Posted by : Francisco Souza terça-feira, 6 de março de 2018


O EX- PROFETA BALAÃO


Sebá intentou fazer um povo para si. Então, depois de tudo preparado, ele toca a buzina em sinal de alerta para dar as novas ao povo de Deus, e, para surpresa do rei Davi, as novas de Sebá foram as seguintes: Desde agora não temos obrigação, responsabilidade, nem parte alguma em Davi, nem temos nenhuma herança no filho de Jessé ( II Sm 20:1 )
A influência de Sebá, fiho de Bicri, sobre o povo de Israel era muito forte, de tal maneira que ele, com artimanha, hipocrisia e bajulação, ganhou o coração do povo para si. Quando Sebá deu o grito, ao toque da buzina, o povo deu ouvido a sua voz , deixando de seguir a Davi, que foi escolhido e ungido pelo Senhor, para seguir a ele, Sebá o bajulador, o hipócrita, o enganador... ( II Sm 20:2 ). Mas como em todas as divisões nem todos caem, sempre há aqueles que não se confundem com nada, e por nada desta vida concordam com a ação de divisores, porque são estudiosos da Palavra de Deus. Foi este o caso daquele povo qu e não seguiu Sebá, o qual, em pouco tempo, causou um transtorno tal em Israel, que quase destruiu o povo qu e o seguiu ( II Sm 20:13-15 )

Entretanto, quando a mortandade estava prestes a acontecer, então a justiça de Deus se manifestou no meio daquele povo que foi enganado pelo divisor Sebá, de forma que em lugar da destruição total de uma cidade e de um povo e de todo povo que foi enganado, apenas o divisor foi exterminado, e a cidade e o povo em geral ficaram em paz ( II Sm 20:16-22 ).
Irmãos e irmãs, não ponham em perigo as suas vidas, dando ouvidos àqueles que se transformaram em divisores como Sebá e tantos outros, dos quais conhecemos seu passado registrado na Santa Bíblia, e cujo fim foi ruína e destruição total.
Balaão foi um profeta. Deus era com ele de tal maneira que tinha visões com olhos abertos ( Nm 24:15-16 ).
Ademais, Balaão foi aquele que, a quem ele abençoava , era abençoado, e a quem ele amaldiçoava, era amaldiçoado ( Nm 22:6 ). Balaão o profeta que abençoava o povo de Deu, virou a cabeça. Mas por que virou a cabeça?
Por interesses pessoais. Quando o Rei Balaque lhe mandou dizer: "Vem comigo e não demores, porque grandemente te honrarei e te farei o que tu queres. Vem, pois, comigo, e amaldiçoa a povo de Israel" ( Nm 22:15-17 ). Leiam também em Nm 22:5.

O EX- PROFETA BALAÃO

Observem que o rei Balaque foi insistente para poder corromper o Profeta Balaão. E por que ele foi insistente? Porque na primeira vez em que o rei Balaque enviou mensageiros, Balaão não foi, mas ficou muito interessado, tanto que, mesmo sabendo que não deveria ir com os moabitas por serem eles um povo que lutava contra o povo de Deus, Balaão pediu que os mensageiros de rei Balaque passassem aquela noite em sua casa, pois no outro dia ele daria a resposta. Lembre-se de que a comitiva levava nas mãos o preço dos encantamentos para Balaão ( Nm 22:5-8 ).
Vejamos que naquela noite veio o Senhor Deus e perguntou ao profeta Balaão: "Quem são estes homens contigo?" Balaão disse: " Eles vieram a mim e querem que eu vá com eles para amaldiçoar o povo de Israel". O Senhor lhe respondeu: "Não irás com eles e não amaldiçoarás a este povo, porque bendito é" ( Nm 22:8-12 ).


O rei Balaque recebeu a notícia de que Balaão não veio com os seus mensageiros, e também foi informado de que o profeta ficou muito interessado no assunto. Balaão já tinha perdido o temor de Deus, e era uma grande vantagem pessoal aceitar as fortunas do rei Balaque . Nesta altura, o coração de Balaão já tinha mudado. Agora ele estava disposto a lutar do outro lado e a deixar de abençoar o povo de Israel. Balaão apenas esperava uma ocasião para ir com o rei Balaque ( Nm 22:20,21 )


O rei Balaque enviou a Balaão a segunda comitiva de príncipes do seu reinado, cujo membros erma mais honrados do que os primeiros, para convencer Balaão a ir até o rei Balaque, a fim de fazer fracassar o povo de Israel. Disseram eles a Balaão palavras do rei Balaque: "Grandemente te honrarei e te farei o que queres" ( Nm 22:16,17 ).
Cada vez crescia a amição do profeta pelas fortunas que o rei Balaque lhe oferecia, de tal maneira que, com seu coração corrompido, já dava preferências ao rei Balaque, desprezando o povo de Deus. Balaão estava disposto a lutar do lado daquele se declarava contra o povo de Israel. Novamente Balaão pede aos príncipes de Balaque que passem a noite em sua casa, pois ele iria consultar outra vez a Deus, para ver se poderia ir ou não com os príncipes até Balaque, rei dos moabitas ( Nm 22:19 ) Alguém pergunta: como pode um homem conhecedor de Deus, com os dons de Deus, que tinha suas palavras confirmadas por Deus, que tinha visões de olhos abertos, e a quem abençoava era abençoado, mudar assim seu coração e o seu propósito com Deus?


