Posted by : FrTutorial no Brasil sexta-feira, 18 de outubro de 2013

UMA NOVA CRIATURA

Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é: as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo. (II Corintios. 5.17)

O substantivo: REGENERAÇÃO (Paliggensia) Em Tito 3.5-,refere-se à restauração, ou melhor, à transformação do homem salvo que de agora em diante entrou numa nova vida.
Essa significação refere-se à alteração que o Espírito Santo efetua.(o efeito).
Por exemplo, o vocábulo (gennão)- juntamente com (anõthen) (João 3.33,5) significa gerar ou nascer, sendo usado em João 1.13; 3 á 8 –I João 2.29 – 5:1,4,18, etc.
Em I Pedro1.3,23– a palavra (anagennão) que significa gerar de novo ou novo nascimento, é encontrada com sentido especial para a regeneração.

 
Em Romanos 1:2, Paulo diz: E não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso entendimento…

Em Gálatas 6:15, novamente ele afirma: Porque em Cristo Jesus nem a circuncisão nem a incircuncisão têm virtude alguma, mas sim o ser uma nova criatura.

Em Efésios 2.15-, Na sua carne (Cristo) desfez a inimizade, isto é, a lei dos mandamentos, que consistia em ordenanças, para criar em si mesmo dos dois (judeus e gentios) um novo homem, fazendo a paz.

Portanto, a regeneração,em vários de seus elementos transformadores, toma como primeiro passo, o novo nascimento (João 3.5), toma como primeiro, pois através dele o homem pode vir a ser uma nova criatura criada segundo a imagem de Cristo, em “santificação”. (Romanos 8.29,30).
Feito isso, então ele está apto para ver e entrar no reino de Deus.
(Mateus 19.28). etc.

No Antigo Testamento, por exemplo, apesar da palavra regeneração não está explicitamente presente como Novo, contudo, a idéia se faz presente em vários contextos similares. Em Ezequiel, por exemplo, Deus conclama uma transformação radical para o homem, dizendo; E LHES DAREI UM SÓ CORAÇÃO, E UM ESPÍRITO NOVO POREI DENTRO DELES…(Ez. 11.19a- 18.31) e outros versículos similares.

Significado da REGENERAÇÃO.

Do lado divino de observação, a mudança de coração é chamada de REGENERAÇÃO, de novo nascimento; e do lado humano é chamada de CONVERSÃO.

Na REGENERAÇÃO; a alma é passiva; na CONVERSÃO; porém é ativa.

( João 3.5—10;10,28- I João 5;11,12) como a concessão de uma nova natureza (II Pedro 1.4) ou coração novo (Jeremias 24.7- Ezequiel 11;19—36;26) e a produção de uma nova criação (II Corintios 5.17).

As Escrituras apresentam a regeneração como uma obra de Deus; mas há numerosos meios e exigências envolvidos na experiência, que são apresentados da seguinte maneira:

Somos nascidos NÃO…da vontade da carne, nem da vontade do varão, mas de Deus (João 1.13). Tiago diz SEGUNDO A SUA VONTADE, ELE NOS GEROU PELA PALAVRA DA VERDADE (Tiago 1.18).


A morte e ressurreição de Cristo. Precisamos lembrar que o nascimento é concedido mediante a fé no Cristo crucificado (João 3.14-16) e que a ressurreição de Cristo está igualmente envolvida em nossa regeneração (I Pedro 1.3).

Sendo de novo gerado, não de semente corruptível, mas da incorruptível, pela palavra de Deus.(I Pedro 1.23a) O mesmo pensamento é expresso em João 3.5 e Tiago 1.18, respectivamente. De Efésios 5.26, aprendemos que a nossa purificação é relacionada à Palavra de Deus. E a passagem de João 15.3, expressa o significado do argumento. Isso não significa regeneração batismal, e sim, regeneração moral e metafísica.

Porque ainda que tivésseis dez mil aios em Cristo não teríeis contudo muitos pais; porque eu pelo evangelho vos gerei em Jesus Cristo (Corintios 4.15- Gálatas 4.19).

Pelo Espírito Santo, Jesus respondeu: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer da água (Palavra) e do Espírito (Espírito Santo), não pode entrar no reino de Deus. (João 3.5). E outros contextos similares.

NASCIMENTO- Deus o Pai é quem o gerou, e o crente é nascido de Deus (I João 5.1) nascido do Espírito (João 3.3,5,6), nascido do alto (tradução literal). Esse termo refere-se ao ato da graça criadora que faz do crente um filho de Deus (João 1.12,13 etc).

PURIFICAÇÃO- Deus nos salvou pela lavagem (literalmente, lavatório ou banho) da regeneração (Tito 3.5). A alma foi lavada completamente das imundícias da vida de outrora, recebendo novidade de vida, experiência simbolicamente expressa no ato de

batismo (Ato 22.16). Por inferência é o que Pedro diz: Que também, como uma verdadeira figura, agora vos salva, batismo, não da consciência para com Deus…(I Pedro 3.21a)


VIVIFICAÇÃO-Somos salvos não somente pela lavagem da regeneração, mas também pela renovação do Espírito Santo (Cl. 3.10 e Tito 33.5). O Espírito de Deus é quem opera neste processo de vivificação do crente, como bem podemos desprender dos seguintes textos: Salmo 51.10—ll9.25,37,40,50,88,1149, 154,156,159—Romanos 12.2—Efésios 4.23,etc. A essência da regeneração é uma vida concedida por Deus Pai, mediante Jesus Cristo e pela operação do Espírito Santo.

DEIXE SEU COMENTÁRIO !!!

Atenção:

Faça seu comentário dentro do assunto tratado acima;
Não divulgue endereço(s) de Sites ou Blogs;
Comentário que conterem divulgação serão moderados, somente serão aceitos links caso necessite de informar alguma fonte;
Proibido Spans;
Não faça Comentários Ofensivos, Ameaças, ou Termos preconceituosos.

OPINE, DÊ SUA SUGESTÃO, CONTATO, DÚVIDAS ETC. OBRIGADO DESDE JÁ !!!

Inscrever-se para Posts | Subscrever Comentários

Welcome to My Blog
Nossa Pagina no Facebook

Seguidores

internet explorer 11

Seus estudo Aqui !!!

Seus estudo Aqui !!!
Mande Por Email Pessoal !!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

::::: Radio Nova Adoração ::::

AJUDE NOS AQUI POR FAVOR !

{ RECADINHO RÁPIDO }








NOVO 30/5/2013










- s; ESTUDO POSTAGEM PROFÉTICA -Missionario Francisco-Missionaria Fatima Blogger - Designed Fra e Fati Somos Uma Familia Missionaria -