Posted by : Francisco Souza
terça-feira, 18 de outubro de 2016
JULGAMENTO DAS NAÇÕES:
“E quando o Filho do homem vier em sua glória, e todos os
santos anjos com ele, então se assentará no trono da sua glória; e todas as
nações serão reunidas diante dele, e apartará uns dos outros, como o pastor
aparta dos bodes as ovelhas; e porá as ovelhas à sua direita, mas os bodes à
esquerda. Então dirá o Rei aos que estiverem à sua direita: Vinde, benditos de
meu Pai, possuí por herança o reino que vos está preparado desde a fundação do
mundo... Então dirá também aos que estiverem à sua esquerda: Apartai-vos de
mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos... E
irão estes para o tormento eterno, mas os justos para a vida DIFERENÇAS IMPORTANTES ENTRE O
ARREBATAMENTO E A SEGUNDA VINDA:
Nas igrejas e denominações, inclusive na hinologia, a diferença entre o arrebatamento e a volta de Jesus Cristo praticamente inexiste ou é desconhecida.
Quando se chega a falar sobre a volta de Jesus, pensa-se
sempre na volta visível do Senhor, sobre o Monte das Oliveiras.
Mas,
essa é a esperança de Israel e não da Igreja de Jesus Cristo.
O
arrebatamento da igreja de Jesus é o próximo acontecimento para a igreja, o
próximo
evento pelo qual ela deve esperar. E essa volta não está condicionada a
sinais prévios!
Na
Bíblia encontramos diferenças nas passagens referentes ao arrebatamento e à
segunda vinda. Tanto um fato, como o outro, tratam de vindas de Cristo;
contudo, são distintas entre si.
A primeira vinda é o arrebatamento da Igreja nas nuvens,
antes dos sete anos de Tribulação e a 2ª vinda é o retorno de Cristo a terra, o
que ocorrerá no fim da Tribulação.
Obviamente, a Bíblia não contém um texto que explique a
diferença entre as duas vindas de Cristo; porém, as Escrituras ensinam a
diferença de um modo peculiar (da mesma forma que cremos na Trindade, mas
sabemos que não há nenhuma passagem bíblica que afirme clara e simplesmente a
tri-Unidade de Deus, porém sabemos que a Bíblia ensina isso de um modo
diferente).
O arrebatamento é versado claramente no texto de I Ts
4:13-18. A expressão “arrebatamento” é a tradução do verbo grego “harpazo”, o
qual tem significado de “agarrar para o alto ou puxar com força”.
O
arrebatamento é comparado muitas vezes ao caso de Enoque (Gn 5:24) e de Elias
(2 Rs 2:12). Jesus Cristo também foi
arrebatado ao céu, conforme At 1:9.
O
arrebatamento é definido como um mistério (1 Co 15:51-54), ao passo que a
segunda vinda de Cristo já é predita desde o A.T. (Zc 14:4; 12:10).
No arrebatamento há um deslocamento da terra para o céu (o
oposto do Pentecostes) e na segunda vinda ocorre o inverso.
A seguir uma comparação entre os dois eventos:
ARREBATAMENTO
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SEGUNDA VINDA
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Os santos arrebatados vão ao céu
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Os santos vêm a terra
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Acontecimento iminente, sem sinais
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Seguem sinais, inclusive a tribulação
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A terra não é julgada
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A terra é julgada
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Não é mencionado no A.T.
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Predito várias vezes no A.T
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Envolve apenas os salvos da igreja
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Afeta todos os homens
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Nenhuma referência a Satanás
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Satanás é amarrado
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Cristo vem para os Seus
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Cristo vem com os Seus
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Ele vem nos ares
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Ele vem a terra
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Somente os Seus o vêem
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Todo olho O verá
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Começa a Tribulação
|
Começa o Milênio
|
Esses contrastes deixam clara a diferença entre o translado
da Igreja e a volta do Senhor Jesus, além disso, lê-se em Ap 19:7, 8, 14 que a
igreja (Noiva) é preparada para acompanhá-Lo em Sua volta a terra. Como isso
poderia ocorrer se a igreja estivesse aqui?
PASSAGENS DO ARREBATAMENTO
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PASSAGENS DA SEGUNDA VINDA
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Jo 14:1-3
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1 Ts 3:13
|
Tg 5:7-9
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Dn 2:44-45
|
Mc 14:62
|
Jd 14-15
|
Rm 8:19
|
1 Ts 4:13-18
|
1 Pe 1:7, 13
|
Dn 7:9-14
|
Lc 21:25-28
|
Ap 1:7
|
1 Co
1:7-8
|
1 Ts 5:9
|
1 Pe 5:4
|
Dn
12:1-3
|
At 1:9-11
|
Ap 19:11
|
1 Co 15:51-53
|
1 Ts 5:23
|
1 Jo 2:28
|
Zc 12:10
|
At 3:19-21
|
Ap 20:6
|
1 Co
16:22
|
2 Ts 2:1
|
1 Jo 3:2
|
Zc 14:1-15
|
2 Ts
1:6-10
|
Ap 22:7
|
Fp 3:20-21
|
1 Tm 6:14
|
Jd 21
|
Mt 13:41
|
2 Ts 2:8
|
Ap 22:12, 20
|
Fp 4:5
|
2 Tm 4:1
|
Ap 2:25
|
Mt 24:15-31
|
1 Pe 4:12-13
|
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Cl 3:4
|
2 Tm 4:8
|
Ap 3:10
|
Mt 26:64
|
2 Pe 3:1-14
|
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1 Ts 1:10
|
Tt 2:13
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1 Ts 2:19
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Hb 9:28
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Analogias bíblicas aos dois aspectos da volta de Jesus
Cristo:
1
Davi: a volta de Davi da outra banda do
Jordão depois de Abraão e seus seguidores terem sido derrotados; a ida de Judá
ao seu encontro, e a volta dos dois juntos para Jerusalém (2 Sm 19:10-15, 40; 2
Sm 20:1-3);
2
Joiada: a revelação particular de Joiada
aos capitães e aos centuriões, e sua revelação pública um pouco mais tarde (2
Rs 11:4-12);
3
Pedro: o encontro de Pedro com Jesus,
andando sobre as águas. Pedro foi até Ele, e os dois voltaram juntos para o
barco (Mt 14:22-34);
4
Paulo: quando Paulo aproximou-se de Roma,
os irmãos foram ao seu encontro e todos voltaram juntos para a capital (At
18:15,16);
5
Isaque: o encontro de Isaque com Rebeca
(Gn 24). Neste trecho Abraão é um tipo de um Rei que faria o casamento de seu
filho (Mt 22:2). O servo anônimo é um tipo do Espírito Santo, que não fala de
si mesmo, mas das coisas do “Noivo” para conquistar a “noiva” (Jo 16:13, 14), e
que enriquece a noiva com presentes do Noivo (1 Co 12:7-11; Gl 5:22-23), e que
traz a noiva ao encontro do Noivo
(At 13:4; 16:6-7; Rm 8:11; 1 Ts 4:14-17). Rebeca é um tipo da igreja, a
virgem noiva de Cristo (Gn 24:16; 2 Co 11:2; Ef 5:25-32). Isaque, um tipo do
Noivo, a quem não havendo visto, a noiva ama através do testemunho do servo
anônimo (1 Pe 1:8), e que sai ao encontro de sua
noiva para recebê-la (Gn 24:63; 1 Ts 4:14-17).
Estes incidentes não provam a teoria, mas ilustram a dupla
natureza da volta de Cristo (o arrebatamento e a 2ª vinda a terra).