Posted by : Francisco Souza terça-feira, 3 de dezembro de 2013


Santificação e Regeneração


Tito 3:5 ?não em virtude de obras de justiça que nós houvéssemos feito, mas segundo a sua misericórdia, nos salvou mediante o lavar da regeneração e renovação pelo Espírito Santo,? 

    A regeneração é o ato divino que concede ao homem que crê, uma vida nova e mais elevada mediante a união pessoal com Cristo. 

1.     A Natureza da regeneração

    A palavra traduzida por ?regeneração? ( que vem do grego ?Poliggensia? e significa novo nascimento ou
recriação ) acha-se somente duas vezes no N.T. ( Mt 19.28 ; Tt 3.5 ). O primeiro texto refere-se ao novo estado das coisas, que terá a sua realidade na segunda vinda de Cristo. O outro refere-se à presente vida espiritual do crente, e é considerado como o primeiro dos meios pelos quais a misericórdia de Deus nos salva. O Novo Testamento assim descreve a regeneração:

(a) Nascimento. Deus o pai é quem ?gerou?, e o crente é ?nascido? de Deus ( 1 Jo5:1 ), ?nascido do Espírito? (Jo 3:8 ), ?nascido do alto? ( tradução literal de Jo 3: 3,7 ). Esses termos referem-se ao ato da graça criadora que faz do crente um filho de Deus. 

(b) Purificação. Deus nos salvou pela ?lavagem? ( literalmente, lavatório ou banho ) da regeneração. ( Tt 3.5 ) A alma foi lavada completamente das imundícies da vida de outrora, recebendo novidade de vida, experiências simbolicamente expressa no ato do batismo. ( At 22.16 ).

(c) Vivificação. Somos salvos não somente pela ?lavagem da regeneração?, mas também ?renovação do Espírito Santo?. ( Tt 3.5. vide também Cl 3.10; Rm 12.2; Ef 4.23; Sl 51.10 ). A essência da regeneração é uma nova vida concedida por Deus pai, mediante Jesus Cristo e pela operação do Espírito Santo.

(d) Criação. Aquele que criou o homem no princípio e soprou em suas narinas o fôlego de vida, o recria pela operação do seu Espírito Santo. ( 2 Co 5.17; Ef 2.10; Gl 6.15; Ef 4.24; vide Gn 2.7 ) O resultado prático é uma transformação radical da pessoa em sua natureza, seu caráter, desejos e propósitos. 

(e) Ressurreição. ( Rm 6.4,5; Cl 2.13; 3.1; Ef 2.5 ) Como Deus vivificou o barro inanimado e o fez vivo para com o mundo físico, assim ele vivifica a alma em seus pecados e a faz viva para as realidades do mundo espiritual. Esse ato de ressurreição espiritual é simbolizado pelo batismo nas águas. A regeneração é ?a grande mudança que Deus opera na alma quando a vivifica; quando ele a levanta da morte do pecado para a vida de justiça.? ( João Wesley ). 


