Posted by : Francisco Souza segunda-feira, 26 de maio de 2014

O DEVER DE ORAR

- Realmente é um dever ou uma obrigação?
- Orar quantas vezes ao dia.
- Como fazê-la?
- A oração padrão.

Bem, em primeiro lugar a Bíblia nos ensina a orar e nos orienta a fazê-lo, nos reforçando a idéia de que assim estaremos em contato com o Mestre, e ele poderá nos auxiliar em nossa caminhada. A palavra de Deus no ensina também a buscá-lo continuamente, Os. 14:2ICr. 16:11. No ensina também que além de orar nós devemos estar vigilantes. Há quem acredita que este estado de vigília é somente para estar atento contra as ciladas do inimigo, mas cremos que além disto, devemos estar atento as nossas respostas e os nossos comportamentos que muitas vezes nos atrapalha na intimidade com o Senhor e facilita para que o inimigo tire proveito da situação, devemos vigiar e orar,Mt. 26:41. A oração é uma necessidade tão clara na vida do cristão que Cristo ordenou-a constantemente sem esmorecer, Lc. 18:1, mas com o sentido de aproximarmos mais de Deus, de estar Nele e Ele em nós, este é o verdadeiro sentido da oração, se sentir perto de Deus e senti-lo perto de nós.

Na Bíblia não tem uma quantidade pré-determinada para se orar durante o dia. Atribuo a oração como uma prática contínua, sem termos de ficar preocupados ou não se oramos às 08:00, porque esquecemos de orar às 15:00, mas uma constância, algo que não se precisa mais ficar mandando ou colocando horários fixos, a oração deve ser feita a todo o tempo, Ef. 6:18, estamos com um tempo livre, devemos aproveitá-lo para falar com Deus. Por outro lado existem exemplos na Bíblia de homens que tinham um padrão de orar pelo menos três vezes ao dia. Vemos que no caso do salmista, um pequeno detalhe importante, que a Bíblia diz que ele orava de manhã, e não às 07:00, de tarde, e não às 15:00 e ao meio-dia. A oração deve ser feita de forma espontânea, por exemplo, “vou orar agora”, e não “nossa esqueci de orar às 8:00”, ou “nossa tenho que orar agora”, daí paramos o que estamos fazendo e mesmo sem muita concentração oramos para tirar o peso da consciência. Ela deve ser feita de forma consciente e responsável. A Bíblia relata outro exemplo, que, Daniel se colocava diante do Senhor três vezes ao dia, e vemos que foi muito abençoado, não só porque orava, mas porque reconhecia que o único Deus era e é o Senhor Jeová. Louvado seja Deus, pois quando oramos e nos colocamos perante a sua face ele nos ouve e nos abençoa, como no caso de Ezequias em II Rs. 19:19-20, “Agora, ó Senhor nosso Deus, livra-nos das suas mãos, para que todos os reinos da terra saibam que só tu és o Senhor Deus. Então Isaías, filho de Amoz, mandou dizer a Ezequias: assim diz o Senhor Deus de Israel: o que me pediste acerca de Senaqueribe, rei da Assíria, eu te ouvi”. Que benção quando falamos com o nosso Deus em oração e ele nos ouve, aleluia. E porque não dizer do próprio Daniel, que orando a Deus para que lhe revelasse o que o estava pedindo, e vemos a resposta em Dn. 9:23 que: “No princípio das tuas orações, saiu a ordem e eu vim....” é muita glória, saber que existe um Deus que não deixa os seus servos confusos, mas os revela os mistérios.


Vi certa feita um pastor conhecido ensinando as pessoas como devem se proceder durante a oração. E algo me chamou a atenção justamente pelo fato de não percebermos realmente como estamos fazendo nossas orações. O pastor ensinou que na oração deve ter os seguintes itens: Louvor a Deus, agradecimento, pedir perdão pelos nossos pecados, fazer nossas petições, orar pelos nossos inimigos, orar para nos livrar das ciladas do inimigo, e agradecimento final. Pude perceber que em nossas orações muitas vezes somos meio egoístas e nos esquecemos realmente de orar pelos nossos inimigos e até mesmo pelos nossos amigos que estão passando por alguma dificuldade. Precisamos estar atendo aos objetivos de cada oração que estamos fazendo.

