BÊNÇÃOS E MALDIÇÕES:
Não creio
haver motivos escusos que levem os teólogos das maldições a pregar, escrever e
divulgar suas idéias acerca do que chamam "maldições hereditárias".Não
creio que seja este o caso dos autores dos livros e livretos Bênção e Maldição
; Quebre a Cadeia das Maldições Hereditárias e Quebrando as Maldições
Hereditárias . Pelo contrário, entendo serem homens e mulheres de Deus
comprometidos com o Seu reino, mas desviados do que deve ser uma boa
hermenêutica, e um apego à boa doutrina e tradição dos apóstolos, conforme
Paulo exorta em 2 Tessalonicenses 2.15: "Conservai as tradições que vos
foram ensinadas".
O Evangelho da Nova Era que toda essa celeuma,
A BÊNÇÃO
A Sagrada Escritura revela que a bênção divina é uma manifestação específica e perfeitamente reconhecível do favor dos céus, incluindo coisas como a chuva (Ez 34.26), a paz (Sl 29.11), riqueza (Pv 10.22), e outras tantas benesses que os céus nos tem concedido. Aliás, há todo um vocabulário da
bênção.
Em hebraico a raiz é B-R-K, ou seja, a bênção que se concede a alguém. A mesma raiz aparece na palavra berek que quer dizer joelho. Há uma proximidade, portanto, entre o ajoelhar-se como sentimento de fraqueza diante de Deus (Na 2.10), de submissão diante do Pai (Is 45.23), para que a b'rachah (a bênção) venha sobre o suplicante, o cultuante, o expectante de bênçãos. Significa também berek o cuidado materno, colocar no joelho, no colo (Rs 4.20).
Outra importante palavra é baruk, usada,
inclusive, como nome próprio (Baruque) com o significado de abençoado, bendito (Benedito do latim benedictus). Deus é o abençoador e o abençoado, o "bendito" por excelência. Por isso, concede favores como a força (Sl 68.35), a vitória (Gn 14.20; 2Sm 18.28), uma boa esposa (Pv 19.14), promessas cumpridas (1Rs 8.15), proteção ao justo (1Sm 25.39), e, até, boas idéias, conforme Esdras 7.27. Por essa razão, "Seja bendito o nome de Deus para todo o sempre, porque são dele a sabedoria e a força" (Dn 2.20).
No Antigo Testamento, de acordo com o ponto de vista cristão, a bênção constitui a mais importante categoria teológica. A Aliança e toda a promessa decorrente feita por Deus se expressam como uma bênção messiânica (cf. Gn 12.1-3). Essa bênção tão cantada, proclamada, esperada, anunciada é o Messias, razão porque a palavra de Deus vai dizer:
"Vós sois os filhos dos profetas, desde Samuel e do pacto que Deus fez com vossos pais, dizendo a Abraão: Na tua descendência serão abençoadas todas as famílias da terra. Deus suscitou a seu Servo, e a vós primeiramente vo-lo enviou para que vos abençoasse, desviando-vos, a cada um, das vossas maldades" (At 3.25,26).
Está falando de Jesus, o Cristo, e isso quer dizer que a bênção do Antigo Testamento é a preparação da graça no Novo Testamento, é o seu prelúdio.
Assim, só Deus dá a bênção (Gn 27.28,29); toda bênção vem de Deus (Gn 49.25s), e a bênção divina domina toda a criação, e dela depende, inclusive, a fertilidade do homem, dos animais e do campo. No Novo Testamento, os conceitos da Antiga Aliança são mantidos, muito mais coloridos e floridos, até, enfatizando seu caráter cristológico, espiritual e escatológico. Jesus abençoou as criancinhas (Mc 10.16; Mt 19.13-15), os discípulos (Lc 24.50), os sinais que Ele mesmo efetuou (Mc 6.41; 8.7), e ensinou a responder com uma bênção às maldições que jogarem sobre nós , e que a bênção definitiva é a eterna felicidade dos Seus, a ressurreição e a vida eterna (Mt 25.34-41; 1Pe 3.9).
Pedro sumariza a missão de Jesus Cristo (cf. At 3.26). As bênçãos que vêm de Jesus não são os bens terrenos como no Antigo Testamento, mas a Sua graça, os favores e bens espirituais, de acordo com Efésios 1.3:
"Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o qual nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nas regiões celestes em Cristo".
E, com isso, vemos que o Novo Testamento dá um tiro de misericórdia na chamada "teologia da prosperidade", pois Jesus Cristo mesmo disse, "Pois que aproveitará ao homem se ganhar o mundo inteiro e perder a sua vida?", razão porque devemos repetir o que no final dos tempos ouviremos: "Vinde, benditos de meu Pai, possuí por herança o reino que vos está preparado desde a fundação do mundo" (Mt 25.34). A autêntica Teologia da Prosperidade, o reino reservado pelo Criador!
