Posted by : Francisco Souza
sexta-feira, 24 de fevereiro de 2017
O PODER DA IGREJA.
1. A Fonte do Poder da Igreja.
Jesus Cristo não somente fundou a Igreja, mas também a revestiu do necessário poder ou autoridade.
Ele mesmo falou da igreja como fundada tão solidamente sobre uma rocha que as portas do inferno não prevaleceria contra ela, (Mt 16:18), e na mesma ocasião exatamente a primeira em que ele fez menção da igreja... também prometeu dotá-la de poder,quando disse a Pedro : Dar-te-ei as chaves do reino dos céus: o que ligares na terra, terá sido ligado nos céus e o que desligares na terra, terá sido desligado nos céus (Mt 16:19).
A igreja de todos os séculos é ligada pela palavra deles, (Jo 17:20 ;1 Jo 1:3). Que Cristo deu poder á Igreja em geral,È muito bem evidenciado por várias passagens do Novo Testamento, quais sejam : (At 15:23-29;16:4 ; 1 Co 5:7,13; 6:2-4 ; 12:28 ; Ef 4:11-16).2. A Natureza deste Poder - 1 - Poder Espiritual - … um poder espiritual porque é dado pelo Espírito de Deus (At 20:28), só pode ser exercido em nome de Cristo e pelo poder do Espírito Santo (Jo 20:22,23 ;1 Co 5:4) pertence exclusivamente aos crentes (1Co 5;12), È e só pode ser exercido de maneira moral e espiritual ( 2 Co 10:4).
2 - Poder Ministerial.
È copiosamente evidente na Escritura que o poder da Igreja não é um poder independente e soberano
(Mt 20:25,26 ; 23:8,10; 2 Co 10: 4,5; 1 Pe 5;3),mas, sim, uma diakonia leitourgia, um poder ministerial (de serviço), (At 4:29,30;
20:24 ; Rm 1:1),derivado de Cristo e subordinado à sua autoridade soberana sobre a igreja (Mt 28:18). Deve ser exercido em harmonia com a Palavra de Deus e sob a direção do Espírito Santo, por meio de ambos Santos os quais Cristo governa a sua Igreja, e em nome do próprio Cristo como o Rei da Igreja (Rm 10:14,15 ; Ef 5:23 ; 1 Co 5:4). Todavia, È um poder muito real e abrangente, que consiste na administração da Palavra e dos sacramentos, (Mt 28:19), na determinação do que é e do que não é permitido no reino de Deus, (Mt 16:19), no perdão e na retenção do pecado ( Jo 20:23), e no exercício da disciplina na igreja ( Mt 16:18; 18:17 ; 1 Co 5:4 ; Tt 3;10 ; Hb 12:15-17).
3. Diferentes espécies do Poder Eclesiástico.
Em conexão com os três ofícios de Cristo, há também um poder tríplice na igreja, a saber, o poder
dogmático ou docente ( potestas dogmática ou docendi), o poder de governo ou de ordem ( Potestas gubernans ou ordinans), do qual o poder de julgamento ou de disciplina ( potestas iudicans ou disciplinae), È uma subdivisão, e o poder ou ministério da misericórdia( potestas ou ministerium misericordiae).
a) Potestas Ordinans.: Deus não é de confusão; e,sim, de paz.(1 Co 14:33).
b) Potestas iudicans.:
A Potestas Iudicans È o poder exercido para proteger a santidade da igreja, admitindo os aprovados após exame, e excluindo os que se desviam da verdade ou levam vidas desonradas. Este poder é exercido especialmente em questões de disciplina.