Posted by : Francisco Souza quarta-feira, 12 de outubro de 2016


Aceitamos e concordamos, também, e prin-cipalmente, com a cobrança do DÍZIMO durante adispensação da Lei, visto que em tal época, anação também era politicamente administrada pelas autoridades religiosas, e o DÍZIMO (o im-posto de renda) aparecia naquela dispensaçãocomo ordenança de Deus e todo o povo, sobaquela Lei, deveria praticá-lo.O DÍZIMO na Lei aparece pela primeira vezem Levítico 27.30-34. O texto nos mostra quedeveria ser dado o dízimo do campo, da sementedo campo, do fruto das árvores, das vacas, dasovelhas e de tudo que passasse debaixo da vara.

Os dízimos deveriam ser observados deforma rigorosa, pois eram considerados “Santosao Senhor” (Lv 27.32 ). Deveriam ser levados aos levitas, porque o Senhor lhes dera por herança, pelo serviço que exerciam na tenda da congregação ( Nm 18.21 ).Os levitas deveriam levar aos sacerdotes o dízimo dos dízimos (o centésimo da renda do povo ), como ordenava a Lei ( Nm 18.26; Ne 10.38 ).Ao final de cada 3 anos, o povo deveria recolher os dízimos da colheita para que houvesse alimentos em suas cidades para o levita, o estrangeiro, o órfão e a viúva ( Dt
14.28-29; 26.12-14 ).O versículo 10 do capítulo 3 de Malaquias nos fala que o dízimo era para que houvesse mantimento na casa de Deus. E Deus, então, prometia abrir as janelas do céu e abençoar o dizimista em grande maneira. Na Lei, o homem que não fosse dizimista era considerado ladrão e estaria debaixo da maldição, por não cumprir tal ordenança da Lei( Ml 3.8 ; Gl 3.10 )concluímos, pois, que todo o povo deveria dizimar, pois fazia parte das ordenanças do Senhor aos que estavam debaixo da Lei. Todavia,desaprovamos a cobrança do dízimo aos cristãos.
 
Com isto, não estamos rejeitando o Velho Testa-mento, mas ao contrário, cremos que faz parte docânon bíblico. Rejeitamos a exigência do dízimosim, por fazer parte da Lei, e o Evangelho nosisenta da Lei (Lc 16.16 Gl 3.10-13; 4.3-5;4.24-25).
A prática da lei do dízimo é, na verdade, proveitosa, se o tal guardar toda a Lei. Esta foi aadvertência do apóstolo Paulo, aos romanos queinsistiam na prática da circuncisão, dizendo:“  Porque a circuncisão é, na verdade, proveitosa, se tu guardares a lei
” ( Rm 2.25 ).E a advertência de Cristo aos fariseusdizimistas, que não guardavam toda a Lei foi: “
 Aide vós, escribas e fariseus, hipócritas! Pois quedizimais a hortelã, o endro e o cominho, edesprezais o mais importante da lei” (Mt 23.23).Se alguém quiser viver debaixo da Lei, temque ser íntegro na sua prática, sem tropeçar emum só ponto (Tg 2.10). Neste caso a sua salvaçãoseria pelas obras da Lei, e não pela Graça deCristo (Gl 5.4)



Por que tenho que ser dizimista?
1)Sou dizimista porque o dízimo é santo (Levítico 27:30-32);
2)Sou dizimista porque quero ser participante das grandes bênçãos (Malaquias 3:10-12);
3)Sou dizimista porque amo a obra de Deus, na face da Terra;
4)Sou dizimista porque Deus é o dono do mundo (Salmos 24:1);
5)Sou dizimista porque eu mesmo vou gozá-lo na casa de Deus (Deuteronômio 14.22-23);
6) Sou dizimista porque mais bem aventurado é dar do que receber (Atos 20:35);
7)Sou dizimista porque Deus ama o que dá com alegria (I Coríntios 9:7);
8)Sou dizimista porque tudo vem das mãos de Deus (I Crônicas 29.17);
9)Sou dizimista porque não sou avarento (I Timóteo 6:10);
10)Sou dizimista porque meu tesouro está no céu ( Mateus 6:19-21);
11)Sou dizimista porque obedeço a lei de Deus (Atos 5.29);
12)Sou dizimista porque a benção de Deus é que enriquece (Provérbios 10:22)

Para que era o dízimo?
O dízimo, primeiro, era o sustento dos levitas e sacerdotes (quem sabe se as igrejas de hoje, passassem a cuidar mais dos seus pastores e suas famílias), depois para os órfãos e obras sociais:
(Deuteronômio 14:29): “Então virá o levita (pois nem parte nem herança tem contigo), e o estrangeiro, e o órfão, e a viúva, que estão dentro das tuas portas, e comerão, e fartar-se-ão; para que o SENHOR teu Deus te abençoe em toda a obra que as tuas mãos fizerem.” (Princípio de produtividade ligado ao trabalho)
(Gênesis 1:26): “E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra.”
A palavra tudo (ou toda) aparece, em Gênesis 1.26-31, 11 vezes: (v26= 2, v28=1, v29=3, v30=4, v31=1).

