Capítulo 7
II Co 6:14-18. 7:1; 11:2-4.
O TEMPLO DE DEUS
Em 2ª Coríntios 6:14 – 7:1 vemos o sétimo aspecto
de uma pessoa vivendo no Espírito: o templo de Deus. Nesses versículos Paulo
menciona algumas coisas negativas que podem contaminar o templo de Deus. No
versículo 14 estão os incrédulos, a iniqüidade e as trevas. No versículo 15 há
Belial, isto é, satanás, diabo, ou melhor dizendo, a oposição. Finalmente, no
versículo 16 estão os ídolos. Essas são as cinco coisas negativas impuras que
podem contaminar o templo de Deus. Como o templo de Deus, temos de ser
separados dessas coisas. Dizer isso é fácil, mas colocar em prática essa
questão de separação não é tão fácil. Como parte do templo de Deus, você
precisa considerar se é ou não total e completamente separado de todas essas
coisas negativas. Você se separou dos incrédulos, da iniqüidade, das trevas, do
inimigo opositor, e de tudo aquilo que envolve ídolos?
Um cativo
precisa ser capturado; uma carta precisa ser escrita; um espelho precisa ser
desvendado; um vaso precisa ser quebrado. E um embaixador necessita ser
absolutamente pelo interesse do Senhor nesta terra, estando sob a sua
autoridade. O embaixador dos Estados Unidos na Alemanha está li pelo interesso
dos Estados Unidos, e está completamente sob a autoridade do governo americano.
Num cooperador existe a necessidade de estar atado a Deus. Como o templo de
Deus precisamos ser santos ou separados. Em 7:1, Paulo diz: “Tendo, pois, ó
amados, tais promessas, purifiquemo-nos de toda impureza, tanto da carne, como
do espírito, aperfeiçoando a nossa santidade no temor de Deus.” A impureza da
carne e do espírito neste versículo refere-se ás cinco coisas negativas
mencionadas em 6:14-16. Alguns desses itens contaminam sua carne enquanto
outros contaminam seu espirito. Os
ídolos e Belial contaminarão seu espírito, portanto, você tem de separar-se,
purificar-se de todas as coisas
negativas.
Uma habitação é sempre a expressão de quem lá
habita. Ao olhar para o interior de uma
casa americana, pode-se reconhecer que ali mora um americano. Se olhar para a
residência de um brasileiro, você imediatamente saberá que ali mora um
brasileiros. Isso ocorre porque a habitação é sempre a expressão de quem lá
habita. Uma vez que somos o lugar de habitação de Deus, devemos ser a expressão
de Deus que é o morador. Você pode dizer que é uma parte do templo de Deus e,
ainda assim, estar unido em alguma coisa com um incrédulo. Podem existir em
você algumas coisas que são muito iníquas e que estão em trevas. Talvez esteja
envolvido com algo ligado a Belial ou aos ídolos. A fim de ser o templo de Deus
em realidade, temos de ser separados absoluta e completamente para que
aperfeiçoemos a santidade no temor de Deus.
Santidade é separação para Deus, separação de todas
as coisas que não ele próprio. Como o templo de Deus precisamos separar-nos de
tudo o que é contrário á natureza divina e ao caráter santo de Deus.
Aperfeiçoar a santidade é tornar essa separação plena e completa, ter todo o
nosso ser - espírito, alma e corpo - total e perfeitamente separados,
santificados para Deus (1ª Ts.5:32). Isso é ser totalmente reconciliado com
Deus. Uma vez que percebemos que somos o templo de Deus, temos de nos separar,
de aperfeiçoar a santidade no temor de Deus. Tememos que se não o fizermos
ofenderemos a Deus e sua glória SHEKINAR deixar-nós-á (segundo o Dicionário
Wesbster, SHEKINAH significa “na
teologia hebraica, a manifestação da presença de Deus; a presença divina”).
UMA VIRGEM PARA CRISTO.
Paulo disse aos coríntios em 11:2: “Porque zelo por
vós com zelo de Deus; visto que vos tenho preparado para vos apresentar como
virgem pura a um só esposo, que é Cristo”. Todos os santos, especialmente os
irmãos, precisamos perceber que são parte da virgem para Cristo. Diante do
Senhor e para ele temos de considerar-nos como mulheres. Temos de amar o Senhor
assim como uma virgem ama seu marido. Um irmão pode ser um marido, mas para
Cristo ele é uma parte de sua esposa. Todas. Todos os crentes são as virgens,
quer sejam irmão os irmãs (Ct.1:3). Todos somos virgens e somos parte da virgem
corporativa para Cristo. Se você se comportar como um homem diante de Cristo,
isso estará errado. Se o fizer insultará o encabeçamento do Senhor: você tem de
comportar-se como uma virgem diante do Senhor. Não muitos irmão têm o conceito
de que embora sejam homens, são uma virgem para Cristo. Paulo desposou os
crentes como uma virgem casta e pura a Cristo.