A MALDIÇÃO
A seguinte definição de maldição:
"Pronunciar um desejo maligno contra alguém; imprecar o mal sobre alguém; clamar para que caia prejuízo ou dano sobre alguém; aborrecer, trazer o mal sobre alguém; infamar, amaldiçoar, acossar com grandes calamidades".
A maldição, então, é causada por alguém que trabalha em harmonia com uma atividade específica de espíritos malignos, segundo a teologia do Pr. Worley. Conceitos outros são, por exemplo:
"Quando usamos os lábios para amaldiçoar, estamos chamando a nós o que existe no inferno"
"Com nossa própria boca podemos autorizar o diabo a atuar nas circunstâncias e nas vidas das pessoas"
"Quando uma mulher se submete ao marido, recebe proteção especial contra o mundo dos espíritos malignos"
Tenho sérias dúvidas acerca das definições apresentadas porque sem permissão de Deus, essas maldições não acontecem dentro da minha casa!
"Orar, impor as mãos e orações a longa distância, quando são indicadas, inapropriadas, erradas ou mal motivadas, podem produzir resultados daninhos e espantosos com os efeitos de uma maldição"
Vamos entender: ele está dizendo que se alguém orar erradamente, em vez de abençoar, vai amaldiçoar a pessoa por quem está orando?! E conta histórias como a do casal de irmãos
autor que ela impunha as mãos
sobre os doentes, e piorava o estado em que se encontravam. Diz, ainda, que o
esposo lia intensamente, embora fosse um crente em Jesus Cristo, os livros de
Edgard Cayce. autor espírita norte-americano, além de outros. Com essas
leituras, recebia inconscientemente poderes ocultos do Maligno, e passava sem o
saber, à esposa, de modo que quando ela impunha as mãos sobre um enfermo, eles
ficavam em estado pior porque liberava maldições. Completa o Pr. Worley dizendo
que havia expulsado desses doentes o Príncipe (é como chama ele ao Diabo),
Enfermidades Terminais, Câncer Controlado, Distrofia Muscular, Leucemia,
Tuberculose e Doenças Cardíacas. Recomenda que se use Gálatas 3.13 e
Colossenses 2.14
para quebrar essas maldições. Isso me parece muito com certa
apresentadora de um quadro de um programa que apresentava um programa de tarô,
búzios, etc, mandando "fazer o salmo tal" para resolver este ou
aquele problema num autêntico uso mágico da Bíblia, coisa nunca autorizada em
suas páginas.Em Bênção e Maldição, o autor menciona a história de uma senhora que vivia desanimada e triste.
Perguntou-lhe o nome, e ela respondeu, "Maria das Dores". Ao que ele afirmou, "A maldição está no seu nome; é preciso mudá-lo". Ela se entregou a Jesus Cristo, e foi instruida a não mais assinar esse nome, e usar apenas uma rubrica; desejou a senhora ser chamada Maria de Jesus em lugar do antigo nome para evitar a maldição.
Não parece o
conselho dos astrólogos e numerólogos que fizeram a cantora Sandra Sá mudar
para Sandra de Sá, e o Jorge Ben a se tornar Jorge Benjor, e o ex-presidente
Fernando Collor de Mello a assinar F. Collor? E deu bom resultado? Não tem
todos esses casos, inclusive o conselho vindo do pastor, cheiro, sabor e
textura de superstição?
O mesmo autor também ensina que carros saem amaldiçoados porque quem os fabrica em São Paulo e Minas Gerais são pessoas infiéis, e por isso, deve-se "quebrar a maldição" Menciona, ainda, uma senhora que viu um pezinho de abóbora entre pedras de uma construção em frente de sua casa, e dissera em tom de brincadeira, "Eu te abençôo, ó pé de abóbora. Vamos ver o que acontece": colheu abóboras enormes, maravilhosas?!
Segundo os teólogos das maldições, uma maldição pode ser devolvida a quem a
enviou, e se for hereditária, pode ser quebrada. No primeiro caso,O mesmo autor também ensina que carros saem amaldiçoados porque quem os fabrica em São Paulo e Minas Gerais são pessoas infiéis, e por isso, deve-se "quebrar a maldição" Menciona, ainda, uma senhora que viu um pezinho de abóbora entre pedras de uma construção em frente de sua casa, e dissera em tom de brincadeira, "Eu te abençôo, ó pé de abóbora. Vamos ver o que acontece": colheu abóboras enormes, maravilhosas?!
"Quando maldições são quebradas e espíritos devolvidos a quem os enviou (Sl 109.17), reverberações são geradas no mundo dos espíritos, levando os feiticeiros a se tornar mais cuidadosos. Demônios que retornam a quem os enviou podem ser mais vingativos, zangados, cruéis e perigosos a quem os mandou".
Por outro lado,
"Devolvendo as maldições e os espíritos que elas geraram e liberarem sobre suas vítimas à pessoa que os enviou, você pode estar 'abençoando-as' (Sl 7.16; 9.15; 35.8; 70.2,3; 109.17; Ne 4.4)".
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