Bastimo nas àgua
O que significa o batismo?
O Batismo nas águas não é opcional: é um mandamento deixado por Jesus. Aquele que aceita Jesus como Senhor e Salvador deve tomar a decisão de ser batizado nas águas.
Mas o que significa o batismo nas águas?
O batismo nas águas bíblico é feito por imersão, ou seja, a pessoa é completamente submersa nas águas.
O batismo nas águas é muito mais do que um simples ritual. É algo que tem muito poder. Quando uma pessoa é batizada nas águas, ela anuncia publicamente que o seu "velho eu" está sendo sepultado. Mas depois ela sai da água, assim como Jesus se levantou da morte, o que simboliza que quem crê recebe o poder de Deus para viver uma vida renovada!
Batismo nas Águas na Bíblia
Isso aconteceu quando vocês foram sepultados com ele no batismo e com ele foram ressuscitados mediante a fé no poder de Deus que o ressuscitou dentre os mortos.
Colossenses 2:12
A Bíblia compara o batismo com um sepultamento. (Romanos 6:4; Colossenses 2:12) Como assim? Quando uma pessoa é mergulhada na água, é como se a vida que ela levou até aquele momento ficasse para trás, morresse. Quando sai da água, é como se ela começasse uma vida nova, pronta para fazer a vontade de Deus.
O batismo mostra que a pessoa tem fé no sacrifício de Jesus Cristo e que, por causa disso, ela tomou alguns passos para ter uma consciência limpa perante Deus. (1 Pedro 3:21) Por isso, Jesus disse que seus discípulos deviam ser batizados. — Mateus 28:19, 20.
Será que o batismo tira os pecados de alguém?
Não. A Bíblia ensina que os nossos pecados podem ser apagados somente por meio do sangue de Jesus. (Romanos 5:8, 9; 1 João 1:7) Mas, para que uma pessoa se beneficie do sacrifício dele, ela precisa ter fé em Jesus, começar a fazer o que ele ensinou e ser batizada. — Atos 2:38; 3:19.
A Bíblia aprova o batismo de bebês?
Não. Essa ideia nem aparece na Bíblia. Algumas religiões fazem uma cerimônia em que jogam um pouquinho de água na cabeça do bebê como símbolo de que ele foi batizado e dão um nome para ele. Mas só quem tem idade suficiente para entender as “boas novas a respeito do Reino de Deus” e acreditar nelas é que pode ser batizado. (Atos 8:12) Isso envolve estudar a Palavra de Deus, aplicar o que aprende e se arrepender de seus pecados. Um bebê não pode fazer isso. — Atos 2:22, 38, 41.
Além disso, a Bíblia diz que os filhos de um cristão seriam santos, ou puros, por causa da fé dos pais, e não por serem batizados enquanto bebês. * — 1 Coríntios 7:14.
Mitos sobre o Batismo
Mito: Derramar um pouquinho de água na pessoa já é o suficiente para que ela seja batizada.
Fato: A Bíblia fala de vários batismos. Em todos eles, as pessoas entraram totalmente na água. Por exemplo, quando Filipe batizou um homem etíope, eles “desceram à água” e depois ‘saíram da água’. — Atos 8:36-39. *
Mito: A Bíblia dá a entender que, quando uma família era batizada, os bebês também eram. Por exemplo, ela fala o seguinte sobre um carcereiro e sua família na cidade de Filipos: “Ele e todos os da sua casa foram batizados.” — Atos 16:31-34.
Fato: Nesse exemplo, vemos que o carcereiro e sua família se converteram e foram batizados porque entenderam “a palavra de Jeová” e “se alegraram muito”. (Atos 16:32, 34) Assim, chegamos à conclusão de que nenhum bebê na família desse carcereiro foi batizado. Um bebê não teria entendido a palavra de Jeová.
Mito: Jesus apoiou o batismo de bebês quando disse que o Reino de Deus pertence às crianças. — Mateus 19:13-15; Marcos 10:13-16.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Atenção:
Faça seu comentário dentro do assunto tratado acima;
Não divulgue endereço(s) de Sites ou Blogs;
Comentário que conterem divulgação serão moderados, somente serão aceitos links caso necessite de informar alguma fonte;
Proibido Spans;
Não faça Comentários Ofensivos, Ameaças, ou Termos preconceituosos.
OPINE, DÊ SUA SUGESTÃO, CONTATO, DÚVIDAS ETC. OBRIGADO DESDE JÁ !!!