Posted by : Francisco Souza quinta-feira, 28 de maio de 2015

Deus Requere o Cuidado com a Família

Então voltando o tema desse estudo, vemos que no meio do caminho de Midiã para o Egito, Deus busca e encontra Moisés, e quis matá-lo. O que o Senhor queria ensinar a este futuro grande líder de Israel?
Deus chamou Moisés para uma grande obra, mas o Senhor queria mais do que ensinar, queria deixar marcado na alma de Moisés, o entendimento de que por maior que fosse o seu chamado, nada justificaria o descuido para com sua família.

Deixando de proceder com a circuncisão de seu filho, para se lançar em uma viagem, mesmo que esta viagem fosse por ordem divina, se constituía em negligência para com os seus.
Moisés não poderia se dedicar a “salvar os outros” e não se importar com a salvação de sua própria família. Ele não poderia negligenciar a atenção que deveria ter dado ao seu filho, e tentar justificar que era por causa de uma grande viagem, uma grande missão de salvação a serviço de Deus.
Digo salvação, pois naquele tempo, no tempo dos patriarcas, da Lei e do surgimento de Israel como nação, a circuncisão era exigida por Deus como a marca da aliança com Ele.
“Com efeito será circuncidado o nascido em tua casa, e o comprado por teu dinheiro; e estará a minha
aliança na vossa carne por aliança perpétua.

E o homem incircunciso, cuja carne do prepúcio não estiver circuncidada, aquela alma será extirpada do seu povo; quebrou a minha aliança.” Gênesis 17:13-14
Um bom pai deveria zelar por seus filhos, e atentar para fazer cumprir os mandamentos de Deus na
vida de sua família.
Para Deus, a seriedade do cuidado com a família é tão importante que pode nos ferir de morte se a negligenciarmos. Aquele que não cuida dos seus negou a fé e se torna pior que o infiel (morte espiritual).
“Mas, se alguém não tem cuidado dos seus, e principalmente dos da sua família, negou a fé, e é pior do que o infiel.” 1 Timóteo 5:8
E o Senhor pode buscar, encontrar e requerer dos responsáveis, o cuidado e a atenção que deveria ser dado à família, pois como está escrito:
“E aconteceu no caminho, numa estalagem, que o Senhor o encontrou [ וַיְבַקֵּשׁ vayevakesh ], e o quis matar.” Êxodo 4:24
A palavra [ וַיְבַקֵּשׁ vayevakesh ] vem da raiz [ בקשׁ bikesh ], que significa "requerer,encontrar, buscar".
Esta palavra também aparece em 1 Samuel 13:14, quando o rei Saúl, no campo de batalha contra os filisteus, não esperou o profeta Samuel, e ofereceu um holocausto, coisa que não lhe era permitido fazer.
Como consequência, o reino dele foi rasgado de suas mãos. Deus requereu isto de Saul ebuscou [ בקשׁ bikesh ] um novo rei para Israel, que foi Davi.
“E sucedeu que, acabando ele de oferecer o holocausto, eis que Samuel chegou; e Saul lhe saiu ao encontro, para o saudar.” 1 Samuel 13:10

“Então disse Samuel: Que fizeste?” 1 Samuel 13:11

“Então disse Samuel a Saul: Procedeste nesciamente, e não guardaste o mandamento que o Senhor
teu Deus te ordenou...

...Porém agora não subsistirá o teu reino; já tem buscado [ בקשׁ bikesh ] o Senhor para si um homem segundo o seu coração, e já lhe tem ordenado o Senhor, que seja capitão sobre o seu povo, porquanto não guardaste o que o Senhor te ordenou.” 1 Samuel 13:13-14
E Deus requereu de Moisés a falta de cuidado espiritual que teve para com seu filho.
De forma semelhante, nós recebemos uma grande missão, o IDE de Jesus para levar o evangelho da SALVAÇÃO a toda criatura. E isso é algo que demanda tempo, dedicação, estudo e oração.
Todas essas coisas são muito boas, mas Deus quer que saibamos fazer essas coisas sem deixar de buscar a salvação de nossa família, primeiro.
Temos que ter o tempo de pregar o Evangelho, sim, mas temos que ter o tempo de dar atenção aos nossos filhos e ensiná-los com carinho e amor, a conhecer o Deus da salvação.
“Os mandamentos que hoje te dou serão gravados no teu coração. Tu os inculcarás a teus filhos, e deles falarás, seja sentado em tua casa, seja andando pelo caminho, ao te deitares e ao te levantares.” Deuteronômio 6:6-7
E mais tarde, o livro de Provérbios completaria:
“Instrui o menino no caminho em que deve andar, e até quando envelhecer não se desviará dele.” Provérbios 22:6

DEIXE SEU COMENTÁRIO !!!

Atenção:

Faça seu comentário dentro do assunto tratado acima;
Não divulgue endereço(s) de Sites ou Blogs;
Comentário que conterem divulgação serão moderados, somente serão aceitos links caso necessite de informar alguma fonte;
Proibido Spans;
Não faça Comentários Ofensivos, Ameaças, ou Termos preconceituosos.

OPINE, DÊ SUA SUGESTÃO, CONTATO, DÚVIDAS ETC. OBRIGADO DESDE JÁ !!!

Inscrever-se para Posts | Subscrever Comentários

Welcome to My Blog

As 366 mensagens bíblicas e principalmente didáticas contribuirão para melhor preparação dos seus sermões.

Cookies

adsbygoogle

LEIA A BIBLIA

►LEIA A BÍBLIA◄

ABOUT & SOCIAL


Tenha 3.mil Esboços Poderosos para Pregações: Domine o Púlpito com Mensagens Inspiradoras!" Impactan

Veja Anúncios

►LEIA A BÍBLIA◄

Postagem em destaque

Um Rei que não conhecia a Deus

Um Rei que não conhecia a Deus Um Rei que não conhecia a Deus "Depois, levantou-se um novo rei sobre o Egito, que não con...

Leia + Nossa Postagem

Postagens mais visitadas

- s; Estudo Postagem Profética -Missionario Francisco-Missionaria Fatima Blogger - Designed Fra e Fati Somos Uma Familia Missionaria -