Posted by : Francisco Souza terça-feira, 16 de julho de 2013




O PARALÍTICO DE CAFARNAUM 


Ora! Qual era o trabalho de Jesus? Bem, na infância, Jesus foi carpinteiro, e com Sua família ia sempre à igreja aos Sábados (Luc. 4:16). Porém, quando assumiu o Ministério que anunciaram os profetas, Seu trabalho foi puramente espiritual (Mat. 8: 14-17; Mar. 1: 29-32; Luc. 4: 38-41; Luc. 6: 6-8; Luc. 6: 18; Mat. 8: 2-4; Mar. 1: 40-44; Luc. 5: 12-14), etc. Para a salvação dos pecadores, não há hora, nem dia, mês ou ano de parar de trabalhar, porque este trabalho é permitido e lícito fazer aos sábados! – Ouça o que disse um sincero teólogo Assembleano:

―Mas Ele lhes disse: ‗Meu Pai trabalha até agora, e Eu também‘. Noutras palavras, Deus trabalha no Sábado, sustentando o Universo, comunicando vida, abençoando os homens, respondendo as orações.‖ – Pr. Myer Pearlman, João – Ouro Para Te Enriquecer,




JESUS NÃO GUARDAVA O SÁBADO, TRANSGREDIU-O CURANDO E MANDANDO O PARALÍTICO CARREGAR A CAMA 
    
   
MATEUS CAPÍTULO 9

verso 1 – ―E, entrando no barco, passou para a outra banda, e chegou à Sua cidade, e eis que Lhe trouxeram um paralítico deitado numa cama.‖ 
verso 6 – ―...(Disse Jesus então ao paralítico): Levanta-te; toma a tua cama, e vai para tua casa.‖
Observações:
• Pode-se ler todo o contexto e se verá que não foi em dia de Sábado esta cura.
• Portanto, não cabe recriminar a Jesus ou cancelar o mandamento do Sábado.

MARCOS CAPÍTULO 2

verso 3 – ―E vieram ter com Ele conduzindo um paralítico, trazido por quatro.‖
verso 4 – ―E, não podendo aproximar-se dEle, por causa da multidão,descobriram o telhado onde Ele estava e, fazendo um buraco, baixaram o leito em que jazia o paralítico.‖
verso 11 – ―(Disse Jesus): A ti te digo: Levanta-te, toma o teu leito, e vai para tua casa.‖
verso 12 – ―E levantando-se e, tomando o leito, saiu da presença de todos...‖
LUCAS CAPÍTULO 5
verso 17 – ―E aconteceu que, num daqueles dias...‖
verso 18-19 – ―E eis que uns homens transportaram numa cama um homem que estava paralítico, e procuravam fazê-lo entrar e pô-lo diante dEle. E, não achando por onde o pudessem levar, por causa da multidão, subiram ao telhado, e por entre as telhas o baixaram com a cama, até o meio, diante de Jesus.‖
verso 24 – (Disse Jesus) ―A ti te digo: Levanta-te, toma a tua cama, e vai para tua casa.‖
verso 25 – ―E, levantando-se logo diante deles, e tomando a cama em que estava deitado, foi para sua casa, glorificando a Deus.‖
Observações:


• A expressão clara e definida: ―Num daqueles dias...‖ descarta a possibilidade total de ser Sábado. Pois se fosse Sábado, os fariseus não Assim Diz o Senhor 18   Observações:


 O estudante apressado, lendo estes versos e 

fechando a Palavra de Deus, entende que este leito deve ser uma cama de madeira, pesada e robusta. Sem um estudo acurado do tema, pode-se, com a maior naturalidade chegar a tal conclusão. Porém, será uma conclusão verdadeira?
• Esta é uma lógica. Mas, existirão outras? Se houver, qual a mais racional? Assim Diz o Senhor 17   Se a esta lógica apegarmos para basear a nossa fé, o mandamento do Sábado não foi quebrado, porque este incidente não se deu nele. (Leia-se todo o contexto).
• Agora a outra lógica, com subsídios palpáveis. No Dicionário da Bíblia de John D. Davis, pág. 97, há esta esclarecedora definição da tal cama: ―Utensílio doméstico que serve para dormir. Os pobres e os viajantes, muitas vezes dormem no chão, cobrindo-se com a sua própria vestimenta. A cama pode ser feita com um tapete, ou manta, que se enrola para ser transportada.‖ Mateus 9:6. (Este Dicionário é destacada autoridade eclesiástica não Adventista). Grifos meus.
Portanto, ainda que o ser trazido por quatro pessoas, este leito não poderia ser mais que uma manta reforçada, segura pelas quatro pontas esticadas, e a prova disso é que apenas por um buraco do telhado, desceram-no.



