Posted by : Francisco Souza quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

Habacuque 3:17-18



 O profeta Habacuque enfrentou a violência e a injustiça do rei Jeoaquim (609-597 a.C ver Jer 22:13-18), bem como o ataque cruel de Babilônia. Curiosamente o livro que leva seu nome começa com uma descrição estendida da vinda dos caldeus. Isto tem um efeito perturbador sobre Habacuque (1:6-11), levando-o a focar os problemas em torno dele ainda mais. O livro termina com uma revelação da incrível vinda de Deus (3:3-15). Isso faz com que Habacuque se concentrar em Deus, o que resulta em paz alegre (3:17-19).

O livro começa com um lamento perguntando
“porquê” e “quanto tempo”, mas termina com um cântico de vitória. O triunfo da fé na vida de Habacuque mostra que a nossa maior luta não vêm em nosso relacionamento com outras pessoas, mas em nosso relacionamento com Deus.

O texto que está em destaque trata-se de uma das mais belas passagens da Bíblia. No versículo 17 o profeta relaciona em 6 tópicos tudo aquilo que de pior poderia acontecer naquela época, envolvendo toda a cadeia da economia local. Em palavras de hoje seria o equivalente a dizer: “Ainda que o salário não seja suficiente, nem que o mercado de ações não dê lucro: ainda que os investimentos não tenham retorno, e que eu perca o emprego; ainda que meu fundo de pensão possa falir e toda minha poupança se esgotar.” 
O profeta não poderia pintar um quadro pior. Mas o versículo 18 mostra uma reviravolta. Independentemente do cenário externo, o profeta demonstra total confiança, alegria e fé no Senhor Deus. Mas se você leu o livro todo, pode perceber que este lindo salmo não espelha a atitude anterior do profeta. Esta confiança de mostrada pelo profeta é resultado de uma resposta de oração.
“Ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto nas vides; ainda que falhe o produto da oliveira, e os campos não produzam mantimento; ainda que o rebanho seja exterminado da malhada e nos currais não haja gado. Todavia eu me alegrarei no Senhor, exultarei no Deus da minha salvação.”

O livro de Habacuque, do Antigo Testamento, tem apenas 3 capítulos, em um total de 56 versículos. Te desafio a que você tome um tempo agora, e leia este pequeno livro, antes de continuar esta leitura.


Uma das coisas que mais me impressiona quando leio Habacuque é a quantidade de perguntas que ele faz a
Deus. Contei 17 questionamentos de Habacuque, sendo que a maioria ele faz diretamente a Deus. Isso me fez pensar no tipo de oração que faço. Se oro apenas pedindo, ou mesmo agradecendo, este tipo de oração não envolve diálogo. Se meus filhos, por exemplo, sempre me abordam para pedir algo ou para agradecer por algo, não há assunto para uma conversa! Sempre que surge uma curiosidade na mente de uma criança pequena, e ela se dirige a seus pais, ela espera uma resposta, por mais ingênua que seja a pergunta. Lembre-se disso na próxima vez que orar. Qual foi a última vez que você questionou a Deus sobre uma situação? Até mesmo Jesus, na cruz, no momento mais difícil, se dirigiu a Deus com uma pergunta: “Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste?” (Marcos 15:34).

Mas se lembre também que, assim como Habacuque, ao fazer uma pergunta, nem sempre a resposta vem rapidamente. “Até quando, Senhor, clamarei eu, e tu não me escutarás?” (Habacuque 1:2).  Muitas vezes você precisará subir à “torre de vigia” (Habacuque 2:1), um lugar onde o profeta ficou até receber a resposta. É necessário ter perseverança na oração.

Algumas perguntas de Habacuque chegam a ser bem ousadas. “Por que te calas quando o ímpio devora aquele que é mais justo do que ele?” (Habacuque 1:13). Em outras palavras, Habacuque estava questionando até mesmo se Deus era de fato justo. Tenho certeza que Deus prefere uma oração assim do que uma vã repetição. Deus gosta de se revelar a corações agoniados e aflitos. Jó também passou por uma situação assim: “Ah! se eu soubesse onde encontrá-lo! Então me chegaria ao seu tribunal. Exporia ante ele a minha causa, e encheria a minha boca de argumentos.” (Jó 23:3-4).

E o que acontece quando Deus responde? Em Habacuque 3:3-15 o profeta descreve a visão que ele teve quando Deus respondeu suas perguntas. A glória de Deus enchendo os céus, e a visão e o alcance de seu poder, foram suficientes para que Habacuque percebesse a pequenez de seus questionamentos. Ainda lembrando de Jó, ele também passou por experiência semelhante: “Certamente falei do que não entendia, coisas maravilhosas demais para mim, e que eu não compreendia… Com os ouvidos eu ouvira falar de ti, mas agora te vêem meus olhos. Por isso me abomino, e me arrependo no pó e na cinza.” (Jó 42:3,5 e 6). Veja a reação semelhante que Habacuque teve: “Ouvindo-o eu, o meu ventre se comove, à sua voz tremem os meus lábios; entra a podridão nos meus ossos, e minhas pernas estremecem.” (Habacuque 3:16). Assim
como precisamos ser perseverantes na oração, precisamos estar preparados para a resposta! Quando Deus se revela àqueles que o buscam, esta experiência revela quem Deus realmente é, e quem realmente somos. E esta revelação vai mudar sua vida, e a maneira como você se relaciona com Deus.


Para você pensar: Em suas orações você tem questionado a Deus sobre o que ele quer de certas situações? Você tem perseverado em buscar e esperar de Deus uma resposta? Ao buscar a resposta, você entende que Deus pode mudar sua vida, ao te responder? Quantas vezes você já passou por esta experiência?

DEIXE SEU COMENTÁRIO !!!

Atenção:

Faça seu comentário dentro do assunto tratado acima;
Não divulgue endereço(s) de Sites ou Blogs;
Comentário que conterem divulgação serão moderados, somente serão aceitos links caso necessite de informar alguma fonte;
Proibido Spans;
Não faça Comentários Ofensivos, Ameaças, ou Termos preconceituosos.

OPINE, DÊ SUA SUGESTÃO, CONTATO, DÚVIDAS ETC. OBRIGADO DESDE JÁ !!!

Inscrever-se para Posts | Subscrever Comentários

Welcome to My Blog

As 366 mensagens bíblicas e principalmente didáticas contribuirão para melhor preparação dos seus sermões.

Cookies

adsbygoogle

LEIA A BIBLIA

►LEIA A BÍBLIA◄

ABOUT & SOCIAL


Tenha 3.mil Esboços Poderosos para Pregações: Domine o Púlpito com Mensagens Inspiradoras!" Impactan

Veja Anúncios

►LEIA A BÍBLIA◄

Postagem em destaque

Um Rei que não conhecia a Deus

Um Rei que não conhecia a Deus Um Rei que não conhecia a Deus "Depois, levantou-se um novo rei sobre o Egito, que não con...

Leia + Nossa Postagem

Postagens mais visitadas

- s; Estudo Postagem Profética -Missionario Francisco-Missionaria Fatima Blogger - Designed Fra e Fati Somos Uma Familia Missionaria -