Posted by : Francisco Souza quinta-feira, 19 de abril de 2018

O GRANDE MANDAMENTO
Texto: Marcos 12: 28-34

Propósito geral: Consagração Propósito específico: Conduzir o crente a um entendimento do amor a Deus e ao próximo bem com as características do verdadeiro discípulo.
Ninguém consegue definir o que é amor. Poetas, escritores, dramaturgos, tentaram uma definição de amor, mas nunca conseguiram defini-lo na sua essência. A Palavra de Deus diz que o amor na sua expressão perfeita e absoluta. É o próprio Deus (I Jo 4:8). O discípulo de Jesus é identificado pelo amor.


TRANSIÇÃO: O grande mandamento de Jesus apresenta três características.

I - DO AMOR A DEUS - (Dt 6:5).
Ao responder ao escriba sobre o primeiro grande mandamento Jesus usou as Escrituras: “Amarás, pois o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma e de toda as tuas forças”.



- “de todo o teu coração” - Era um preceito legal. Jesus tomou Este  preceito e o transportou para a esfera do amor (Ex 20:3). Deus não admite adoração a outro deus. O amor a Deus deve ser total, incondicional, exclusivo, verdadeiro e santo. Condição para encontrar Deus. (Jr 29:13).

- “de toda a tua alma” - Alma é o centro da personalidade. O amor a Deus deve preencher todas as emoções e sentimentos do cristão (Lc 1:46; Sal 103:1-2).

- “de todo o entendimento” - Compreensão, conhecimento, consciência plena do amor de Deus, gratidão ao Senhor. Culto racional (Rm 12:1).
- “de todas as tuas forças”- Esforço espiritual, físico, emocional voltados para a adoração a Deus.

II - DO AMOR AO PRÓXIMO - (v. 31)

Jesus continua a ensinar que existe um segundo mandamento semelhante ao primeiro. Os judeus não valorizavam o amor ao próximo (Lc 10:30ss). O Evangelho de Cristo trouxe uma nova dimensão para o amor (Rm 13:8, 10). 


O grande mandamento de Jesus é o amor ao nosso irmão. Esse amor deve realizar-se em atitudes, e não só em palavras (I Jo 3:16). O amor precisa tomar  forma prática no serviço ao próximo, na ajuda, na comunhão, na evangelização (Lc 10:34-35).

III - DO VERDADEIRO DISCÍPULO - (Jo 13:34; 15:9-11)

Amar não para cumprir mandamento, mas por afeto. A Lei ordenava olho por olho (Dt 19:21). Jesus ensina oferecer a outra face. Fazer o bem aos que nos odeiam (Mt 5:38). Para os judeus isso era terrível. Para os cristãos atuais também. Só com abundante graça (At 4:33) e sob o controle do Espírito Santo (I Pe 4: 13-14), é aceito um ensino e uma prática dessas. Orar pelos que nos maltratam. (Jo 13:45). Orar para que Deus mude os pensamentos, as circunstâncias e os salve. A maior preocupação do discípulo deve ser viver no amor de Jesus.



CONCLUSÃO
Os ensinos de Jesus sobre o amor contrariam a lógica humana. No Antigo Testamento o amor era para os amigos e o ódio para os inimigos. Jesus determina ao cristão amar o seu inimigo, orar e abençoá-lo. É a superioridade da ética evangélica (Rm 5:1-3).

DEIXE SEU COMENTÁRIO !!!

Atenção:

Faça seu comentário dentro do assunto tratado acima;
Não divulgue endereço(s) de Sites ou Blogs;
Comentário que conterem divulgação serão moderados, somente serão aceitos links caso necessite de informar alguma fonte;
Proibido Spans;
Não faça Comentários Ofensivos, Ameaças, ou Termos preconceituosos.

OPINE, DÊ SUA SUGESTÃO, CONTATO, DÚVIDAS ETC. OBRIGADO DESDE JÁ !!!

Inscrever-se para Posts | Subscrever Comentários

Welcome to My Blog

As 366 mensagens bíblicas e principalmente didáticas contribuirão para melhor preparação dos seus sermões.

Cookies

adsbygoogle

LEIA A BIBLIA

►LEIA A BÍBLIA◄

ABOUT & SOCIAL


Tenha 3.mil Esboços Poderosos para Pregações: Domine o Púlpito com Mensagens Inspiradoras!" Impactan

Veja Anúncios

►LEIA A BÍBLIA◄

Postagem em destaque

Um Rei que não conhecia a Deus

Um Rei que não conhecia a Deus Um Rei que não conhecia a Deus "Depois, levantou-se um novo rei sobre o Egito, que não con...

Leia + Nossa Postagem

Postagens mais visitadas

- s; Estudo Postagem Profética -Missionario Francisco-Missionaria Fatima Blogger - Designed Fra e Fati Somos Uma Familia Missionaria -