Posted by : Francisco Souza
sexta-feira, 11 de outubro de 2019
Em que sentido o crente é liberto do mal?
R. No sentido de não ser justificado nem condenado pela Lei (Rm.3:28; 7:4-6; Gl.2:16). Mas o crente tem o dever de pautar a sua vida segundo a retidão estabelecida pela Lei Moral, que o Novo Testamento mantém como norma de conduta .
Se o quarto mandamento ordena a guarda do Sábado porque não o guardamos?
R. O vocábulo Sábado, na Bíblia, vem da palavra shabbath e significa repouso, descanso, etc. Na nossa língua, o sétimo dia da semana chama-se Sábado, mas isto não ocorre em todas as línguas. Em alemão, por exemplo, o sétimo dia da semana chama-se sonnabend (véspera do sol) ou samstag (dia de Saturno). Em francês, samedi (dia de Saturno). Em inglês, saturday (dia de Saturno). Logo, o sétimo dia e Sábado não são a mesma coisa.
O que a Lei ordena é a guarda de um dia de descanso por semana. E isto nós guardamos. Quando guardamos o Domingo, estamos cumprindo o 4º Mandamento. O calendário dos judeus lhes foi dado na saída do Egito (Ex.12:2). Os crentes em Cristo não estão obrigados a guardar o mesmo dia da semana, que os judeus guardavam e muitos ainda guardam. Guardando o Domingo, não estamos quebrando o 4º Mandamento.
Por que guardamos o Domingo?
R. Por várias razões. Dentre elas, destacamos as seguintes: 1. Jesus ressuscitou no Domingo (Mt.28:1-10; Mc.16:1-8; Lc.24:1-12; Jo.20:1-10). 2. O Espírito Santo desceu sobre os crentes no Pentecoste, ou seja, no Domingo (At.2:1-4). 3. Os apóstolos e os discípulos, após a ressurreição de Cristo, passaram a guardar o Domingo (At.20:6-7; I Co.16.1-4). 5.
O Novo Testamento chama ao Domingo de Dia do Senhor (Ap.1:10). 6. A tentativa de levar os crentes a guardarem o Sábado, e não o Domingo, primeiro dia da semana, é inovação adventista, sem nenhuma base na Palavra de Deus.
Quem ordenou o matrimônio e quais os seus objetivos?
R. O matrimônio foi ordenado pelo Criador Gn.2:18-24), e tem como objetivos: 1. O mútuo auxílio de marido e mulher (I Co.7:3-5). 2. A propagação da raça humana por sucessão legítima (Gn.1:27-28) e 3. Impedir a impureza (1 Co.7:2, 9; Hb.13:4).
Quais são as regras básicas que a palavra de Deus estabelece para o casamento do crente?
R. São as seguintes: 1. Só pode casar-se quem pode dar consentimento ajuizado. 2. O Crente deve casar-se somente no Senhor (1 Co.7:39; 2 Co.6:14). 3. Não devem casar-se as pessoas entre quais existem graus de consangüinidade ou afinidades proibidos pela moral e que podem acarretar lesões biológicas.
Em que circunstâncias a Palavra de Deus permite o divórcio?
R. Apenas em caso de adultério (Mt.19:9) ou nos casos de deserção irreparável (1 Co.7:15). O casamento é indissolúvel por ser uma instituição divina, figura da união entre Cristo e a Igreja ( Mc.10:9; Ef.5:22-23).