Posted by : Francisco Souza domingo, 24 de julho de 2016


Peniel significa ‘A face de Deus


Esta história está relatada em Gênesis, primeiro livro da bíblia. De acordo com as escrituras, Jacó havia fugido, após tomar a bênção de seu irmão Esaú. Ele foi para uma terra chamada Harã, onde morava seu tio Labão. A caminho de Harã, parou para repousar e com a cabeça apoiada em uma pedra e teve um sonho, onde via uma escada que chegava até o céu e anjos subiam e desciam por ela, e a voz do Senhor lhe disse “Eis que eu estou contigo e te guardarei por onde quer que fores, e te farei voltar a esta terra, porque te não te desampararei, até cumprir o que te hei referido” (Gn 28:15) e acordou do sonho sentindo que Deus estava naquele lugar.

Chegando em Harã, conheceu sua futura esposa Raquel, e Lia sua irmã, que veio a casar-se com ele após uma manipulação da família dela. Jacó prosperava, e trabalhou durante quatorze anos para seu sogro, pai de Raquel e Lia, em troca do casamento com elas. Foram sete anos de trabalho por cada esposa. Vencido este tempo, já possuía filhos e posses quando decidiu sair daquela região e voltar para a terra de seus pais.
E foi nesta viagem de retorno que teve um reencontro com seu irmão Esaú e humilhou-se, dando-lhe presentes e demonstrando um desejo sincero de reconciliar-se com ele. Ambos choraram e se abraçaram. Não passaram a viver na mesma terra, seguindo para lados diferentes, mas havia neles a restauração do sentimento fraterno.

 Este lugar foi o cenário de uma linda história de transformação de vida. Jacó vinha de um tempo de luta e desejava recomeçar sua vida quando atravessou o vau daquele rio.
Existem ‘passagens’ em nossas vidas que servem para transformação de nosso ser. Talvez você esteja passando por um momento assim, tudo parece raso e largo, mas na verdade você está lutando consigo mesmo, com seu próximo e com Deus.


mudam de lugar, de emprego, de amigos e relacionamentos e os mesmos problemas se repetem.
Antes de as coisas mudarem do lado de fora é preciso que haja mudança dentro de Você está passando por lutas?

Foi nesta fase de mudanças, após anos de trabalho em outro povo sem negar ao Deus que servia, ou seja, o mesmo Deus de seu pai Isaque, que Jacó teve um encontro com Deus. Possivelmente, no mesmo local onde anos antes tivera um sonho com os anjos transitando na escada. Consta que estava só, quando se levantou durante a noite, e lutou com ele um homem, durante a madrugada. Este homem, vendo que não prevalecia contra ele, tocou a juntura de sua coxa, e a deslocou, em seguida disse: “Deixa-me ir, porque já a alva subiu”. Porém Jacó respondeu: “Não te deixarei ir, se não me abençoares”.
Jacó travou e a mudança em sua vida:  O nome Jaboque significa espalhar ou murmurar[1]. Também representa um lugar de passagem conhecido como ‘vau’ no rio Jaboque.
Tudo estava sob controle para Jacó. Escolheu um lugar seguro para transpor o rio e colocou sua família passando na sua frente com todos os seus pertences (Gênesis 32.22,23). Tinha um plano ‘b’ caso não conseguisse o que queria (Gênesis 32.8). Mas quando pensava que tudo estava tranquilo precisou passar por uma grande batalha.
Jacó passava por três tipos de confrontos no vau de Jaboque:
-Confronto consigo mesmo: antes de passar o ribeiro fez uma oração reconhecendo seus erros (Gênesis 32.9-12).

