Posted by : Francisco Souza quinta-feira, 12 de setembro de 2013


Dízimos O que é dizimo? 


O conceito é simples: decima parte ou 10 %

 Consiste em devolvermos ao Senhor a decima parte (ou seja 10 %) de tudo que ele nos dá. Por que Deus quer 10 por cento? 1) Porque Ele é misericordioso e bom. • De quem é todo ouro, toda prata e todo dinheiro? (do Senhor) • De que é o mundo e tudo que nele há? (do Senhor)
 Nós plantamos, colhemos, trabalhamos, recebemos, vivemos e respiramos no mundo que é do Senhor. E ele só pede em troca 10 % do que recebemos. Ex.: arrendamento de terras (1/3 ou 1/2 para o dono da terra)

2) Quer produzir em nós fé e obediência Deus não precisa de dinheiro. Ele não precisa do nosso dinheiro.
Mas quer que sejamos fiéis e obedientes, desprendidos do dinheiro e atentos as necessidades uns dos outros. Para isso precisamos ter fé que Ele cuida de nós, depender Dele para nosso sustento. Precisamos saber que nosso sustento vem do Senhor e não do salário.
O que diz a bíblia? Dt 14:22 "Certamente darás os dízimos de todo o produto da tua semente que cada ano se recolher do campo." Lv 27:30 "Também todos os dízimos da terra, quer dos cereais, quer do fruto das árvores, pertencem ao senhor; santos são ao Senhor."

 O dízimo pertence ao Senhor , é propriedade dele. Não nossa. (Este é um conceito fundamental.) O
dízimo não é parte da nossa renda que damos ao Senhor. São os 10% pertencentes a Deus dentre tudo que Ele nos dá. ( É Dele ).

 Nós não damos o dízimo, nos devolvemos o dízimo ao Senhor. (é propriedade dele) Por isso não devemos retirar do que sobra e sim das primícias da nossa renda. Pv 3:9 Muitas pessoas que não devolvem o dízimo e retém para si, ou usam o dinheiro do dizimo para outras coisas, estão usando dinheiro do Senhor e não seu. (Estão sendo infiéis e desobedientes) Ex.: Este conceito estava presente estava presente desde a criação o mundo, no jardim do Éden (Adão , Eva e a Árvore). Desobedecendo este principio eles trouxeram problemas para si e para toda humanidade.

 Dar o dízimo é uma questão de fidelidade e obediência ao Senhor.Quando não somos fiéis no dízimo e usamos o dinheiro que é do Senhor para outras coisas, estamos roubando a Deus. Ml 3:8-9 "Roubará o homem a Deus? Todavia vós me roubais, e dizeis: Em que te roubamos? Nos dízimos e nas ofertas alçadas. Vós sois amaldiçoados com a maldição; porque a mim me roubais, sim, vós, esta nação toda." Quando não damos o dízimo trazemos maldição para nós mesmos.

Às vezes a pessoa não dá o dízimo e acaba gastando mais com farmácia. Não dá porque nunca sobra. (mas não é para dar a sobra) Não dá porque está sempre em dificuldade financeira. (mas se continuar a roubar a Deus vai continuar assim) Não estou dizendo que toda dificuldade financeira é proveniente da retenção do dízimo, ou que o dízimo é uma fórmula mágica para reverter qualquer crise financeira. Mas existe um princípio de fé e obediência por traz do dízimo que se seguirmos seremos abençoados. Ml 3:10-11 "Trazei todos os dízimos à casa do tesouro, para que haja mantimento na minha casa, e depois fazei prova de mim, diz o Senhor dos exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu, e não derramar sobre vós tal bênção, que dela vos advenha a maior abastança. Também por amor de vós reprovarei o devorador, e ele não destruirá os frutos da vossa terra; nem a vossa vide no campo lançará o seu fruto antes do tempo, diz o Senhor dos exércitos." Sempre que obedecemos um princípio de Deus nós somos abençoados; e nesse caso não é diferente. O Senhor diz que: • Abrirá as janelas do céu. • Repreenderá o devorador • Fará nossa terra dar frutos.