Na oração é de extrema importância ter um coração puro e contrito e isto muitas vezes não é fácil, principalmente com as dificuldades da vida e com os desprazeres que vivemos em muitos momentos, que contribuem para que fiquemos menos contrito e isto nos impede de termos um coração puro. Mas ainda tem uma solução! Para orarmos, devemos nos apresentar ao Senhor sem reservas e concentrados no que estamos fazendo. Se estivermos passando por momentos difíceis e sentimos que não estamos sentindo nada, (parece paradoxo, mas não o é), devemos pedir ao Senhor assim como o salmista Davi pediu: “Cria em mim, ó Deus, um coração puro, e renova em mim um espírito estável” Sl. 51:10. Com humildade e sinceridade temos certeza de que o Senhor ouvirá dos céus e nos atenderá. Existem outras atitudes na oração e também algumas dificuldades que nos impedem de orar ao Senhor de todo coração e como conseqüência impede que o Senhor nos atenda. O apóstolo Pedro chegou a dizer que a falta de união entre o casal impede que sejam atendidas as nossas orações. Paulo nos ensina uma grande verdade a respeito da oração. Em sua carta à Igreja de Corinto, no capítulo 14, ele nos ensina que além de orar em línguas devemos também orar com o entendimento. E aqui faço uma ponte com Rm. 12:1-2, pois através da oração no espírito e principalmente com o entendimento, este irá se frutificar, e irá se transformar para que possamos realmente experimentar o que o Senhor tem para nós. Evidentemente a leitura da palavra de Deus é complemento para este fruto permanecer. Além destas existem outras atitudes que impedem do Senhor operar, como, por exemplo, orar com o coração altivo, e sem humildade.

O Senhor Jesus no evangelho de Mateus, cap. 6:9-13, nos ensina grandes verdades a respeito da oração. Cremos que esta oração é essencial para abranger todos os aspectos necessários quando se vai orar, vejamos um breve esboço da oração do pai-nosso:

* Pai nosso que estás no céu: Reconhecer que Deus é nosso pai é muito importante para entendermos que tipo de relação que temos como ele, se é realmente de filhos, ou não, outra coisa é reconhecer que o Senhor se encontra em uma situação superior a nós, no céu, onde há pureza e prazer.
* Santificado seja o teu nome: Louvar e bendizer o nome do Senhor nosso Deus e pai, é reconhecer que ele é santo e único capaz de nos santificar.
* Venha a nós o teu reino: Pedir para vir o reino de Deus a nós é, pedir para nos preparar para morar neste reino. Sabemos que no reino dos céus só entra santos, e com isto estamos reconhecendo que precisamos
de uma transformação, purificação para nos adequarmos ao padrão do reino dos céus.
* Seja feita a tua vontade: A vontade de Deus é soberana em todos os aspectos. Jesus disse “qual dentre vós que o filho lhe pedindo um pão, lhe dará uma pedra?”, assim a vontade de Deus é baseada nos melhores interesses possíveis de nos beneficiar, ainda que não entendemos muito hoje, mas o amanhã revelará o quanto foi bom ter obedecido a vontade de Deus.
* Assim na terra como nos céus: Tanto na terra quanto nos céus temos que depender da vontade de Deus. Na terra porque no momento estamos aqui e ele vela por nós, mas quando formos morar com ele também devemos reverenciar a sua vontade para que possamos ser um nele e ele em nós.
* O pão nosso de cada dia...: Agradecer ao Senhor pelo pão, é um sinal de que ele ainda sustenta os seus, disse o salmista “Fui moço, e agora sou velho; mas nunca vi desamparado o justo, nem a sua descendência a mendigar o pão” Sl 37:25. O justo agradece ao Senhor pelo pão de cada dia, e confia nele que nunca o deixará faltar.
* Perdoai as nossas ofensas...: Pedir perdão pelos nossos pecados é reconhecer que erramos e somente o Santo Deus para nos perdoar. Mas para que sejamos perdoados é necessário que perdoemos. E aqui está a chave, como podemos pedir misericórdia se não temos para dar. É só pensar em receber, e Paulo disse “...recordando as palavras do Senhor Jesus, porquanto ele mesmo disse: Coisa mais bem-aventurada é dar do que receber” At. 20:35.
* Não nos deixe cair em tentação...: Existem tentações que nós próprios buscamos e tentações que o inimigo vai fazer de tudo para nos fazer cair. Lembra do Pedro que Jesus disse que satanás queria cirandar com ele, e o Mestre não deixou, é esta tentação. Pedir para nos livrar é pedir par nos guardar das artimanhas do inimigo.
* Mas livra-nos do mal: Existem situações que nós mesmos não conseguimos articular, e, somente o Senhor para nos livrar dos males que muitas vezes irão nos afligir.
* Pois teu é o reino, o poder e a glória para sempre: Aqui nós reconhecemos que somente o Senhor tem todo o poder, que ele é o nosso rei, e que merece toda honra e toda glória.
* Amém: Após termos orado ao Senhor, precisamos confirmar tudo o que falamos, pedimos e agradecemos a Ele. Amém significa confirmação.