    2. Necessidade da regeneração

    A conversa de nosso Senhor com Nicodemos ( Jo 3 ) proporciona um excelente fundo histórico para o estudo deste tópico. As primeiras palavras de Nicodemos revelam uma série de emoções provenientes do seu coração. A declaração abrupta de Jesus no v. 3, que parece ser uma repentina mudança do assunto,
explica-se pelo fato de Jesus estar respondendo ao coração de Nicodemos e não às palavras de sua interrogação. As primeiras palavras de Nicodemos revelam: (a) fome espiritual. Se esse chefe judaico tivesse expressado o desejo de sua alma, talvez teria dito: ?Estou cansado do ritualismo morto da sinagoga, vou lá mas volto com a mesma fome com que saí. Infelizmente, a glória divina afastou-se de Israel, não há visão e o povo perece. Mestre, a minha?alma suspira pela realidade! Pouco conheço de tua pessoa , mas tuas palavras tocaram-me o coração. Teus milagres convenceram-me de que és Mestre vindo de Deus. Gostaria de te acompanhar. (b) Faltou a Nicodemos profunda convicção. Sentiu a sua necessidade, mas necessidade de um instrutor e não do Salvador. Tal qual a mulher samaritana, ele queria a água da vida ( Jo 4:15 ), mas, como aquela, Nicodemos teve que compreender que era pecador, que precisava de purificação e transformação. ( Jo 4:16,18 ). (c) Nota-se nas suas palavras um rastro de altocomplacência, coisa muito natural num homem de sua idade e posição. Ele diria a Jesus: ? Creio que foste enviado a restaurar o reino de Israel, e vim dar-te a
lguns conselhos quanto aos planos para conseguir este objetivo.? Provavelmente ele supôs que sendo israelita e filho de Abraão, essas qualificações seriam suficientes para o tornarem membro do reino de Deus. ? Jesus respondeu, e disse-lhe: Na verdade, na verdade te digo, que aquele que não nascer de novo não pode ver o Reino de Deus.? Parafraseando esta passagem, Jesus diria: ? Nicodemos, tu não podes unir-te a minha companhia como se unisses a uma organização. O pertencer a minha companhia não depende da qualidade da tua vida; minha causa não é outra senão aquela do Reino de Deus, e tu não podes entrar neste Reino sem experimentar uma transformação espiritual. O Reino de Deus é muito diferente do que estás pensando, e o modo de estabelecê-lo e de juntar seus súditos é muito diferente do meio de que estás cogitando.? 

    Jesus apontou a necessidade mais profunda e universal de todos os homens ? uma mudança radical e completa da natureza e caráter do homem em sus totalidade. Toda a natureza do homem ficou deformada pelo pecado, a herança da queda; Essa deformação moral reflete-se em sua conduta e em toda as suas relações. Antes que o homem possa ter uma vida que agrade a Deus, seja no presente ou na eternidade, sua natureza precisa passar por uma transformação tão radical, que seja realmente um segundo nascimento. O homem não pode transformar-se a si mesmo; Essa transformação terá que vir de cima.

    Jesus não tentou explicar o como do novo nascimento, mas explicou o por quê do assunto. ? o que é nascido da carne é carne, o que é nascido do Espírito é espírito.? Carne e espírito pertecem a reinos diferentes, e um não pode produzir o outro. A natureza humana pode gerar a natureza humana, mas somente o Espírito Santo pode gerar a natureza espiritual. A natureza humana somente pode produzir a natureza humana; e nenhuma criatura pode elevar-se acima de sua própria natureza. A vida espiritual não passa do pai ao filho pela geração natural; ela procede de Deus para o homem por meio da geração espiritual. O destino mais elevado do homem é viver com Deus para sempre; mas a natureza humana, em seu estado presente, não possui a capacidade para viver no reino celestial. Portanto, será necessário que a vida celestial desça para transformar a natureza humana, preparando-a para ser membro desse reino. 


3. Meios da regeneração 


    (a). Agência divina. O Espírito Santo é o agente especial na obra de regeneração. Ele opera a transformação na pessoa. ( Jo 3.6; Tt 3.5 ) Contudo, todas as Pessoas na Trindade operam nessa obra.
Realmente as três Pessoas operam em todas as divinas operações, embora cada Pessoa exerça certos ofícios que lhe são peculiares. Dessa forma o Pai é preeminentemente o criador; Contudo, tanto o Filho como o Espírito Santo são mencionados como agentes na criação. O Pai gera ( Tg 1.18 ) e no Evangelho de João, o Filho é apresentado como o Doador da vida. ( vide capítulo 5 e 6 ). 
Note especialmente a relação de Cristo com a regeneração do homem. É Ele o Doador da vida. De que maneira ele vivifica os homens? Vivifica-os por morrer por eles, de forma que, ao comerem a sua carne e beberem o seu sangue (que significa crer em sua morte expiatória), eles recebem a vida eterna. Qual é processo de conceder a vida aos homens? Uma parte da recompensa de Cristo era a prerrogativa de conceder o Espírito Santo ( vide Jo 3.3,13; Gl 3.13,14 ), e ele ascendeu para que pudesse tornar-se a fonte da vida e energia espiritual ( Jo 6.62; At 2.33 ). O Pai tem vida em si ( Jo 5.26 ); portanto, Ele concede ao Filho ter vida em si; o Pai é a fonte do Espírito Santo, mas Ele concede ao Filho o poder de conceder o Espírito; desta forma o Filho é um ?Espírito vivificante?( 1Co 15.45 ), tendo poder, não somente para ressuscitar os mortos, fisicamente, ( Jo 5.25,26 ) mas também vivificar as almas mortas dos homens. ( vide Gn 2.7; Jo 20.22; 1Co 15.45 ).

