Posted by : FrTutorial no Brasil quinta-feira, 17 de julho de 2014

ALEGRIA
Filipenses 4:1-7

Textos: Ne.12:27-31,43; Sl.16; 92; 97; Mt.5:1-12;

Fp.4;Ap.19:1-10

INTRODUÇÃO

Blaise Pascal, famoso matemático e cientista francês que viveu no século XVII, converteu-se ao Senhor Jesus Cristo e tornou-se ardoroso defensor da fé cristã. Na noite de 23 de novembro de 1654 ele teve uma profunda experiência  com Deus, quando passou a sentir profunda alegria espiritual; tão marcante foi esta experiência na vida do sábio que ele a escreveu e guardou o registro no forro de seu casaco, onde foi encontrado depois de sua morte. Pascal verdadeiramente experimentou a “alegria indizível e cheia de glória” de que nos fala o Apóstolo Pedro (I Pd.1:8).

VISÃO BÍBLICA

1- Qual é o maior motivo da alegria cristã? (Lc.10:20)
2- Em que situações o cristão deve revelar alegria? (Fp.4:4; 1ª Ts.5:16).
3- De que forma o cristão deve expressar a sua alegria? (Sl.100).

DEFINIÇÃO DO TERMO

    A palavra alegria era muito importante no mundo antigo; prova disso é que era usada como saudação (Lc.1:28). A palavra que em nossas versões da Bíblia é traduzida como “saudações em At.15:23 e Tg.1:1 e como “saúde” em At.23:26, significa literalmente “alegria”. O termo transmite a idéia de prazer, contentamento, satisfação, gozo, bem-estar, felicidade e exultação, proveniente de algo bom e agradável que se recebe ou se vive. Também o A .T . é  rico em citações deste termo, seja em relação á alegria experimentada pelos filhos de Israel (1º Cr.29:9), seja pela alegria do próprio Javé em Seu povo Sf.3:17). A alegria é importante para se falar do EVANGELHO e para isto é necessário a saúde. Daí a necessidade da cura pela Palavra pois o prazer de viver com saúde nos faz falar de Deus com prazer. É necessário que o cristão tenha saúde em todos os sentidos, isto é, saúde física, social, financeira, psicológica e espiritual. Quando ouço ou vejo as pessoas pedirem oração para a sua saúde pergunto se esta pessoa está querendo saúde para ter alegria. Vejo muita gente com saúde física porém triste, fabricando doenças psíquicas que se tornarão físicas futuramente.

APLICAÇÕES

I – A ALEGRIA É PROVENIENTE DE DEUS

A Bíblia nos ensina claramente que Deus é fonte, a origem da alegria cristã. Vejamos um pouco do que a ESCRITURA SAGRADA nos fala a este respeito:



1-  A alegria é proveniente da graça divina

Deus a dá sem qualquer merecimento da parte daqueles que a recebem. No A .T., o Senhor promete derramar alegria sobre o seu povo (Is.61:1,3; Jr. 33:10-11). Louvado seja o nome de Deus que nos enche de alegria mesmo que não mereçamos recebê-la!

2-  A alegria é proveniente da obra salvadora de Cristo

A maior e mais excelente de todas as manifestações da graça soberana de Deus sem dúvida é nossa salvação em Cristo. É simplesmente impossível dar graças ao Pai pela salvação que Ele nos deu em Cristo sem experimentar a santa alegria cristã (Cl.1:11-14)

3-  A alegria é proveniente da ação do Espírito Santo

Lucas 110:21 nos diz que “exultou Jesus no Espírito Santo...”, isto é, foi tomada de alegria que o Espírito de Deus nos concede. O Senhor nos enviou Seu Espírito (Jo.16:7) que faz nascer em nós a alegria cristã (Gl.5:22). Crentes cheios da lei do espírito são cheios de alegria produzida pelo Espírito.

4-  A alegria é proveniente do recebimento da palavra

Quando a Palavra de Deus é recebida com fé, humildade e obediência deve haver alegria, mesmo que este recebimento da Palavra se de em meio a problemas e sofrimentos (1ª Ts.1:6-7). Quando os cristãos são fiéis á Palavra do Evangelho que é recebida, também há alegria (2ª Jo.4; 3ª Jo3-4). Pois quem se encontra com Cristo e Sua Palavra, encontra o maior e mais valioso tesouro, por amor do qual qualquer sacrifício pode ser feito com a maior alegria (Mt.13:44).

A alegria que é proveniente de Deus tem enchido nossa vida?


