Posted by : FrTutorial no Brasil quinta-feira, 17 de março de 2016

 JACÓ NO VAU DE JABOQUE LUTA COM ANJO
TEXTO ÁUREO

“Jacó, porém, ficou só; e lutou com ele um homem, até que a alva subiu”. Gn 32.24

VERDADE APLICADA
Buscar em Deus a mudança radical de nossa vida é a decisão mais sábia que devemos tomar.

OBJETIVOS DA LIÇÃO
Ensinar que os planos dos homens sem Deus nada valem;
Mostrar que Deus quer nos ensinar a depender dele; e
Demonstrar o valor que é ser tocado pelo Senhor.

GLOSSÁRIO
Incompatível: Que não pode coexistir; estar em harmonia com outra coisa, com algo ou alguém;
Virtualmente: Provavelmente, possivelmente; e

Ambivalente: Simultaneidade de sentimentos opostos em relação a um mesmo objeto ou pessoa.

II.                 O nome Jacó significa:

“Jacó ou Jacob deriva do latim Jacobus, o nome hebreu significa literalmente ‘aquele que segura pelo calcanhar”. Sabe-se que Jacó teria nascido segurando o calcanhar de seu irmão gêmeo Esaú. O mesmo termo poderia também ter o sentido de suplantar
JACÓ suplantou a benção da primogenitura de seu irmão ESAÚ.
Suplantar significa: Por debaixo dos pés; derrubar, prostrar, pisar.
O Jaboque era um afluente do rio Jordão e quer dizer “lugar de travessia”. Era um lugar abandonado, ermo. O momento Jaboque precisa ser enfrentado a sós. Mais do que um lugar Jaboque é um tempo, um tempo de luta pessoal e com Deus. É um tempo especial onde Deus trata conosco não apenas em relação ao nosso pecado, mas em relação ao nosso caráter.
Jacó já não era o moço e seu amadurecimento veio de várias maneiras, inclusive por intermédio de suas constantes fugas. Jacó sempre foi um homem com problemas e em desespero e em constante processo de conciliação. Ele precisava de tratamento no seu caráter. Como a maioria dos seres humanos, Jacó sempre negociava, tentava o apaziguamento, cedia ao perigo. Como seu próprio nome significava era alguém que se acostumara a enganar, suplantar, a negociar. Jacó era alguém que mantinha uma resistência secreta no fundo do seu coração à vida e a Deus.

2.2. A luta durou toda a noite (Gn 32.26-28)
Contextualizando a história…
O que me chama atenção de início na história de vida de Isaque, Jacó e Esaú (bem como em toda a bíblia) é a característica e a personalidade de cada um. Os judeus acreditavam (e acreditam) que cada nome tem um significado, e o significado dos nomes apontava para a personalidade e característica de quem o possuía. No caso de Jacó (sei… há controvérsias), seu nome realmente expressava sua personalidade e caráter…
Aqui, eu abro um parênteses devido a controvérsia em torno do significado do nome Jacó. Muitos significados tem sido sugerido para esse nome: Usurpador, Suplantador, Enganador, “Aquele que segura o calcanhar”, etc. O significado mais comum e conhecido é o de “Enganador”.
O primeiro incidente envolvendo o caráter de Jacó foi ainda dentro da barriga de sua mãe. Diz a bíblia que os meninos lutavam dentro do ventre, e que ao nascer Esaú, Jacó veio – “grudada” a sua mão no calcanhar do irmão, como que querendo impedi-lo de nascer primeiro (Suplantador). O Senhor relata a Rebeca que proveniente de seu ventre nasceriam duas grandes nações (Gn 25.21-26).
É sabido que o filho mais velho (via de Regra) herdava o direito de primogenitura, que incluía: As responsabilidades pelo sustento e manutenção da casa e da família na ausência do Patriarca. O primogênito herdava não só as responsabilidades, mas as posses. E, por ser quem se tornaria o “chefe” de família, o filho mais velho tinha direito a porções dobradas de alimentos e cuidados, e ao final da vida do patriarca, ele receberia deste a invocação das bençãos de Deus. Em se tratando de descendentes de Abraão, os primogênitos, receberiam diretamente as bênçãos ministradas por Deus ao patriarca Abraão (Gn 12.2,3 e 26.24).

Ao passar o vau de Jaboque, o “suplantador/trapaceiro/enganador seria confrontado (literalmente). Não voltaria para casa da mesma maneira. Era necessário ser transformado; era necessário deixar o velho caráter para trás. Além disto, temia, e muito, encontrar Esaú (Gn 32.7). Por isso, Jacó envia presentes para seu irmão antes de se encontrá-lo. Quem poderia aplacar a IRA de Esaú, senão o Senhor? Jacó bem sabia disto (versículos 9-12).
Naquela madrugada (versículo 22) Jacó não dorme de tanta ansiedade e aflição. E ao se encontrar com aquele homem (Anjo), reconhecendo nele o próprio Deus; não perde a oportunidade.
Jacó não desistiu em nenhum momento da luta. Jacó não parou, lutou a noite toda e pela manhã estava com a mesma disposição. Vemos sem dúvida nenhuma o valor predominante desta virtude na conquista desta grande vitória de Jacó. Nem os quatro períodos da noite, nem o cansaço, nem a intensidade da luta, nem o deslocamento da coxa, nem a insistência do Anjo pôde barrar ou impedir Jacó de receber sua benção.
O que tem te impedido de ser abençoado, de ser vitorioso? O que tem conseguido tirar você da luta? O que tem roubado a sua perseverança na obra de Deus? Muitos não estão rompendo porque não são perseverantes.

