Posted by : Francisco Souza
quinta-feira, 17 de abril de 2014
O CULTO: O MOMENTO DE ADORAÇÃO POR EXCELÊNCIA DO POVO DE DEUS
Que fareis, pois, irmãos? Quando vos ajuntais, cada um de vós tem salmo, tem doutrina, tem revelação, tem língua, tem interpretação. Faça-se tudo para edificação (1 Co 14.26).Introdução.Ainda com a imagem do Êxodo bem vívida no espírito, Moisés insta aos hebreus a que estejam preparados não apenas a cultuar a Deus como também a explicar o significado de sua devoção (Êx 12.26). Pois o culto é um ato que, por encerrar um sentido profundo e transcendente, exige de cada fiel uma justificativa irrecorrível e clara. Logo, deveriam todos estar prontos a expor publicamente as razões de sua adoração.A mesma urgência precisamos demonstrar, porquanto também adoramos ao Deus Único e Verdadeiro. Na essência, o nosso culto em nada difere do culto que os hebreus prestavam a Jeová no Antigo Testamento. Por conseguinte, também temos a obrigação de entender e explicar por que cultuamos a Deus. Cabe-nos ainda saber como cultuá-lo. Neste particular, Davi em tudo mostrou-se precavido. Além de justificar teologicamente o culto a Jeová em seus vários salmos, organizou-o, elaborando uma liturgia minuciosa e digna do nome do Senhor.
1. O que é o culto.A palavra culto é originária do vocábulo latino cultu, e significa adoração ou homenagem que se presta ao Supremo Ser. No grego, temos duas palavras para culto: latreia, significando adoração; e: proskuneo, reverenciar, prestar obediência, render homenagem.
O culto, por conseguinte, há de ser definido como o elenco das cerimônias através das quais rendemos as devidas honras e deferências à Divindade. Tanto pode ser litúrgico quanto privado. No primeiro caso, se realizado congregacionalmente, e conduzido por leituras, cânticos, exposi-ção da Palavra etc. No segundo, se for levado a efeito no âmbito doméstico, e contar apenas com um único adorador. De qualquer forma, o culto privado também possui a sua liturgia.
O culto é o momento de adoração por excelência do povo de Deus. Marca o encontro do Supre-mo Ser com os seus adoradores. Eis porque, durante o seu transcurso, cada membro da congregação deve sentir-se, postar-se e agir como integrante dessa comunidade de adoração – a Igreja de Cristo.
2. A finalidade do culto.O principal objetivo do culto é fortalecer e realçar a comunhão do ser humano com
Deus. Serve como preparação para a nossa vida na eternidade, e deve ser visto como o prenúncio do serviço que, na Jerusalém Celeste, haveremos de prestar ao Cristo.
Visa o verdadeiro culto integrar todo o nosso ser num serviço incondicional ao Criador. Leva-nos a separar-nos do mundo e a consagrar-nos integralmente a Deus: “Rogo-vos, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis o vosso corpo em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional” (Rm 12.1).Somente assim poderemos fazer parte da Nova Aliança que o Pai estabeleceu com a raça humana através de Cristo.