Posted by : Francisco Souza
segunda-feira, 6 de março de 2017
Na Bíblia não aparece nenhuma vez a palavra “trindade”.
Contudo, usamos essa palavra para expressar uma doutrina que, apesar de muito
complexa, é bíblica. Trindade de Deus significa que ele é uma só essência
divina em três pessoas distintas: o Pai, o Filho e o Espírito Santo.
A TRINDADE NO ‘ANTIGO TESTAMENTO’
No Antigo Testamento encontramos “indícios” da triunidade de
Deus. Contudo, devemos ter em mente que a revelação progressiva tornou evidente
a trindade apenas no Novo Testamento.
A) UNIDADE DE DEUS
O “Shema” (Dt 6.4) demonstra inegavelmente a unidade de
Deus. Ela descarta totalmente a ideia do
politeísmo. Outras passagens que
apresentam a unidade de Deus são Ex 20.3, Dt 4.35, Is 45.14, 46.9.
B) PALAVRAS PLURAIS
Já comentamos que “Elohim” é um plural de majestade e não
deve ser utilizado para provar a trindade de Deus. Entretanto, Deus mesmo fala
de si, muitas vezes, usando pronomes e verbos no plural (Gn 1.26; 3.22; 11.7;
Is 6.8)
C) O ANJO DO SENHOR
Apesar dos diversos anjos que aparecem em toda a Bíblia,
algumas vezes surge na narrativa o “Anjo do Senhor”. Esse anjo é chamado de
Deus e, ao mesmo tempo, é distinto de Deus. Os textos bíbli cos sugerem se
tratar de uma das pessoas da trindade, visto que tal anjo executa seus planos,
dá ordens com autoridade e faz promessas como o próprio Senhor o faz em outras
ocasiões (Gn 16.7-13; 18.1-21; Ml 3.1).
D) DISTINÇÃO DE PESSOAS
a) O Senhor é distinto do Senhor (Gn 19.24; Os 1.7).
b) O Redentor (que é divino) é distinto do Senhor (Is
59.20).
c) O Espírito é distinto do Senhor (Is 48.16; 59.21;
63.9-10).
A TRINDADE NO NOVO TESTAMENTO
Apesar de não trazer clara a ideia da Trindade, há fortes
indícios dela ao longo de todo o NT (1Jo 5.7 traz uma ideia muito clara da
Trindade. Contudo, o trecho que expõe esse conceito não consta em muitos manuscritos
importantes sendo, provavelmente, um acréscimo posterior).
A) EVIDÊNCIA DA UNICIDADE DE DEUS
O NT, como o VT, também insiste na existência de apenas um
Deus (1Co 8.4-6; Ef 4.3-6; T2.19).
B) EVIDÊNCIA DA TRIPLICIDADE DE DEUS
a) O Pai é reconhecido como Deus (Jo 6.27; 1Pe 1.2).
b) Jesus é reconhecido como Deus. Ele tem onisciência (Mt
9.4), onipotência (Mt 28.18),
onipresença (Mt 28.20), poder para perdoar pecados (Mc 2.1-12),
para sustentar todas as 14 coisas (Cl
1.17), para criar (Jo 1.3) e para julgar todos (Jo 5.27). Ele é, de fato,
chamado de
Deus apesar de ser distinto do Pai (Jo 1.1). Jesus mesmo fez
essa distinção e identificação ao mesmo tempo (Jo 10.30).
c) O Espírito Santo é reconhecido como Deus. Ele é chamado de
Deus (At 5.3-4), é onisciente (1Co 2.10), onipresente (1Co 6.19) e regenera as
pessoas (Jo 3.5-8).
C) EVIDÊNCIA DA TRIUNIDADE DE DEUS
O NT não expõe as pessoas da Trindade apenas de forma
isolada. Ele os une em várias afirmações fortes e gloriosas em que o Pai, o
Filho e o Espírito são apresentados em pé de igualdade, mas com distinção (Mt
28.19; Mt 3.16-17; Jo 14.26; 2Co 13.14).
A DEFINIÇÃO DE TRINDADE
Há uma dificuldade muito grande em definir exaustiva e
corretamente essa doutrina, visto que a ênfase em um aspecto diminui outro. Uma
das melhores definições da Trindade é a de B.B. Warfield: “Existe apenas um
Deus único e verdadeiro, mas na unidade da Divindade existem três pessoas
coeternas e coiguais, da mesma substância, mas de subsistência distinta”.
FUNÇÕES DENTRO DA TRINDADE
Apesar da unidade e da coexistência das pessoas da Trindade,
o NT apresenta funções distintas de cada uma delas, embora trabalhem
perfeitamente juntas no mesmo propósito.
a) O Pai elegeu os santos (1Pe 1.2), amou o mundo (Jo 3.16)
e concede boas dádivas (Tg 1.17).
b) O Filho sofreu por nós (Mc 8.31), trouxe redenção (1Pe
1.18-19) e sustenta todas as coisas (Hb 1.3). c) O Espírito Santo regenera o
perdido (Tt 3.5), capacita (At 1.8) e santifica (Gl 5.22-23).
HERESIAS A RESPEITO DA TRINDADE
Devido à falta de uma definição clara da Trindade na Bíblia,
esse foi um campo em que floresceram inúmeras heresias sobre a Divindade,
principalmente nos primeiros séculos. Algumas delas são:
a) Adocianismo – Crê que Jesus era um homem comum que
recebeu poderes espeiais do Espírito
Santo no batismo.
b) Modalismo – Crê que existe apenas uma pessoa divina que se
apresenta de modos diferentes durante a história. Também conhecida como
sabelianismo ou patripassianismo.
c) Arianismo – Crê que o Filho foi criado pelo Deus eterno,
sendo inferior ao Pai. Crê também que o
Espírito Santo foi o primeiro a ser
criado pelo Filho, já que ele criou todas as coisas.
ASPECTOS PRÁTICOS DA DOUTRINA DA TRINDADE
A Teologia é repleta de aspectos relevantes provenientes da
doutrina da Trindade de Deus. A redenção é um exemplo em que vemos as três
pessoas participando ativamente em nosso benefício (Jo 3.6,16). A revelação de
Deus envolve o Filho e o Espírito trabalhando na comunicação da verdade de Deus
(Jo 1.18; 16.13). A prioridade sem inferioridade é vista na Trindade como base
para o relacionamento correto entre o homem e a mulher (1Co 11.3). Na oração,
apesar de podermos nos dirigir a qualquer das três pessoas, seguimos o precedente
bíblico e falamos com o Pai, em nome do Filho, conforme a direção e intercessão
do Espírito Santo (Jo 15.16; Rm 8.26; Ef 2.18; 6.18).