Posted by : Francisco Souza
segunda-feira, 19 de maio de 2014
Capítulo 2
II Co
1:9,12; 2:13; 4:13,16; 12:18; 10:3-4; 3:14; 4:4.
Se você penetrar no espírito das Epístolas de Paulo
a os Coríntios, verá que ao escrever essas duas cartas tinha por pano de fundo
a história dos filhos de Israel. Toda a história dos filhos de Israel é um tipo
completo das experiências dos cristãos no Novo Testamento (1ª Co.10:6 a11).
Muitos cristãos estão claros quanto ao fato de que a Páscoa (1ª Co.5:7), o
êxodo do Egito (1ª Co.10:1-2), a peregrinação no deserto (Hb.3:7-19) e o
desfrute do maná celestial e da água proveniente da rocha fendida (1ª
Co.10:3-4) são todos tipos de nossa experiência cristã atual. Mas a maioria dos
cristãos não está tão clara de que entrar na boa terra, viver, andar, trabalhar
e labutar nela também são tipos de nossa experiência cristã (Cl.2:6-7). Nossa
necessidade é conhecer mais e mais acerca do viver, andar, trabalhar, lavrar e
também da luta do povo de Israel na boa terra.
QUANDO Paulo escreveu essas duas cartas, ele deve
Ter tido como pano de fundo essa história. Em 1ª Coríntios 5:7 ele disse que
Cristo era nossa Páscoa. Então, no capítulo dez, disse-nos que hoje estamos
desfrutando o maná celestial e estamos bebendo a água viva da rocha fendida
(vs.3-4). Isto significa que em 1ª Coríntios o povo havia sido levado para fora
do Egito e peregrinava no deserto. Essa era a verdadeira situação dos
coríntios, e com respeito a isto, atualmente muitos cristãos são coríntios. Não
devemos pensar que somos melhores do que os coríntios. Alguns falam sobre a
igreja celestial na carta de Efésios, contudo, muitos dentre eles, não são
celestiais. Pose-se falar sobre a boa terra, Canaã, mas ainda se pode estar no
Egito ou no deserto. Quando está em seu espírito, você está nos lugares
celestiais (Ef.2:6) porque os lugares celestiais não podem ser separados de seu
espírito. Os lugares celestiais estão no espírito, e o espírito está nos lugares celestiais (
Hb.4). Sempre que vive no espírito, você é elevado e encontra-se nos lugares.
Mas você acha que hoje esta andando plenamente no espírito?
OS coríntios falavam muito acerca de coisas
espirituais, mas faziam-no de maneira carnal e almática. O apóstolo Paulo
disse-lhes na primeira carta que eram carnais, não espirituais (3:1). No
capítulo dois da primeira carta ele falou de homens almáticos (v.14). Um homem
espiritual (2:15) é alguém que não se
comporta segundo a carne ou age segundo a vida da alma, mas que vive segundo o
espírito, ou seja, segundo seu espírito, ou seja, segundo seu espírito (Rm.1:9)
amalgamado com o Espírito de Deus (Rm.8:16; 1ª Co.6:17). Essa pessoa é
dominada, governada dirigida, movida e guiada por este espírito amalgamado.
Embora os coríntios falassem muito sobre as coisas espirituais, o apóstolo
Paulo chamou-os de carnais e almáticos. Estavam falando sobre coisas
espirituais na alma e na carne. Alguns podem falar acerca das coisas celestiais
em Efésios, mas o fazem como os coríntios:
na alma ou na carne.
A Segunda Epístola aos Coríntios é bem mais
profunda que a primeira. Parece que não muitos têm dado atenção a esta Segunda
carta. Em Romanos há a justificação pela fé, e em Efésios, está a igreja como o
Corpo de Cristo. Mas qual é o conteúdo de 2ª Coríntios? Que impressão você
extrai desta carta? Devo dizer-lhe que esta carta é totalmente no espírito.
Muitos cristãos estão vivendo na carne ou na alma, não no espírito. Muitos
conhecem algo acerca do Espírito Santo, mas poucos conhecem acerca de seu
espírito humano no qual o Espírito Santo habita.
