 3 á 8 –I João 2.29 – 5:1,4,18, etc. 


Em I Pedro1.3,23– a palavra (anagennão) que significa gerar de novo ou novo nascimento, é encontrada com sentido especial para a regeneração. Em Romanos 1:2, Paulo diz: E não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso entendimento…

Em Gálatas 6:15, novamente ele afirma: Porque em Cristo Jesus nem a circuncisão nem a incircuncisão têm virtude alguma, mas sim o ser uma nova criatura. Em Efésios 2.15-, Na sua carne (Cristo) desfez a inimizade, isto é, a lei dos mandamentos, que consistia em ordenanças, para criar em si mesmo dos dois (judeus e gentios) um novo homem, fazendo a paz.Portanto, a regeneração,em vários de seus elementos transformadores, toma como primeiro passo, o novo nascimento (João 3.5), toma como primeiro, pois através dele o homem pode vir a ser uma nova criatura criada segundo a imagem de Cristo, em “santificação”. (Romanos 8.29,30).
Feito isso, então ele está apto para ver e entrar no reino de Deus.
(Mateus 19.28). etc.

No Antigo Testamento, por exemplo, apesar da palavra regeneração não está explicitamente presente como Novo, contudo, a idéia se faz presente em vários contextos similares. Em Ezequiel, por exemplo, Deus conclama uma transformação radical para o homem, dizendo; E LHES DAREI UM SÓ CORAÇÃO, E UM ESPÍRITO NOVO POREI DENTRO DELES…(Ez. 11.19a- 18.31) e outros versículos similares.

SIGNIFICADO da REGENERAÇÃO.
REGENERAÇÃO: transformação moral e espiritual do crente, segundo a imagem de Cristo, de tal modo, a produzir um ser moral semelhante a Cristo, no fim do processo.
Do lado divino de observação, a mudança de coração é chamada de REGENERAÇÃO, de novo nascimento; e do lado humano é chamada de

 CONVERSÃO.

A ALMA É PASSIVA; NA CONVERSÃO; POREM É ATIVO.

( João 3.5—10;10,28- I João 5;11,12) como a concessão de uma nova natureza (II Pedro 1.4) ou coração novo (Jeremias 24.7- Ezequiel 11;19—36;26) e a produção de uma nova criação (II Corintios 5.17).
As Escrituras apresentam a regeneração como uma obra de Deus; mas há numerosos meios e exigências envolvidos na experiência, que são apresentados da seguinte maneira:
 Somos nascidos NÃO da vontade da carne, nem da vontade do varão, mas de Deus (João 1.13). Tiago diz SEGUNDO A SUA VONTADE, ELE NOS GEROU PELA PALAVRA DA VERDADE (Tiago 1.18).

A morte e ressurreição de Cristo. Precisamos lembrar que o nascimento é concedido mediante a fé no Cristo crucificado (João 3.14-16) e que a ressurreição de Cristo está igualmente envolvida em nossa regeneração (I Pedro 1.3). Sendo de novo gerado, não de semente corruptível, mas da incorruptível, pela palavra de Deus.(I Pedro 1.23a) O mesmo pensamento é expresso em João 3.5 e Tiago 1.18, respectivamente. De Efésios 5.26, aprendemos que a nossa purificação é relacionada à Palavra de Deus. E a passagem de João 15.3, expressa o significado do argumento. Isso não significa regeneração batismal, e sim, regeneração moral e metafísica. Porque ainda que tivésseis dez mil aios em Cristo não teríeis contudo muitos pais; porque eu pelo evangelho vos gerei em Jesus Cristo (Corintios 4.15- Gálatas 4.19). Pelo Espírito Santo, Jesus respondeu: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer da água (Palavra) e do Espírito (Espírito Santo), não pode entrar no reino de Deus. (João 3.5). E outros contextos similares.
NASCIMENTO- Deus o Pai é quem o gerou, e o crente é nascido de Deus (I João 5.1) nascido do Espírito (João 3.3,5,6), nascido do alto (tradução literal). Esse termo refere-se ao ato da graça criadora que faz do crente um filho de Deus (João 1.12,13 etc).
Welcome to My Blog

As 366 mensagens bíblicas e principalmente didáticas contribuirão para melhor preparação dos seus sermões.

Cookies

adsbygoogle

LEIA A BIBLIA

►LEIA A BÍBLIA◄

ABOUT & SOCIAL


Tenha 3.mil Esboços Poderosos para Pregações: Domine o Púlpito com Mensagens Inspiradoras!" Impactan

Veja Anúncios

►LEIA A BÍBLIA◄

Postagem em destaque

Um Rei que não conhecia a Deus

Um Rei que não conhecia a Deus Um Rei que não conhecia a Deus "Depois, levantou-se um novo rei sobre o Egito, que não con...

Leia + Nossa Postagem

Postagens mais visitadas

- s; Estudo Postagem Profética -Missionario Francisco-Missionaria Fatima Blogger - Designed Fra e Fati Somos Uma Familia Missionaria -