 Isto é conseqüência de fé e obediência. Este texto também nos mostra para quem devemos entregar os dízimos O texto diz "minha casa" Qual é a casa de Deus?

 A Igreja.

 Casa do tesouro (Cristo é o tesouro)

 Nós devolvemos os dízimos à Igreja, ou mais especificamente, aos homens que Deus colocou para governar a Igreja. Não vamos entrar aqui na questão de como os dízimos são aplicados. Mas vemos no V.T. que ele tinha uma finalidade específica: Era para sustento dos LEVITAS: Povo que cuidava da casa de Deus. Dt 26:12 Nm 18:21
Quando o povo de Israel chegou à terra prometida, foi feita uma divisão da terra entre as tribos de Israel. Os levitas não receberam nenhuma parte. Deus os separou para si. Eles só trabalhariam para o Senhor e o próprio Senhor cuidaria deles.

 Por isso Deus reverteu os dízimos para eles. O povo de Israel é uma figura da Igreja; e os levitas representam as pessoas que servem na casa de Deus, ou seja, os presbíteros e diáconos que governam e administram a igreja. Vemos então que o dinheiro do dízimo não é para construção de templos, aquisição de bens para a igreja, reformas, campanhas, etc. Este dinheiro deve vir de outra fonte.

 O dízimo é para sustento dos obreiros. (pessoas que se dedicam exclusivamente a obra de Deus)Algumas pessoas dizem:

" Esta coisa de dízimo vem da lei, e como estou livre da lei não preciso dar "

Este é um grande engano, pois a lei estabelece o dízimo e o coloca como uma ordenança (embora ninguém deva dar o dízimo por obrigação) , mas o dízimo existe muito antes da lei.

O conceito de dízimo não vem da lei.

·         Vimos que o princípio do dízimo já estava no Éden (fidelidade)
·         Vemos também que 700 anos antes da lei, Abraão deu o dízimo de todos os seus bens a Melquezedeque, sacerdote do Deus Altíssimo. (figura de Jesus)

Gn 14:18-20
·         Melquezedeque era rei, não precisava ser sustentado por Abraão.
·         Abraão deu o dízimo num sinal de reconhecimento da soberania e autoridade de Melquezedeque. (reverência)
·         Nem era uma exigência de Deus. Ele deu espontaneamente.

·         Mais tarde seu neto Jacó seguiu seu exemplo e deu o dízimo quando teve a revelação da casa de Deus.  Gn 28:22

Ø A lei regulamenta o dízimo, mas o princípio do dízimo é muito mais profundo, e não depende da lei.

A graça sempre excede a lei, vai além. A velha aliança era baseada na lei de Moisés, mas a nova aliança é baseada na graça.

Velha Aliança
Nova Aliança
Deus precisou fazer uma marca na carne para mostrar a aliança (circuncisão) Gn17:10-11
Deus faz uma marca no coração, no nosso espírito
Fp 3:3  Ef 2:11-15
Deus deu a lei escrita em tábuas de pedra
Ex 31:18
Deus Grava sua lei em nossos corações
Hb 10:16
Deus estabelece um percentual da renda de todo homem para lhe ser devolvido, a fim de lembrar-lhe que tudo o que possui provém do Senhor. Gn 28:22  Dt 14:23
Deus não estabelece um percentual, mas nos deixa livres para dar tudo. Uma vez que renunciamos a tudo por Jesus, nada mais é nosso , é tudo dele. Lc 14:33
Fala de uma nação terrena (Israel) com promessas terrenas e esperanças terrenas.
At 1:6
Fala de uma nação espiritual (Igreja), celestial, com promessas e esperanças eternas. Fp 3:20-21  I Jo 3:1-2

A Nova Aliança é muito superior a Velha, ela vai sempre além.

No sermão do monte cristo faz uma comparação entre os mandamentos de Moisés (lei) e os seus mandamentos (graça).

