Posted by : Francisco Souza quinta-feira, 20 de outubro de 2016


O Principio de Tudo



Jesus estava com Deus na criação dos céus e a terra. S. João 1:1-3 I S. João 1:1-3 , Verbo significa palavra, e a palavra aqui significa Cristo, no principio era Cristo, e Cristo estava com Deus, e Cristo era Deus, todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez. Deus fez tudo através da palavra, ele disse: haja luz , a palavra que Deus utilizou para fazer tudo era Cristo.

A palavra criar significa, fazer do nada , e foi exatamente isto que aconteceu, antes de existir o planeta terra, a lua, o sol, as estrelas, foi que Deus começou a criar, ele não copiou, ou transformou, mas criou do nada, e isto tudo começou antes de iniciar o Versículo 2 da bíblia, e como tudo que Deus faz é bom e perfeito, a terra antes do segundo Versículo era perfeitamente boa e agradável, até que algo terrível aconteceu para torná-la sem forma , vazia e sem luz, mas até então tudo era muito bonito, o Versículo um narra a criação de tudo, e no restante do capítulo , Deus demonstra ser um verdadeiro Inspetor de qualidade, em tudo que criou, ele inspecionou nos mínimos detalhes, observou tudo, e depois de uma minunciosa inspeção de qualidade, o Deus eterno dava a sua aprovação, E viu Deus que era bom. , Gên. 1:4-10, e assim fez Deus com tudo que criou, e isto faz parte de sua natureza, Deus não faz nada sem forma e vazia, nada sem brilho, nada tão feio, como um planeta destruído.


A partir do segundo Versículo, a terra se encontra sem forma e vazia, Deus começa a reformar, transformar a terra e todo o universo, sistema solar, por completo, onde muita coisa podia ser transformado, e outras tiveram que ser criadas novamente, tal como a vida, a luz, etc. porque o acontecimento terrível de que falamos acima destruiu por completo, mas o que devemos notar é a diferença de criar e transformar, e com isto saber que a terra foi criada muito tempo antes do inicio do Versículo 2, onde ela se torna sem forma e vazia com a necessidade de uma reforma, e se Deus reformou a terra, e porque antes ele a criou.

Versículo 2: Quando há queda espiritual, também há perda material e física
Notemos que no vers. 1 Deus cria a terra, e no vers. 2 que a terra esta sem forma e vazia, mas isto não significa que Deus criou a terra defeituosa, feia, sem luz, mar, peixes, aves, Etc. tudo que Deus faz é bom (Vers. 4,10,12,18, 3l) mas que a terra tenha se tornado sem forma e vazia, ou seja do vers. 1 até o vers. 2 existiram talvez milhares de anos, e a terra e todo universo não era como hoje, com outros habitantes, tal como os DINOSSAUROS , pois não podemos negar a existência dos mesmos, não podemos fechar os olhos para as descobertas da ciência, e estes animais não podem ter vivido junto com Adão ou depois dele, mas com certeza antes, só assim a bíblia se encaixa com a ciência que diz que a terra tem milhares de anos de existência.

A palavra Hebraica utilizada para escrever o segundo Versículo da bíblia possui vários significados, e uma delas é destruição, ou seja E a terra foi totalmente destruída, se tornando sem forma e vazia. Mas como já dissemos algo de desastroso deixou a terra sem forma e vazia, destruindo toda a vida terrena e a vida dos Dinossauros, os cientistas afirmam que uma enorme estrela ou cometa colidiu-se com a terra capaz de danificá-la por completa, e todos nos evangélicos sabemos que o maior desastre ocorrido nos céus foi a queda de Lúcifer com a terça parte dos anjos celestes. (Apoc. 12:4 - Isaías 14:12-15) quando isto aconteceu os atuais demônios não apenas caíram do céu, mas sim foram lançados de maneira muito bruta, forte a ponto de causar o maior terremoto, maremoto, eclipse, choque, destruição, morte, danos que este planeta já conheceu, e diante de tamanho desastre, toda a vida na terra teve morte instantânea e a terra se tornou sem forma e vazia. Após este acontecimento Deus começou a reparar os danos causados pela queda da terça parte dos anjos.


