Posted by : FrTutorial no Brasil sexta-feira, 11 de outubro de 2013

E disseram os filhos dos profetas a Eliseu: Eis que o lugar em que habitamos diante da tua face, nos é estreito. Vamos, pois, até ao Jordão e tomemos de lá, cada um de nós, uma viga, e façamo-nos ali um lugar para habitar. E disse ele: Ide.  E disse um: Serve-te de ires com os teus servos. E disse: Eu irei.  E foi com eles; e, chegando eles ao Jordão, cortaram madeira. E sucedeu que, derrubando um deles uma viga, o ferro caiu na água; e clamou, e disse: Ai, meu senhor! ele era emprestado.  E disse o homem de Deus: Onde caiu? E mostrando-lhe ele o lugar, cortou um pau, e o lançou ali, e fez flutuar o ferro.  E disse: Levanta-o. Então ele estendeu a sua mão e o tomou. II Reis 6:1-7
Eliseu profetizou aos Reinos do Norte de Israel: Jorão , Jeú , Jeoacaz , e Jeoás (Joás). Era filho de Safate de Abel-Meolá ,  se tornou  assistente e discípulo de Elias  -1 Reis 19:16-19 - e depois que Elias foi levado ao céu em  um redemoinho, foi aceito como o líder dos filhos de profetas. Ele possuía, de acordo com seu pedido, "uma porção dobrada" do espírito de Elias. Por sessenta anos (892-832 aC) ocupou o cargo de profeta em Israel. Seu nome significa "Meu Deus é a salvação".

A escola de profetas, funcionava na casa de Elias, um lugar pequeno e modesto que já estava apertado para tantos seguidores. Estes então  sugerem construir um outro lugar de reuniões,  próximo ao Rio Jordão. Enquanto trabalham na construção, o machado usado por um dos profetas, solta-se de suas mãos indo afundar nas águas do Jordão. Eliseu é convocado para resolver o problema e resolve: corta um pedaço de madeira, lança nas águas e o machado flutua. A passagem diz: “flutuou o ferro” o que me leva a crer que o motivo da perda do machado foi a soltura do cabo.  O destaque para o ferro também  pode ter a intenção de evidenciar o milagre: já que é impossível ferro ( sem qualquer força motriz) flutuar na água.

Segundo o entendimento que me foi dado pelo Espírito Santo, quero relacionar fatos dessa passagem com  vida e ministério cristão.

Construindo a casa

A madeira usada na construção da casa para escola de profetas,  representa o homem que necessita ser moldado para exercer o ministério: “Cada um de nós, uma viga” (6:2). Jesus disse: “ Ao vencedor, fa- lo-ei coluna no santuário do meu Deus, daí jamais sairá” (Ap 3:12 a). Contudo, para se  alcançar o estágio de ser viga e coluna é preciso se deixar moldar pelo Machado que é a Palavra de Deus. Ele corta as arestas,  esmiúça a madeira bruta para torná-la em algo útil. No livro do profeta Isaías Deus diz: “Porventura se gloriar -se-á o machado contra o que corta com ele? Ou presumirá a serra contra o que corta com ele? Como se o bordão movesse aos que o levantam ou a vara levantasse o que não é um pedaço de madeira?” Is 10:15.

Nenhum homem pode se mover por si mesmo porque de Deus vem a força e providência para o viver. Ele corta com os que cortam com Ele. Ele opera através dos que O recebem no coração e mesmo os que se mantêm alheios a Ele, recebem de Sua Palavra estarem em pé . João 19:11: “Nenhum poder terias contra mim se do alto não te fosse dado” (Jesus para Pilatos). A palavra de Deus é esse Machado a moldar madeiras para Seu ministério e também para ceifar “os troncos, as vigas” que se negam a servir de benção escolhendo o caminho do mal: “E também agora, está posto o machado à raiz das árvores; toda árvore, pois, que não produz bons frutos é cortada e lançada no fogo” Mt 3:10. Aqui vemos machado como juízo de Deus.

O machado caiu na água

Por que teria caído? Faltou firmeza entre cabo e machado? O cabo teria ficado nas mãos do profeta e só o ferro teria ido parar na  água? Foi o machado inteiro (cabo e cabeça) que escapou para o rio? O fato é que em algum momento, o profeta deixou de ser instrumento de cortar. Ele parou enquanto os demais continuaram. Através da Providência Divina, e tão somente através dela, ele teve o machado de volta. Não fora a unção de Eliseu para fazer flutuar o machado, sem chances! O rio Jordão é de águas profundas e grande extensão, certamente o descuido do profeta iria acarretar um preço já que o machado era emprestado.
Em alguns momentos de nossas vidas, podemos nos encontrar como esse profeta que perdeu o machado. Distantes de Deus, sem nos deixar moldar, se negando a sermos instrumentos de benção, de trabalho para o reino. É quando perdemos a força e o vigor. “Eliseu cortou um pedaço de madeira e o lançou nas águas  e fez nadar o ferro” ( 6:6). Foi preciso que a madeira adentrasse o Jordão para que o machado flutuasse. A madeira no rio representou o restabelecimento da comunhão, o homem nascido novamente pelas águas do batismo, o homem lavado e colocado de pé após  ter  se desviado. Eliseu foi o intercessor, uma representação de Cristo Jesus que ouve o clamor dos corações e se dispõe a transformá-lo.
Pedaço de madeira cortado, atirado nas águas do Jordão é o homem pecador, de coração quebrantado, disposto a iniciar uma nova vida pela fé em Cristo Jesus, Aquele que pode e quer “fazer o machado flutuar”.

