Posted by : Francisco Souza
terça-feira, 26 de julho de 2016
Única e não comum.
Alguns confundem a inspiração com o esclarecimento. Refere-se à influência do Espírito Santo, comum a todos os cristãos, influência que os ajuda a compreender as coisas de Deus. (1 Cor. 2:4; Mat. 16:17.) Eles mantêm a opinião de que esse esclarecimento espiritual seja a explicação adequada sobre a origem da Bíblia. Existe uma faculdade nos homens, assim ensinam eles, pela qual se pode conhecer a Deus — uma espécie de olho da sua alma. Quando os homens piedosos da antiguidade meditavam em Deus, o Espírito Divino vivificava essa faculdade, dando-lhes esclarecimentos dos mistérios divinos.
Tal esclarecimento é prometido aos crentes e tem sido
experimentado por eles. Mas este esclarecimento não é o mesmo que inspiração.
Sabemos, segundo está escrito em 1Ped. 1:10-12, que às vezes os profetas
recebiam verdades por inspiração e lhes era negado esclarecimento necessário à
sua compreensão dessas mesmas verdades. O Espírito Santo inspirou-lhes as
palavras mas não achou por bem conceder-lhes a compreensão do seu significado.
Descreve-se Caifás como sendo o veículo duma mensagem inspirada (se bem que o
foi inconscientemente), apesar de não estar ele pensando em Deus. Nesse momento
ele foi inspirado mas não esclarecido. (João 11:49-52.)
Notemos duas diferenças especificas entre o esclarecimento e
a inspiração:
1) Quanto à duração, o esclarecimento é, ou pode ser,
permanente. "Porém a vereda dos justos é como a luz da aurora, que vai
brilhando mais e mais até ser dia perfeito" (Prov. 4:18). A unção que o
crente recebeu do Espírito Santo permanece nele, diz o apóstolo João (1 João
2:20-27). Por outro lado, a inspiração também era intermitente; o profeta não
podia profetizar à vontade, porém estava sujeito à vontade do Espírito.
"Porque a profecia não foi antigamente produzida por vontade de homem
algum",
declara Pedro, "mas os homens santos de Deus falaram,
inspirados pelo Espírito Santo" (2 Pedro 1:21). Que a inspiração profética
viesse repentinamente está implícita na expressão comum: "A palavra do
Senhor veio" a este ou àquele profeta. Uma distinção clara se faz entre os
verdadeiros profetas, que profetizam unicamente quando lhes vem a palavra do
Senhor, e os profetas falsos que proferem uma mensagem de sua própria invenção.
(Jer. 14:14; 23:11, 16; Ezeq. 13:2, 3.)
2) O esclarecimento admite a graduação, enquanto a
inspiração não admite graduação alguma. Varia de pessoa para pessoa o grau de
esclarecimento, mas no caso da inspiração, no sentido bíblico, a pessoa ou
recebeu ou não recebeu a inspiração.