II – A ALEGRIA É POSSÍVEL, APESAR DAS CIRCUNSTÂNCIAS

O ser humano tem necessidade de experimentar alegria. Esta é uma realidade inegável da vida de qualquer pessoa. Não se pode tentar abafar esta necessidade, como se não existisse. Entretanto, muitas pessoas tentam satisfazer a este legítimo anseio humano de maneira errada, através de uma dependência excessiva de circunstâncias e fatores exteriores. Este procedimento, embora muito comum, não tem base na Palavra de Deus. Para muitos, a alegria depende de boa saúde física, bom saldo na conta bancária e absoluto sucesso em todas as realizações. Estes fatores externos, conquanto não são suficientes para garantir a alegria de quem quer que seja. E há também os que procedem de modo ainda pior, fazendo sua felicidade depender de elementos totalmente nocivos e prejudiciais á saúde física, mental e emocional do ser humano, como álcool e drogas.
Os cristãos podem viver uma alegria que, contrariamente os padrões da sociedade não cristã, não depende de circunstâncias externas. Nos tempos do V.T., o Profeta Habacuque cantava que mesmo que tudo fosse de mal a pior, ele se alegraria no Senhor (Hc.3:17-19). O Apóstolo Paulo declarou que aprendeu a viver contente em toda e qualquer situação, de fartura ou de pobreza (Fp. 4:11-13); o mesmo apóstolo, em companhia de seu amigo Silas, após terem sido injustamente presos e açoitados, cantavam louvores ao Senhor (At.16:19-25). Esta alegria que existe e subsiste independentemente das circunstâncias exteriores não é masoquismo, isto é, prazer no sofrimento. Pelo contrário, é alegria de saber que “... a nossa leve e momentânea tribulação produz para nós eterno peso de glória, acima de toda comparação, não atentando nós nas cousas que se vêem, mas nas que se não vêem; porque as que se vêem são temporais e as que se não vêem são eternas” (2ª Co.4:17-18). Os cristãos são chamados por Deus a viver esta alegria superior aos problemas do dia-a-dia. O próprio Senhor deseja que assim seja. T em sido assim em sua vida?
                                                                                                          
III – A ALEGRIA É FORÇA PARA O VIVER DIÁRIO

Finalmente, além de ser proveniente de Deus e por isso mesmo, desfrutável apesar das circunstâncias, a alegria cristã é força para nosso viver diário. Nada como a santa alegria que os filhos e filhas de Deus têm para incentivar e estimular na caminhada cristã rumo ao novo céu e  nova terra, somos dia e noite fortalecidos no Senhor! A este respeito, o A .T. diz que “... a alegria do Senhor é a vossa força” (Ne.8:10). Notem que a felicidade e uma questão de alma mas a alegria e questão de espírito. Tem muita gente confundindo felicidade com alegria. Uma depende de condições esteriores a outra somente de dentro do espírito.
Muitos falsos mestres têm ensinado heresias que dizem que as pessoas podem, encontrar apenas no seu interior força para viver; para estes ensinadores do engano, todos são dotados de f orça interior, e precisam apenas descobri-la  e canalizá-la. Mas, á luz do verdadeiro ensino bíblico, esta mensagem é errada. A força pela qual vivemos e enfrentamos os dessafios e problemas do dia-a-dia não vem de nós mesmos, mas vem do Senhor, que nos concede alegria! Esta alegria é a fortaleza que temos á nossa disposição, pela fé, no Senhor Jesus. Assim, podemos tranqüla e alegremente trabalhar, estudar, cuidar da família, enfrentar problemas como falta de saúde e/ou dinheiro, usufruir momentos der lazer, enfim, qualquer atividade em qualquer época da vida, com alegria cristã. Assim, podemos afirmar que a alegria é o mator que impulsiona o crente em sua vida como como seguidor de Jesus.
A alegria cristã tem nos fortificado em nosso viver diário?




“Aquele que ouviu a mensagem da RESSURREIÇÃO não pode viver uma vida triste nem levar uma existência mal humorada, pois somos chamados a nos alegrar com a vitória de DEUS”

DEIXE SEU COMENTÁRIO !!!

Atenção:

Faça seu comentário dentro do assunto tratado acima;
Não divulgue endereço(s) de Sites ou Blogs;
Comentário que conterem divulgação serão moderados, somente serão aceitos links caso necessite de informar alguma fonte;
Proibido Spans;
Não faça Comentários Ofensivos, Ameaças, ou Termos preconceituosos.

OPINE, DÊ SUA SUGESTÃO, CONTATO, DÚVIDAS ETC. OBRIGADO DESDE JÁ !!!

Inscrever-se para Posts | Subscrever Comentários

Welcome to My Blog
Nossa Pagina no Facebook

Seguidores

internet explorer 11

Seus estudo Aqui !!!

Seus estudo Aqui !!!
Mande Por Email Pessoal !!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

::::: Radio Nova Adoração ::::

AJUDE NOS AQUI POR FAVOR !

{ RECADINHO RÁPIDO }








NOVO 30/5/2013










- s; ESTUDO POSTAGEM PROFÉTICA -Missionario Francisco-Missionaria Fatima Blogger - Designed Fra e Fati Somos Uma Familia Missionaria -