    (b). A preparação humana. Estritamente falando, o homem não pode cooperar no ato de regeneração, que é um ato soberano de Deus; mas o homem pode tomar parte na preparação para o novo nascimento. Qual é essa preparação? Resposta: Arrependimento e fé.

     

4. Efeitos ( ou milagres ) da regeneração.

    Podemos agrupa-los sob três tópicos: Posicionais (adoção); Espirituais (união com Deus); Práticos (a vida de justiça).

(a)    Posicionais. Quando a pessoa passa pela transformação espiritual conhecida como regeneração, torna-se filho de Deus e beneficiário de todos os privilégios dessa filiação. Assim escreve o Dr.William Evans: ?Pela adoção, o crente, que já é filho de Deus, recebe o lugar de filho adulto; dessa forma o menino
torna-se filho, o filho menor torna adulto.?(Gal.4:1-7.) A palavra ?adoção? significa literalmente: ? dar a posição de filhos? e refere-se, no uso comum, ao homem que toma para seu lar crianças que não são as suas pelo nascimento.

    Quanto à doutrina, devemos distinguir entre adoção e regeneração: o primeiro é um termo legal que indica conceder o privilégio de filiação a um que não é membro da família; o segundo significa a transformação espiritual que torna a pessoa filho de Deus e participante da natureza divina. Contudo, na própria experiência, é difícil separar os dois, visto que a regeneração e a adoção representam a dupla experiência da filiação.

    No Novo Testamento a filiação comum é, às vezes, definida pelo termo ?filhos? (?uioi?- no grego), termo que originou a palavra ?adoção?; outras vezes é definida pela palavra ?tekna?, no grego, também traduzida por ?filhos?, que significa literalmente ?os gerados?, significando a regeneração.As duas idéias são distintas e ao mesmo tempo combinadas nas seguintes passagens:?Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder ( implicando adoção)de serem feitos filhos de Deus... os quais... nasceram... de Deus?( Jo. 1:12,13). ?Vede quão grande caridade nos tem concedido o Pai, que fôssemos chamados ( implicando adoção) filhos de Deus ( a palavra que significa ?gerados?de Deus)? (1 João 3:1). Em Rom. 8:15,16 as duas idéias se entrelaçarão: ? Porque não recebestes o espírito de escravidão, para que outra vez estardes em temor, mas recebestes o espírito de adoção de filhos, pelo qual clamamos Abba, Pai. O mesmo Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus.?

(b)    Espirituais. Devido à sua natureza, a regeneração envolve união espiritual com Deus e com Cristo mediante o Espírito Santo; e essa união espiritual envolve habitação divina (2 Cor. 6: 16-18; Gal. 2:20; 4:5,6; 1 João 3:24; 4:13.) Essa união resulta em um novo tipo de vida e de caráter, descrito de várias maneiras; novidade de vida ( Rom. 6:4 ); um novo coração( Ez. 36:26 ) um novo espírito ( Ez. 11:19); um novo homem ( Ef. 4:24); participantes da natureza divina ( 2 Pe. 1:4 ). O dever do crente é manter seu contacto com Deus mediante os vários meios de graça e dessa forma preservar e nutrir a sua vida espiritual.

(c)    Práticos. A pessoa nascida de Deus demonstrará esse fato pelo ódio que tem ao pecado ( 1 João 3:9;5:18 ), por obras de justiça ( 1 João 2:29 ), pelo amor fraternal ( 1João 4:7 ) e pela vitória que alcança sobre o mundo ( 1 João5:4 ).

