Posted by : Francisco Souza quarta-feira, 6 de novembro de 2013


















O Maná Verdadeiro

JOÃO 6.27-63

Jesus enfrentava escárnio dos religiosos, incredulidade dos seus familiares, traição e
negação entre os seus discípulos. Jesus também enfrentou o egoísmo do povo, quando O
aclamou Rei. Porém tal louvor buscava benefícios para eles mesmos (v. 26). Pela graça de
Deus, por alguns poucos, Jesus foi crido como Messias, O Filho de Deus.
Jesus era paciente para com a multidão que O buscava. Ele reconhecia as suas intenções:
“não pelos sinais que vistes, mas porque comestes do pão e vos saciastes” (v. 27).
É bom que Jesus seja paciente. Se não fosse, quem não seria consumido pela sua ira?
Este povo do primeiro século não é muito diferente daqueles de hoje do vigésimo primeiro


século. Os de hoje buscam Jesus para serem beneficiados com fama, riquezas, poderes e
outros atrativos. Tudo para saciar os seus desejos carnais. Estes, no contexto, buscam Jesus
para ter as barrigas cheias outra vez.
Com a costumeira paciência, Jesus ensinou estes que O buscavam erradamente por
interesse: não devem se esforçar “pela comida que perece, mas pela comida que permanece
para a vida eterna” (v. 27). Ele ensina que o necessário é o espiritual e não o físico ou literal.
Ele especifica que essa vida eterna é dada por Deus a todos que se arrependem dos
pecados e creem em Jesus Cristo, pela fé. Pelos sinais, milagres e prodígios Deus, o Pai
manifestou que a vida eterna é por Seu Filho Jesus Cristo (v. 27, “Este, o Pai, Deus, o
selou”; At 2.22; Hb 1.1; 2.3-4).
Será que você tem essa vida espiritual por Jesus Cristo? Você tem essa vida eterna?
Ou está buscando aquilo que perece? Tal benção é temporária e somente boa para satisfazer
a barriga.
As Obras de Deus são Espirituais – v. 28-29. “crer em Cristo” é obra de Deus! A

regeneração é do Espírito (Jo 3.5-8). A criação nova é por estar em Cristo (II Co 5.17). A
vitória sobre o pecado é por andar no Espírito (Gl 5.16). O que recebemos por estarmos
em Cristo é a vida eterna (Jo 3.16). A vitória é a nossa fé, que por sua vez, vem de Deus (I
Jo 5.4; Gl 5.22). Deus pode excepcionalmente abençoar-nos com bens materiais e saúde
física, porém a operação geral são as obras espirituais.

O Homem Busca o Físico – v. 30-31. O homem natural busca somente os prazeres
desta vida, desta carne, desta soberba (I Jo 2.16). O homem busca apenas o que ele pode
produzir, entender ou raciocinar (I Co 2.14). O homem natural busca aquilo que é como
ele, ou seja, físico, natural, lógico e pecaminoso.
O Verdadeiro Pão do Céu é Jesus – v. 32-35. Jesus é o Pão da Vida. Qual vida?
Aquela de Deus, ou seja, a vida espiritual; aquela vida eterna. Essa vida espiritual é unicamente
pela fé em Cristo. Essa vida espiritual não vem a nós pela massa e o tijolo de um
edifício religioso. A vida espiritual não oriunda da própria madeira da cruz de Cristo. A
vida espiritual não vem a nós por mastigarmos a própria carne de Jesus ou por bebermos
o Seu próprio sangue.
A verdade da Palavra de Deus que a igreja ensina é de grande importância, e aquela
morte naquela cruz é essencial, tão importante é a vida dada e o sangue derramado por
Jesus. Mas a vida espiritual não vem de Deus a nós por manipularmos, tocarmos ou
ingerirmos algo físico ou material. A vida espiritual é pela fé na Pessoa e obra de Jesus
Cristo, no lugar dos pecadores arrependidos. Considera os ensinos de Jesus a Nicodemos
e a mulher samaritana.
Nicodemos foi ensinado que o espiritual é pela fé em Jesus (Jo 3.3-8). Pela ignorância,

