Posted by : Francisco Souza domingo, 1 de setembro de 2013


Comunhão Convivência com os Irmãos  

COM OS IRMÃOS 

Em sua conhecida "oração sacerdotal" Jesus fez um pedido ao Pai com relação a nós que viríamos ser seus discípulos: "a fim de que todos sejam um, e como és tu, ó Pai, em mim e eu em ti, também sejam eles em nós; para que o mundo creia que tu me enviaste"(João 17.21-22). 

JESUS OROU PELA UNIDADE DE TODOS OS CRISTÃOS ! 

Esta unidade de que Jesus fala só é conseguida através da comunhão. O relacionamento dos cristãos uns corri os outros, é um dos aspectos muito importantes do crescimento e vida cristã. É algo que deve ser desenvolvido. Quando cremos em Jesus, somos recebidos como filhos na família de Deus, e é na comunhão com os demais irmãos que crescemos em maturidade. Comunhão, portanto, é a vida em comum dos filhos de Deus. Mas, como se expressa essa comunhão na pratica? Nossa comunhão uns com os outros resulta, primeiramente, de pertencermos individualmente a Deus pela fé em Jesus Cristo. Seu Espírito veio habitar em nós e Ele faz surgir uma forte unidade de uns para com os outros.

I - Comunhão entre os primeiros cristãos
Procure ler, com atenção, os textos bíblicos e responda as perguntas abaixo, com suas próprias palavras:

1. Descreva a forma que a comunhão dos primeiros cristãos tomou na igreja primitiva.
"Quando terminaram de fazer essa oração, o lugar onde estavam reunidos tremeu. Então todos ficaram cheios do Espírito Santo e começaram a anunciar corajosamente a palavra de Deus. Todos os que creram pensavam e sentiam do mesmo modo. Ninguém dizia que as coisas que possuía eram somente suas, mas todos repartiam uns com os outros tudo o que tinham. Com grande poder os apóstolos davam testemunho da ressurreição do Senhor Jesus, e Deus derramava muitas bênçãos sobre todos. Não havia entre eles nenhum necessitado, pois todos os que tinham terras ou casas as vendiam, traziam o dinheiro “(Atos 4.31-34).

2. Leia 1 Coríntios 12.12-27: "Cristo é como um corpo, o qual tem muitas partes. E todas as partes, mesmo sendo muitas, formam um só corpo. Assim, também, todos nós, judeus e não-judeus, escravos e livres, fomos batizados pelo mesmo Espírito para formarmos um só corpo. E a todos nós foi dado de beber do mesmo Espírito. Pois o corpo não é feito de uma só parte, mas de muitas. Se o pé disser: "Já que não sou mão, não sou do corpo", nem por isso deixa de ser do corpo. Se o ouvido disser: "Já que não sou olho, não sou do corpo", nem por isso deixa de ser do corpo. 

Se o corpo todo fosse olho, como poderíamos ouvir? E, se o corpo todo fosse ouvido, como
poderíamos cheirar? Assim Deus colocou cada parte diferente do corpo conforme ele quis. Se o corpo todo fosse uma parte só, não existiria corpo. De fato, existem muitas partes, mas um só corpo. Portanto, o olho não pode dizer para a mão: "Eu não preciso de você." E a cabeça não pode dizer para os pés: "Não preciso de vocês." O fato é que as partes do corpo que parecem ser as mais fracas são as mais necessárias, e aquelas que achamos menos honrosas são as que tratamos com mais honra. E as partes que parecem ser feias recebem um cuidado especial, que as outras mais  bonitas não precisam. Foi assim que Deus fez o corpo, dando mais honra às partes menos honrosas. Desse modo não existe divisão no corpo, mas todas as suas partes têm o mesmo interesse umas pelas outras. Se uma parte do corpo sofre, todas as outras sofrem com ela. Se uma é elogiada, todas as outras se alegram com ela. Pois bem, vocês são o corpo de Cristo, e cada um é uma parte desse corpo."

