domingo, 31 de dezembro de 2023

A Parábola do Filho Pródigo

A Parábola do Filho Pródigo


Tema: A Parábola do Filho Pródigo

Referência Bíblica: Lucas 15:11-32 (NVI):

"Jesus continuou: 'Certo homem tinha dois filhos; o mais novo disse ao pai: ‘Pai, quero a minha parte da herança’. Assim, ele repartiu sua propriedade entre eles..."


Introdução:


A Parábola do Filho Pródigo, contada por Jesus em Lucas 15, é uma narrativa rica que revela a profunda misericórdia e amor incondicional de Deus. Esta parábola, que descreve o retorno de um filho pródigo arrependido ao abraço do pai, é uma janela para a graça redentora de Deus. Neste estudo, vamos explorar os detalhes dessa poderosa história e extrair lições atemporais para as nossas vidas.


A Parábola do Filho Pródigo

Leituras Complementares:


1.     Salmo 103:8-12 (NVI): "O Senhor é compassivo e misericordioso, muito paciente e cheio de amor. Não acusa sem cessar, nem fica ressentido para sempre. Não nos trata conforme os nossos pecados nem nos retribui conforme as nossas iniquidades..."

2.     Isaías 55:7 (NVI): "Abandone o ímpio o seu caminho, e o homem mau as suas ideias. Volte-se ele para o Senhor, que terá misericórdia dele; volte-se para o nosso Deus, pois ele perdoará de bom grado."


Estudo Detalhado:


I. A Requisição da Herança (Lucas 15:11-13):

A. A Petição Insensata: 1. O pedido do filho mais novo: Uma atitude de desrespeito. 2. A partilha dos bens: O pai concede a parte que lhe cabe.


II. O Pródigo e Sua Queda (Lucas 15:13-16):

B. A Vida Desregrada: 1. O Filho Pródigo na Distantância: Esbanjando a herança. 2. A Desesperança na Fome: Uma jornada de decadência.


III. O Arrependimento e o Retorno (Lucas 15:17-20):

C. O Despertar na Adversidade: 1. O momento de reflexão: A consciência da necessidade. 2. A Decisão de Voltar: O início do arrependimento.


IV. A Recepção Graciosa (Lucas 15:20-24):

D. A Compixão do Pai: 1. O Pai Vê de Longe: Um retrato da paciência divina. 2. O Abraço e a Celebração: A restauração é motivo de festa.


V. O Filho Mais Velho e a Lição Final (Lucas 15:25-32):

E. A Reação do Filho Mais Velho: 1. A Incredulidade e Ressentimento: A falta de compaixão. 2. A Resposta do Pai: O ensinamento sobre a alegria pela salvação.


Objetivo da Lição:

A Parábola do Filho Pródigo


O propósito deste estudo é destacar a amplitude da graça divina, enfatizando o arrependimento, perdão e a celebração que ocorre quando um pecador volta para Deus. Buscamos aplicar essas lições em nossas vidas, compreendendo a natureza redentora do Pai celestial.


Conclusão:


A Parábola do Filho Pródigo é um testemunho vívido da misericórdia e compaixão inabaláveis de Deus. Que, ao contemplarmos esta história, sejamos impelidos a abraçar o arrependimento, a confiar na infinita graça do Pai e a celebrar a restauração que Ele oferece. Que a compreensão desta parábola ressoe em nossas vidas, moldando-nos como instrumentos da graça e do amor de Deus neste mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção:

Faça seu comentário dentro do assunto tratado acima;
Não divulgue endereço(s) de Sites ou Blogs;
Comentário que conterem divulgação serão moderados, somente serão aceitos links caso necessite de informar alguma fonte;
Proibido Spans;
Não faça Comentários Ofensivos, Ameaças, ou Termos preconceituosos.

OPINE, DÊ SUA SUGESTÃO, CONTATO, DÚVIDAS ETC. OBRIGADO DESDE JÁ !!!