Posted by : FrTutorial no Brasil quarta-feira, 23 de outubro de 2013

A Palavra "apostasia" em II Tessalonicenses 2:3
II Tessalonicenses 2:1-10
       V.1; para quem Paulo está falando? "irmãos"; para a Igreja.
       V.2; qual o assunto, de que dia Paulo está falando? O dia do Senhor, Paulo está falando da chegada do dia do Senhor, da chegada da tribulação.
       O que Paulo está falando para a Igreja? "olha gente, nem que vocês recebam epístola, carta, informação, recado, telegrama, telefonema, etc., de que chegou o dia do Senhor, a tribulação..."; é sobre isso que Paulo está falando. 
Ele começa assim, falando do arrebatamento: "quanto a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo e a nossa reunião com ele ...", nossa reunião com ele, é o arrebatamento. Em seguida, Paulo fala da chegada do dia do Senhor, a tribulação; "como se o dia do Senhor já estivesse perto". E no V.3 Paulo diz: "ninguém de modo algum vos engane", é mentira. Paulo está desmentindo um boato que estava surgindo já naquele tempo de que a tribulação estava perto. V.2; "como se procedesse de nós através de epístola".
       V.3; "ninguém de modo algum vos engane; porque isso não sucederá sem que venha primeiro a apostasia e seja revelado o homem do pecado, o filho da perdição ... V.9".Paulo está explicando: "gente, nós não estamos no dia do Senhor (na tribulação), porque ainda não veio a apostasia". Aqui é que está a grande confusão no entendimento. O que é apostasia? Em nosso contexto comum, quando alguém diz assim: "fulano apostatou"; significa que ele se rebelou contra Deus, que se afastou da fé.
     
  O que significa a palavra apostasia? Em grego é a mesma palavra, ela não foi traduzida para o português, foi transliterada. Como essa palavra tomou a conotação de "rebelião contra Deus, afastamento de Deus". Hoje quando, no meio do povo de Deus, se fala "apostasia", logo se pensa: se afastou de Deus, se afastou da fé.
       Porém, como a palavra "apostasia" em si, está escrita aqui em Tessalonicenses, não quer dizer isso. O verbo de onde vem a palavra apostasia é "afistemi", e quer dizer: retirado, ir embora, partir, retirar-se de. Para significar: cair da verdade ou se afastar da verdade, o contexto tem que levar a isso. Se a palavra aparece sozinha, sem que o contexto nos leve a esse entendimento, não temos autoridade para dizer que é afastamento da fé.
O verbo "afistemi" aparece 15 vezes no V.T.; 11 vezes significando partir, sair, ir embora. Vamos analisar algumas passagens:

Lucas 2:37; está falando de Ana, que era viúva de 84 anos, e que "não se afastava (apostatava - afistemi) do templo."

Lucas 4:13; "... retirou-se (apostatou, afistemi) dele até a ocasião oportuna". Apartou- se, retirou-se; quando lemos entendemos: foi embora, partiu. É essa a conotação geral da palavra "afistemi". Lucas 13:27; "... apartai-vos (afistemi) de mim ..."; é a mesma palavra, apartai-vos de mim, saí para longe, vá embora, não é isso? Essa é a palavra "afistemi". Então, se você levantar por número de vezes que ela aparece no N.T., o sentido predominante é o ato de uma pessoa separar-se de um lugar ou de alguém.
       Uma única vez a palavra "afistemi" aparece em apostasia da fé, e é explicado claramente no contexto.

I Timóteo 4:1; apostatarão da fé.