O Ministério do Espírito Santo, recuperar o impossível
O que estaria fazendo o Espírito de Deus ao mover sobre a face das águas, num lugar escuro, sem
forma e vazio por completo, um planeta destruído, acabado, sem esperança de dias melhores, não seria o caso de estar bem longe de um lugar tão feio assim, imaginem a escuridão daquele lugar, as enormes crateras, a solidão em que ficou a criatura de Deus, o vale da sombra e da morte deveria ser mais bonito que aquele planeta destruído, o que fazer num lugar como esse, porque o Santo Espírito não estava no céu, ao lado de Deus e Pai.
A principal tarefa do Espírito Santo é examinar o nosso interior, fazer um relatório completo da destruição que o pecado ocasionou em nossa vida, verificar em detalhes a angustia que passamos dia a dia, sem esperança de um dia melhor, O espírito Santo percebe mesmo em meios a escuridão a necessidade de uma redenção completa, uma grande transformação de caracter e personalidade, talvez seja necessária plantar a arvore da esperança, fazer crescer o fruto que alimenta a alma e o espírito, dar vida a um coração cansado de calamidade e destruição, fazer nascer do nada a alegria de viver, e dar forma aos mais profundos sentimentos abalados com o desastre espiritual que passou. Após fazer este relatório minunciosamente,

O Espírito Santo intercede por nós a Deus, chorando, gemendo, suplicando ao máximo para que o criador venha até nós e atenda as nossas necessidades, o Espírito vive a nossa angustia, ele não geme com falsidades, pelo contrario, durante muito tempo, busca os nossos ideais e não os dele, geme por nós e não por ele, isto é intercessão, isto é de fato se interessar por alguém que possui a vida destruída, Romanos 8:26 a 28, e assim Deus responde a intercessão do Espírito, e entra em nossa vida através de Cristo, e nos abençoa, e nos transforma, e nos recupera do desastre do pecado, e atendendo a intenção do espírito que esquadrinhou detalhadamente a nossa vida,

Deus nos chama para um grande propósito de vida, e após nos conhecer detalhadamente através do Espírito, após verificar tantas falhas em nossa vida, falhas de temperamento, emocional, física, Deus quer que sejamos perfeito em tudo, nos mínimos detalhes, ele quer que sejamos a imagem de seu filho Jesus Cristo, a ponto de chamar-mos Cristo de o irmão mais velho, isto sim é perfeição, isto sim é recuperar, é dar vida, e vida em abundância, Cristo não tem maldade, erro , malícia, ele é a própria perfeição, e foi para isso que Deus nos predestinou, para sermos iguais a Cristo, e para isso ele nos chama, e nos justifica, e também nos dá a sua gloria, a gloria da perfeição de Cristo. Romanos 8:29-30.

Era isto que o espírito Santo fazia ao se mover por uma terra destruída, sem forma e vazia, ele após esquadrinhar detalhadamente o planeta após o colapso da queda de Lúcifer, ao verificar que mesmo a criação de Deus, uma terra sem sentimentos, geme intensamente pela redenção, e com gemidos tão intensos como se estivesse com dores de parto, Romanos 8:19 a 22, e assim o Espírito iniciou seu trabalho, começou a interceder pelo planeta ora destruído, buscou intensamente a benção de Deus para um lugar tão feio, horrível para sem mais exato, e demonstrando aceitação, Deus atendeu aos gemidos do espírito, e deu a luz de Cristo, criou vida, plantas, arvores, rios, mares e oceanos, animais, peixes, deu tudo do melhor, para aquele planeta, recuperou por completo tudo que parecia estar acabado, transformando numa terra perfeita, satisfazendo as grandes exigências das qualidades de Deus, assim também Deus fará com aquele que deixar a luz de Cristo entrar em sua vida, e assim
como o Espírito intercedeu pelo planeta e intercede por nós, devemos também fazer por outras pessoas, nós somos a imagem e semelhança de Deus.