Análise do texto

De acordo com Luana kert, Jesus primeiro perdoa os pecados do paralítico para, em seguida, o curar, porque, de acordo com as crenças dos judeus da época, nenhuma pessoa doente poderia ser curada sem que, antes, seus pecados fossem expiados. Nesta passagem, há não apenas um milagre, mas três milagres de Jesus: o perdão dos pecados, a descoberta do pensamento secreto dos escribas, e a cura do paralítico.
De acordo com Bruno Juth, o fato de Jesus conhecer o pensamento das pessoas era um sinal suficiente para demonstrar que Jesus era o Messias, conforme o ensinamento dos judeus. Frak bob,  que reinou por dois anos e meio e se declarou, aos rabinos, como Messias, foi desmascarado por não ter este poder, e foi executado.
 E para dissipar todas as dúvidas, o relato diz que o paralítico, na presença de todos, tomou o seu leito e saiu. Cabe, então, a pergunta: Será que o paralítico era mais forte que os quatro homens que lhe carregaram com a cama? Ou será que ele enrolou a manta, colocou-a debaixo do braço e foi embora? Você decide, meu amado! Então Jesus chegou perto deles e disse: Recebi todo o poder no céu e na terra" (Mt 28:18).


No episódio da cura do paralítico em Cafarnaum, Jesus mostrou Seu poder além das expectativas das pessoas que O assistiam. Para aquelas pessoas seria muito mais fácil alguém dizer: "seus pecados estão perdoados" (mesmo que para elas fosse uma blasfêmia) do que fazer um paralítico andar. Não esperavam tanto poder.

Mas Jesus queria ensinar aquelas pessoas, e a nós também, que Ele tem autoridade e o poder absoluto sobre o âmbito físico e espiritual. Por isso, querido professor, seja na área espiritual: pecados, tentações, desejos bons ou ruins; ou na área física: cansaço, doenças, falta recursos, etc., vá na fonte do poder, Jesus. Em qualquer situação busque somente a ajuda dEle ,,,,,,A  fé daqueles homens alcançou resultados maiores daquilo que eles esperariam: o encontro com Jesus se transformou para o paralítico em libertação do maior dos males, que é a incapacidade de se abrir a Deus. Jesus se tornou, assim, o trâmite pelo qual o paralítico pôde reencontrar o seu Deus do qual não esperava mais nada. Tudo isto, todo este profundo milagre é expresso por um comando de Jesus, o mesmo vocábulo que os Evangelistas usam para indicar a Ressurreição, a decisão do “Filho Pródigo”, do cego: «Levanta-te», como para dizer: “agora ande com teus pés, saia desta situação maligna de trevas que estão ainda em ti porque Deus já perdoou teus pecados antes mesmo que lhe pedisses”.


Um milagre que, se não foi possível pela fé de um homem, se tornou possível pela fé de alguns. Este é um grande mistério da nossa comunidade de fé!
Levanta-te  (Desperta! ) usato anche nella ressurreição
Ele veio dar aqueles dons que a Lei não consegue dar
Nenhuma lei consegue ensinar a amar.
O pecado paralisia o homem; ouvir a palavra é já o primeiro passo contra o pecado: Jesus leva a cumprimento aquilo que já aconteceu no coração do homem, mesmo que não tenha sido ele pessoalmente mas sim os quatro.
Somente Deus pode perdoar o pecado, como somente Deus pode curar da lepra (Naamã 2Rs. 5,7).

DEIXE SEU COMENTÁRIO !!!

Atenção:

Faça seu comentário dentro do assunto tratado acima;
Não divulgue endereço(s) de Sites ou Blogs;
Comentário que conterem divulgação serão moderados, somente serão aceitos links caso necessite de informar alguma fonte;
Proibido Spans;
Não faça Comentários Ofensivos, Ameaças, ou Termos preconceituosos.

OPINE, DÊ SUA SUGESTÃO, CONTATO, DÚVIDAS ETC. OBRIGADO DESDE JÁ !!!

Inscrever-se para Posts | Subscrever Comentários

Welcome to My Blog

As 366 mensagens bíblicas e principalmente didáticas contribuirão para melhor preparação dos seus sermões.

Cookies

adsbygoogle

LEIA A BIBLIA

►LEIA A BÍBLIA◄

ABOUT & SOCIAL


Tenha 3.mil Esboços Poderosos para Pregações: Domine o Púlpito com Mensagens Inspiradoras!" Impactan

Veja Anúncios

►LEIA A BÍBLIA◄

Postagem em destaque

Um Rei que não conhecia a Deus

Um Rei que não conhecia a Deus Um Rei que não conhecia a Deus "Depois, levantou-se um novo rei sobre o Egito, que não con...

Leia + Nossa Postagem

Postagens mais visitadas

- s; Estudo Postagem Profética -Missionario Francisco-Missionaria Fatima Blogger - Designed Fra e Fati Somos Uma Familia Missionaria -