quarta-feira, 18 de setembro de 2013

O vício


O vício

O vício é uma disposição, hábito ou tendência acostumada ao que é mau. Cria dependência mental, física ou espiritual. Atenta contra o domínio próprio.

ALCOOLISMO
(Romanos 13.13; Gálatas 5.21; I Corintios 5.11; 6.10; I Timóteo 3.3) Em Efésios 5.18 Paulo nos diz que na embriaguez há dissolução, destruição para a pessoa, para a família e para a sociedade. Ainda que a Bíblia em geral pareça manter uma postura de moderação, condena severamente a embriaguez (I Coríntios 5.11; 6.10) e recomenda a abstinência em algumas situações:
a) Por segurança pessoal: se alguém já foi alcoólatra antes, um pouco de álcool lhe desperta o vício de novo. Se não tem domínio próprio, deve-se não tomar nada (Lucas 21.34).
b) Para não escandalizar a outros (Romanos 14.15-21; I Coríntios 8.13).
c) Pelo bem dos irmãos mais débeis. Talvez você tenha domínio próprio, mas outros podem não ter.


GLUTONARIAOU GULA

(Lucas 21.34; Romanos 13.13; Deuteronômio 21.20) É excesso, intemperança ou falta de moderação na comida ou bebida. Apetite desordenado para comer. Comer para viver e não viver para comer!
DROGAS E FUMO
Se a bíblia não condena esse vício é porque naquela época ainda não existia. Faz dano ao corpo. Nosso corpo pertence ao Senhor e é o templo do Espírito Santo (I Coríntios 6.19-20). O que destroi o seu corpo está em rebelião contra a vontade de Deus (I Coríntios 3.16-17). Atenta contra o domínio próprio (Romanos 6.12-16; 7.15-20).

JOGOS DEAZAR POR DINHEIRO

Loteria, roleta, cartas, etc. Provém da cobiça, de ganhos repentinos e desonestos (I Timóteo 6.9-10). A vontade de Deus é que trabalhemos e ganhemos o dinheiro dignamente (Efésios 4.28; II Tessalonicenses 3.12). Jogos de azar produzem dependência psicológica. É difícil jogar somente uma vez. Se perde, joga novamente para tentar ganhar o que perdeu. Se ganha, joga novamente para ganhar mais. Há um princípio diabólico: Muitos pagam mais só um ganha. Assim, o que ganha, ganha em cima da desgraça de muitos.

COMOLIBERTAR-SE.

a) Regeneração espiritual e batismo no Espírito Santo (II Coríntios 5.17).
b) Aprender a acatar o propósito de Deus para nossas vidas e para os membros de nosso corpo (I Coríntios 6.13-20).
c) Andar no Espírito (Romanos 8.2-8,14; Gálatas 5.16-24).

d) Auto-disciplina: substituir velhas amizades nocivas. Disciplina sob a supervisão de outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção:

Faça seu comentário dentro do assunto tratado acima;
Não divulgue endereço(s) de Sites ou Blogs;
Comentário que conterem divulgação serão moderados, somente serão aceitos links caso necessite de informar alguma fonte;
Proibido Spans;
Não faça Comentários Ofensivos, Ameaças, ou Termos preconceituosos.

OPINE, DÊ SUA SUGESTÃO, CONTATO, DÚVIDAS ETC. OBRIGADO DESDE JÁ !!!