Versículo 3: Jesus, A Luz do Mundo
A luz simbolizava Jesus. II Co 4:6, II Pedro 1:19, a luz que da vida a todos que se encontram cansados e oprimidos, que um dia já se sentiam destruídos assim como o planeta terra e todo o universo sentiu com a queda dos anjos; Mas a luz brilhou e tudo se fez novo assim como todo aquele que tem a luz de Cristo. Todo aquele que possui sua vida destruída, que esta cansado de sofrer, pode entregar sua vida a Cristo e ele com certeza ira reconstruir sua vida tornando a bela e feliz. Deus não gosta de trevas.
Esta Luz não é o sol ou a Lua, pois ambos são criados somente no versículo 14, esta luz é de fato o brilho de Jesus Cristo que de imediato iluminou toda a atmosfera terrestre, capaz de mostrar todo defeito, todo estrago causado pela colisão de satanás e seus anjos quando da sua queda , quando esta luz brilhou , Deus pode ver perfeitamente tudo que precisava ser reparado, é o mesmo que uma dona de casa faz para limpar sua casa, ela primeiro deixa a luz entrar , e com isso seus olhos podem ver perfeitamente toda sujeira, a poeira escondida nos cantos, ou debaixo de algum móvel. Quando se quer limpar, transformar, reparar alguma coisa, primeiro é preciso Ter conhecimento do atual estado, para depois fazer qualquer alteração, e assim Deus fez com o planeta terra, a luz de Cristo brilhou, e
com isto toda destruição se tornou visível, e com isto Deus pôde reparar tamanho dano, assim também faz

Deus com nossas vidas, primeiro o Espírito Santo examina os nossos corações conhecendo as nossas necessidades de redenção, Romanos 8:27, e nos convence do pecado, São João 16:8, depois o mesmo Espírito intercede por nós a Deus com gemidos inexprimíveis Romanos 8:22-23 e 26, e assim Deus atende a intercessão do Espírito e Cristo entra em nossas vidas trazendo a luz do mundo São João 1: 6 a 9, e quando esta luz entra na vida de alguém , Deus muda por completo , dando vida, e as trevas que antes haviam não podem prevalecer com a luz de Cristo São João 1:3 e 4, Porém se esta luz não alcançar o coração do homem, este homem continuará em trevas, as obras do diabo não serão desfeitas, pois rejeitou a luz verdadeira para continuar na maldição do pecado, dos vícios, e assim será para toda eternidade, São João 3:19-20, o contrario de quem aceita Cristo é quer viver na luz São João 3:21, esta luz não é o sol, esta luz é Jesus Cristo São João 8:12 e 9:5.

A luz de Cristo é tão eficaz que na eternidade futura, na Nova Jerusalém não mais haverá a luz do sol, a luz da glória de Deus iluminará toda a cidade Apocalipse 21:11 e 23-24, Isaías 60:19-20, e se quando esta luz iluminou o planeta terra e Deus pode assim reparar todo estrago causado pela queda de Lúcifer, assim Deus pode também reparar todo mal que Satanás trouxe para nossa vida, e ainda poderá aperfeiçoar tudo que hoje não é bom aos seus olhos Hebreus 10:13-14, e como deu vida e beleza ao planeta antes destruído também dará vida e beleza àqueles que deixam a luz de Cristo entrar.

Versículo 14:

É criado o sol e a luz para haver separação entre o dia e a noite , para as estações do ano, e mesmo
antes de haver chuva (cap. 2:5-6) sobre a terra , já haviam estações como a primavera, verão, outono, inverno, mesmo antes do diluvio.
Versículo 16:


O sol simbolizava Jesus. Mal 4:2, São João 8:12, e 11:9-10, que assim como após o batismo de Cristo Deus disse ser bom e agradável. S. Mat. 3:17, Aquele que aceita a Cristo não pode andar em trevas pois ele é o sol que ilumina nossas vidas, o sol da justiça irá desfazer as obras das trevas que lhe são injustas com um fardo pesado.


