Posted by : Francisco Souza segunda-feira, 6 de março de 2017




A Encarnação de Cristo

1- O SIGNIFICADO
Significa que a segunda pessoa da Trindade, que não possuía a natureza humana, se fez homem (Jo 1.14; 1Jo 4.2; 2Jo 7).

2- AS PROFECIAS DA ENCARNAÇÃO

A. Sobre o Deus-homem
Isaías anunciou a união da Deidade e da humanidade no Senhor (Is 9.6). Ele fez o mesmo ao anunciar, pelo nome Emanuel (Deus conosco), a presença de Deus entre seu povo na pessoa do menino que nasceria (Is 7.14).


B. Sobre o nascimento virginal

Em Is 7.14 está predita a encarnação por meio de uma virgem.
3 - OS PROPÓSITOS DA ENCARNAÇÃO
a) Revelar Deus a nós (Jo 1.18; 14.7-11; Hb 1.3);
b) Prover um sacrifício efetivo pelo pecado (Hb 10.1-10);
c) Cumprir a aliança davídica (Lc 1.31-33 cf. 2Sm 7.11,16);
d) Dar exemplo de vida (1Pe 2.21; 1Jo 2.6);
e) Destruir as obras do diabo (1Jo 3.8);
f) Ser um sumo sacerdote misericordioso (Hb 4.14-16).
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Estudo 27 - A Pessoa do Cristo Encarnado

1- A FÓRMULA DE CALCEDÔNIA (451 A.D.)

“Fiéis aos santos pais, todos nós, perfeitamente unânimes, ensinamos que se deve confessar um só e
mesmo Filho, nosso Senhor Jesus Cristo, perfeito quanto à humanidade, verdadeiramente Deus e verdadeiramente homem, constando de alma racional e de corpo; consubstancial ao Pai segundo a divindade, e consubstancial a nós segundo a humanidade; em todas as coisas semelhante a nós excetuando o pecado, gerado, segundo a divindade, antes dos séculos pelo Pai e, segundo a humanidade, por nós e para a nossa salvação, gerado da virgem Maria, mãe de Deus.
Um só e mesmo Cristo, Filho, Senhor,

Unigênito, que se deve confessar, em duas naturezas, inconfundíveis, imutáveis, inseparáveis e indivisíveis. A distinção de naturezas de modo algum é anulada pela união, mas, pelo contrário, as propriedades de cada natureza permanecem intactas, concorrendo para formar uma só pessoa e subsistência; não dividido ou separado em duas pessoas, mas em um só e mesmo filho Unigênito, Deus Verbo, Jesus Cristo Senhor, conforme os profetas outrora a seu respeito testemunharam, e o nosso mesmo Jesus Cristo nos ensinou e o credo dos pais nos transmitiu.”

2 - A DIVINDADE ABSOLUTA DO CRISTO ENCARNADO
A) Ele possui atributos divinos como eternidade (Jo 8.58; 17.5), onisciência (Lc 6.8), onipotência (Mt 28.18; Jo 11.38-44) e imutabilidade (Hb 13.8);

B) Ele faz o que somente Deus é capaz de fazer, como perdoar pecados (Mc 2.1-12), dar vida (Jo 5.21), ressuscitar os mortos (Jo 11.43) e julgar todas as pessoas (Jo 5.22,27);
C) Ele recebeu nomes e títulos divinos, como “Filho de Deus” (Jo 10.36), “Senhor” (Mt 22.43-45; Rm 10.9,13), “Deus” (Jo 1.1; 20.28; Hb 1.8) e “Rei dos reis e Senhor dos senhores” (Ap 19.16);

D) Ele afirmou ser Deus (Jo 10.30).

3 - A PERFEITA HUMANIDADE DO CRISTO ENCARNADO
A) Ele possuía um corpo humano que cresceu e se desenvolveu (Lc 2.52) e chamava a si mesmo de homem (Jo 8.40);
B) Ele estava sujeito às limitações e sentimentos de um ser humano, como fome (Mt 4.2), sede (Jo 19.28), cansaço (Jo 4.6), compaixão (Mt 9.36) e tristeza (Jo 11.35).


4 - A UNIÃO DA DIVINDADE E DA HUMANIDADE NO CRISTO ENCARNADO

A união das duas naturezas de Cristo é chamada de “união hipostática”. É um dos conceitos mais difíceis de se entender da teologia cristã.
A) O significado de “natureza” – É um conjunto de atributos. Jesus mantinha todos os atributos divinos e todos os atributos de um perfeito ser humano;
B) O caráter da união – As duas naturezas de Cristo estavam unidas, sendo inconfundíveis, imutáveis, indivisíveis e inseparáveis e formando uma única pessoa.
C) A comunhão dos atributos – Os atributos das duas naturezas estavam presentes em uma só pessoa, sem misturar as naturezas ou dividir a pessoa. Isso nos ajuda a entender como Jesus era fraco, mesmo sendo onipotente, e limitado, mesmo sendo infinito.

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