Posted by : Francisco Souza sábado, 14 de setembro de 2013


O Batismo Cerimonial Nas Àguas


(ATENÇÃO ! ESTE ESTUDO DEVE SER MINISTRADO APENAS PELO PASTOR) O Senhor Jesus mandou que a Sua Igreja batizasse aquelas pessoas que cressem no Seu nome. “Portanto, ide, ensinai todas as nações, batizando-as em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo”. (Mt 28.19). O Batismo então, é feito em obediência a uma ordem dada por Cristo. Todo Crente, após confessar que que Jesus é seu Senhor e salvador deve obedecer a esta ordem e ser batizado.

SEU SIGNIFICADO
O Batismo Cerimonial “É uma manifestação externa de uma graça interna.” É o testemunho público da fé que a pessoa tem no Senhor Jesus Cristo. O crente está confirmando publicamente seu compromisso com Deus e com a Igreja.

SEU SIMBOLISMO
O Batismo Cerimonial com água simboliza a ação purificadora do sangue de Jesus Cristo na vida do salvo, ou ainda, o lavar regenerador e renovador produzido pelo Espírito Santo no pecador perdido no ato da conversão. Veja Hb 9.13,14; Tt 3.5,6; 1 Pe 1.2; Ez 36.25.

A SUA OBRIGATORIEDADE
O Batismo Cerimonial é obrigatório porque é uma ordenança deixada por Jesus à Sua Igreja. “Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-as em nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo. (Mt 28.19). Veja ainda: At 2.38; 8.36-38; 10.47,48. EM QUE NOME DEVE SER REALIZADO? O Batismo Cerimonial deve ser realizado em Nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, isto é, em nome da Santíssima Trindade, conforme o ensino de nosso Senhor Jesus Cristo encontrado em Mateus 28.19,20.

POR QUEM DEVE SERADMINISTRADO?
O batismo cerimonial deve ser administrado por um Ministro Evangélico, devidamente credenciado.
Lembremo-nos que a ordem de batizar aos que cressem foi dada aos Apóstolos, ministros devidamente credenciados pelo Senhor Jesus para pregarem o Evangelho e realizarem atos pastorais. (Mt 28.19; At 2.38; 8.38; 16.33; 1 Co 1.14,16).

QUEM DEVE SER BATIZADO?
O batismo deve ser administrado naquelas pessoas que crêem no Senhor Jesus Cristo como único e suficiente Salvador. “... Eis aqui água; que impede que eu seja batizado? E disse Filipe: É lícito, se crês de todo o coração. E, respondendo ele, disse: Creio que Jesus Cristo é o Filho de Deus... e Filipe o batizou”. (At 8.36). Veja ainda, o caso do carcereiro que foi batizado após aceitar Jesus como Salvador pessoal. (At 16.30-33). Veja ainda At 8.12,13.

QUANDO DEVE SERADMINISTRADO O BATISMO?
O Batismo deve ser administrado nos que crêem, após uma pública profissão de fé. “... E, respondendo ele (o eunuco), disse: Creio que Jesus Cristo é o Filho de Deus... e (Filipe) o batizou”.(At 8.37,38). Veja ainda: Atos 16.30-33. Para minimizar o problema de batizar uma pessoa que não seja convertida, manda o bom senso e a prudência que os candidatos ao batismo freqüentem uma classe onde seja ministrado um curso de preparação para o batismo. Logo após esse curso, o candidato deverá ser examinado pelos oficiais da Igreja e o seu nome submetido a apreciação da Igreja reunida em assembléia. Cumpridas essas formalidades, desde que sejam satisfatórias, o candidato está apto para ser batizado por um Pastor evangélico.

SUA FINALIDADE
O batismo Cerimonial tem as seguintes finalidades: a) Obedecer a uma ordem deixada por Jesus; b)
Testemunhar publicamente da nova vida do salvo; c) Unir o crente a Igreja local e visível. O Batismo Cerimonial une o crente a Igreja visível e local, habilitando-o a participar da Ceia Memorial, bem como, atribuindo-lhe os direitos e as responsabilidades inerentes a esta união. (Mt 28.19,20; At 2.41).

SUAS LIMITAÇÕES
O Batismo Cerimonial não salva nem complementa nada na salvação de alguém, isto quer dizer que ele não tem poder salvífico. A salvação é uma dádiva de Deus recebida unicamente pela fé em Jesus Cristo. (Ef 2.8; Rm 1.16,17; At 16.31). O Batismo também não fará o crente mais santificado, nem mais forte, nem mais abençoado. (Lc 23.42,43). Então, perguntaria alguém, por que batizar se o batismo não tem virtude salvadora nem santificadora? A resposta a esta pergunta é simples: Batizamos as pessoas porque Jesus mandou que os que cressem nEle fossem batizados (Mt 28.18,20).

DEIXE SEU COMENTÁRIO !!!

Atenção:

Faça seu comentário dentro do assunto tratado acima;
Não divulgue endereço(s) de Sites ou Blogs;
Comentário que conterem divulgação serão moderados, somente serão aceitos links caso necessite de informar alguma fonte;
Proibido Spans;
Não faça Comentários Ofensivos, Ameaças, ou Termos preconceituosos.

OPINE, DÊ SUA SUGESTÃO, CONTATO, DÚVIDAS ETC. OBRIGADO DESDE JÁ !!!

Inscrever-se para Posts | Subscrever Comentários

Welcome to My Blog

As 366 mensagens bíblicas e principalmente didáticas contribuirão para melhor preparação dos seus sermões.

Cookies

adsbygoogle

LEIA A BIBLIA

►LEIA A BÍBLIA◄

ABOUT & SOCIAL


Tenha 3.mil Esboços Poderosos para Pregações: Domine o Púlpito com Mensagens Inspiradoras!" Impactan

Veja Anúncios

►LEIA A BÍBLIA◄

Postagem em destaque

Um Rei que não conhecia a Deus

Um Rei que não conhecia a Deus Um Rei que não conhecia a Deus "Depois, levantou-se um novo rei sobre o Egito, que não con...

Leia + Nossa Postagem

Postagens mais visitadas

- s; Estudo Postagem Profética -Missionario Francisco-Missionaria Fatima Blogger - Designed Fra e Fati Somos Uma Familia Missionaria -