Posted by : Francisco Souza
segunda-feira, 11 de novembro de 2013
(1) Ele é da mesma
natureza que os anjos.
As obras atribuídas ao diabo tornam tarefa a nós impossível compreendê-lo algo outro que incorpóreo. Se ele fosse material, limitar-se-ia ao espaço; e, portanto, não poderia prosseguir com as obras universais de impiedade a ele atribuídas na Bíblia.
As obras atribuídas ao diabo tornam tarefa a nós impossível compreendê-lo algo outro que incorpóreo. Se ele fosse material, limitar-se-ia ao espaço; e, portanto, não poderia prosseguir com as obras universais de impiedade a ele atribuídas na Bíblia.
(2) Ele é o líder
de certos anjos.
Em Mateus 25:41 Cristo usa a expressão: "O diabo e seus anjos".
Em Mateus 25:41 Cristo usa a expressão: "O diabo e seus anjos".
(3) Um destino
comum espera Satanás e esses anjos.
Na passagem referida há pouco a Cristo Ele nos conta que o inferno foi preparado tanto para o diabo como para seus anjos.
Na passagem referida há pouco a Cristo Ele nos conta que o inferno foi preparado tanto para o diabo como para seus anjos.
Concluímos que
esses anjos dos quais Satanás é o líder e de cujo castigo ele se aquinhoará são
os anjos decaídos mencionados por Pedro e Judas. Parece-nos claro, então, que
Satanás mesmo é um anjo decaído.
A declaração em
João 8:44 para o efeito que o diabo "foi homicida desde o princípio"
não precisa de ser tomada como permanecendo em conflito com o precitado. A
expressão "desde o princípio" não precisa de ser tomada como
referindo-se ao princípio da existência do diabo: pode referir-se, e cremos que
se refere, ao princípio da história humana.
2. DADOS DA QUEDA
DE SATANÁS.
Cremos que temos na
Escritura duas relações fragmentárias da queda de Satanás. Referimo-nos a
Ezequiel 28:12-18 e Isaías 14:12-17.
A primeira dessas
passagens foi endereçada ao rei de Tiro; a segunda ao rei de Babilônia. Em
ambas, mas mais especialmente na primeira, algo da linguagem é forte demais
para aplicar-se a qualquer homem. Cremos que essas passagens, quais muitas
outras profecias, tem uma dupla referência. Isto é verdade de algumas das
profecias concernentes ao reajuntamento de Israel: sendo a sua referência
imediata à volta de Israel após os setenta anos de cativeiro na Babilônia. Mas,
elas fazem também uma clara referência remota ao reajuntamento de Israel
disperso no fim dos tempos. Em Mateus 24:4-51 temos uma dupla referência
maravilhosamente trabalhada em conjunto.
A razão desta dupla referência é que a destruição de Jerusalém em 70 A. D. foi um tipo do cerco final de Jerusalém logo em precedência ao segundo advento de Cristo à terra para julgar o mundo e
estabelecer o Seu reino milenial; e, sem duvida, a razão da dupla referência nas passagens que estamos considerando de Ezequiel e Isaias é que os reis de Tiro e Babilônia foram tomados como tipos "do homem do pecado" (2 Tessalonicenses 2:3,4), a "besta" do Apocalipse (Apocalipse 13 e 17), que não será senão uma ferramenta nas mãos de Satanás. Portanto, as palavras dos profetas vêem além desses reis ao poder dominante atrás deles, dirigindo-se a Satanás através dos seus representantes. Temos outros casos onde Satanás está assim endereçados. Em Gênesis 3:15 Satanás está endereçado através da serpente, seu instrumento e em Mateus 16:22,23 através de Pedro, em quem Cristo percebeu o espírito de Satanás.
