Posted by : Francisco Souza quarta-feira, 4 de setembro de 2013


O QUE É ORAÇÃO E QUAL A SUA IMPORTÂNCIA ? 



A oração é a comunicação com Deus. É o meio pelo qual podemos nos achegar a ele, conversar com ele e expor o que há em nosso coração. Muitos vez por outra, tem a impressão de que suas orações não são ouvidas. Podem se perguntar: Mas por que isso acontece? Deus é ouvinte de oração, (Salmos 65:2) mas para entender o por que muitas vezes não somos respondidos, temos uma resposta simples: É preciso avaliar as orações de quem Deus está disposto a ouvir. Atos 10:34, 35 mostra que Deus não é parcial, o que implica em ele não ter preconceito algum quanto a nacionalidade, cor, ou situação financeira. Mas o que pode ser um bloqueio para que você receba as respostas de suas orações, é a motivação de seu coração e o modo como leva a sua vida. Sim, essas coisas são o que indicam se a oração será ouvida por Deus ou não. 

Não basta pedir a Deus alguma coisa, mas você precisa agir de acordo com o que pede, em harmônia com o que diz. Também há outro fator para ser levado em conta: é o que está escrito em 1 João 5:14. Lá diz que as coisas que pedimos tem de estar de acordo com a vontade de Deus. Essa vontade só é desvendada por meio da leitura e estudo da bíblia, pois é só por meio dela que podemos aprender qual é a vontade de Deus. Depois disso, é preciso que o seu pedido esteja em harmônia com tal vontade. Deus não nega respostas as nossas orações, mas exige que estejamos com nossa vida em harmônia com ela para responde-la, e muitas vezes essa resposta requer certo tempo para chegar. Mas não desista de orar, pois a oração é muito importante para nos aproximar de Deus.

a) Deus conhece todas as coisas, mas ele quer que lhe peçamos.

Deus não quer agir sozinho. Ele quer que seus filhos trabalhem com ele através da oração. PELA ORAÇÃO
TRABALHAMOS COM DEUS PELO CUMPRIMENTO DE SUA VONTADE.

b) Isto funciona assim:
 Deus concebe a sua vontade.
 Ele revela a sua vontade.
 O homem pede a Deus pela sua vontade; (Mateus 6.10)
 Deus cumpre a sua vontade.
Este é um princípio que Deus estabeleceu para cumprir sua vontade. Ele espera que seus filhos lhe peçam, do contrário a vontade de Deus não se cumprirá (Isaías 45.11; Ezequiel 36.37). Devemos pedir em nome de Jesus (João 14.13,14; 16.23-24). Pedir no nome de Jesus é pedir em lugar dele, isto é, de acordo com os interesses dele; pedir o que ele pediria porque é da sua vontade.

1.2. COMOJESUS ENSINOUAORAR?

a) SINCERIDADE (Mateus 6.5,6);
b) SIMPLICIDADE;
c) HUMILDADE (Lucas 18.9-14);
d) PERSISTÊNCIA (Lucas 11.5-8);
e) INTENSIDADE (Lucas 11.9-10), isto é, com desejo intenso.

1.3.ALGUNS CONSELHOS PRÁTICOS.

a) Oração sozinho (Mateus 6.5-6).
 Tenha um tempo específico para oração (Salmo 5.1-3). O melhor horário para a maioria das pessoas é pela manhã quando existe silêncio e não se começou nenhuma atividade (Levítico 6:12; Salmo 5:3; 30:5; 59:16; 90:14; Lamentações 3:25).
 Antes de orar por qualquer assunto trate com o coração (Salmo 17:3; 19:14: 26:2; 66:18). Nossa consciência tem que estar completamente limpa.
 Faça uma lista de oração prática e específica, incluindo os familiares, contatos, líderes da
Igreja, governantes, inimigos (aqueles que te perseguem por causa da justiça) e irmãos perseguidos ao redor do mundo.

b)Oração junto com os irmãos (Mateus 18.19-20; Atos 2.42; 4.23-31).

 Devemos ficar sensíveis para perceber a direção e a carga do Espírito Santo.
 Todos podemos orar por um mesmo assunto, até que tenhamos coberto todos os detalhes.
 Todos devemos participar. Esse aspecto é importante porque a oração da Igreja é primordial para o cumprimento do propósito de Deus. Coisas importantes aconteceram quando a Igreja orava junta. 

