Posted by : Francisco Souza sexta-feira, 22 de novembro de 2013



Fechados num “casulo” Os medos dos humanos

Como ultrapassar os medos que actualmente povoam o nosso dia-a-dia? Medo de ficar doente, medo de perder o emprego, medo de ficar só! Quando se tem medo, terror, pânico, e até medo de ter medo, pode-se andar, durante anos, de consultório em consultório e não conseguir encontrar nenhuma solução. Mas não tem que ser assim, uma vez que existe uma alternativa eficiente. Basta saber reconhecer o problema e ser capaz de procurar auxílio.

Ajudar uma pessoa incapacitada pelo medo
 
Quando estamos na presença de alguém que está a ser acometido por um medo constante devemos, em primeiro lugar, evitar ser contagiados por essa situação. Em seguida, deverão ser dados alguns passos com o objectivo de a ajudar. Entre as acções que podem ser úteis para permitir a um indivíduo recuperar do medo constante em que vive, encontram-se:
•           Perguntar à pessoa afectada sobre o que está a sentir;
•           Tentar compreender a causa do seu medo;
•           Conversar sobre os passos que podem ser dados para ultrapassar a situação. É importante demonstrar compreensão e paciência:
•           Encorajar a pessoa que está a passar por aquele problema a vencer o medo, transformando aquela situação em algo que pode ser ultrapassado de forma exemplar, ajudando a pessoa a sair do “casulo” que criou para a sua existência neste mundo.

A fé que produz desgraça

A maioria das pessoas desconhece a força ilimitada da palavra; ela é a semente que, plantada no coração, cresce e frutifica de acordo com a natureza. Não há limites para a fé, e o medo não deixa de ser uma forma de fé, mas negativa! Se acreditarmos num futuro terrível, isso com certeza nos sobrevirá; da mesma forma acontecerá com a crença num futuro promissor. Aquilo em que acreditamos sucederá, e aí reside o poder sobrenatural da fé!

Gideão

Este homem era um homem que pertencia à menor tribo
de Israel, cuja família era a mais pobre e ele, Gideão, era o mais novo, ou seja, era em toda a tribo, aquele que tinha menos poder de decisão. Mas mesmo sendo vítima de todas estas contrariedades foi um vencedor, por ter uma das maiores qualidades que trazem a vitória, a coragem. O medo é a arma que as forças do mal utilizam para neutralizar a acção de Deus nas suas vidas e, por isso, quem quiser vencer, deverá ser como Gideão, forte e corajoso!

Apresentação das crianças a Deus

            Pode um bebé ou uma criança inocente ter pecado ou arrepender-se do mesmo? A resposta é única: Não! Então, para quê baptizá-las se a palavra baptismo – de acordo com o dicionário de Língua Portuguesa – significa mergulho, ou seja, o acto que representa o renascer espiritual, com purificação através da imersão na água de todas as culpas e pecados?
            Biblicamente, o baptismo é para arrependimento dos pecados e, portanto, somente destinado aos adultos. Já os pequeninos devem ser, a exemplo do Senhor Jesus, apresentados a Deus. (Vide Marcos 1.4, Lucas 2.21-24).

Fenómeno causa dúvidas e temor

Tsunami. Milhares de mortos de diferentes nacionalidades. Sete países assaltados por uma força
indomada que não respeitou barreiras construídas pelo próprio ser humano, tendo galgado muros, casas e arrastado tudo o que viu pela frente, inclusivamente vida humanas. A tragédia a que o mundo assistiu, sem que a pudesse prever ou impedir, fez renascer inúmeras dúvidas e um temor, de que a mesma se pudesse vir a repetir em qualquer parte do mundo e no momento menos esperado.
Ciente de que existe um risco, a maior parte da população pensa que os sismos são catástrofes naturais, imprevisíveis e incontornáveis. Todavia, os estudiosos refutam este pensamento, explicando que “o que é natural é o fenómeno geológico em si, que provoca a vibração dos terrenos”, no entanto, ao contrário do que aconteceu no domingo passado, “o que mais frequentemente provoca perdas de vidas é o desabatamento de prédios ou construções feitas por mão humana”.

Embora tente-se combater o medo que se instala perante algo que não se pode prever e muito menos controlar, como um sismo, é necessário assumir-se
uma atitude positiva e que afaste o desespero, pois viver um clima de segurança é algo que parte do interior humano e que se reflecte no ambiente em que se vive.
Adoptar uma postura optimista no dia-a-dia nem sempre é fácil, porém existe um número considerável de pessoas que sustenta a sua vivência diária em fundamentos sólidos e imutáveis, no caso, a Bíblia, que prega as bases da única resposta possível aos problemas enfrentados actualmente pela humanidade. De facto, as grandes catástrofes naturais que se têm abatido sobre o mundo, assim como as guerras e a fome, são apontadas na Palavra de Deus como um prenúncio do fim do mundo como o conhecemos e ínicio de uma nova realidade, na qual quem crê em Deus tem a garantia de possuir.

“Porquanto se levantará nação contra nação, reino contra reino, e haverá fomes e terramotos em vários lugares; porém tudo isto é o princípio das dores.” Mateus 24.7

DEIXE SEU COMENTÁRIO !!!

Atenção:

Faça seu comentário dentro do assunto tratado acima;
Não divulgue endereço(s) de Sites ou Blogs;
Comentário que conterem divulgação serão moderados, somente serão aceitos links caso necessite de informar alguma fonte;
Proibido Spans;
Não faça Comentários Ofensivos, Ameaças, ou Termos preconceituosos.

OPINE, DÊ SUA SUGESTÃO, CONTATO, DÚVIDAS ETC. OBRIGADO DESDE JÁ !!!

Inscrever-se para Posts | Subscrever Comentários

Welcome to My Blog

As 366 mensagens bíblicas e principalmente didáticas contribuirão para melhor preparação dos seus sermões.

Cookies

adsbygoogle

LEIA A BIBLIA

►LEIA A BÍBLIA◄

ABOUT & SOCIAL


Tenha 3.mil Esboços Poderosos para Pregações: Domine o Púlpito com Mensagens Inspiradoras!" Impactan

Veja Anúncios

►LEIA A BÍBLIA◄

Postagem em destaque

Um Rei que não conhecia a Deus

Um Rei que não conhecia a Deus Um Rei que não conhecia a Deus "Depois, levantou-se um novo rei sobre o Egito, que não con...

Leia + Nossa Postagem

Postagens mais visitadas

- s; Estudo Postagem Profética -Missionario Francisco-Missionaria Fatima Blogger - Designed Fra e Fati Somos Uma Familia Missionaria -