Obs.: recordo-me de um livro que li a aproximadamente sete anos atrás chamado “O homem que Orava”. Este livro veio num momento em que eu estava passando por lutas terríveis e difíceis, e visitando uma livraria em BH, orei ao Senhor que me desse um livro para ler, e após horas de pesquisa nesta livraria, procurando escolher bem um livro, vi este livro na prateleira e encantei-me com ele. Recordo-me como se fosse hoje, fui para a república, e comecei a ler o livro, e lendo as notas do tradutor a respeito de João Hyde, fui renovado na mesma hora e comecei a falar em línguas. Li este trecho: “A história da vida de João Nelson Hyde aparece em várias edições e em diversos idiomas. Esse missionário foi um verdadeiro herói. E teve de aprender algumas das mais difíceis línguas, a fim de poder trabalhar em um dos campos mais difíceis do mundo, a Índia. Morava em uma choça de taipa, em uma vila de Punjab. Em sete anos o número de salvos, somente nas cem vilas circunvizinhas, elevou-se a 1.200. Além disso, trabalhava muito nas grandes cidades da Índia, onde multidões foram constrangidas a cair de joelhos pelas orações que pronunciou quando cheio do Espírito Santo”(1).

Que possamos nos dedicar mais a oração, pois assim o fazendo teremos maior contato com o Pai celeste, e muitas maravilhas irão acontecer.

DEIXE SEU COMENTÁRIO !!!

Atenção:

Faça seu comentário dentro do assunto tratado acima;
Não divulgue endereço(s) de Sites ou Blogs;
Comentário que conterem divulgação serão moderados, somente serão aceitos links caso necessite de informar alguma fonte;
Proibido Spans;
Não faça Comentários Ofensivos, Ameaças, ou Termos preconceituosos.

OPINE, DÊ SUA SUGESTÃO, CONTATO, DÚVIDAS ETC. OBRIGADO DESDE JÁ !!!

Inscrever-se para Posts | Subscrever Comentários

Welcome to My Blog

As 366 mensagens bíblicas e principalmente didáticas contribuirão para melhor preparação dos seus sermões.

Cookies

adsbygoogle

LEIA A BIBLIA

►LEIA A BÍBLIA◄

ABOUT & SOCIAL


Tenha 3.mil Esboços Poderosos para Pregações: Domine o Púlpito com Mensagens Inspiradoras!" Impactan

Veja Anúncios

►LEIA A BÍBLIA◄

Postagem em destaque

Um Rei que não conhecia a Deus

Um Rei que não conhecia a Deus Um Rei que não conhecia a Deus "Depois, levantou-se um novo rei sobre o Egito, que não con...

Leia + Nossa Postagem

Postagens mais visitadas

- s; Estudo Postagem Profética -Missionario Francisco-Missionaria Fatima Blogger - Designed Fra e Fati Somos Uma Familia Missionaria -