Posted by : Francisco Souza terça-feira, 18 de outubro de 2016

JULGAMENTO DAS NAÇÕES:
“E quando o Filho do homem vier em sua glória, e todos os santos anjos com ele, então se assentará no trono da sua glória; e todas as nações serão reunidas diante dele, e apartará uns dos outros, como o pastor aparta dos bodes as ovelhas; e porá as ovelhas à sua direita, mas os bodes à esquerda. Então dirá o Rei aos que estiverem à sua direita: Vinde, benditos de meu Pai, possuí por herança o reino que vos está preparado desde a fundação do mundo... Então dirá também aos que estiverem à sua esquerda: Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos... E irão estes para o tormento eterno, mas os justos para a vida DIFERENÇAS IMPORTANTES ENTRE O ARREBATAMENTO E A SEGUNDA VINDA:

                Nas igrejas e denominações, inclusive na hinologia, a diferença entre o arrebatamento e a volta de Jesus Cristo praticamente inexiste ou é desconhecida.
Quando se chega a falar sobre a volta de Jesus, pensa-se sempre na volta visível do Senhor, sobre o Monte das Oliveiras.
                Mas, essa é a esperança de Israel e não da Igreja de Jesus Cristo.
                O arrebatamento da igreja de Jesus é o próximo acontecimento para a igreja, o próximo
evento pelo qual ela deve esperar. E essa volta não está condicionada a sinais prévios!
                Na Bíblia encontramos diferenças nas passagens referentes ao arrebatamento e à segunda vinda. Tanto um fato, como o outro, tratam de vindas de Cristo; contudo, são distintas entre si.

A primeira vinda é o arrebatamento da Igreja nas nuvens, antes dos sete anos de Tribulação e a 2ª vinda é o retorno de Cristo a terra, o que ocorrerá no fim da Tribulação.

Obviamente, a Bíblia não contém um texto que explique a diferença entre as duas vindas de Cristo; porém, as Escrituras ensinam a diferença de um modo peculiar (da mesma forma que cremos na Trindade, mas sabemos que não há nenhuma passagem bíblica que afirme clara e simplesmente a tri-Unidade de Deus, porém sabemos que a Bíblia ensina isso de um modo diferente).
O arrebatamento é versado claramente no texto de I Ts 4:13-18. A expressão “arrebatamento” é a tradução do verbo grego “harpazo”, o qual tem significado de “agarrar para o alto ou puxar com força”.
          O arrebatamento é comparado muitas vezes ao caso de Enoque (Gn 5:24) e de Elias (2 Rs 2:12).  Jesus Cristo também foi arrebatado ao céu, conforme At 1:9.
          O arrebatamento é definido como um mistério (1 Co 15:51-54), ao passo que a segunda vinda de Cristo já é predita desde o A.T. (Zc 14:4; 12:10).
No arrebatamento há um deslocamento da terra para o céu (o oposto do Pentecostes) e na segunda vinda ocorre o inverso.

A seguir uma comparação entre os dois eventos:

ARREBATAMENTO
SEGUNDA VINDA
Os santos arrebatados vão ao céu
Os santos vêm a terra
Acontecimento iminente, sem sinais
Seguem sinais, inclusive a tribulação
A terra não é julgada
A terra é julgada
Não é mencionado no A.T.
Predito várias vezes no A.T
Envolve apenas os salvos da igreja
Afeta todos os homens
Nenhuma referência a Satanás
Satanás é amarrado
Cristo vem para os Seus
Cristo vem com os Seus
Ele vem nos ares
Ele vem a terra
Somente os Seus o vêem
Todo olho O verá
Começa a Tribulação
Começa o Milênio

Esses contrastes deixam clara a diferença entre o translado da Igreja e a volta do Senhor Jesus, além disso, lê-se em Ap 19:7, 8, 14 que a igreja (Noiva) é preparada para acompanhá-Lo em Sua volta a terra. Como isso poderia ocorrer se a igreja estivesse aqui?

PASSAGENS DO ARREBATAMENTO
PASSAGENS DA SEGUNDA VINDA
Jo 14:1-3
1 Ts 3:13
Tg 5:7-9
Dn 2:44-45
Mc 14:62
Jd 14-15
Rm 8:19
1 Ts 4:13-18
1 Pe 1:7, 13
Dn 7:9-14
Lc 21:25-28
Ap 1:7
1 Co 1:7-8
1 Ts 5:9    
1 Pe 5:4
Dn 12:1-3         
At 1:9-11
Ap 19:11
1 Co 15:51-53
1 Ts 5:23
1 Jo 2:28
Zc 12:10
At 3:19-21
Ap 20:6
1 Co 16:22
2 Ts 2:1
1 Jo 3:2
Zc 14:1-15
2 Ts 1:6-10
Ap 22:7
Fp 3:20-21
1 Tm 6:14
Jd 21
Mt 13:41
2 Ts 2:8
Ap 22:12, 20
Fp 4:5
2 Tm 4:1
Ap 2:25
Mt 24:15-31
1 Pe 4:12-13

Cl 3:4
2 Tm 4:8
Ap 3:10
Mt 26:64
2 Pe 3:1-14

1 Ts 1:10
Tt 2:13




1 Ts 2:19
Hb 9:28





Analogias bíblicas aos dois aspectos da volta de Jesus Cristo:

1      Davi: a volta de Davi da outra banda do Jordão depois de Abraão e seus seguidores terem sido derrotados; a ida de Judá ao seu encontro, e a volta dos dois juntos para Jerusalém (2 Sm 19:10-15, 40; 2 Sm 20:1-3);
2      Joiada: a revelação particular de Joiada aos capitães e aos centuriões, e sua revelação pública um pouco mais tarde (2 Rs 11:4-12);
3      Pedro: o encontro de Pedro com Jesus, andando sobre as águas. Pedro foi até Ele, e os dois voltaram juntos para o barco (Mt 14:22-34);
4      Paulo: quando Paulo aproximou-se de Roma, os irmãos foram ao seu encontro e todos voltaram juntos para a capital (At 18:15,16);
5      Isaque: o encontro de Isaque com Rebeca (Gn 24). Neste trecho Abraão é um tipo de um Rei que faria o casamento de seu filho (Mt 22:2). O servo anônimo é um tipo do Espírito Santo, que não fala de si mesmo, mas das coisas do “Noivo” para conquistar a “noiva” (Jo 16:13, 14), e que enriquece a noiva com presentes do Noivo (1 Co 12:7-11; Gl 5:22-23), e que traz a noiva ao encontro do Noivo              (At 13:4; 16:6-7; Rm 8:11; 1 Ts 4:14-17). Rebeca é um tipo da igreja, a virgem noiva de Cristo (Gn 24:16; 2 Co 11:2; Ef 5:25-32). Isaque, um tipo do Noivo, a quem não havendo visto, a noiva ama através do testemunho do servo anônimo          (1 Pe 1:8), e que sai ao encontro de sua noiva para recebê-la (Gn 24:63;                       1 Ts 4:14-17).

Estes incidentes não provam a teoria, mas ilustram a dupla natureza da volta de Cristo (o arrebatamento e a 2ª vinda a terra).


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