Posted by : Francisco Souza sexta-feira, 18 de julho de 2014

A FIDELIDADE

Mateus 25:14-30

Textos: Gn.22:1-19; 2ºRs.12:1-19; 2º.Cr.34:8-13; Lc.16:1-13;
 At.4:1-22; 1ªCo.4:1-5;Tt.2:1-10


INTRODUÇÃO

Em quase todos os relacionamentos interpessoais, a fidelidade é indispensável.
Você já pensou quando há infidelidade no relacionamento conjugal? Você já pensou quando há infidelidade nas transações comerciais? Você já pensou quando o fiel de uma balança se encontra “infiel”? Você já pensou nas graves e tristes conseqüências da falta de fidelidade, de justiça e de lealdade na administração pública, seja no âmbito federal, estadual e municipal?
Muitos são conhecidos pelo seu caráter íntegro, repleto de fidelidade, que até mesmo não existe necessidade de comprovação de suas atitudes, pois somente a sua palavra basta. Entretanto, existem aqueles que não merecem confiança, que agem falsamente, que compram e não pagam, que prometem e não cumprem que dizem como sendo verdade aquilo que é mentira, sou seja, aquilo que não viram, não ouviram e nem podem comprovar.
Vale a pena agir de modo digno fiel. Mais do que nunca, as Igrejas e a sociedade estão carecendo de pessoas repletas de fidelidade. É sobre esta virtude que o presente estudo fará referência.

VISÃO BÍBLICA

1-            Que resultado experimentou Daniel em conseqüência da sua fidelidade? (Dn.6:4)
2-            O que a Bíblia diz sobre a fidelidade nos negócios? (Pv.28:20).
3-            Que triste realidade pode ser constatada hoje: (Sl.12:1).

DEFINIÇÃO DO TERMO

A palavra grega para fidelidade é “pistis”, que é traduzida por fé. Na grande maioria dos casos ela significa fé que é confiança, entrega e obediência totais a Cristo. Mas, aqui na listagem do fruto do espírito, ela possui uma conotação ética, ou seja, tem mais a ver com o relacionamento das pessoas entre si. A idéia é de integridade, lealdade, dignidade e honestidade. É a atitude que torna uma pessoa totalmente confiável e cuja palavra se pode aceitar completamente. É o FRUTO DO ESPÍRITO que se revela a uma virtude moralizadora, fazendo emergir o modele de responsabilidade: homem de palavra, cumpridor de votos, fiel ás obrigações professadas, leal a companheiros, e íntegros na moral.
Fidelidade – fé. Só é possível exercermos fé para agirmos com fidelidade se conhecermos o modelo único dado por nós – Jesus. Como homem mostrou-nos como se fiel, daí estarmos certos quantos as promessas que nos fez e que se cumprirá através de sua palavra. Ele disse que o que ensinava-nos era do Pai e o escritor aos Hebreus fala que fé é fundamento, base. Portanto não haverá fidelidade se não houver fé e f é conhecimento das Escrituras pois nelas encontramos vida eterna. É bom não esquecermos de entendermos bem Hb.11:1.

APLICAÇÃO

I – A FIDELIDADE É UMA VIRTUDE QUE IMPLICA ESFORÇO
                                                                                                                                                                  
Nesta parábola dos talentos, o senhor confiou os seus bens aos seus servos, denso que cada um teria que se esforçar para conseguir outros, demonstrando assim fidelidade aos eu senhor. Era um verdadeiro teste para provar a fidelidade e a capacidade dos servos. Ganhar outros talentos era uma atitude que exigia um esforço concentrado e muita determinação. Eles teriam, ainda, de prestar contas de seus negócios. Só com muito esforço eles seriam encontrados fiéis.
O Senhor requer de seus filhos fidelidade (1ª Co.4:2). A natureza humana é pecaminosa e propensa ás práticas carnais. A infidelidade torna-se uma atitude mais fácil, mas cômoda, como exemplifica aquele servo que ganhou apenas 1 talento, vindo a enterrá-lo. É preciso renunciar a própria carne, os desejos e prazeres deste mundo, a vontade própria, negando-se a si mesmo, para que exista fidelidade ao Senhor Deus e ao próximo. (Mc.8:34). Ser fiel em uma sociedade infiel é o grande desafio que exige esforço.
 José do Egito venceu a tentação sexual quando a mulher de Potifar tentou seduzi-lo, permanecendo fiel a Deus. Daniel e seus companheiros demonstram domínio próprio, e resolveram firmemente não se contaminar com as práticas religiosas destes países, num gesto de profunda fidelidade ao  Senhor.
O Apóstolo Paulo, para cumprir fielmente o seu ministério, se esforçava o mais possível (Cl.1:26-29). Ele certa vez declarou que o bem que ele queria fazer, este ele não fazia, mas o mal que detestava, este ele praticava (Rm.7:19-21). Mas, quando escreveu aos Romanos recomendou o “esforço para se fazer o bem perante todos os homens” (Rm.12:17).
A falta de esforço é sinal de infidelidade, que restringe a capacidade e leva a pessoa ao terrível comodismo. Ser fiel a Deus e ao próximo é tarefa dasafiadora, a qual será alcançada com a dependência de Deus. Esta fidelidade conduzirá á eternidade, sendo que Jesus disse ser necessária se esforçar para entrar pela porta estreita (Lc.13:23).
Muitos hoje estão optando pela lei do menor esforço. Querem apenas “sombra e água fresca”. Não estão levando a vida religiosa a sério. Estão cedendo ou se entregando ás práticas pecaminosas, numa atitude de infidelidade a Deus e ao seu semelhante. É preciso esforço e determinação para que o Senhor nos encontre fiéis no dia a dia.