Lei

Graça
Proibia-se o homicídio
Mt 5:21-23
Proíbe-se até a ira.
Proibia-se o adultério
Mt 5:27-28
Proíbe-se ate o olhar impuro
Exigia-se o amor ao próximo, mas permitia o ódio ao inimigo.
Mt 5:43-44
Exige-se o amor ao próximo, aos irmãos, aos inimigos e também orar pelos que vos perseguem.
Exigia-se o dízimo
Mt3:8 Lc 14:25-33
Exige-se a vida e tudo Quanto possui.

Deste modo vemos que pela graça Deus não exige 10%. Ele exige tudo.

Ø O mínimo que podemos dar é o dízimo, conforme diz a lei (e estaremos seguindo a lei). Mas pela graça estamos livres para dar mais.

Mt 5:20
"Pois eu vos digo que, se a vossa justiça não exceder a dos escribas e fariseus, de modo nenhum entrareis no reino dos céus."

O significado mais profundo do dízimo é:
à  "Deus não é Senhor apenas de 10% de minhas finanças,  Ele é Senhor de tudo (100%)."

As bênçãos que seguem o dízimo

O que queremos mostrar aqui não é que se você der o dízimo deus vai enriquecê-lo, ou que todos os seus problemas financeiros serão solucionados. Não é com esse objetivo que devemos dar o dízimo.

O que queremos mostrar é que este é um princípio de Deus e pelo fato de obedecermos a um princípio de Deus somos abençoados.

Pv 3:9
"Honra ao Senhor com os teus bens, e com as primícias de toda a tua renda."

Rm 11:16
"Se as primícias são santas, também a massa o é; e se a raiz é santa, também os ramos o são."

Devolvendo o dízimo estamos honrando a Deus e em conseqüência disto santificando toda a nossa renda.

Ø Damos uma parte a Deus e Ele faz prosperar o restante.

Ml 3:10-11

"Trazei todos os dízimos à casa do tesouro, para que haja mantimento na minha casa, e depois fazei prova de mim, diz o Senhor dos exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu, e não derramar sobre vós tal bênção, que dela vos advenha a maior abastança. Também por amor de vós reprovarei o devorador, e ele não destruirá os frutos da vossa terra; nem a vossa vide no campo lançará o seu fruto antes do tempo, diz o Senhor dos exércitos."

Diz que devemos provar (experimentar) o Senhor. Ele abrirá as janelas do céu e derramará as bênçãos sem medidas

·         O contribuinte fiel não passa necessidades.
·         Deus faz o seu pouco prosperar e ser suficiente.

DEIXE SEU COMENTÁRIO !!!

Atenção:

Faça seu comentário dentro do assunto tratado acima;
Não divulgue endereço(s) de Sites ou Blogs;
Comentário que conterem divulgação serão moderados, somente serão aceitos links caso necessite de informar alguma fonte;
Proibido Spans;
Não faça Comentários Ofensivos, Ameaças, ou Termos preconceituosos.

OPINE, DÊ SUA SUGESTÃO, CONTATO, DÚVIDAS ETC. OBRIGADO DESDE JÁ !!!

Inscrever-se para Posts | Subscrever Comentários

Welcome to My Blog

As 366 mensagens bíblicas e principalmente didáticas contribuirão para melhor preparação dos seus sermões.

Cookies

adsbygoogle

LEIA A BIBLIA

►LEIA A BÍBLIA◄

ABOUT & SOCIAL


Tenha 3.mil Esboços Poderosos para Pregações: Domine o Púlpito com Mensagens Inspiradoras!" Impactan

Veja Anúncios

►LEIA A BÍBLIA◄

Postagem em destaque

Um Rei que não conhecia a Deus

Um Rei que não conhecia a Deus Um Rei que não conhecia a Deus "Depois, levantou-se um novo rei sobre o Egito, que não con...

Leia + Nossa Postagem

Postagens mais visitadas

- s; Estudo Postagem Profética -Missionario Francisco-Missionaria Fatima Blogger - Designed Fra e Fati Somos Uma Familia Missionaria -