Posted by : FrTutorial no Brasil sexta-feira, 29 de julho de 2016

JOABE: O DÉBIL HOMEM FORTE DE DAVI
 Joabe era filho de Zeruia, irmã do rei Davi.
A vida de ABNER E JOABE,  eram comandantes militares descrita na Bíblia,

Joabe era filho de Zeruia, irmã do rei Davi, uma importante mulher. Tinha mais dois irmãos, Abisaí e Asael. Esses três valentes guerreiros tiveram um papel importante na expansão, ascensão e solidificação do reinado de Davi. Joabe era primo de Davi e de Amasa (O comandante das forças militares de Absalão e futuro comandante do exército de Davi por um curtíssimo espaço de tempo. Veja 1Cr 2:13-17). Seu nome significa “Jeová é Pai”. A vida de Joabe é um exemplo claro do desenrolar do grande conflito na vida de cada um de nós. Talvez o grande aprendizado e a maior lição que alguém pode tirar do estudo da biografia de Joabe seja ver a atuação de Satanás por trás de tudo que fazemos. Muitas vezes, atrás de um homem valente, leal, capaz e defensor da causa de Deus, descobrimos um homem traidor, manipulador, frio, egoísta e desalmado. Joabe estava pronto a usar a força, Deus, a religião e qualquer outra coisa para alcançar seus objetivos. Para ele, nada importava, desde que alcançasse o que queria: poder e posição. Aqui vem o ponto central deste estudo – descobrir o desenrolar do grande conflito dentro de nossa própria vida.

Qual é o preço do pecado? É muito alto, pois um pecado tem a tendência de levar a outro pecado. Podemos dizer que Davi teve uma vida muito infeliz por causa dos seus vários pecados. Tamar foi violentada por amom, Absalão matou Amon, Absalão morreu em guerra, Adonias foi morto por salomão, o primeiro filho que teve com Bate-seba morreu ainda bebé. Abiatar o traiu no final do seu reinado. Etc... Quanta desgraça na sua vida! Davi ficou muito triste com a morte de Abner e repreendeu severamente a atitude de Joabe. Ver II Samuel 3.28-35. Quando Davi presenciou isto em seu reino, ele ficou sem ação também, pois lembrou de seus erros que foram semelhantes. Quando Absalão realizou a conspiração para tomar o reino de Davi, Absalão ficou suspenso numa árvore, pois tinha os cabelos grandes e volumosos então Joabe matou-o. Ver II Samuel 18:14. As consequências dos nossos pecados podem demorar para aparecer, mas serão, em algum dia, serão reveladas. Imagine a dor de Davi em saber que seu comandante de confiança tinha matado o seupróprio filho!

O reino de Davi é uma mescla de honra e vergonha por tantas coisas ruins que aconteceram. O que fez Joabe? Na lição de hoje Absalão ainda está vivo e o objetivo é mostrar o caráter de Joabe. Em II Samuel 14 menciona a estratégia que Joabe montou para aproximar Absalão e Davi, pois com isso ele tiraria vantagens políticas. Por um lado Davi já estava no fim do seu reinado, e Absalão era um natural sucessor ao trono; e Joabe ficaria bem com os dois. Joabe contratou um mulher sábia da região de Técoa para ir ter com o rei a fim de aproximar pai e filho. E conseguiu! Foi às custas e astúcia, mas conseguiu. Joabe fez o correto, que deveria ser feito, quanto à reconciliação entre Davi e
seu filho Absalão, mas, atente, ele o fez com o motivo errado. Ele queria levar vantagem, queria criar condições para, quem sabe, no futuro ser o comandante das tropas de Absalão. Sendo assim, é óbvio que ele não se aconselhou com Deus. Quando se faz algo por interesse próprio, nunca uma pessoa pede conselho a Deus. E aqui podemos aprender algo importante para nós. Fazer o que Deus deseja que façamos, mas com método errado, ou motivo errado, na verdade só dá problemas.
Davi ficou muito zangado com Joabe porque ele havia desatendido às suas ordens e matou Absalão. O que fez Davi? Davi tomou duas medidas misturando administração e política: a) Tirou Joabe do comando das forças militares. Essa era uma decisão administrativa, motivada pela desobediência explícita de Joabe por ter matado Absalão contrariando as ordens expressas de Davi. b) Em lugar de Joabe, colocou Amasa, que era primo de Joabe para ser o comandante das forças militares. Essa era uma decisão política. Como Amasa tinha sido o comandante das forças militares de Absalão, Davi o favoreceu com o posto mais elevado do exército para agradá-lo e trazê-lo para junto de si. Mas Amasa durou pouco. Joabe, com seu irmão Abisaí, o encontrou, e Joabe o matou fria e traiçoeiramente. Ver II Samuel 20:8-10. Joabe atraiçoou Amassa, pois eram primos e tinham boa amizade. Que motivo levou Joabe matar Amassa? Porque ele foi posto de lado por Davi e já não era o número um. Joabe pensava mais nos resultados imediatos e lucros que seus esforços podiam dar, do que nas próprias pessoas. Hoje a lado material fala mais alto para a maioria das pessoas. Que pena!