       Aqui é o mesmo verbo afistemi que lemos em Lucas, porém está claramente referindo-se a afastar-se da fé, o contexto explica assim. Se traduzirmos a palavra sempre como afastar-se da fé, é um grande erro. Temos que analisar o contexto onde a palavra está inserida. Se o contexto falar de fé, aí sim será afastar-se da fé. Dizer-se que originalmente esta palavra significa afastar-se da fé, não é correto. A palavra significa: partir de; retirar-se. Para ser afastar-se da fé, o contexto tem que explicitar.
       Agora, lá em II Tessalonicenses, qual é o assunto? É fé ou é vinda de Jesus? O assunto de fé não é nem citado; lemos isso no V.1-9. Qual é o assunto? Paulo está explicando: "olha, quanto a nossa reunião com o Senhor Jesus (quer dizer, quanto ao arrebatamento), cuidado, vocês podem ser enganados, estão saindo boatos por aí, porém nós não estamos na tribulação" Porque? E Paulo conclui: "porque para chegar a tribulação é preciso que venha a partida"; é só assim que temos que traduzir.
       V.3; "Isso não sucederá sem que venha primeiro a partida", quer dizer: a tribulação ( o dia do Senhor) não vem sem que venha a partida". Só isso, não está falando de fé, não diz partida de fé.
       E que partida é essa? Vamos analisar na gramática da língua grega. "Sem que venha primeiro a partida". No grego,
quando aparece o artigo definido, é para pararmos e prestarmos atenção, sabe porque? Porque os substantivos no grego já são definidos por si mesmos; não dizemos no grego: o menino. Quando aparece "menino", já é definido. Quando for indefinido é que temos que por o artigo. Quando um substantivo, que por si já é definido, aparece com um artigo definido, é para prestarmos atenção, é porque alguma coisa muito específica vai ser falada. E quando isso aparece, significa que a pessoa que está falando, sabe do que se trata ou aquilo já foi relatado e essa pessoa, presume que o leitor saiba do que está sendo falado. Nesta passagem, Paulo não explica nada, ele só fala: a partida; só isso. Se fosse traduzir para o português, tinha que ser assim: "olhem, o dia do Senhor não vem, sem que antes venha a partida".
       É isso que está acontecendo em II Tessalonicenses; Paulo fala assim: calma, a tribulação não começou, pois para começar tem que vir antes a partida. Agora, será que aqueles leitores sabiam do que Paulo estava falando? Claro que sim, como começa o V.1? "Quanto a nossa reunião...", está no contexto restrito do que Paulo está falando. Outro argumento forte: para quem Paulo está falando este assunto? Para os Tessalonicenses. E para quem Paulo descreveu detalhadamente acerca do arrebatamento em uma carta anterior? Foi para os mesmos Tessalonicenses. Portanto, Paulo não precisava explicar mais nada.
       Então, não confundam mais e nem se deixem ensinarem errado; esta palavra "apostasia" aqui em II Tessalonicenses, significa simplesmente "afastamento, partida", e está se referindo ao arrebatamento. Não tem nenhuma indicação de afastamento da fé ou de Deus, mas sim está falando de nossa reunião com o Senhor Jesus. 








DEIXE SEU COMENTÁRIO !!!

Atenção:

Faça seu comentário dentro do assunto tratado acima;
Não divulgue endereço(s) de Sites ou Blogs;
Comentário que conterem divulgação serão moderados, somente serão aceitos links caso necessite de informar alguma fonte;
Proibido Spans;
Não faça Comentários Ofensivos, Ameaças, ou Termos preconceituosos.

OPINE, DÊ SUA SUGESTÃO, CONTATO, DÚVIDAS ETC. OBRIGADO DESDE JÁ !!!

Inscrever-se para Posts | Subscrever Comentários

Welcome to My Blog
Nossa Pagina no Facebook

Seguidores

internet explorer 11

Seus estudo Aqui !!!

Seus estudo Aqui !!!
Mande Por Email Pessoal !!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

::::: Radio Nova Adoração ::::

AJUDE NOS AQUI POR FAVOR !

{ RECADINHO RÁPIDO }








NOVO 30/5/2013










- s; ESTUDO POSTAGEM PROFÉTICA -Missionario Francisco-Missionaria Fatima Blogger - Designed Fra e Fati Somos Uma Familia Missionaria -