Nicodemos achava que o nascimento físico traria o espiritual. Jesus explicou que não era
necessário outro nascimento físico. A salvação é pela fé em Cristo, que o Espírito Santo
manifesta na Palavra de Deus. Este nascimento espiritual levará a vida eterna. O natural
não pode produzir o espiritual (“o que é nascido da carne é carne”). O espírito traz a
benção espiritual (“o que é nascido do Espírito é espírito”)!
Outra vez Jesus lhe ensinou que a vida eterna é pela fé nEle, e, para ensinar isso,
usou a serpente de metal na haste (Jo 3.14-17). Ele afirma que o literal apontava ao espiritual,
ou seja, a serpente de metal ensinava a verdade que o Salvador Jesus Cristo seria
levantado na cruz para que todo aquele que nEle crê não pereça, mas tenha a vida eterna
(vs. 14-17). Seria ignorância entender que a serpente fosse Cristo, ou que aquele objeto de
metal trouxesse o espiritual. Não podemos perder o foco que a vida eterna está em Cristo, qual foi levantado na cruz. A Mulher Samaritana também foi ensinada que a vida espiritual é pela fé em Jesus (Jo 4.10-14, 24-26). Usando a água literal para ensinar o espiritual, Jesus ensinava que a água que Ele dá satisfaz o coração, ou seja, é espiritual, é vida eterna (v. 13-14). Seria ignorância para qualquer pessoa entender que a água do poço era Cristo, ou que o beber daquela água de qualquer forma desse o espiritual a alguém. O foco não é a água, mas a fé em Cristo. Ele é a vida eterna.
O Ensino Real de Jesus – Jo 6.36-65. No texto, Jesus ensina que Ele é o pão da
vida e: “aquele que vem a Mim não terá fome, e quem crê em Mim nunca terá sede” (v. 35).
Ele ensina que a ação de vir a Ele é de crer nEle (Jo 6.35). Usando o caso do maná literal,
dado aos Judeus no deserto, Jesus ensina que a vida espiritual é pela fé nEle. Aquele que
vem a Jesus, ou seja, que tem fé na obra dEle para com os pecados dos pecadores arrependidos,
sim, esse tem a vida eterna. Esse que vem a Ele pela fé de maneira nenhuma
será lançado fora (v.37). Jesus ensina que seria ignorância entender que o pão, ou o maná
literal, era Cristo. Desse pão literal, o povo comia e depois tinham fome outra vez (v. 35).
Quem comia do pão literal morria (v. 49). Quem tem fé em Jesus tem a vida eterna (v. 48).
Resumindo: Aqueles que comiam o maná literal morreram no deserto (v. 49).
Aqueles que comem, ou seja, que vêm a Cristo pela fé, não morrem, pois têm a vida
eterna. Cristo é o pão da vida (v. 48, 50-51), ou seja, Jesus é por Quem Deus dá a vida
espiritual. Seria ignorância entender que seria necessário comer a carne literal de Cristo
(compare v. 35 com 54-57).
Como pessoas que não têm o espírito de Deus, que não podem entender as coisas
espirituais (I Co 2.14), os judeus não entenderam o que Jesus ensinava espiritualmente
(v. 52).
Jesus outra vez detalha simplesmente que o comer da sua carne e o beber do seu

sangue é ter a vida verdadeira, ou seja, a vida eterna, a espiritual (v. 53-58). O comer é de
vir a Ele e o beber é de crer nEle, como no contexto Ele lhes ensinava (v. 35, 47). Pelos
judeus serem ignorantes das coisas espirituais, eles apenas interpretavam literalmente.
Por a mesma ignorância continuar até hoje, há o ensino falso que diz que é necessário
ingerir a carne literal e beber o sangue real de Cristo para ter vida eterna. Não é ensino
bíblico que o comer a carne literal ou o beber o sangue literal daria o espiritual, ou seja, a
vida eterna. A vida eterna é por Jesus, e o entrar em Jesus é pela obra de Deus, ou seja, pela
fé. Também não é verdadeiro o ensino que é necessário fazer outras obras para manter a
salvação (Gl 3.3; 5.4).
Qualquer doutrina que ensine a necessidade de o homem fazer uma obra qualquer,
que é da carne, para obter, ajudar, completar ou manter o espiritual é “outro evangelho”.
Portanto é ANATEMA (Gl 1.6-9).
Os discípulos sentiram que Jesus poderia ter explicado melhor essas verdades (Jo
6.60). Jesus abertamente então resume tudo que quis dizer: “O espírito é o que vivifica, a
carne para nada aproveita; as palavras que eu vos disse são espírito e vida” (v. 63). Ele disse