Qual foi este golpe? Ele apoiou Adonias, o último filho mais velho do restante dos filhos de Davi. Ele
pensava que Davi, por ser idoso já podia ser enganado facilmente. Mas Deus mantinha o profeta Natã e Batseba para orientarem Davi. o rei frustrou as intenções de Joabe e Adonias; e anuncia Salomão como Rei. Joabe Ainda continuou no reinado de Salomão, mas realizou uma outra tentativa de golpe, então Salomão perseguiu Joabe. Ele se refugiou no altar do sacerdócio, mas foi denunciado e morto. Ver II Reis 2: 28-35. Joabe é simbolo daquelas pessoas que brincam com Deus. Na vida de Joabe não se percebeu os brilhos da devoção pessoal à Deus. Em Gálatas 6: 7 lemos: “Não erreis; Deus não se deixa escarnecer, porque tudo o que o homem semear, isso, também ceifará.” Antes do julgamento final , há sempre misericórdia. Davi e Salomão demonstraram misericórdia para este homem, mas Joabe nunca se arrependeu verdadeiramente. Se Joabe fosse ter com Deus arrependido, ele seria perdoado. Ele teve a oportunidade de viver e de ser salvo, mas escolheu a morte.

III – O LADO RUIM DE JOABE
“A vida de Joabe, descrita na Bíblia, foi desfigurada por guerras, intrigas e até genocídio.” Embora Joabe fosse um grande guerreiro, tinha algumas características perversas que manchavam seu caráter. As principais são:
1. Vingança: Abner, comandante das forças de Isbosete (o quarto filho de Saul que reinou em seu lugar) matou em defesa própria Asael, irmão mais novo de Joabe, depois de adverti-lo várias vezes a que não o perseguisse. Joabe nunca se esqueceu desse evento e, na primeira oportunidade que teve, vingou fria e covardemente a morte de seu irmão, matando Abner.

2. Prática de atos sujos: “A fim de evitar represálias futuras, Joabe tentou agradar Davi tanto quanto possível. Ele começou a se mostrar indispensável”. Joabe sabia que estava praticando ações sujas, mas, para permanecer no cargo, estava disposto a praticar qualquer coisa, a qualquer custo, inclusive a violação de sua própria consciência. Veja o exemplo da morte de Urias. Joabe sabia que estava praticando um ato sujo. Mas, para agradar o chefe, estava disposto a cooperar para a morte de um dos seus melhores soldados. Além de Urias, outros soldados também morreram na emboscada arquitetada por Joabe (2Sm 11:17).

3. Astúcia: Depois que Absalão matou seu meio-irmão Amnon, por ter tirado a honra de sua irmã Tamar, teve que fugir para a casa dos seus familiares, por parte da esposa. Sendo ele o segundo filho, era o herdeiro natural. Mas Davi não mostrava nenhum interesse em trazê-lo de volta. Joabe, sabendo disso, idealizou um plano astuto para enganar Davi e trazer Absalão de volta. O plano foi um sucesso. Davi não percebeu a manipulação concebida por Joabe e deu sentença favorável ao regresso de Absalão (Leia o plano de Joabe em 2 Samuel 14).

4. Uso de política suja: O autor da lição afirma: “Para ele, tudo, até mesmo a religião, tinha um objetivo político e podia ser usado em proveito próprio. Ele reconhecia o potencial de Absalão e queria começar a conquistar o favor do futuro rei. Este lado sujo de Joabe – manipulação do uso da política suja – era usado mesmo que isso implicasse em quebra de princípios éticos, morais e legais. Sua astúcia foi tão bem montada (No caso da mulher de Tecoa), que levou Davi a tomar decisões que infringiram estes princípios.
5. Frieza e traição: Após Joabe ter matado Absalão sem dó e sem piedade, Davi tomou duas medidas a) Tirou Joabe do comando das forças militares. Essa era uma decisão administrativa, motivada pela desobediência explícita de Joabe por ter matado Absalão contrariando as ordens expressas de Davi. b)Em lugar de Joabe, colocou Amasa (que era primo de Joabe) para ser o comandante das forças militares. Essa era uma decisão política. Como Amasa tinha sido o comandante das forças militares de Absalão, Davi o favoreceu com o posto mais elevado do exército para agradá-lo e trazê-lo para junto de si. Mas Amasa durou pouco. Joabe, com seu irmão Abisaí, o encontrou, e Joabe o matou fria e traiçoeiramente.
misturando administração e política: 
LEIA 2 SAMUEL 3:24, 25 e 30:   Joabe apresentou a Davi a razão por que matou Abner (Preocupação com a segurança do reino). Mas o verso 30 esclarece o verdadeiro motivo. Mencione exemplos de atos que temos praticado e tentamos explicar, quando na verdade as razões são outras.

