Posted by : Francisco Souza
domingo, 3 de novembro de 2019
Israel é perseguido por um Faraó egípcio
Israel é perseguido por um Faraó egípcio, provavelmente Tutmés I.
I. As Razões para a Perseguição (Êxodo 1.1-10) A. Produtividade (Êxodo 1.1-7): Começando com 70 pessoas, a nação de Israel se multiplica tão rapidamente que logo enche a terra.
B. Medo (Êxodo 1.8-10): Tal crescimento causa grande preocupação a Faraó, uma vez que os israelitas poderiam se juntar a outros e atacar o Egito.
II. A Perseguição Resultante (Êxodo 1.11-22)^ A. O decreto de construção do Faraó (Êxodo 1.11-14): Para reduzir a ameaça da força crescente de Israel, o Faraó escraviza os israelitas, forçando-os a construir duas cidades de estocagem, Pitom e Rames- sés. A despeito da perseguição, Israel continua a se multiplicar.
B. O decreto sanguinário do Faraó (Êxodo 1.15-22) 1. Sua ordem às parteiras (Êxodo 1.15-21): Em seu esforço contínuo para reprimir a força de Israel, o Faraó ordena às parteiras hebréias que matem os recém-nascidos (meninos) israelitas. "Como as parteiras temeram a Deus, ele lhes estabeleceu as casas." 2. Sua ordem às massas (Êxodo 1.22): Por fim, Faraó ordena que seu povo lance os meninos nascidos no rio Nilo.
Esta extensa seção cobre a vida e a missão de Moisés. Ele é
encontrado como príncipe do Egito, pastor de Midiã e legislador de Israel.