A razão desta dupla referência é que a destruição de Jerusalém em 70 A. D. foi um tipo do cerco final de Jerusalém logo em precedência ao segundo advento de Cristo à terra para julgar o mundo e
estabelecer o Seu reino milenial; e, sem duvida, a razão da dupla referência nas passagens que estamos considerando de Ezequiel e Isaias é que os reis de Tiro e Babilônia foram tomados como tipos "do homem do pecado" (2 Tessalonicenses 2:3,4), a "besta" do Apocalipse (Apocalipse 13 e 17), que não será senão uma ferramenta nas mãos de Satanás. Portanto, as palavras dos profetas vêem além desses reis ao poder dominante atrás deles, dirigindo-se a Satanás através dos seus representantes. Temos outros casos onde Satanás está assim endereçados. Em Gênesis 3:15 Satanás está endereçado através da serpente, seu instrumento e em Mateus 16:22,23 através de Pedro, em quem Cristo percebeu o espírito de Satanás.
(1) Referência a Satanás
na sua condição Intacta.
"Tu és o Selador da soma, cheio de sabedoria e perfeito em formosura; estavas no Edem, jardim de Deus, toda a pedra preciosa era a tua cobertura: sardônia, topázio, diamante, ônix, jaspe, safira, carbúnculo, esmeralda e ouro; a obra dos teus tambores e dos teus pífaros estava em ti, foram preparados no dia em que foste criados. Tu eras o querubim, ungido para cobridor e te estabeleci; no monte santo de Deus estavas, no meio das pedras fulgentes andavas. Perfeito eras nos teus caminhos desde o dia em que foste criado, até que se achou iniqüidade em ti" (Ezequiel 28:12-15).
"Tu és o Selador da soma, cheio de sabedoria e perfeito em formosura; estavas no Edem, jardim de Deus, toda a pedra preciosa era a tua cobertura: sardônia, topázio, diamante, ônix, jaspe, safira, carbúnculo, esmeralda e ouro; a obra dos teus tambores e dos teus pífaros estava em ti, foram preparados no dia em que foste criados. Tu eras o querubim, ungido para cobridor e te estabeleci; no monte santo de Deus estavas, no meio das pedras fulgentes andavas. Perfeito eras nos teus caminhos desde o dia em que foste criado, até que se achou iniqüidade em ti" (Ezequiel 28:12-15).
(2) Referência à
queda de Satanás.
"Na multiplicação do teu comércio encheram o teu interior de violência e pecaste; pelo que te
lançarei profanado do monte de Deus e te farei perecer, ó querubim cobridor, do meio das pedras fulgentes. Elevou-se o teu coração por causa da tua formosura, corrompeste a tua sabedoria por causa do teu resplendor, por terra te lancei, diante dos reis te pus, para que a ti olhem. Pela multidão das tuas iniqüidades, pela injustiça do teu comércio profanaste os teus santuários. Eu, pois, fiz sair do meio de ti um fogo que te consumiu a ti e te tornei em cinzas sobre a terra, aos olhos de todos os que te vêem" (Ezequiel 28:16-18).
"Na multiplicação do teu comércio encheram o teu interior de violência e pecaste; pelo que te
lançarei profanado do monte de Deus e te farei perecer, ó querubim cobridor, do meio das pedras fulgentes. Elevou-se o teu coração por causa da tua formosura, corrompeste a tua sabedoria por causa do teu resplendor, por terra te lancei, diante dos reis te pus, para que a ti olhem. Pela multidão das tuas iniqüidades, pela injustiça do teu comércio profanaste os teus santuários. Eu, pois, fiz sair do meio de ti um fogo que te consumiu a ti e te tornei em cinzas sobre a terra, aos olhos de todos os que te vêem" (Ezequiel 28:16-18).
"Como caíste
desde o céu, ó estrela da manhã, filha da alva do dia? Como foste cortado por
terra, tu que debilitavas as nações? E tu dizias no teus coração: Eu subirei ao
céu, por cima das estrelas de Deus exaltarei o meu trono e no monte da
congregação me assentarei, da banda dos lados do Norte. Subirei sobre as
alturas das nuvens e serei semelhante ao Altíssimo. E contudo derribado serás
no inferno, aos lados da cova. Os que te virem te contemplarão,
considerar-te-ão e dirão: É este o varão que fazia estremecer a terra e que
fazia tremer os reinos? Que punha o mundo como deserto e assolava as suas
cidades? Que a seus presos não deixava soltos para suas casas?" (Isaías
14:12-17).