Versículo 26: A Criação do homem

Deus disse " façamos o homem " porque, Ele não o fez sozinho, Jesus e o Espirito Santo participaram da criação. São João 10:30, 1:1-3,Gen 1:3, II Pedro 3:8. Cristo que é o verbo, ou seja a palavra São João 1:1. Foi pela palavra que tudo foi criado, Ex: E disse Deus haja luz, (vers. 3), e disse Deus, haja um firmamento no meio das águas. (vers. 6), a forma que Deus utilizou para criar a natureza foi através de Cristo (a palavra) A palavra criar significa fazer do nada , não é o mesmo que transformar uma matéria prima em um produto, pois isto se chama industrializar, mas Deus criou do nada. isto mostra que se alguém não possui algo tal como amor, felicidade, paz, vida prospera, família, saúde, Deus através de Cristo pode criar do nada para você, mesmo que para você seja impossível, para Deus não será, e assim como não havia o sol, a lua no universo, e Deus criou do nada e os fez existir, Deus pode fazer existir aquilo que você precisa,

A criação de Deus que na morte de Cristo na cruz, o sol e a lua deixaram de brilhar, e mesmo sem possuir sentimentos, o apostolo São Paulo diz que toda a criação geme (Romanos 8:22-23), ora toda a criação significa, tudo que foi criado, e isto inclui o planeta terra, o sol, a lua, o mar, onde podemos concluir que toda a criação sente a distancia de seu criador, geme ansiosa pela volta de Cristo que ira libertá-la de toda poluição, maus tratos, a natureza sendo destruída, e tudo que Deus criou com tanta beleza se tornando mais uma vez desagradável aos nossos olhos, a queda dos anjos destruíram a criação de Deus, mas o homem também vem fazendo o mesmo, e a criatura de que fala o Apostolo São Paulo em Romanos 8:22-23, um dia também gemia querendo ser reformada, recuperada de tamanha destruição, e se Deus conseguiu recupera-la, foi porque esta criação estava submissa a seu criador, assim como o vaso esta nas mãos do oleiro, e se você leitor quer ter sua vida transformada, e possuir algo belo em sua vida, necessita também estar submisso a seu criador, a Jesus Cristo, faca como a criação, que como todo aquele que nascido de Deus, geme aguardando a redenção.
As funções do homem:

FUNÇÃO

REFERÊNCIAS
Dominar a Criação
Gn 1:27-28, 9.2, Sl 8.4-8, Hb 2.5-9
Multiplicar-se e Povoar a Terra
Gn 1.28, 2.24, 9.1-7
Alimentar-se
Gn 1.29, 9.3-4
Trabalhar, Cultivar e Guardar o Jardim do Éden
Gn 2.15
Obedecer a Deus
Gn 2.16-17

O objetivo de Deus na criação do homem foi criá-lo livre , mas também responsável, para que embora pudesse desfrutar da liberdade, pudesse estar debaixo da autoridade de Deus, cumprindo com os ideais de Deus para com ele, e com isso seria além de livre também responsável.
Responsabilidade é a capacidade de responder a um compromisso assumido. Deus quando criou o homem, ele lhe deu liberdade, mas esta liberdade não era absoluta, pois ao direito de liberdade, lhe impôs o dever da responsabilidade.