    Devemos evitar estes dois extremos: primeiro, estabelecer um padrão tão baixo que a regeneração se torne questão de reforma natural; segundo, estabelecer um padrão elevado demais que não leve em conta as fraquezas dos crentes. Crentes novos que estão aprendendo a andar com Jesus estão sujeitos a tropeçar, como o bebê que aprende a andar.João declara que é absolutamente inconsistente que a pessoa nascida de Deus, portadora da natureza divina, continue a viver habitualmente no pecado ( 1 João 3:9 ), mas ao mesmo tempo ele tem cuidado em escrever: ? Se alguém pecar, temos um advogado para com o Pai, Jesus Cristo, o justo? (1 João 2:1 ).


5. Símbolo da Regeneração

    A verdade central da regeneração é que o crente é uma nova criatura, que foi separada do seu passado e introduzida num novo futuro. Paulo disse: ? E assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura: as coisas
antigas já passaram; eis que tudo se fez novo? ( 2 Co 5. 17 ).
    O ato do batismo por imersão total é um símbolo visual do crente afirmando que morreu para a velha vida e que ressuscitou para a nova vida. ( Rm 6.4 ).

    Pedro compara o simbolismo do batismo à ilustração de Noé e do dilúvio. Assim como o dilúvio levou de roldão o passado de Noé, dando-lhe uma nova oportunidade de recomeçar sua vida, assim também o batismo em água é a ?figura? da destruição do nosso passado e da nossa transição à nova vida espiritual, mediante o poder da ressurreição de Cristo.

?os quais noutro tempo foram desobedientes quando a longaminidade de Deus aguardava nos dias de Noé, enquanto se preparava a arca, na qual poucos, a saber, oito pessoas, foram salvas, através da água,
    a qual, figurando o batismo, agora também nos salva, não sendo a imundície da carne, mas a indagação de uma boa consciência para com Deus, por meio da ressurreição de Jesus Cristo? . ( 1 Pe 3. 20,21 ).

    Note, cuidadosamente, que estes versículos não dizem que a ?água? regenera. A água, no caso de Noé e do crente, é um símbolo da morte, não da vida. Note as palavras ?figurando o batismo?, e a expressão ? não sendo a imundície da carne, mas a indagação de uma boa consciência para com Deus?. Nestas frases, Pedro está explicando que o batismo é apenas um ato simbólico, e que é tão inútil quanto a um simples banho, se não for acompanhado de uma consciência verdadeiramente regenerada, segundo a fé. 

Deus seja conosco!

DEIXE SEU COMENTÁRIO !!!

Atenção:

Faça seu comentário dentro do assunto tratado acima;
Não divulgue endereço(s) de Sites ou Blogs;
Comentário que conterem divulgação serão moderados, somente serão aceitos links caso necessite de informar alguma fonte;
Proibido Spans;
Não faça Comentários Ofensivos, Ameaças, ou Termos preconceituosos.

OPINE, DÊ SUA SUGESTÃO, CONTATO, DÚVIDAS ETC. OBRIGADO DESDE JÁ !!!

Inscrever-se para Posts | Subscrever Comentários

Welcome to My Blog

As 366 mensagens bíblicas e principalmente didáticas contribuirão para melhor preparação dos seus sermões.

Cookies

adsbygoogle

LEIA A BIBLIA

►LEIA A BÍBLIA◄

ABOUT & SOCIAL


Tenha 3.mil Esboços Poderosos para Pregações: Domine o Púlpito com Mensagens Inspiradoras!" Impactan

Veja Anúncios

►LEIA A BÍBLIA◄

Postagem em destaque

Um Rei que não conhecia a Deus

Um Rei que não conhecia a Deus Um Rei que não conhecia a Deus "Depois, levantou-se um novo rei sobre o Egito, que não con...

Leia + Nossa Postagem

Postagens mais visitadas

- s; Estudo Postagem Profética -Missionario Francisco-Missionaria Fatima Blogger - Designed Fra e Fati Somos Uma Familia Missionaria -