Destas duas
relações parece claro que Satanás caiu pelo orgulho. Está isto em harmonia com
as seguintes passagens:
Provérbios 16:18. A
soberba precede a ruína e o espírito altivo a queda.
1 Timóteo 3:2,6.
Convém, pois, que o bispo seja irrepreensível ... não neófito, para que,
ensoberbecendo-se, não caia na condenação do diabo.
Por Ezequiel
entendemos que Satanás acupava lugar muito elevado entre os anjos no seu estado
intacto. "Eras o querubim ungido que cobrias e eu te estabeleci, de
maneira que estavas sobre o santo monte de Deus". Notai que ele não era
"um querubim ungido", mas "o querubim
ungido". "Ungido" quer dizer separado como um sacerdote
ao serviço de Deus. "O ungido querubim que cobre" alude
provavelmente ao querubim que cobria o propiciatório com suas asas no templo
(Êxodo 37:9). Isto parece indicar que o diabo era o líder da adoração angélica;
provavelmente ocupava o lugar que agora é ocupado por Miguel, o arcanjo.
II. A OBRA DE SATANAZ
1. O PECADO
ORIGINADO NO UNIVERSO.
As passagens supra, que dão um relato velado da queda de Satanás, apontam-nos a narrativa mais antiga que temos na Bíblia sobre o pecado. Sabemos que Satanás caiu antes do homem, porquanto Satanás solicitou o homem ao pecado. "O pecado não foi uma criação mas uma origem: veio a existir pelo auxilio daquele que teve existência anterior, nomeadamente, personalidade e o poder de livre escolha. Deus não criou esse ser como o Diabo, mas como um anjo santo, o qual originou o pecado pela desobediência e se transformou no diabo ímpio que é hoje (Bancroft, Elemental Theology).
As passagens supra, que dão um relato velado da queda de Satanás, apontam-nos a narrativa mais antiga que temos na Bíblia sobre o pecado. Sabemos que Satanás caiu antes do homem, porquanto Satanás solicitou o homem ao pecado. "O pecado não foi uma criação mas uma origem: veio a existir pelo auxilio daquele que teve existência anterior, nomeadamente, personalidade e o poder de livre escolha. Deus não criou esse ser como o Diabo, mas como um anjo santo, o qual originou o pecado pela desobediência e se transformou no diabo ímpio que é hoje (Bancroft, Elemental Theology).
2. INTRODUZIU O
PECADO NA FAMÍLIA HUMANA.
Gênesis 3:1-16. Há uma conexão íntima entre o que notamos de Isaias a respeito do diabo e o seu método de seduzir Eva. Satanás foi enxotado do céu porque disse: "Far-me-ei semelhante ao Altíssimo". Ele enganou Eva por dizer-lhe que, em vez de morrer como resultado de comer o fruto proibido, torna-se?ia ela "como Deus, conhecendo o bem e o mal".
Gênesis 3:1-16. Há uma conexão íntima entre o que notamos de Isaias a respeito do diabo e o seu método de seduzir Eva. Satanás foi enxotado do céu porque disse: "Far-me-ei semelhante ao Altíssimo". Ele enganou Eva por dizer-lhe que, em vez de morrer como resultado de comer o fruto proibido, torna-se?ia ela "como Deus, conhecendo o bem e o mal".
3. POSSUI E
CONTROLA O MUNDO
Jó 9:24; Mateus 4:8,9; João 12:31; 14:30; 16:11; 2 Coríntios 4:3,4; Efésios 6:12. Deus possui o mundo (Salmos 24:1), mas, como lemos em Jó 9:24, o mundo foi dado na mão de Satanás temporariamente e Satanás o domina, sujeito a tais limitações como Deus se apraz impor. Vide Salmos 76:10.