a) Quem é descrito corno o corpo de Cristo?
b) Quem nos fez uma parte do único corpo de Cristo?(verso 13)
c) Quem determina os tipos de "membros" que estarão no corpo?(verso 18)
d) Que tipos de sentimentos não devem estar no corpo?(versos 21-25)
e) Que tipos de sentimentos devem existir no corpo?(versos 25-26)

II - A unidade do Corpo(Igreja)
A comunhão é algo que deve ser desenvolvida, pela qual devemos lutar. Veremos corno essa unidade do corpo (igreja) deve ser buscada. Leia 1 Coríntios 12.4-12, 28-
31. Este texto fala acerca da igreja como o corpo de Cristo e da unidade dos seus membros:
"Existem tipos diferentes de dons espirituais, mas é um só e o mesmo Espírito quem dá esses dons. Existem maneiras diferentes de servir, mas o Senhor que servimos é
o mesmo. Há diferentes habilidades para realizar o trabalho, mas é o mesmo Deus quem dá a cada um a habilidade para fazê-lo. Para o bem de todos, Deus dá a cada um alguma prova da presença do Espírito Santo. Para uma pessoa o Espírito dá a mensagem de sabedoria e para outra o mesmo Espírito dá a mensagem de conhecimento. Para uma pessoa o mesmo Espírito dá fé e para outra dá o poder de curar. Uma pessoa recebe do Espírito poder para fazer milagres, e outra recebe o dom de anunciar a mensagem de Deus. Ainda outra pessoa recebe a capacidade para saber a diferença entre os dons que vêm do Espírito e os que não vêm dele. Para uma pessoa o Espírito dá a capacidade de falar em línguas estranhas e para outra ele dá a capacidade de interpretar o que essas línguas querem dizer. Porém é um só e o mesmo Espírito quem faz tudo isso. 

Ele dá diferentes dons para cada pessoa, conforme ele quer. Na Igreja, Deus pôs tudo no lugar certo:
em primeiro lugar, os apóstolos; em segundo, os profetas; e, em terceiro, os mestres. Em seguida pôs os que fazem milagres; depois os que têm o dom de curar, ou de ajudar, ou de liderar, ou de falar em línguas estranhas. Nem todos são apóstolos, ou profetas, ou mestres. Nem todos têm o dom de fazer milagres, nem de curar doenças, nem de falar em línguas estranhas, nem de explicar o que essas línguas querem dizer. Por isso se esforcem para terem os melhores dons. “Porém eu vou mostrar a vocês o caminho que é o melhor de todos.”

a) Que termo Paulo usa no verso 4 para descrever a função dos membros?
b) quem é que nos capacita a por esses dons em funcionamento?
c) Quem determina que tipo de dom deve ser dado individualmente(versos 7,11)?
d) Faça uma lista dos dons mencionados nos versos 8-10:
e) Estes dons devem ser usados para que fim?(verso 7)
f) Quais os dons que você gostaria de manifestar para o bem da unidade do corpo?
g) Como é descrita a comunhão dos membros do corpo nos versos 25 e 26?

III - Amor: elo da comunhão.

1. Leia 1 Coríntios 13.1-3. O que Paulo diz ser mais importante do que qualquer
dom que possamos ter? "Eu poderia falar todas as línguas que são faladas na terra e até no céu, mas, se não tivesse amor, as minhas palavras seriam como o som de um gongo ou como o barulho de um sino. Poderia ter o dom de anunciar mensagens de Deus, ter todo o conhecimento, entender todos os segredos e ter tanta fé, que até poderia tirar as montanhas dos seus lugares, mas, se não tivesse amor, eu não seria nada. Poderia dar tudo o que tenho e até mesmo entregar o meu corpo para ser queimado, mas, se eu não tivesse amor, isso não me adiantaria nada."

2. Leia I Coríntios 13.4-8. Faça uma lista de todos os termos que Paulo usa

para descrever esta "Maneira mais excelente’’: "Quem ama é paciente e bondoso. Quem ama não é ciumento, nem orgulhoso, nem vaidoso. Quem ama não é grosseiro nem egoísta; não fica irritado, nem guarda mágoas. Quem ama não fica alegre quando alguém faz uma coisa errada, mas se alegra quando alguém faz o que é certo. Quem ama nunca desiste, porém suporta tudo com fé, esperança e paciência. O amor é eterno. Existem mensagens espirituais, porém elas durarão pouco. Existe o dom de falar em línguas estranhas, mas acabará logo. Existe o conhecimento, mas também terminará."