O machado era emprestado

O Machado (Deus), molda a madeira (homem) para o serviço ministerial. Esse moldar inclui a capacitação através de dons e talentos. Cada servo de Deus recebe do que Lhe é próprio para exercer mordomia: “Cada um tem de Deus o seu próprio dom , um de uma maneira e outro de outra”I Cor 7:7. E outra vez diz apóstolo Paulo: “ ministro pelo dom da graça de Deus que me foi dado segundo a operação de seu poder” Ef 3:7. A igreja de Cristo é uma reunião de vigas que se mantêm firme pela força do Machado que trabalhou ( e trabalha) nelas de modo a capacitá-las para sustentação da casa (ministérios). O interessante disso tudo é que apesar da força cortante do machado, ele precisa de mãos para movê-lo. Deus deu ao homem esse imensurável chamado de propagar as Boas Novas do reino de Deus. De convidar seus irmãos para reunião solene, o banquete celestial preparado para os que vivem pela fé no Filho de Deus.

“Porque não foi aos anjos que sujeitou o mundo futuro de que falamos; mas em certo lugar, testificou alguém, dizendo: Que é o homem, para que dele te lembres? Ou o filho do homem para que o visites? Tu o fizeste um pouco menor do que os anjos, de glória e de honra o coroaste e o constituísse
sobre as obras de suas mãos” Hb 2: 5-7 . O homem (madeira) precisa está ligado ao ferro do machado (Deus). Machado sem cabo, sem mãos para operar é igual vida sem Deus: infrutífera.
E disse Eliseu: Levanta-te!

Então o homem estendeu a sua mão e tomou o machado (6:7). Ou glória! Comunhão restabelecida, pronto para ser instrumento de Deus nessa terra e cidadão do céu! Ele precisou ir até Eliseu para poder se levantar novamente. Jesus é o que ouve nosso pedido de socorro, homens aflitos, tal qual madeira quebrada lançada no Jordão. Ele É essa resposta que cura, acalenta, acalma e põe de pé novamente para uma nova vida.

Oro para que o Espírito Santo do Senhor tenha lhe falado através dessa ministração envolvendo o profeta Eliseu, um servo que foi um com Deus para cortar afiadamente na sociedade de sua época, influenciando nações e mesmo depois de morto, ainda contribuiu para trazer de volta a vida um cadáver que caíra em sua sepultura: “E caiu um homem morto na sepultura de Eliseu e tocando ele em seus ossos, reviveu e se levantou sobre seus pés” II Rs 13:21. O machado continuou cortando, operando através da vida do profeta, instrumento de Deus que firmou as mãos e se entregou ao Carpinteiro Jesus para ser madeira excelente.

Resumo da Lição

Eliseu estava visitando outra escola dos profetas. A escola estava superlotada. Por isso, os estudantes
sugeriram que precisavam de um edifício maior. Eliseu concordou. Eles pediram
que Eliseu os acompanhassem ao rio Jordão para cortar árvores, e ele novamente concordou.
Ao chegarem ao rio, eles começaram a derrubar as árvores. Enquanto estavam cortando, o ferro de um machado saiu fora do cabo e caiu no rio. O moço fi cou desolado porque o machado era emprestado. Eliseu lhe perguntou onde o machado havia caído. Eliseu pegou um pedaço de pau e o atirou na água. 

O machado flutuou, e o aluno o apanhou.

Esta lição fala sobre comunidade. Embora parecesse uma coisa sem importância, o machado emprestado é algo que preocupou o estudante. Eliseu viu a necessidade e, com a ajuda de Deus, fez outro milagre para ajudar o estudante. Do mesmo modo que Deus Se preocupa com nossas atividades diárias, assim também deveríamos estar atentos para percebermos maneiras de ajudarmos os outros.
Enriquecimento Para o Professor
“Eliseu 
[…] se sentia em casa com os reis e os generais como com os trabalhadores comuns.Nunca se mantinha separado. 
[…] Quanto maior o líder, maior o desejo de servir.
[…]“Há pessoas que pensam que um milagre como esse era algo trivial, e que não precisava ter sido realizado. Por ter visão estreita, o ser humano pode racionalizar que a intervenção divina só deve ser pedida nas coisas importantes. No entanto, não há dor ou pesar que faça os filhos de Deus sofrerem na Terra, que o grande e terno coração do Pai não sinta compaixão pelo que está em necessidade. […] Não se passa nem um dia sem que o Senhor intervenha nos assuntos dos que clamam para Ele para suprir suas necessidades. O tempo dos milagres não terminou. Talvez

não exista um Eliseu presente, mas Deus, à Sua maneira, atua em favor dos filhos que confiam nEle.”

DEIXE SEU COMENTÁRIO !!!

Atenção:

Faça seu comentário dentro do assunto tratado acima;
Não divulgue endereço(s) de Sites ou Blogs;
Comentário que conterem divulgação serão moderados, somente serão aceitos links caso necessite de informar alguma fonte;
Proibido Spans;
Não faça Comentários Ofensivos, Ameaças, ou Termos preconceituosos.

OPINE, DÊ SUA SUGESTÃO, CONTATO, DÚVIDAS ETC. OBRIGADO DESDE JÁ !!!

Inscrever-se para Posts | Subscrever Comentários

Welcome to My Blog
Nossa Pagina no Facebook

Seguidores

internet explorer 11

Seus estudo Aqui !!!

Seus estudo Aqui !!!
Mande Por Email Pessoal !!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

::::: Radio Nova Adoração ::::

AJUDE NOS AQUI POR FAVOR !

{ RECADINHO RÁPIDO }








NOVO 30/5/2013










- s; ESTUDO POSTAGEM PROFÉTICA -Missionario Francisco-Missionaria Fatima Blogger - Designed Fra e Fati Somos Uma Familia Missionaria -