Encher a terra é um Direito, mas sujeitá-la é um dever Gênesis 1:28
a.                   Cultivar o Jardim do Éden é um Direito, mas guardá-lo é um dever Gên. 2:15
b.                  Comer de toda árvore é um Direito, mas não comer da árvore do conhecimento é um dever.2:16-17
A liberdade repousa num fundamento moral que se chama dever . Ninguém tem direito a liberdade se nega o dever da responsabilidade.
O homem foi criado com instintos :

INSTINTOS

NATURAIS

PECADO
O Desejo de Dominar
Gn 1.28b, Sl 8.6-8
Soberba da Vida
O Sexo
Gn 1.28a, 2.24
Depravação Sexual
O Desejo de se alimentar
Gn 1.29, 3.6
Excesso, Glutonaria
O Desejo Estético
Gn 1:4 e 10 , 2.9a, 3:6
Cobiça dos Olhos

Versículo 27: Deus esta acima do sol Eclesiastes 1:3
Eva foi criada no mesmo dia que Adão. Gen. 1:27-31, II Pedro 3:8, este dia pode não ser um dia normal de 24 horas, mas talvez mil anos para cada dia, sendo assim os seis dias para a construção do mundo teriam demorado seis mil anos, e o sábado do descanso, também um milênio. Apoc. 20:4. Notemos que Adão foi criado antes que Eva, e antes do grande sono de Adão, Deus primeiro colocou o homem no jardim do Éden (cap. 2:8), e depois trouxe a todos os animais que havia criado para que Adão nomeasse a cada animal domestico, aves, e todos os animais do campo (cap. 2:19-20).

Imaginemos agora quanto tempo demorou para que Adão pusesse nome em todos aqueles animais , imagino que o jardim do Éden era demasiadamente grande , mas não creio que todos os animais estiveram lá no mesmo instante, e mesmo depois de tanto trabalho Adão esteve por um longo tempo só, com uma grande solidão, pois foi assim que Deus viu a necessidade de se criar uma companheira ao homem, alguém que lhe fosse adjutora, e que correspondesse as suas necessidades de homem. será que tudo isto aconteceu num dia de 24 horas normais, o sono profundo de Adão deve ter sido de pelo menos umas oito horas ou mais, e para o mesmo se recuperar da cirurgia que Deus fez para tirar a costela, deve ter se passado mais algumas horas, não creio que estes sejam dias de vinte e quatro horas normais como os de hoje.
Deus não necessita do sol ou da lua, pois está acima de tudo e de todos, mas tanto o sol como a lua foram feitos para governar o dia e a noite do homem, que vive debaixo do sol, Eclesiastes 1:3.



Versículo 28:
Não era pecado Adão e Eva terem filhos, a ordem de Deus era para que se multiplicassem, o pecado de Adão e Eva não foi o sexo, mas sim o fato de desobedecerem a Deus.



DEIXE SEU COMENTÁRIO !!!

Atenção:

Faça seu comentário dentro do assunto tratado acima;
Não divulgue endereço(s) de Sites ou Blogs;
Comentário que conterem divulgação serão moderados, somente serão aceitos links caso necessite de informar alguma fonte;
Proibido Spans;
Não faça Comentários Ofensivos, Ameaças, ou Termos preconceituosos.

OPINE, DÊ SUA SUGESTÃO, CONTATO, DÚVIDAS ETC. OBRIGADO DESDE JÁ !!!

Inscrever-se para Posts | Subscrever Comentários

Welcome to My Blog

As 366 mensagens bíblicas e principalmente didáticas contribuirão para melhor preparação dos seus sermões.

Cookies

adsbygoogle

LEIA A BIBLIA

►LEIA A BÍBLIA◄

ABOUT & SOCIAL


Tenha 3.mil Esboços Poderosos para Pregações: Domine o Púlpito com Mensagens Inspiradoras!" Impactan

Veja Anúncios

►LEIA A BÍBLIA◄

Postagem em destaque

Um Rei que não conhecia a Deus

Um Rei que não conhecia a Deus Um Rei que não conhecia a Deus "Depois, levantou-se um novo rei sobre o Egito, que não con...

Leia + Nossa Postagem

Postagens mais visitadas

- s; Estudo Postagem Profética -Missionario Francisco-Missionaria Fatima Blogger - Designed Fra e Fati Somos Uma Familia Missionaria -