IV – A FIGURA DE JOABE EM NÓS

Vivemos no século da produtividade. Tudo tem que render mais, todos têm que produzir mais, tudo tem que apresentar resultados imediatos. A biologia, a zootecnia, os experimentos e as técnicas são usados para que a terra produza mais frutas e cereais, os animais rendam mais leite e carne, as máquinas produzam mais, etc. Os executivos cruzam os céus na velocidade do som para produzir resultados às suas companhias. E nesse afã, a pessoa humana parece ter pouco valor. O que importa são os resultados imediatos. Ah! Isso é do século XXI, verdade? Não. Já nos dias de Joabe, ele se portou exatamente dessa maneira. Ele queria resultados. Para ele, um frio executivo de seus dias, os fins justificavam os meios. A religião, a política, as manobras, as manipulações, quebra de regras e princípios morais e éticos eram usados para alcançar seus objetivos. Se, para alcançá-los, tivesse que matar, enganar e desobedecer, ele assim faria.
Qual é seu trabalho, o que você faz? Que posição você ocupa no mundo dos negócios e na igreja? Quando você deseja alcançar algo, o que faz? Manipula, engana, desobedece, usa a religião e até mesmo o nome de Deus? Muitas vezes, até em casa usamos a religião para conseguir nossos objetivos. Olhe para você, olhe para Joabe... será que há alguma coisa de Joabe dentro de você? Se houver, leia este pensamento “O evangelho de Jesus Cristo nunca torna um homem áspero nem rude; nunca o torna descuidado nem desumano; mas a verdade de origem celestial, que vem de Deus, eleva e santifica o cristão; torna-o cortês, bondoso, afetuoso e puro; tira seu coração duro, seu egoísmo e amor ao mundo, e o purifica do orgulho e da ambição pecaminosa”
PENSE nisso : Joabe matou tanta gente INJUSTAMENTE e foi morto gritando por misericórdia. Esse foi o cumprimento da lei da semeadura e colheita, certo? Sim. E por que muitos que foram como Joabe descansaram em paz? A lei da semeadura e da colheita nem sempre completa seu ciclo nesta vida. Mas esteja certo de uma coisa: FINALMENTE, chegará o dia em que, mesmo os que desceram em paz à sepultura serão chamados a prestar contas diante de Deus.

CONCLUSÃO


“Embora possamos não estar envolvidos no tipo de coisas com que Joabe se envolvia, como matar friamente, podemos enfrentar alguns maus traços de nosso próprio caráter quando examinamos sua história. É aqui, pelo exemplo negativo de Joabe – o fraco valente de Davi – que podemos identificar algumas de nossas falhas de caráter e buscar a única solução para elas: Jesus. ” Joabe conhecia bem a religião. Teoricamente, conhecia bem a Deus. Mas sua vida mostra que ele parecia tirar Deus completamente de cena quando desejava algo. Embora pudesse ter todo o conhecimento teológico sobre Deus, este não parecia ter relevância em sua vida. A pergunta central é: Que tipo de evangelho  tenho manifestado em minha vida? O evangelho de Jesus busca resultados de amor e compaixão para com os homens, pois Jesus ensinou e valorizou mais as pessoas do que os resultados. Jesus sempre deu atenção ao individual , atendeu e teve zelo às pessoas por mais simples que fossem.

DEIXE SEU COMENTÁRIO !!!

Atenção:

Faça seu comentário dentro do assunto tratado acima;
Não divulgue endereço(s) de Sites ou Blogs;
Comentário que conterem divulgação serão moderados, somente serão aceitos links caso necessite de informar alguma fonte;
Proibido Spans;
Não faça Comentários Ofensivos, Ameaças, ou Termos preconceituosos.

OPINE, DÊ SUA SUGESTÃO, CONTATO, DÚVIDAS ETC. OBRIGADO DESDE JÁ !!!

Inscrever-se para Posts | Subscrever Comentários

Welcome to My Blog

internet explorer 11

Seus estudo Aqui !!!

Seus estudo Aqui !!!
Mande Por Email Pessoal !!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

::::: Radio Nova Adoração ::::

AJUDE NOS AQUI POR FAVOR !

AJUDE NOS AQUI POR FAVOR !

{ RECADINHO RÁPIDO }








NOVO 30/5/2013










- s; ESTUDO POSTAGEM PROFÉTICA -Missionario Francisco-Missionaria Fatima Blogger - Designed Fra e Fati Somos Uma Familia Missionaria -