Posted by : Francisco Souza
quarta-feira, 14 de março de 2018
O NASCIMENTO DE MOISÉS
As Parteiras Hebreias
Os versículos finais deste capítulo oferecem-nos
uma lição edificante com a conduta dessas mulheres tementes a Deus, Sifrá e
Puá. Arrostando com a ira do rei não executaram o seu plano cruel e porissoDeus
lhes fezcasas."...aos que me honram, honrarei" (1 Sm 2:30).
Recordemos sempre esta lição e atuemos de acordo com ela
O Fracasso de Satanás
Esta parte do Livro do Êxodo abunda em princípios
profundos de verdade divina—princípios que podemos subdividir da seguinte
forma: o poder de Satanás, o poder de Deus e o poder da fé.
No último versículo do primeiro capítulo lemos:
"Então, orde¬nou Faraó a todo o seu povo, dizendo: A todos os filhos que
nascerem lançareis no rio". Este era o poder de Satanás. O rio era o lugar
da morte; e, por meio da morte, o inimigo procurou frustrar os propósitos de
Deus. Tem sido sempre assim. A serpente sempre tem vigiado com olhar maligno os
instrumentos que Deus está prestes a usar para realizar os Seus desígnios.
Vejamos o caso de Abel, em Génesis, capítulo 4. A serpente não estava
espreitando aquele vaso de Deus para o pôr de parte por meio da morte? Vejamos
o caso de José, em Génesis, capítulo 37. Aí o inimigo procura pôr o homem
escolhido por Deus num lugar de morte. Vejamos o caso da "semen¬te
real", em 2 Crônicas, capítulo 22; a matança promovida por Herodes, em
Mateus 2; e a morte de Cristo, em Mateus 27. Em todos estes casos vemos o
inimigo procurando, com a morte, interromper a corrente de atuação divina.
Mas, bendito seja Deus, há qualquer coisa depois da morte. Toda a esfera de ação divina, pelo que respeita à redenção, está para além dos limites do domínio da morte. Quando o poder de Satanás se esgota é que o de Deus começa a mostrar-se. A sepultura é o limite da atividade de Satanás; mas é aí que começa também a atividade divina. Isto é uma verdade gloriosa. Satanás tem o poder da morte; porém, Deus é o Deus dos vivos e dá a vida que está fora do alcance e poder da morte—uma vida na qual Satanás não pode tocar. O coração encontra doce refrigério nesta verdade, num mundo onde reina a morte. A fé pode contemplar calmamente Satanás empre¬gando a plenitude do seu poder; ela pode apoiar-se sobre a potente intervenção de Deus na ressurreição.
Pode postar-se junto da sepul¬tura que acabou de fechar-se sobre um ente amado e beber dos lábios d'Aquele que é "a ressurreição e a vida" a elevada garantia de uma imortalidade gloriosa. Ela sabe que Deus é mais forte que Satanás e pode portanto esperar, serenamente, a manifestação desse poder superior, e enquanto assim espera encontra a sua vitória e a sua paz. Temos um nobre exemplo deste poder da fé nos primeiros versículos do capítulo que estamos considerando.
Os Pais de Moisés
"E f oi-se um varão da casa de Levi e casou
com uma filha de Levi. E a mulher concebeu, e teve um filho, e, vendo que ele
era formoso, escondeu-o três meses. Não podendo, porém, mais escondê-lo, tomou
uma arca de juncos e a betumou com betume e pez; e, pondo nela o menino, a pôs
nos juncos à borda do rio. E a irmã do menino postou-se de longe, para saber o
que lhe havia de acontecer" (versículos la4).
Aqui temos uma cena de tocante interesse, qualquer
que seja o ponto de vista por que a encaramos. Na realidade, era simplesmente o
triunfo da fé sobre as influências da natureza e da morte, deixando lugar para
que o Deus da ressurreição agisse na Sua esfera e no caráter que Lhe é próprio.
É certo que o poder do inimigo está patente, visto a criança ter de ser colocada
em tal posição — em princípio, uma posição de morte. E, além disso, era como se
uma espada atravessasse o coração da mãe ao ver o seu filho precioso exposto à
morte. Satanás podia agir e a natureza podia chorar; contudo, o Vivificador dos
mortos estava detrás daquela nuvem sombria e a fé via-O ali iluminando o cume
dessa nuvem com os Seus raios brilhantes e vivificadores. "Pela fé,
Moisés, já nascido, foi escondido três meses por seus pais, porque viram que
era um menino formoso; e não temeram o mandamento do rei" (Hb 11:23).