Posted by : Francisco Souza terça-feira, 11 de junho de 2019

 REVELAÇÃO GERAL 


 A glória de Deus (Sl 19.1).  Seu poder para realizar criação (Sl 19.1).  Sua supremacia (Rm 1.20).  Sua natureza divina (Rm 1.20).  Seu controle providencial da natureza (At 14.17).  Sua bondade (Mt 5.45).  Sua inteligência (At 17.29).  Sua existência (At 17.28).

VALOR DA REVELAÇÃO GERAL

 Mostrar a graça de Deus.  Colaborar com o argumento do teísmo.  Condenar com justiça os que a rejeitam.


A REVELAÇÃO ESPECÍFICA:

 Vem de Deus (Jo 12.49).  Vem por meio de Cristo (Hb 1.1-2).  Vem pela atuação do Espírito Santo (2Pe 1.20-21).  É confiável e permanente (Mt 5.18; Lc 21.33).  Está disponível para todos (Jo 20.31).  Expõe o caminho específico da salvação (Jo 5.39; Jo 20.31; Rm 1.16)  Não atinge efetivamente todas as pessoas (Jo 10.24-26).
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 Atinge as ovelhas de Deus (Jo 10.27 cf. v.16)  É compreendida pela ação do Espírito Santo (Jo 16.13).  É fundamental para a salvação dos perdidos (1Co 1.21).  É fundamental para a edificação dos santos (2Tm 3.16-17).  É inerrante (não contém erros).  É infalível (não conduz ao erro).

CÂNON

Significa “regra”, “padrão” ou “norma” (Gl 6.16). É o conjunto dos 66 livros inspirados por deus que, reunidos, formam a nossa Bíblia. Inspiração é a supervisão ativa de Deus sobre aquilo que os autores bíblicos escreveram nos escritos originais, respeitando suas personalidades, cultura e faculdades mentais.

O TESTEMUNHO INTERNO:

 As palavras dos profetas foram e têm sido cumpridas integralmente (Mt 1.22  cf.  Mq 5.2, Is 9.6).  Jesus chamou os livros de Moisés e dos profetas de Escritura (Mt 21.42; 22.29; Jo 5.39).  Pedro classificou as cartas de Paulo como Escritura junto com o restante já reconhecido (2Pe 3.1516).  Paulo tem consciência da inspiração dos seus escritos (1Co 14.37).  João relata as palavras do Senhor e lança maldições sobre quem alterá-las ou não reconhecê-las (Ap 22.16,18-19).  As afirmações sobre as Escrituras nos dão a plena convicção da atuação soberana de Deus na formação e conservação do cânon (2Tm 3.16-17; 2Pe 1.20-21).

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