A - Após a carne e a alma em 1ª Coríntios, chegamos
ao espírito em 2ª Coríntios.
B - Após o átrio exterior e o Santo Lugar, chegamos
ao Santo dos Santos;
C - Após o Egito e o deserto, chegamos a boa terra, á terra de Canaã.
Nesta carta você pode ver a boa terra. Também pode
ver a vida prática do Santo dos Santos. Nesta carta pode-se ver alguns seres
humanos absolutamente no espírito.
NÃO CONFIAR EM NÓS MESMOS, MAS EM DEUS
EM 2ª Coríntios 1, Paulo diz-nos que ele e seus
cooperadores foram “sobremaneira oprimidos acima das nossas forças, de modo tal
que até da vida desesperamos” (V.8- IBB-Ver). Neles mesmos já tinham tido a
sentença de morte a fim de não confiarem em si, mas no Deus que ressuscita os
mortos (v.9). Necessitamos ser impressionados com estas palavras em 1:9). “Para
que não confiássemos em nós, mas em Deus” (VRC). Pela redenção de Cristo, o
próprio Deus, que está nos céus, veio até nós, para dentro de nosso espírito
(Cl.1:27;2ª Tm.4:22). Agradecemos ao Senhor por ele estar agora em nosso
espírito, chamando-nos para esquecer as coisas almáticas e para voltar-nos ao
nosso espírito para encontrá-lo. Devemos não mais confiar em nosso ego ou em
nossa alma, mas em Deus que está em nosso espírito. PODEMOS conhecer a doutrina
acerca de não mais confiarmos em nós mesmos, mas em Deus. Dizer que confiamos
em Deus é fácil, mas em nossa experiência pode ser diferente. Se a esposa não
for agradável para seu marido, a primeira coisa que ele normalmente fará é
exercitar a mente para considerar a situação de sua esposa. Esse é o
significado de confiar em si mesmo. Se realmente aprendemos a lição de não
confiar em nós, primeiramente exercitaremos o espírito, não a mente puramente
humana e exercitaremos o espírito após termos a mente de Cristo. Imediatamente
voltaremos ao espírito e exercitaremos o espírito para contactar Deus. Isso
significa, na prática, que não confiarmos em nós, mas em Deus. Todos precisamos
deste tipo de experiência hoje.
NÃO EM SABEDORIA CARNAL MAS NA GRAÇA DE DEUS
EM 1:12 Paulo disse que se conduzia “não em
sabedoria carnal, mas na graça de Deus” (IBB-Ver.) Confiar em si é ruim, mas
Ter sabedoria carnal é pior. Paulo não disse sabedoria humana, mas sabedoria
carnal. Geralmente entendemos que sabedoria relaciona-se á mente, mas Paulo
fala de um tipo de sabedoria relacionada á carne. Sabedoria carnal está em
oposição á graça de Deus. A sabedoria carnal é algo que liga a alma á carne. A
graça de Deus está no espírito, operando por meio da alma e do corpo. Confiamos
em Deus e este Deus está operando em nosso interior. Graça é o próprio Deus que
opera em nosso interior. Ele está operando a partir de nosso espírito, alcança
do nossa alma e corpo a fim de que todo o nosso ser esteja debaixo de Seu
operar. Não devemos Ter nenhuma confiança em nós, mas em Deus. Conversar,
andar, viver neste mundo não devem ser feitos em nossa sabedoria carnal, mas na
graça de Deus. Isso significa que paramos com nossos atos e que agora Deus é
quem opera em nosso interior a partir do nosso espírito alcançando nossa alma e
corpo. (Cuidado com a sabedoria carnal, isto é, com os falsos ensinadores
dizendo que as verdades de Deus se acham em seus ensinos carnais e que sempre
estão dentro de costumes ou até de textos bíblicos isolados. Sabedoria carnal é
exatamente estes ensinos que tem levado as religiões a se discordarem e,
logicamente, a fações.) Todo nosso ser está sob o operar de Deus. Esse tipo de
pessoa está sob o operar de Deus. Este tipo de possa está vivendo e andando no
Santo dos Santos todo tempo.