Conclusão

1. Nossa igreja local é o lugar onde a nossa comunhão e desenvolvida, expressada e mostrada ao mundo.
a) Leia Hebreus 10.24,25 e destaque algumas maneiras de desenvolver nossa
comunhão em Cristo, na igreja local: "Pensemos uns nos outros a fim de ajudarmos todos a terem mais amor e a fazerem o bem. Não abandonemos, como alguns estão fazendo, o costume de assistir às nossas reuniões. Pelo contrário, animemos uns aos outros e ainda mais agora que vocês vêem que o Dia está chegando."
b) Tiago 2.1-4 fala de uma prática que pode prejudicar nossa comunhão cristã. Qual
é? "Meus irmãos e minhas irmãs, vocês que crêem no nosso glorioso Senhor Jesus Cristo, nunca tratem as pessoas de modo diferente por causa da aparência delas.
Por exemplo, entra na reunião de vocês um homem com anéis de ouro e bem vestido, e entra também outro, pobre e vestindo roupas velhas. Digamos que vocês tratam melhor o que está bem vestido e dizem: "Este é o melhor lugar; sente-se aqui", mas dizem ao pobre: "Fique de pé" ou "Sente-se aí no chão, perto dos meus pés." Nesse caso vocês estão fazendo diferença entre vocês mesma e estão se baseando em maus motivos para julgar o valor dos outros."
c) Leia 1 Pedro 3.8,9 e descubra o que Pedro sugere para desenvolver nossa unidade em Cristo."Finalmente, que todos vocês tenham o mesmo modo de pensar e de sentir. Amem uns aos outros e sejam educados e humildes uns com os outros. Não paguem mal com mal, nem ofensa com ofensa. Pelo contrário, paguem a ofensa com uma bênção porque, quando Deus os chamou, ele prometeu dar uma bênção a vocês."

Oração

"Obrigado Senhor, por nos ter incluído em tua família, a igreja. Ajuda-nos a viver a comunhão contigo e com nossos irmãos. Por Jesus Cristo. Amem"

Versículo para decorar


" A fim que todos sejam um"(João 17.21). Obrigado por ler esta postagem  deixe seu comentario ou sua mensagem Amem obrigado desde já. Missionário Francisco Souza. 

DEIXE SEU COMENTÁRIO !!!

Atenção:

Faça seu comentário dentro do assunto tratado acima;
Não divulgue endereço(s) de Sites ou Blogs;
Comentário que conterem divulgação serão moderados, somente serão aceitos links caso necessite de informar alguma fonte;
Proibido Spans;
Não faça Comentários Ofensivos, Ameaças, ou Termos preconceituosos.

OPINE, DÊ SUA SUGESTÃO, CONTATO, DÚVIDAS ETC. OBRIGADO DESDE JÁ !!!

Inscrever-se para Posts | Subscrever Comentários

Welcome to My Blog

As 366 mensagens bíblicas e principalmente didáticas contribuirão para melhor preparação dos seus sermões.

Cookies

adsbygoogle

LEIA A BIBLIA

►LEIA A BÍBLIA◄

ABOUT & SOCIAL


Tenha 3.mil Esboços Poderosos para Pregações: Domine o Púlpito com Mensagens Inspiradoras!" Impactan

Veja Anúncios

►LEIA A BÍBLIA◄

Postagem em destaque

Um Rei que não conhecia a Deus

Um Rei que não conhecia a Deus Um Rei que não conhecia a Deus "Depois, levantou-se um novo rei sobre o Egito, que não con...

Leia + Nossa Postagem

Postagens mais visitadas

- s; Estudo Postagem Profética -Missionario Francisco-Missionaria Fatima Blogger - Designed Fra e Fati Somos Uma Familia Missionaria -