 Jacó ferido (Gn 32.25)

Jacó recebeu o Toque Divino Gn. 32:25 (“E vendo este que não prevalecia contra ele, tocou a juntura de sua coxa, e se deslocou a juntura da coxa de Jacó, lutando com ele.”). Muitos servos de Deus receberam o Toque de Deus (O Toque Divino). ISAIAS recebeu esse Toque Divino Is. 6:6-7 (“Porém um dos serafins voou para mim, trazendo na sua mão uma brasa viva, que tirara do altar com uma tenaz; E com a brasa tocou a minha boca, e disse: Eis que isto tocou os teus lábios; e a tua iniqüidade foi tirada, e expiado o teu pecado.”). JEREMIAS recebeu esse Toque Divino Jr. 1:8-9
(“Não temas diante deles; porque estou contigo para te livrar, diz o SENHOR. E estendeu o SENHOR a sua mão, e tocou-me na boca; e disse-me o SENHOR: Eis que ponho as minhas palavras na tua boca;”). PEDRO e os demais Apóstolos receberam esse Toque Divino At. 2:1-3 (“E, CUMPRINDO-SE o dia de Pentecostes, estavam todos concordemente no mesmo lugar; E de repente veio do céu um som, como de um vento veemente e impetuoso, e encheu toda a casa em que estavam assentados. E foram vistas por eles línguas repartidas, como que de fogo, as quais pousaram sobre cada um deles.”). PAULO recebeu esse Toque Divino At. 9:3-4 (“E, indo no caminho, aconteceu que, chegando perto de Damasco, subitamente o cercou um resplendor de luz do céu. E, caindo em terra, ouviu uma voz que lhe dizia: Saulo, Saulo, por que me persegues?”).
JACÓ recebeu o Toque Divino da Mudança e recebeu transformações importantes:
Física – Quando o Senhor tocou no seu corpo (Coxa);
Moral – Quando o Senhor tocou no seu caráter – o Senhor tocou no coração de Jacó, na identidade dele, mudou seu procedimento completamente;
Espiritual – Seu novo viver confirmou-se ao ser-lhe mudado o nome. Jacó passou a ser outro servo de Deus depois desse Toque. Muitos precisam receber esse toque para ter sua vida espiritual mudada.
Muitos precisam receber esse toque:
Para ser transformado.
Para ser usado por Deus na sua obra.
Para ser renovado.
Para ser Prospero
Para ser sabio em tudo
Para ser Cheio do Espirito Santo 
Você não pode continuar sua vida sem passar o Vau de Jaboque, você não pode prosseguir sem antes passar uma noite com Deus no Vau de Jaboque.
IV.              “As Virtudes que Marcaram Jacó no Vau de Jaboque”

Jaboque era o mais importante Rio de Gileade, um tributário do Jordão. Jaboque significa efusão. Efusão significa demonstração viva de sentimentos íntimos.
Foi no Vau de Jaboque, ou seja, numa travessia, num lugar mais raso daquele rio, onde era possível passar a pé ou a cavalo sem necessidade de ponte que Jacó teve o encontro com Deus que Mudou sua vida.
Foi ali onde Jacó demonstrou a Deus seus mais profundos e íntimos sentimentos e necessidades.
Jacó tem sido muito usado, citado e referenciado por nós. Explorando sempre o seu aspecto negativo de suplantador, enganador, mas sem dúvida, ele tem virtudes essenciais e tremendamente importantes que não temos muitas vezes explorado. Principalmente a partir do episódio acontecido no Vau de Jaboque.


 CONCLUSÃO
Não há nada mais inteiro que um coração partido. E essa história de Jacó nos mostra o quanto ele foi quebrantado com momentos de muitas tribulações, até começar a ser transformado por Deus em uma noite escura de sua alma e Ele continuou mudando Jacó. Deus quer, também, mudar sua vida!

DEIXE SEU COMENTÁRIO !!!

Atenção:

Faça seu comentário dentro do assunto tratado acima;
Não divulgue endereço(s) de Sites ou Blogs;
Comentário que conterem divulgação serão moderados, somente serão aceitos links caso necessite de informar alguma fonte;
Proibido Spans;
Não faça Comentários Ofensivos, Ameaças, ou Termos preconceituosos.

OPINE, DÊ SUA SUGESTÃO, CONTATO, DÚVIDAS ETC. OBRIGADO DESDE JÁ !!!

Inscrever-se para Posts | Subscrever Comentários

Welcome to My Blog

internet explorer 11

Seus estudo Aqui !!!

Seus estudo Aqui !!!
Mande Por Email Pessoal !!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

::::: Radio Nova Adoração ::::

AJUDE NOS AQUI POR FAVOR !

AJUDE NOS AQUI POR FAVOR !

{ RECADINHO RÁPIDO }








NOVO 30/5/2013










- s; ESTUDO POSTAGEM PROFÉTICA -Missionario Francisco-Missionaria Fatima Blogger - Designed Fra e Fati Somos Uma Familia Missionaria -