-Confronto com o próximo: Jacó deixou seu sogro Labão (Gênesis 31.43-55) e agora se preparava para rever seu irmão Esaú (Gênesis 32.3-8).
-Confronto com Deus: Quando ficou sozinho no vau de Jaboque, um anjo lutou com Jacó que ficou mancando para que se lembrasse de suas fraquezas e que não pode vencer a Deus (Gênesis 32.24-25).
Quantas vezes fazemos como Jacó e colocamos tudo à nossa frente, família, bens e achamos que está tudo sob controle, que está raso e não teremos problemas na passagem. Mesmo assim conseguimos espalhar tudo e murmurar da vida. Quando lutamos conosco mesmos, sofremos. Ao lutar com o próximo, ferimos pessoas. Mas quando lutamos com Deus somos marcados por Ele para sempre.

2- PENIEL > o Encontro com Deus:v.26-32

Peniel significa ‘a face de Deus’ (Gênesis 32.30) porque foi ali que Jacó teve seu encontro com Deus. Aquele lugar que parecia raso e aberto se encheu com a presença do Senhor. Jacó foi persistente e não aceitou sair dali sem a bênção de Deus (v.26).
Na luta com Deus, quando o homem pensa que ganha, na verdade está perdendo e quando se rende, alcança a vitória (Marcos 8.35).
Jacó teve três tipos de encontros em Peniel:
-Encontro consigo mesmo: quando o anjo lhe perguntou seu nome, disse Jacó, reconhecendo que era enganador e ‘aquele que segura pelo calcanhar’ (v.27).
-Encontro com o próximo: logo ali do outro lado do vau se encontrou com seu irmão Esaú e reconheceu a presença de Deus na vida de seu irmão (Gênesis 33.10).
-Encontro com Deus: Jacó recebeu a bênção que pediu e um novo nome, passando a chamar-se Israel que significa ‘príncipe de Deus’ (v.28). Quando perguntou o nome do anjo, este não quis responder porque não deveria haver dúvida da presença de Deus (v. 29,30).
A vida de Jacó foi transformada, por isso recebeu um novo nome e também quis mudar o nome daquele vau de Jaboque para Peniel, pois não iria mais murmurar e sim buscar a face de Deus. Por isso conseguiu olhar para seu irmão e dizer que “vi o teu rosto como se tivesse contemplado o semblante de Deus” (Gênesis 33.10). Agora Jacó enxergava a presença de Deus estava em todos os lugares, pessoas e na sua própria vida.
Em nossas vidas muitas vezes queremos resolver os problemas com as pessoas do nosso jeito, mas antes de tudo precisamos ter um encontro com Deus e passar por uma transformação. Por isso as pessoas nós.
Há quanto tempo você tem lutado?

Busque a face de Deus!                                   



DEIXE SEU COMENTÁRIO !!!

Atenção:

Faça seu comentário dentro do assunto tratado acima;
Não divulgue endereço(s) de Sites ou Blogs;
Comentário que conterem divulgação serão moderados, somente serão aceitos links caso necessite de informar alguma fonte;
Proibido Spans;
Não faça Comentários Ofensivos, Ameaças, ou Termos preconceituosos.

OPINE, DÊ SUA SUGESTÃO, CONTATO, DÚVIDAS ETC. OBRIGADO DESDE JÁ !!!

Inscrever-se para Posts | Subscrever Comentários

Welcome to My Blog

As 366 mensagens bíblicas e principalmente didáticas contribuirão para melhor preparação dos seus sermões.

Cookies

adsbygoogle

LEIA A BIBLIA

►LEIA A BÍBLIA◄

ABOUT & SOCIAL


Tenha 3.mil Esboços Poderosos para Pregações: Domine o Púlpito com Mensagens Inspiradoras!" Impactan

Veja Anúncios

►LEIA A BÍBLIA◄

Postagem em destaque

Um Rei que não conhecia a Deus

Um Rei que não conhecia a Deus Um Rei que não conhecia a Deus "Depois, levantou-se um novo rei sobre o Egito, que não con...

Leia + Nossa Postagem

Postagens mais visitadas

- s; Estudo Postagem Profética -Missionario Francisco-Missionaria Fatima Blogger - Designed Fra e Fati Somos Uma Familia Missionaria -