Posted by : Francisco Souza
segunda-feira, 31 de dezembro de 2018
O ESPÍRITO SANTO
AS FIGURAS SIMBÓLICAS DO ESPÍRITO SANTO
INTRODUÇÃO
Alguém disse uma vez que o ensino adequado "torna os
ouvidos dos homens em olhos". Isto é exemplificado na Bíblia por tipos,
parábolas, comparações e metáforas. As verdades espirituais são apresentadas
numa multiplicidade de figuras terrestres.
A pessoa e a obra do Espírito Santo são ilustradas nas Escrituras
por várias figuras simbólicas. Essas figuras simbólicas podem ser objetos,
pessoas ou evento, que prefiguram um outro objeto, pessoa ou evento. Nessa
lição queremos examinar algumas destas figuras simbólicas do Espírito Santo.
Deve ser lembrado que há figuras que podem especificar mais de uma pessoa ou
evento.
Em João 1:32, encontramos o Espírito tomando a forma de uma
pomba. As características da pomba fazem dela um tipo apto do Espírito que são
a sua beleza, suavidade, limpeza e a característica de ela ser facilmente
incomodada (Efésios 4:30). A pomba também é inofensiva (Mateus 10:16) e calma.
Outras referências nas Escrituras onde este tipo é usado são as seguintes:
A. Gênesis 1:2, pois o Espírito é visto afagando a criação
como um pássaro sobre o seu ninho.
B. Gênesis 8:6-12, uma pomba é solta da arca por Noé. Aqui encontramos pelo menos duas figuras do Espírito Santo.
B. Gênesis 8:6-12, uma pomba é solta da arca por Noé. Aqui encontramos pelo menos duas figuras do Espírito Santo.
Observação: É interessante notar que o corvo era um pássaro
abominável (Levítico 11:15). Aves também são usadas na Escritura como figuras
de espíritos demoníacos (Mateus 13:4, 19; Apocalipse 18:2).
II. ÓLEO / AZEITE
O óleo de oliveira (azeite) foi um artigo de grande
importância na Palestina, sendo usado como comida, remédio, iluminação e unção.
É um tipo constante do Espírito Santo tanto no Velho Testamento quanto no Novo
Testamento.
A. Em Êxodo 40:9-11, aprendemos que o tabernáculo e os
móveis deveriam ser ungidos com azeite. Como o tabernáculo era uma figura de
Cristo, o azeite figurou Cristo sendo ungido pelo Espírito.
B. Em Êxodo 27:20-21, notamos que o interior do tabernáculo
era iluminado pelo uso de óleo de oliveira. Como os pertences eram figuras de
Cristo, a interpretação é fácil. Sem a iluminação do Espírito de Deus ninguém
poderia ver as glorias do nosso Salvador.
C. Em Levítico 14:14-18, aprendemos que na purificação de
uma lepra, foram usados tanto o sangue quanto o azeite. Isto revela que: quando
alguém é convertido e curado do pecado, operam tanto o sangue de Cristo quanto
a pessoa do Espírito Santo.
D. Os profetas, sacerdotes e reis sendo ungidos prefiguravam
a Cristo como nosso profeta, sacerdote e rei.
E. Em Levítico 2:1, encontramos a flor de farinha (um tipo
da carne imaculada de Cristo) que foi ungida com azeite (um tipo do Espírito
Santo).
F. O óleo é freqüentemente associado, na Bíblia, a curas
(Isaías 1:6; Lucas 10:34; Marcos 6:12-13). O Espírito Santo sara
espiritualmente.
III. ÁGUA
A água é um tipo comum do Espírito Santo na salvação. O
espaço proíbe-nos de nos aprofundarmos neste tipo como gostaríamos:
A. A água é a fonte da vida. Sem água este mundo seria um
cemitério desolado e ressecado. Da mesma forma é a presença do Espírito que
traz vida e fruto espiritual para as nossas vidas (Galátas 5:22; Isaías 44:3;
Atos 2:17).
B. A terra tem abundância de água. Os remidos também têm uma
fonte abundante do poder do Espirito (João 7:38).
C. É necessária água para a limpeza. É o Espírito quem limpa
nossos corações na regeneração e, continua nos purificando quando diariamente
nos aproximamos de nosso Pai celestial (Tito 3:5; Êxodo 29:4).
D.O Espírito Santo é comparado à água viva vinda de um córrego
constante. Ele é de todas as formas superior aos poços e às poças estagnadas
deste mundo. Enquanto os prazeres desta vida desaparecem e acabam, o Espirito
de Deus continua sendo uma fonte interior de vida e gozo (João 4:14; 7:37-39).
IV. VENTO
O vento é um tipo especial do Espírito porque a palavra
"espirito" também pode ser traduzida como "vento" (veja
capítulo 1). Nosso Senhor usa vento como um tipo do Espirito (João 3:8).
A. O vento é invisível na sua obra (João 3:8). Cristo assim
revelou a insensatez de conectar a regeneração com sinais visíveis como o
batismo.
B. O vento não é controlado pelos homens (João 3:8). O
Espírito Santo é soberano em Suas operações.
C. A presença do vento é percebida pela sua influência (João
3:8). Da mesma forma a presença do Espírito Santo é conhecida pela Sua
influência nos corações.
D. O vento é poderoso (Atos 2:1-2). O Espírito Santo pode
quebrar o coração mais duro.
E. Assim como que o vento move um barco a velas, o Espírito
de Deus moveu aqueles que escreveram as Escrituras (II Pedro 1:21).
F. Da mesma maneira que o vento seco pode murchar a beleza
da natureza, o Espírito Santo pode secar o coração orgulhoso através da Sua
obra de convicção (Isaías 40:6-7).
A. Em Atos 2:3, vemos que o fogo era um sinal da presença do
Espírito. Vemos no Velho Testamento que o fogo é uma evidência da presença do
Senhor (Êxodo 3:2), da aprovação do Senhor (Levítico 9:24) e da proteção do
Senhor {Êxodo 13:21}. Talvez, todas essas idéias estejam incluídas em Atos 2:3.
B. Em Apocalipse 4:5, o Espírito é simbolizado por sete
lâmpadas de fogo. O número sete tem confundido algumas pessoas, mas parece
referir-se ao perfeito conhecimento dado a Cristo, o ungido de Deus (Isaías
11:1-4; Apocalipse 5:6).
Conclusão
De forma alguma temos tratado de todas as figuras simbólicas
do Espírito na Bíblia, e não temos nos profundado em cada figura já tratada.
Que está lição sirva para encorajar o leitor em seus estudos.