Malaquias dividido em cinco partes
1)A eleição de Israel como povo de propriedade divina (1:6);
2)Os pecados dos Sacerdotes (1:7 a 2:9);
3)Casamentos com povos estranhos (2:10-16);
4)A esperança do povo (2:17 a 3:6);
5)Violência contra Deus (3:17-12).
A nação estava em crise econômica, seca e fome (Malaquias 3:9-11): “Com maldição sois amaldiçoados, porque a mim me roubais, sim, toda esta nação. Trazei todos os dízimos à casa do tesouro, para que haja mantimento na minha casa, e depois fazei prova de mim nisto, diz o SENHOR dos Exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu, e não derramar sobre vós uma bênção tal até que não haja lugar suficiente para a recolherdes. E por causa de vós repreenderei o devorador, e ele não destruirá os frutos da vossa terra; e a vossa vide no campo não será estéril, diz o SENHOR dos Exércitos.”. Não só os filhos de Levi (os sacerdotes) v3, mas também os filhos de jacó (toda a nação) estavam debaixo de maldição por não serem dizimistas v6. O povo estava desviado dos mandamentos de Deus v7a . Deus faz um chamado ao arrependimento, mas o povo achava que não havia necessidade de mudança v7b. Deus passa a mostrar ao povo em que estavam errados.

Para quem era pago o dízimo?
Os dízimos eram pagos aos Levitas:
(Números 18.24): “Porque os dízimos dos filhos de Israel, que oferecerem ao SENHOR em oferta alçada,
Deus queria que toda a nação fosse sacerdotal:
(Êxodo 19.6): “E vós me sereis um reino sacerdotal e o povo santo. Estas são as palavras que falarás aos filhos de Israel.”. Porém por desobedecerem a Deus, Deus levantou a tribo de Levi, para trabalharem como tribo sacerdotal.
tenho dado por herança aos levitas; porquanto eu lhes disse: No meio dos filhos de Israel nenhuma herança terão”.
Os Levitas não tinham meios de rendas, gados, heranças que lhes assegurassem sustento. Por restarem serviços a tenda da congregação recebia os dízimos dos filhos de Israel:
(Números 18.21): “Eis que aos filhos de Levi tenho dado todos os dízimos em Israel por herança, pelo ministério que exercem, o ministério da tenda da congregação”.
Todavia, os Levitas não tinham permissão de ficarem com a totalidade dos dízimos recebidos, mas daquilo que lhes era concebido , eram obrigados a dar uma parte chamada dízimo dos dízimos:
(Números 18.26): “Também falarás aos Levitas e dir-lhes-ás: quando receberdes os dízimos dos filhos de Israel, que eu deles vos tenho dado em vossa herança, deles oferecereis uma oferta alçada ao Senhor: O Dízimo dos dízimos.”
(Neemias 10.38): “E que o sacerdote, filho de Arão, estaria com os levitas quando estes recebessem os dízimos, e que os levitas trariam os dízimos dos dízimos à casa do nosso Deus, às câmaras da casa do tesouro.”

(Números 18.29): “De todas as vossas dádivas apresentareis toda a oferta do Senhor: do melhor delas, à parte que é sagrada”.
Não podia ser entregue a qualquer pessoa, tinha que ser entregue ao sacerdote Arão:
(Números 18.28): “Assim também oferecereis ao Senhor uma oferta de todos os vossos dízimos, que receberdes dos filhos de Israel e deles dareis a oferta alçada do Senhor a Arão o Sacerdote.”
Esses dízimos tinham de ser todas as dádivas:
Ofertas e Dízimos
O dízimo era obrigatório, a oferta era voluntária:
(Êxodo 35:5): “Tomai do que tendes, uma oferta para o SENHOR; cada um, cujo coração é voluntariamente disposto, a trará por oferta alçada ao SENHOR: ouro, prata e cobre,”
Apesar da Oferta ser alçada, poderia ser estipulada:
(Êxodo 35:6,9): “Como também azul, púrpura, carmesim, linho fino, pêlos de cabras, e peles de carneiros, tintas de vermelho, e peles de texugos, madeira de acácia, e azeite para a luminária, e especiarias para o azeite da unção, e para o incenso aromático. E pedras de ônix, e pedras de engaste, para o éfode e para o peitoral.”
Três tipos de ofertas:
1)Do homem (Êxodo 35.23 e 24) coisas médias: “E todo o homem que se achou com azul, e púrpura, e carmesim, e linho fino, e pêlos de cabras, e peles de carneiro tintas de vermelho, e peles de texugos, os trazia; todo aquele que fazia oferta alçada de prata ou de metal, a trazia por oferta alçada ao SENHOR; e todo aquele que possuía madeira de acácia, a trazia para toda a obra do serviço.”
2)Da mulher (Êxodo 35.25 e 26) coisas pequenas: “E todas as mulheres sábias de coração fiavam com as suas mãos, e traziam o que tinham fiado, o azul e a púrpura, o carmesim e o linho fino. E todas as mulheres, cujo coração as moveu em habilidade fiavam os pêlos das cabras.”
3)Do príncipe (Êxodo 35.27 e 28) coisas grandes: “E os príncipes traziam pedras de ônix e pedras de engastes para o éfode e para o peitoral, E especiarias, e azeite para a luminária, e para o azeite da unção, e para o incenso aromático.”

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