Posted by : Francisco Souza
terça-feira, 30 de junho de 2015
Naamã: duma raiz que significa “ser agradável"
Ben Hadade: Filho de
Hadade
Jorão: forma abreviada
de Jeorão, que significa “Javé É Alto (Enaltecido)”
Eliseu: Deus É Salvação
Naamã Neto de Benjamim
através de seu primogênito, Bela. (1Cronicas 8:1-4, 7) Tendo fundado uma
família, os naamitas na tribo de Benjamim (Números 26:40), o próprio Naamã é
alistado em outro lugar como um dos “filhos” de Benjamim. Gênesis 46:21.
Um chefe do exército
sírio do décimo século AEC, durante os reinados de Jeorão, de Israel, e de
Ben-Hadade II, da Síria. Naamã, ‘grande homem, valente, poderoso e estimado’,
foi aquele por meio de quem “Deus dera salvação à Síria”. (2Reis 5:1) A Bíblia
não fornece pormenores sobre como e por que Naamã foi usado para dar esta
salvação à Síria. Uma possibilidade é que Naamã chefiou as forças sírias que
com bom êxito resistiram aos esforços do rei assírio Salmaneser III de tomar a
Síria. Visto que a Síria, por permanecer livre, constituía um estado-tampão
entre Israel e a Assíria, isto talvez servisse ao objetivo de retardar o avanço
agressivo da Assíria no O até que chegasse o tempo devido de Deus para permitir
que o reino setentrional fosse ao exílio.
Naamã era leproso, e
embora os sírios não exigissem seu isolamento, como a lei de Deus exigia dos
leprosos em Israel, mesmo assim, saber que podia ser curado desta repugnante
doença era deveras boas novas. Obteve estas novas por meio da escrava israelita
da sua esposa, moça que lhe falou sobre um profeta em Samaria, que podia curar
a lepra.

Naamã é um personagem
bíblico importante não por causa de quem era (não era um israelita), nem por
causa das coisas que realizou, mas estritamente por causa de uma grande obra da
graça de Deus nele.
Ele era capitão de todos
os exércitos da Síria. Os Sírios eram inimigos do povo de Israel, ainda como o
são hoje, quase 2900 anos depois. Porém, Naamã era um bom líder e era muito
popular com seu rei. Era honroso e seu rei teria feito tudo que pudesse para
ajudá-lo, mas não podia ajudá-lo, pois Naamã tinha a incurável e fatal doença
da lepra.
Quando uma jovem
israelita, que Naamã havia capturado e dado a sua esposa como criada, ouviu
isso, falou sobre o profeta Eliseu na cidade da Samaria. Assegurou-lhes que
Eliseu poderia curá-lo de sua lepra. Então, Naamã agrupou seus criados, juntou
uma grande quantia de riquezas (aproximadamente U$ 125.000) e partiu para
Samaria para ver Eliseu.
Agora, Naamã estava
orgulhoso e pensava muito grandemente de si mesmo. Esperava que Eliseu saísse
para conhecê-lo e que faria uma grande coisa da sua curada; e então, Naamã lhe
daria muito dinheiro e iria embora orgulhosamente. Eliseu sabia disso e
desejava dar a glória a Deus, não a Naamã ou a si mesmo. Nota que a lepra é
como o pecado e a cura dela é como o perdão. Assim, Eliseu não faria nada que
exibisse o homem como se tinha feito algo para executar ou merecer essa cura.
Apenas mandou seu criado Geazi dizer a Naamã para se banhar no Jordão, um rio
sujo. Saberia, assim, que sua cura não vinha de si mesmo, nem da água ou de
Eliseu, mas de Deus. Naamã ficou muito furioso por isso, mas, quando um de seus
servos racionou com ele, obedeceu e foi curado.
Tentou, então, dar
dinheiro a Eliseu. Eliseu recusou, mas Geazi pegou uma parte do dinheiro e a
lepra de Naamã caiu sobre ele. Alguém pode se surpreender com tal julgamento
severo, mas precisamos lembrar que Deus precavê-se zelosamente contra homens
que comercializam coisas sagradas

Depois de partir, Naamã
foi alcançado pelo cobiçoso servo de Eliseu, Geazi, o qual, mentindo, fez
parecer que Eliseu mudara de idéia, e, afinal aceitaria uns presentes. Naamã,
de bom grado, deu-lhe presentes de prata e de roupa. Mas, Deus puniu Geazi por
este ato ganancioso e mentiroso, com o qual tentara lucrar com a operação do
espírito de Deus, abusando do cargo de ajudante de Eliseu, infligindo a lepra a
ele e aos seus descendentes por tempo indefinido. 2Reis 5:20-27.