Veja só:
 Receberam o batismo com o Espírito Santo (Atos 2:1-4)
 O lugar onde oravam tremeu durante a oração e todos foram cheios do Espírito (Atos 4:31)
 Pedro foi libertado da prisão (Atos 12:5-9)
 Paulo e Barnabé são chamados para o apostolado (Atos 13:1-4)
Quando nos reunimos com outros irmãos para orar se dá oportunidade para a operação dos dons do Espírito. Orai sem cessar (I Tessalonicenses 5:17) Não andeis ansiosos por coisa alguma; antes em tudo sejam os vossos pedidos conhecidos diante de Deus pela oração e súplica com ações de graças; e a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos pensamentos em Cristo Jesus. (Filipenses 4:6,7)
2.APALAVRA (LIÇÃO 02) “...Ele te humilhou, e te deixou ter forme, e te sustentou com o maná, que tu não conheceste, nem teus pais o conheceram, para te dar a entender que nem só de pão viverá o homem, mas de tudo o que procede da boca do Senhor, disso viverá o homem”. Deuteronômio 8.3

2.1. O QUEAPALAVRADE DEUS PRODUZ EMNÓS?
 ORIENTAÇÃO (Salmo 119.105)
 ESTABILIDADE (Efésios 4.14)
 SABEDORIA (Salmo 119.99-100)
 VITÓRIA CONTRA O PECADO (Salmo 119.11)
 PAZ (Salmo 119.165)
 ESPERANÇA (Romanos 15.4)
 REVELAÇÃO (Hebreus 4.12)
2.2. O QUE NÓS DEVEMOS FAZER COMAPALAVRADE DEUS?
 DESEJAR (I Pedro 2.2)
 TEMER COM TREMOR (Isaías 66.2)
 EXAMINAR (Atos 17:11)
 BUSCAR (Isaías 34.16)
 GUARDAR NO CORAÇÃO (Deuteronômio 11.18; Colossenses 3.16)
 PRATICAR (João 15.7; Tiago 1.22-25)
 ENSINAR (Deuteronômio 11.19)

2.3. COMO DEVEMOS LER APALAVRADE DEUS
a) Começar pelos evangelhos. Ler, na ordem, os quatro evangelhos no mínimo duas vezes. Depois o livro de Atos, as epístolas e por último Apocalipse.
b) Os tipos de leitura são:
 Devocional: Nesse tipo de leitura a ênfase está em particularizar a Palavra, não levando em conta o aspecto histórico, doutrinário, etc. Se lê poucos versículos, meditando, “ruminando” a Palavra para extrair tudo para nossas vidas, em caráter pessoal.  Sistemática: Nessa tomamos a Palavra como um todo, de maneira ordenada. Deve-se ler capítulos para que não se perca o contexto.
c) Ler com oração, pedindo que o Espírito Santo descortine a Palavra para nós
d) Memorizar as verdades centrais da Palavra
e) Ler primordialmente o novo testamento pois nele estão contidas as realidades e não as sombras (Colossenses 2:16,17)

CONCLUSÃO

Devemos ter uma disciplina de leitura e meditação da Palavra de Deus. Não devemos afrouxar nem
um pouco nesse ponto. Quando nos distanciamos da leitura constante da Palavra de Deus corremos o risco de cair no fanatismo (na prática é observar preceitos de homens cegamente sem questionar pela Palavra de Deus) ou misticismo (interpretar a Palavra de acordo com as experiências espirituais subjetivas; espiritualidade sem fundamento). 

O sangue de muitos irmãos foi derramado para que a Palavra de Deus conforme temos conosco pudesse ser preservada; inúmeras foram as tentativas de tirá-la de nós ou de ridicularizá-la, porém ela permanece como uma rocha perante tudo isso. Nós que cremos na restauração do Senhor temos que ser, mais do que ninguém, fiéis à leitura constante da Palavra para que possamos receber revelação de Deus sobre a plenitude de Deus na Igreja.

DEIXE SEU COMENTÁRIO !!!

Atenção:

Faça seu comentário dentro do assunto tratado acima;
Não divulgue endereço(s) de Sites ou Blogs;
Comentário que conterem divulgação serão moderados, somente serão aceitos links caso necessite de informar alguma fonte;
Proibido Spans;
Não faça Comentários Ofensivos, Ameaças, ou Termos preconceituosos.

OPINE, DÊ SUA SUGESTÃO, CONTATO, DÚVIDAS ETC. OBRIGADO DESDE JÁ !!!

Inscrever-se para Posts | Subscrever Comentários

Welcome to My Blog

As 366 mensagens bíblicas e principalmente didáticas contribuirão para melhor preparação dos seus sermões.

Cookies

adsbygoogle

LEIA A BIBLIA

►LEIA A BÍBLIA◄

ABOUT & SOCIAL


Tenha 3.mil Esboços Poderosos para Pregações: Domine o Púlpito com Mensagens Inspiradoras!" Impactan

Veja Anúncios

►LEIA A BÍBLIA◄

Postagem em destaque

Um Rei que não conhecia a Deus

Um Rei que não conhecia a Deus Um Rei que não conhecia a Deus "Depois, levantou-se um novo rei sobre o Egito, que não con...

Leia + Nossa Postagem

Postagens mais visitadas

- s; Estudo Postagem Profética -Missionario Francisco-Missionaria Fatima Blogger - Designed Fra e Fati Somos Uma Familia Missionaria -