AS ORDENANÇAS DA IGREJA
anteriormente essa mesma mensagem, no v. 35. Você já foi (o comer) pela fé a Cristo e
creu (o beber) nEle pela fé?
Jesus enfatizou que ninguém pode vir a Ele pela fé (comer dEle) e ninguém pode
crer nEle (beber do seu sangue) se Deus não lhe concedesse a fé (v. 44-45, 65). Já correu
a Ele pedindo a Sua misericórdia para lhe dar fé? Já conhece a obra de Deus no seu coração?
Arrependa-se dos seus pecados e creia pela fé em Cristo Jesus, e será salvo (Jo 6.40).
Já sentiu a fome e sede de justiça? Então é propício para comer e beber dEle! O vir
a Ele é através do crer pela fé nEle. Venha a Cristo! Somente assim será farto (Mt 5.6). Não
terá mais vazio das coisas espirituais, nunca. Terá a graça e glória de Deus eternamente
(Jo 6.35). Venha já a Cristo! Creia já em Cristo!
A promessa é: “Que todo aquele que vê o Filho, e crê nele, tenha a vida eterna; e eu
o ressuscitarei no último dia” (Jo 6.40).
PORÉM: existem responsabilidades na vida cristã, que o homem deve fazer: leitura
da Palavra de Deus; ajuntar com os santos da forma neotestamentária; ser exemplos de
modéstia na vestimenta; ter moderação no comer e no gastar; servir com as posses que
Deus lhe deu; praticar hospitalidade; mostrar amor uns aos outros e fazer as coisas decentemente
e com ordem, etc. Essas virtudes exteriores não originam, completam, auxiliam,
mantenham ou de outra forma ajudaram a obter a salvação com Deus, nem garantem que
a salvação continua. De outra forma a graça já não é mais graça (Rm 11.6). Todavia, essas
virtudes visíveis são úteis em evidenciar a salvação que temos, tanto a nós mesmos quanto
aos outros. Portanto são importantes na vida do cristão.
Não cremos que o literal e visível trazem o espiritual, mas cremos que o espiritual
traz a benção literal e visível.
“Mas dirá alguém: Tu tens a fé, e eu tenho as obras; mostra-me a tua fé sem as tuas
obras, e eu te mostrarei a minha fé pelas minhas obras” (Tg 2.18).
Como vai a sua vida cristã?

DEIXE SEU COMENTÁRIO !!!

Atenção:

Faça seu comentário dentro do assunto tratado acima;
Não divulgue endereço(s) de Sites ou Blogs;
Comentário que conterem divulgação serão moderados, somente serão aceitos links caso necessite de informar alguma fonte;
Proibido Spans;
Não faça Comentários Ofensivos, Ameaças, ou Termos preconceituosos.

OPINE, DÊ SUA SUGESTÃO, CONTATO, DÚVIDAS ETC. OBRIGADO DESDE JÁ !!!

Inscrever-se para Posts | Subscrever Comentários

Welcome to My Blog

As 366 mensagens bíblicas e principalmente didáticas contribuirão para melhor preparação dos seus sermões.

Cookies

adsbygoogle

LEIA A BIBLIA

►LEIA A BÍBLIA◄

ABOUT & SOCIAL


Tenha 3.mil Esboços Poderosos para Pregações: Domine o Púlpito com Mensagens Inspiradoras!" Impactan

Veja Anúncios

►LEIA A BÍBLIA◄

Postagem em destaque

Um Rei que não conhecia a Deus

Um Rei que não conhecia a Deus Um Rei que não conhecia a Deus "Depois, levantou-se um novo rei sobre o Egito, que não con...

Leia + Nossa Postagem

Postagens mais visitadas

- s; Estudo Postagem Profética -Missionario Francisco-Missionaria Fatima Blogger - Designed Fra e Fati Somos Uma Familia Missionaria -