O EX- PROFETA BALAÃO

Aí está uma boa pergunta. Tudo foi por causa dos interesses pessoais e da ambição pelas fortunas, riquezas e honras que esperavam por ele no reinado de Balaque. Tanto que Balaão insitia com Deus, que lhe permitisse deixar o rebanho do Senhor para ir lutar do lado de quem só desejava a derrota de Israel, isto é, Balaque ( Nm 22:19 ).
Vamos recordar que quando vieram os primeiros mensageiros do rei Balaque, trazendo consigo convite de de Balaque a Balaão, também trouxeram uma soma importante que era o preço da aceitação de Balaão ao seu convinte ( Nm 22:7 ).
Vejam a resposta de Deus naquela noite em que Balaão disse aos mensageiros de Balaque que passassem a noite ali, pois no dia seguinte lhes daria a resposta ( Nm 22:8 ). "E veio Deus a Balaão: Quem são estes homens contigo?" ( Nm 22:9 )
Agora, vamos perguntar para nós mesmos: Será que Deus, que fez esta pergunta a Balaão, não sabia a causa da visita daqueles príncipes do rei Balaque à casa de Balaão? Lógico que sim.
Logo que Balaão deu a sua explicação ao Senhor, dizendo-lhes: Eles querem, Senhor que eu vá com eles par amaldiçoar o povo de Israel, porque disse o rei Balaque que o povo de Israel cobre toda a face da terra, e que se eu for com ele, então poderá pelejar contra Israel ( Nm 22:9-11 ), então disse Deus a Balaão: "Não irás com eles e não amaldiçoarás a este povo, porque bendito é". Observe aqui, que Deus já cortou nesta palavra o poder que tinha Balaão nas suas palavras , dizendo: Não irás com eles e não amaldiçoarás a este povo, porque bendito é" ( Nm 22:12 ).
Vejam a insistência de Balaão em receber de Deus a autorização para ir com o rei Balaque, mesmo sabendo que a sua missão lá seria lutar por Balaque e não por Israel: na segunda vez em que o rei Balaque enviou os príncipes a Balaão, este pede que passem aquela noite na sua casa, para ver o que Deus falaria com ele ( Nm 22:19 )
Lembrem-se: naquela noite, veio Deus a Balaão e disse: " Não irás com eles e nem amaldiçoarás a este povo, porquanto bendito é", mas, mediante a insistência de Balaão, querendo ir para o lado de Balaque, "veio pois o Senhor a Balaão, de noite e disse-lhe: Se aqueles homens te vierem chamar, levante-te e vai com eles; todavia, farás o que eu te disser". Mais uma vez podemos ver Deus cortando o poder de Balaão, para ele não cumprir o objetivo de Balaque. Mais tarde, a ira de Deus se acendeu contra Balaão, porque ele se ia com Balaque, mas o Senhor Deus não disse "vai". O coração de Balaão já estava apartado do Senhor, e desde então o Anjo do Senhor pôs-se-lhe no caminho por adversário ( Nm 22:12,20 & 22 ). Você sabe qual foi o fim de Balaão: ele foi morto à espada e sem Deus ( Js 13:22 ).

DEIXE SEU COMENTÁRIO !!!

Atenção:

Faça seu comentário dentro do assunto tratado acima;
Não divulgue endereço(s) de Sites ou Blogs;
Comentário que conterem divulgação serão moderados, somente serão aceitos links caso necessite de informar alguma fonte;
Proibido Spans;
Não faça Comentários Ofensivos, Ameaças, ou Termos preconceituosos.

OPINE, DÊ SUA SUGESTÃO, CONTATO, DÚVIDAS ETC. OBRIGADO DESDE JÁ !!!

Inscrever-se para Posts | Subscrever Comentários

Welcome to My Blog

As 366 mensagens bíblicas e principalmente didáticas contribuirão para melhor preparação dos seus sermões.

Cookies

adsbygoogle

LEIA A BIBLIA

►LEIA A BÍBLIA◄

ABOUT & SOCIAL


Tenha 3.mil Esboços Poderosos para Pregações: Domine o Púlpito com Mensagens Inspiradoras!" Impactan

Veja Anúncios

►LEIA A BÍBLIA◄

Postagem em destaque

Um Rei que não conhecia a Deus

Um Rei que não conhecia a Deus Um Rei que não conhecia a Deus "Depois, levantou-se um novo rei sobre o Egito, que não con...

Leia + Nossa Postagem

Postagens mais visitadas

- s; Estudo Postagem Profética -Missionario Francisco-Missionaria Fatima Blogger - Designed Fra e Fati Somos Uma Familia Missionaria -