Jó 9:24; Mateus 4:8,9; João 12:31; 14:30; 16:11; 2 Coríntios 4:3,4; Efésios 6:12. Deus possui o mundo (Salmos 24:1), mas, como lemos em Jó 9:24, o mundo foi dado na mão de Satanás temporariamente e Satanás o domina, sujeito a tais limitações como Deus se apraz impor. Vide Salmos 76:10.
4. ACUSA O POVO DE
Deus.
Jó 1:6-9; 2:3-5; Apocalipse 12:9,10. "Diabo" significa "acusador" ou "enganador".
Jó 1:6-9; 2:3-5; Apocalipse 12:9,10. "Diabo" significa "acusador" ou "enganador".
5. TAMBÉM PROVA,
ESCONDE, RESISTE E ESBOFETEIA.
Lucas 22:31; 1 Tessalonicenses 2:18; Zacarias 3:1; 2 Coríntios 12:7.
Lucas 22:31; 1 Tessalonicenses 2:18; Zacarias 3:1; 2 Coríntios 12:7.
6. PROCURA OPOR-SE
E ESCONDER A OBRA DE DEUS.
Mateus 13:39; Marcos 4:15; 2 Coríntios 11:14,15; 2 Tessalonicenses 2:9,10; Apocalipse 2:10; 3:9.
Mateus 13:39; Marcos 4:15; 2 Coríntios 11:14,15; 2 Tessalonicenses 2:9,10; Apocalipse 2:10; 3:9.
7. TENTA, ENLAÇA E
GUIA OS HOMENS AO MAL.
1 Crônicas 21:1; Mateus 4:1-9; João 13:2,27; Atos 5:3.
1 Crônicas 21:1; Mateus 4:1-9; João 13:2,27; Atos 5:3.
8. CONTROLA E CEGA
OS PERDIDOS.
João 8:44; 12:37-40; Atos 26:18; 2 Coríntios 4:4; 2 Timóteo 2:26. A cegueira em 2 Coríntios 4:4 e aquela em João 12:37-40 são o mesmo. Sua causa imediata é a depravação da natureza carnal. Diz-se que o diabo é o autor desta cegueira porque ela é o autor do pecado. Na derradeira passagem é atribuída a Deus porque é pela vontade permissiva de Deus que se concedeu ao diabo trazer o pecado ao mundo. Para mais extensa discussão desta cegueira vide o capítulo sobre a livre agencia do homem.
João 8:44; 12:37-40; Atos 26:18; 2 Coríntios 4:4; 2 Timóteo 2:26. A cegueira em 2 Coríntios 4:4 e aquela em João 12:37-40 são o mesmo. Sua causa imediata é a depravação da natureza carnal. Diz-se que o diabo é o autor desta cegueira porque ela é o autor do pecado. Na derradeira passagem é atribuída a Deus porque é pela vontade permissiva de Deus que se concedeu ao diabo trazer o pecado ao mundo. Para mais extensa discussão desta cegueira vide o capítulo sobre a livre agencia do homem.
9. CAUSA
ENFERMIDADES.
Lucas 13:16; Atos 10:38.
Lucas 13:16; Atos 10:38.
Mas, graças sejam
dadas a Deus, toda a obra de Satanás está senhoreada pela onipotência e
onisciência de Deus e é feita para operar ultimadamente para glória de Deus e
para o bem dos santos. Vide Salmos 76:10; Romanos 8:31; 2 Coríntios 12:7;
Efésios 1:11.
Na queda de Pedro
temos um exemplo excelente de como Deus é glorificado e os santos beneficiados
mesmo atravéz da tentação do diabo que atualmente produz o pecado nas vidas dos
santos. A experiência de Pedro em negar a Cristo fê-lo homem diferente dele mesmo.
No julgamento de Jesus ele Pedro acovardou-se ante uma criadinha, mas no
Pentecostes ele topou a multidão dos crucificadores de Cristo com palavras
ardentes de condenação. A queda de Pedro tirou-lhe a Fiúza em si mesmo. Assim,
Satanás, buscando a completa ruína de Pedro, como ele teve a de Jó, peneirou a
palha e deixou o trigo. Podemos ver também que as aflições de Satanás trouxeram
no fim maiores bênçãos a Jó.