Em 11:3, Paulo diz: “Mas receio que, assim como a
serpente enganou a Eva com a sua astúcia, assim também sejam corrompidas as
vossas mentes, e se apartem da simplicidade e pureza devidas a Cristo”. Como
uma virgem precisamos ser puros, singelos e simples. Simplicidade nesse
versículo também pode ser traduzida para singeleza, referindo-se á lealdade de
um coração singelo, á fidelidade de uma mente singela dos crentes para Cristo.
Em relação a você mesmo, como uma virgem, você precisa ser puro. Para seu marido, você precisa ser
simples. Os divórcios são o resultado da complexidade. Se as esposas se
mantivessem em simplicidade em relação aos maridos, não haveria divórcio. Uma
vez que uma mulher se casa, ela deve ser muito simples com relação a seu
marido. Mas muitas mulheres são seduzidas e tentadas a ir da simplicidade, á complexidade.
Uma esposa pode refletir sobre seu marido e perceber que ele não é tão
bem-educado. Mas quando olha para outro
homem, acha-o mais educado. Quanto mais compara seu marido com outros homens,
mais ela percebe que ele não é tão bom quanto os outros em certos aspectos. No
passado a serpente enganou a Eva por meio de sua astúcia, e a mesma serpente
ainda está enganando muitas Evas.
Os apóstolos ministravam Cristo ás pessoas de uma
maneira simples. Seus ensinamentos a respeito de Cristo eram muito simples. Até
o próprio Cristo apresentou-se de maneira simples. No livro de João, ele disse
que era a porta (10:1), a videira (15:1), e o pão da vida (6:48). O apóstolo
Paulo ministrou Cristo aos outros de modo simples apresentando-lhes Cristo como
seu único Marido. Entretanto, naquela época, alguns pregadores foram pregar a
Cristo de maneira complicada. É por isso que Paulo referiu-se aqueles que
pregavam “outro Jesus” (2ª Co. 11:4). Devido a alguns pregaram a Cristo não de
maneira simples, mas complexa, Paulo se preocupava com os coríntios, com o fato
de seus pensamentos serem seduzidos ou corrompidos apartando-se da simplicidade
que é devida a Cristo. No início,
Deus apresentou para Adão e Eva a árvore da vida de modo bastante
simples (Gn.3:9). Então, o sedutor, o tentador, a serpente, (ciência) fez com
que Eva se tornasse complicada. Relacionando á árvore da vida existe somente um
elemento: vida. A árvore da vida é simples, mas a árvore do conhecimento do bem
e do mal com elemento da morte é complicada.
Para seguir o Senhor, andar no Espírito, viver no
Santo dos Santos, precisamos ser muitos simples. Alguns vieram a mim para
aconselhar-me a abrir os olhos das pessoas para que vissem muitos tipos
diferentes de ensinamentos. Quando Adão e Eva comeram da árvore do conhecimento
do bem e do mal, a Bíblia diz-nos que: “Abriram-se, então os olhos de ambos”
(Gn.3:7). A serpente (ciência) até mesmo disse a Eva: “Porque Deus sabe que no
dia em que dele comerdes se vos abrirão os olhos e, como Deus, sereis
conhecedores do bem e do mal” (Gn.3:5). Os olhos de Eva realmente foram
abertos, mostrando-nos que é melhor ter nossos olhos fechados na simplicidade
que é devida a Cristo. Devemos Ter a atitude de nada saber, exceto a
simplicidade a respeito de Cristo como nosso Salvador, nosso Senhor, nossa
vida, nosso marido e nosso tudo; a respeito da igreja, como a única expressão
de Cristo, e a respeito da prática da vida da igreja na única base da unidade.
Isso é muito simples. Nossa atitude deve esta dentre tanto do dito em Gênesis
como do dito de Paulo, isto é, examinar tudo e reter o bem ou examinar o fruto
da árvore e não prova-lo.
Todos os diversos ensinamentos que diferem do ensinamento dos apóstolos, o qual é centrado
em Cristo e na igreja, dão origem a muita complexidade. Por isso Paulo rogou a
Timóteo que admoestasse certas pessoas a não ensinaram diferentemente (1ª.Tm.
1:3). Muitos cristãos não sabem que direção tomar porque uma pessoa
“espiritual” diz isto, e outra pessoa “espiritual” diz aquilo. Os diversos
ensinamentos diferentes no cristianismo atual fazem com que muitos cristãos
sequiosos querem saber quem está certo. Todos precisamos aprender a ser um
tanto tolos em nossa simplicidade devida a
Cristo.
Todos precisamos aprender a fechar os ouvidos aos
ensinamentos diferentes.
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