II – É UMA VIRTUDE QUE EXIGE ATITUDE IRRESTRITA

Na parábola é possível perceber aqueles dois primeiros servos foram fiéis até mesmo no pouco. Isto revela uma fidelidade total ao seu senhor. O senhor não ficou fiscalizando o serviço deles, mas quando voltou os encontrou fiéis até mesmo nas pequenas coisas. Apenas o que recebeu um talento revelou infidelidade. Esta infidelidade irrestrita tem a ver com uma fidelidade contínua, ou seja, até o fim. Não só em todas as circunstâncias, mas durante toda a vida, a fidelidade deve estar presente. Jesus, certa vez, acusou os escribas e fariseus por agirem de modo aparentemente fiel, fazendo determinadas ações elogiáveis e omitindo outras (Mt.23:23). Jesus requer uma fidelidade ou lealdade a Ele e ao próximo irrestritamente.
Vários cristãos no início do século, revelaram esta fidelidade total e constante. Diante do Sinédrio, os apóstolos não se retrataram (At.4:20 e 5:29). Estevão, o primeiro mártir do Cristianismo, foi fiel até o fim (At.7:54-60). Esta é, portanto, a recomendação do Apóstolo Tiago (Tg.2:10).
Até mesmo na guarda dos segredos é preciso agir com lealdade (Pv.11:13). Até as mulheres devem ser sóbrias e fiéis em tudo (1ªTm.3:11). Até os votos que fazemos precisam ser cumpridos fielmente, custe o que custar (Ec.5:4-5).
“Se fiel e exata nas pequenas coisas e o serás também nas grandes”, disse Johannes P. Schmitt.

III – A FIDELIDADE É UMA VIRTUDE QUE CONFERE RECOMPENSAS

Na parábola, aquele senhor percebendo a fidelidade de seus servos, não só os elogiou, mas declarou: “... sobre o muito te colocarei, entra no gozo do teu senhor” (vv.21-23). Mas, percebe-se que aquele que não foi fiel sofreu as desastrosas conseqüências (vv.26-30). Isto aponta para o fato de que recompensa é algo inevitável e determinante na vida religiosa.
A carta endereçada á Igreja de Esmirna contém esta declaração: “Se fiel até a morte, e dar-te-ei a coroa da vida” (Ap.2:10). No dia final, cada um “receberá a recompensa segundo o bem ou o mal que tiver feito” (II. Co.5:10).
A prática da fidelidade é determinante para a vida eterna com Cristo. Daí a recomendação apostólica para se andar no espírito, demonstrando sempre o seu fruto que é FIDELIDADE (Gl.5:16 e 22). Correm sérios riscos aqueles que desprezam esta virtude. Deus não inocentará os infiéis, mas derramará a Sua graça salvadora sobre todos os fiéis. É questão de vida , ou morte o ser ou não ser fiel.
Esta recompensa boa, ou má pode ser recebida t é mesmo aqui nesta vida. Quando somos infiéis como o nosso próximo, deixando de fazer aquilo que prometemos ou votamos, uma indiferença nos relacionamentos será percebida. Quando agimos de modo infiel, de modo traiçoeiro, de modo desleal, ou de modo imoral, logicamente, os resultados serão desagradáveis. Há casos de inimizades e até motes por causa das infidelidades praticadas. Mas, Deus requer de seus filhos que sejam fiéis em tudo a Ele e ao próximo. Para isso nos esforcemos mais e mais.



“Nos dias atuais, importa, antes de tudo o mais, que

demonstremos fidelidade diária e firme”.

DEIXE SEU COMENTÁRIO !!!

Atenção:

Faça seu comentário dentro do assunto tratado acima;
Não divulgue endereço(s) de Sites ou Blogs;
Comentário que conterem divulgação serão moderados, somente serão aceitos links caso necessite de informar alguma fonte;
Proibido Spans;
Não faça Comentários Ofensivos, Ameaças, ou Termos preconceituosos.

OPINE, DÊ SUA SUGESTÃO, CONTATO, DÚVIDAS ETC. OBRIGADO DESDE JÁ !!!

Inscrever-se para Posts | Subscrever Comentários

Welcome to My Blog

As 366 mensagens bíblicas e principalmente didáticas contribuirão para melhor preparação dos seus sermões.

Cookies

adsbygoogle

LEIA A BIBLIA

►LEIA A BÍBLIA◄

ABOUT & SOCIAL


Tenha 3.mil Esboços Poderosos para Pregações: Domine o Púlpito com Mensagens Inspiradoras!" Impactan

Veja Anúncios

►LEIA A BÍBLIA◄

Postagem em destaque

Um Rei que não conhecia a Deus

Um Rei que não conhecia a Deus Um Rei que não conhecia a Deus "Depois, levantou-se um novo rei sobre o Egito, que não con...

Leia + Nossa Postagem

Postagens mais visitadas

- s; Estudo Postagem Profética -Missionario Francisco-Missionaria Fatima Blogger - Designed Fra e Fati Somos Uma Familia Missionaria -