Posted by : Francisco Souza
terça-feira, 18 de outubro de 2016
ERA DA IGREJA – TEMPO DOS GENTIOS:
A era da igreja começou no dia de Pentecostes
e vai até o arrebatamento da mesma. Esta era também é conhecida como dispensação
da graça.
“Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir
sobre vós; e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e
Samaria, e até aos confins da terra.” (At 1:8)
“Por esta causa eu, Paulo, sou o prisioneiro de Jesus Cristo
por vós, os gentios; se é que tendes ouvido a dispensação da graça de Deus,
que para convosco me foi dada; como me foi este mistério manifestado pela
revelação, como antes um pouco vos escrevi; por isso, quando ledes, podeis
perceber a minha compreensão do mistério de Cristo, o qual noutros séculos não
foi manifestado aos filhos dos homens, como agora tem sido revelado pelo
Espírito aos seus santos apóstolos e profetas; a saber, que os gentios são
co-herdeiros, e de um mesmo corpo, e participantes da promessa em Cristo pelo
evangelho; do qual fui feito ministro, pelo dom da graça de Deus, que me foi
dado segundo a operação do seu poder.” (Ef 3:1-7).
No livro de Apocalipse temos representadas a era da igreja
em diversas épocas, através das sete
igrejas da Ásia: Éfeso, Esmirna, Pérgamo,
Tiatira, Sardes, Filadélfia e Laodicéia (a última igreja).
OBS: Este período não é contado como dentro das 70
semanas, pois não corresponde a "teu povo e a tua santa cidade" (Dn
9:24 - Israel e Jerusalém), mas sim à Igreja, pois a profecia é para Israel
e Jerusalém. A igreja será arrebatada antes do início da 70ª semana.
“Setenta semanas estão determinadas sobre o teu povo, e
sobre a tua santa cidade, para cessar a transgressão, e para dar fim aos
pecados, e para expiar a iniqüidade, e trazer a justiça eterna, e selar a visão
e a profecia, e para ungir o Santíssimo.” (Dn 9:24).
O termo "tempos dos gentios" é o
período no qual Jerusalém estaria sob o domínio dos gentios, desde o cativeiro
babilônico, continuando até hoje e continuará durante a tribulação. Terminando
na 2ª vinda de Jesus a terra onde irá julgar as nações. (Dn 2:35).
Jerusalém foi invadida em 70 d. C. pelas legiões romanos do
General Tito e o templo foi destruído e os judeus foram dispersos pelo mundo.
“E cairão ao fio da espada, e para todas as nações serão
levados cativos; e Jerusalém será pisada pelos gentios, até que os tempos
dos gentios se completem.” (Lc 21:24).
“Porque não quero, irmãos, que ignoreis este segredo (para
que não presumais de vós mesmos): que o endurecimento veio em parte sobre
Israel, até que a plenitude dos gentios haja entrado.” (Rm 11:25)
A natureza da igreja:
A
Igreja é um mistério (Ef 3:3-4), judeus e gentios se unem em um só corpo. A
Igreja tem promessa de libertação do tempo da ira de Deus, durante a
Tribulação (1 Ts 1:9-10 e 1 Ts
5:9). Nenhum cristão verdadeiro (portanto, somente os realmente “nascidos de
novo” – João 3) permanecerá na terra durante a tribulação.
A
exortação neo-testamentária a que nos consolemos mutuamente pela volta de Jesus
Cristo (Jo 14:1; 1 Ts 4:18) não mais teria sentido se os crentes tivessem que
passar por qualquer porção da Tribulação!
A obra do Espírito Santo:
Sabe-se que
durante a Grande Tribulação reinará na terra o anticristo, do qual Paulo fala
em 2 Ts 2. Lemos ainda nos versos 6 e 7 que Alguém o detém, e somente Deus,
através do Espírito Santo, pode detê-lo. E Ele continuará a deter o plano e o
programa de Satanás até a hora certa e então "Ele" [o Espírito Santo]
tirará sua força restritora ao poder do mal, quando sua presença (dentro do
coração dos cristãos) sairá juntamente com a igreja.
Deus pode [e acredito que irá] simplesmente retirar sua mão
restritora dos assuntos terreais e permitir que Satanás tenha liberdade total
durante certo período de tempo (até porque, o Espírito Santo, sendo Deus, é
onisciente e não poderá deixar de estar presente).