Posted by : Francisco Souza sábado, 19 de outubro de 2013

UMA NOVA CRIATURA


Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é: as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo. (II Corintios. 5.17)

O substantivo: REGENERAÇÃO (Paliggensia) Em Tito 3.5-,refere-se à restauração, ou melhor, à transformação do homem salvo que de agora em diante entrou numa nova vida.
Essa significação refere-se à alteração que o Espírito Santo efetua.(o efeito).
Por exemplo, o vocábulo (gennão)- juntamente com (anõthen) (João 3.33,5) significa gerar ou nascer, sendo usado em João 1.13; 3 á 8 –I João 2.29 – 5:1,4,18, etc.
Em I Pedro1.3,23– a palavra (anagennão) que significa gerar de novo ou novo nascimento, é encontrada com sentido especial para a regeneração.

 
Em Romanos 1:2, Paulo diz: E não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso entendimento…

Em Gálatas 6:15, novamente ele afirma: Porque em Cristo Jesus nem a circuncisão nem a incircuncisão têm virtude alguma, mas sim o ser uma nova criatura.

Em Efésios 2.15-, Na sua carne (Cristo) desfez a inimizade, isto é, a lei dos mandamentos, que consistia em ordenanças, para criar em si mesmo dos dois (judeus e gentios) um novo homem, fazendo a paz.

Portanto, a regeneração,em vários de seus elementos transformadores, toma como primeiro passo, o novo nascimento (João 3.5), toma como primeiro, pois através dele o homem pode vir a ser uma nova criatura criada segundo a imagem de Cristo, em “santificação”. (Romanos 8.29,30).
Feito isso, então ele está apto para ver e entrar no reino de Deus.
(Mateus 19.28). etc.

No Antigo Testamento, por exemplo, apesar da palavra regeneração não está explicitamente presente como Novo, contudo, a idéia se faz presente em vários contextos similares. Em Ezequiel, por exemplo, Deus conclama uma transformação radical para o homem, dizendo; E LHES DAREI UM SÓ CORAÇÃO, E UM ESPÍRITO NOVO POREI DENTRO DELES…(Ez. 11.19a- 18.31) e outros versículos similares.

Significado da REGENERAÇÃO.

Do lado divino de observação, a mudança de coração é chamada de REGENERAÇÃO, de novo nascimento; e do lado humano é chamada de CONVERSÃO.

Na REGENERAÇÃO; a alma é passiva; na CONVERSÃO; porém é ativa.

( João 3.5—10;10,28- I João 5;11,12) como a concessão de uma nova natureza (II Pedro 1.4) ou coração novo (Jeremias 24.7- Ezequiel 11;19—36;26) e a produção de uma nova criação (II Corintios 5.17).

As Escrituras apresentam a regeneração como uma obra de Deus; mas há numerosos meios e exigências envolvidos na experiência, que são apresentados da seguinte maneira:

Somos nascidos NÃO…da vontade da carne, nem da vontade do varão, mas de Deus (João 1.13). Tiago diz SEGUNDO A SUA VONTADE, ELE NOS GEROU PELA PALAVRA DA VERDADE (Tiago 1.18).


A morte e ressurreição de Cristo. Precisamos lembrar que o nascimento é concedido mediante a fé no Cristo crucificado (João 3.14-16) e que a ressurreição de Cristo está igualmente envolvida em nossa regeneração (I Pedro 1.3).

Sendo de novo gerado, não de semente corruptível, mas da incorruptível, pela palavra de Deus.(I Pedro 1.23a) O mesmo pensamento é expresso em João 3.5 e Tiago 1.18, respectivamente. De Efésios 5.26, aprendemos que a nossa purificação é relacionada à Palavra de Deus. E a passagem de João 15.3, expressa o significado do argumento. Isso não significa regeneração batismal, e sim, regeneração moral e metafísica.

Porque ainda que tivésseis dez mil aios em Cristo não teríeis contudo muitos pais; porque eu pelo evangelho vos gerei em Jesus Cristo (Corintios 4.15- Gálatas 4.19).

Pelo Espírito Santo, Jesus respondeu: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer da água (Palavra) e do Espírito (Espírito Santo), não pode entrar no reino de Deus. (João 3.5). E outros contextos similares.

NASCIMENTO- Deus o Pai é quem o gerou, e o crente é nascido de Deus (I João 5.1) nascido do Espírito (João 3.3,5,6), nascido do alto (tradução literal). Esse termo refere-se ao ato da graça criadora que faz do crente um filho de Deus (João 1.12,13 etc).

PURIFICAÇÃO- Deus nos salvou pela lavagem (literalmente, lavatório ou banho) da regeneração (Tito 3.5). A alma foi lavada completamente das imundícias da vida de outrora, recebendo novidade de vida, experiência simbolicamente expressa no ato de

batismo (Ato 22.16). Por inferência é o que Pedro diz: Que também, como uma verdadeira figura, agora vos salva, batismo, não da consciência para com Deus…(I Pedro 3.21a)


VIVIFICAÇÃO-Somos salvos não somente pela lavagem da regeneração, mas também pela renovação do Espírito Santo (Cl. 3.10 e Tito 33.5). O Espírito de Deus é quem opera neste processo de vivificação do crente, como bem podemos desprender dos seguintes textos: Salmo 51.10—ll9.25,37,40,50,88,1149, 154,156,159—Romanos 12.2—Efésios 4.23,etc. A essência da regeneração é uma vida concedida por Deus Pai, mediante Jesus Cristo e pela operação do Espírito Santo.

DEIXE SEU COMENTÁRIO !!!

Atenção:

Faça seu comentário dentro do assunto tratado acima;
Não divulgue endereço(s) de Sites ou Blogs;
Comentário que conterem divulgação serão moderados, somente serão aceitos links caso necessite de informar alguma fonte;
Proibido Spans;
Não faça Comentários Ofensivos, Ameaças, ou Termos preconceituosos.

OPINE, DÊ SUA SUGESTÃO, CONTATO, DÚVIDAS ETC. OBRIGADO DESDE JÁ !!!

Inscrever-se para Posts | Subscrever Comentários

Welcome to My Blog

As 366 mensagens bíblicas e principalmente didáticas contribuirão para melhor preparação dos seus sermões.

Cookies

adsbygoogle

LEIA A BIBLIA

►LEIA A BÍBLIA◄

ABOUT & SOCIAL


Tenha 3.mil Esboços Poderosos para Pregações: Domine o Púlpito com Mensagens Inspiradoras!" Impactan

Veja Anúncios

►LEIA A BÍBLIA◄

Postagem em destaque

Um Rei que não conhecia a Deus

Um Rei que não conhecia a Deus Um Rei que não conhecia a Deus "Depois, levantou-se um novo rei sobre o Egito, que não con...

Leia + Nossa Postagem

Postagens mais visitadas

- s; Estudo Postagem Profética -Missionario Francisco-Missionaria Fatima Blogger - Designed Fra e Fati Somos Uma Familia Missionaria -