Posted by : Francisco Souza
sexta-feira, 24 de fevereiro de 2017
1. Atributos Incomunicáveis.
Salientam o Ser absoluto de Deus. Considerando absoluto como
aquilo que é livre de todas as condições (ou Incondicionado ou Auto-existente),
de todas as relações (o Irrelacionado), de todas as imperfeições (o Perfeito),
ou livre de todas as diferenças ou distinções fenomenológicas, como matéria e
espírito,ser e atributos, sujeito e objeto, aparência e realidade (O real, a
realidade última). A. A existência Autônoma de Deus como o Ser auto-existente e
independente que Deus pode dar a certeza de que permanecer• eternamente o
mesmo, com relação ao seu povo.
Encontram- se indicações adicionais disso na afirmação
presente em (Jo 5:26). Na declaração de que
ele é independente de todas as coisas e que todas as coisas só existem por meio dele (Sl 94:8s.; Is 40:18 s.; At 7:25) e nas afirmações que implicam que Ele é independente em seu pensamento (Rm 11:33,34) em sua vontade (Dn 4:35 ; Rm 9:19; Ef 1:5 ; Ap 4:11) em seu poder (Sl 115:3, e em seu conselho (Sl 33:11).
ele é independente de todas as coisas e que todas as coisas só existem por meio dele (Sl 94:8s.; Is 40:18 s.; At 7:25) e nas afirmações que implicam que Ele é independente em seu pensamento (Rm 11:33,34) em sua vontade (Dn 4:35 ; Rm 9:19; Ef 1:5 ; Ap 4:11) em seu poder (Sl 115:3, e em seu conselho (Sl 33:11).
B. A Imutabilidade de Deus.
Em virtude deste atributo, Ele È exaltado acima de tudo
quanto há, e é imune de todo acréscimo ou diminuição e de todo desenvolvimento
ou diminuição e de todo desenvolvimento ou decadência em seu ser e em suas
perfeições.A imutabilidade de Deus é claramente ensinada em passagens da
Escritura com (Ex 3:14 ; Sl 102:26-28 ; Is 41:4)); (48:12; Ml 3:6 ; Rm 1:23, Hb
1:11,12 ; Tg 1:17).
C.A infinidade de Deus.
1) Sua perfeição absoluta - O poder infinito não é um
quantum absoluto, mas, sim, um potencial inexaurível de energia, e a santidade
infinita não é um quantum ilimitado de santidade, mas, sim, uma santidade
qualitativamente livre de toda limitação ou defeito. A prova bíblica disto
acha-se em (Jó 11:7 - 10 ; Sl 145 : 3 ; Mt 5:48). 2) Sua eternidade- A
infinidade de Deus em relação ao tempo é denominada eternidade- Sua eternidade.
A forma em que a BÍBLIA apresenta a eternidade de Deus está nas passagens bíblicas
de (Sl 90:2 ;102,12 ; Ef 3:21).3) Sua imensidade - A infinidade de Deus também
pode ser vista com referência ao espaço, sendo, então, denominada imensidade.
Em certo sentido, os termos imensidade e onipresença, como são aplicados a
Deus, denotam a mesma coisa e, portanto, podem ser considerados sinônimos. A
onipresença de Deus é revelada claramente na Escritura (1 Rs 8:27 ; Is 66:1 ;
At 7:48,49 ; Sl 139:7-10 ; Jr 3:23,24 ; At 17:27,28).
D. A unidade De Deus.
1) Unitas Singularitatis - este atributo salienta a unidade
e a unicidade de Deus, o fato de que Ele é
numericamente um e que, como tal, Ele é único. Provas BÍBLICAS comprovam com passagens de texto em (1 Rs 8:60 ; 1 Co 8:6 ;1 Tm 2:5). Outras passagens salientam, não a unidade, mas a sua unicidade (Dt 6:4, Zc 14:9, x 15:11). 2) Unitas Simplicitatis - quando falamos da simplicidade de Deus, empregamos o termo para descrever o estado ou qualidade que consiste em ser simples, a condição de estar livre de divisão em partes e, portanto, de composição. A perfeição agora em foco expressa a unidade interior e qualitativa do ser divino. A escritura não a afirma explicitamente, mas ela está implícita onde a BÍBLIA fala de Deus como justiça, verdade, sabedoria, luz, vida, amor, etc. E, assim, indica que cada uma destas propriedades, devido a sua perfeição absoluta, é idêntica ao seu ser.
numericamente um e que, como tal, Ele é único. Provas BÍBLICAS comprovam com passagens de texto em (1 Rs 8:60 ; 1 Co 8:6 ;1 Tm 2:5). Outras passagens salientam, não a unidade, mas a sua unicidade (Dt 6:4, Zc 14:9, x 15:11). 2) Unitas Simplicitatis - quando falamos da simplicidade de Deus, empregamos o termo para descrever o estado ou qualidade que consiste em ser simples, a condição de estar livre de divisão em partes e, portanto, de composição. A perfeição agora em foco expressa a unidade interior e qualitativa do ser divino. A escritura não a afirma explicitamente, mas ela está implícita onde a BÍBLIA fala de Deus como justiça, verdade, sabedoria, luz, vida, amor, etc. E, assim, indica que cada uma destas propriedades, devido a sua perfeição absoluta, é idêntica ao seu ser.
nos atributos comunicáveis que Deus se posiciona como Ser
morais, conscientes, inteligentes e livres, como Ser pessoal normal elevado
sentido da palavra.
A. A
Espiritualidade De Deus –
A BÍBLIA não nos dá uma definição de Deus.
O que mais se aproxima disso é a palavra dita por
Jesus á mulher samaritana: Deus È espírito, (Jo 4:24). Trata-se, ao menos, de uma declaração que visa dizer-nos numa única palavra o que Deus é. A idéia de espiritualidade exclui necessariamente a atribuição de qualquer coisa semelhante à corporalidade a Deus e, assim condena as fantasias de alguns dos antigos gnósticos e dos místicos medievais, e de todos os sectários dos nossos dias que atribuem o corpo a Deus. Atribuindo espiritualidade a Deus, podemos afirmar que Ele não tem nenhuma das propriedades pertencentes á matéria, e que os sentidos corporais não O podem discernir. Paulo fala dele como o Rei eterno, imortal, invisível (1 Tm 1:17), e como o Rei dos reis e Senhor dos senhores ; o único que possui imortalidade, que habita em luz inacessível, a quem homem algum jamais viu, nem é capaz de ver. A Ele honra e poder eterno. Amém. (1 Tm 6:15,16).
O que mais se aproxima disso é a palavra dita por
Jesus á mulher samaritana: Deus È espírito, (Jo 4:24). Trata-se, ao menos, de uma declaração que visa dizer-nos numa única palavra o que Deus é. A idéia de espiritualidade exclui necessariamente a atribuição de qualquer coisa semelhante à corporalidade a Deus e, assim condena as fantasias de alguns dos antigos gnósticos e dos místicos medievais, e de todos os sectários dos nossos dias que atribuem o corpo a Deus. Atribuindo espiritualidade a Deus, podemos afirmar que Ele não tem nenhuma das propriedades pertencentes á matéria, e que os sentidos corporais não O podem discernir. Paulo fala dele como o Rei eterno, imortal, invisível (1 Tm 1:17), e como o Rei dos reis e Senhor dos senhores ; o único que possui imortalidade, que habita em luz inacessível, a quem homem algum jamais viu, nem é capaz de ver. A Ele honra e poder eterno. Amém. (1 Tm 6:15,16).